Autor Tópico: Benelli Leoncino VS BMW GS310 vs Honda CB500x  (Lida 5880 vezes)

Dezembro 25, 2018, 23:10:44, 23:10
Lida 5880 vezes

JPalma

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 45

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: WR250f
  • Localidade: Lisboa
Boas pessoal,

Tenho mota há quase 1 ano (KLX250), mas estou a pensar trocar. Não é para já, mas já ando a ver de motas e estou bastante indeciso.
O meu tipo de mota é "Adventure" ou scramblers, algo do género de Teneré 660, F800GS, africa twin etc..
O problema é que o budget não é dos maiores, 6000€ é o máximo dos máximos mas preferia algo a rondar os 5000€ (Posso comprar em segunda mão, mas queria algo recente).
Não queria uma mota superior a 500cc e quero uma mota com manutenções acessíveis (Não quero andar a afinar válvulas de 5000km em 5000 km)

Dentro dos modelos que gosto, encontrei 3 ou quatro modelos:
BMW gs310, Honda CB500X, Benelli Leoncino 500 e a Honda CB300R (Esta não tanto, mas pode-se contar com ela).

O que acham de cada modelo? Estou mesmo indeciso e preciso de ajuda nisto.

Cumps

Dezembro 25, 2018, 23:29:18, 23:29
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O link que vou deixar abaixo, para o plafond que tens e tipo de modelo que me parece que continuas a preferir ter (onde eu excluiria a Leoncino e a CB300R), julgo que vai ajudar:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4166.0#top

Depois diz o que achas.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 26, 2018, 12:01:16, 12:01
Responder #2

JPalma

• *

• 45

Masculino
Estive a olhar para a CRF250, mas não é de todo o que pretendo. Neste momento tenho uma 250 e não a queria trocar por outra. Em relação à Versys ou à Suzuki, parecem-me motas demasiado pesadas para a cilindrada que têm.

A minha dúvida reside muito entre a Bimmer ou a CB500X.  grande questão aqui é que pelo o mesmo preço destas "pequenas Trails" eu compro uma CB500X, que é uma mota mais potente, possivelmente mais fiável e dá para 2 pessoas sem problemas.

Em contra partida é mais pesada, paga selo, o seguro fica ligeiramente mais caro e em termos de off road (Ainda que muito ligeiro) não é tão ágil como as primas mais pequenas.

A desvalorização no caso da CB500X penso que seja menor, pois é uma mota destinada a um público mais vasto. 

Dezembro 26, 2018, 13:34:33, 13:34
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
O mais provável é qualquer uma das que pretendes e colocaste no título deste tópico, não se chegarem nem de perto ao que é possível fazer com a tua actual KLX250 (no fora de estrada).  :)

Dentro da marca, a Versys 300X pode ser (e será mesmo) globalmente uma moto melhor, mas para o fora de estrada...aquela que tens suspeito que estará um degrau acima.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Dezembro 26, 2018, 13:49:12, 13:49
Responder #4

ajorge73

• Visitante
Sou suspeito já que tenho uma mas considerando que o preço é bastante aproxiamdo (diferença de uns 300 a 500 eur), que uma tem 47 cvs e a outra qq coisa na ordem dos 30, que as diferenças no resto de equipamento, se existirem, têm pouca relevância (a Honda traz um vidro decente, a BM acho que traz uma amostra) e que , apesar de uma estar isenta de IUC e a outra não, estamos a falar de 19 eur anuais, parece-me óbvia a escolha, considerando apenas essas duas.

E se fores para o mercado das usadas, dá-me impressão que nao deve ser facil encontrar a BM...

« Última modificação: Dezembro 26, 2018, 14:08:47, 14:08 por ajorge73 »

Dezembro 26, 2018, 14:58:28, 14:58
Responder #5

JPalma

• *

• 45

Masculino
O mais provável é qualquer uma das que pretendes e colocaste no título deste tópico, não se chegarem nem de perto ao que é possível fazer com a tua actual KLX250 (no fora de estrada).  :)

Dentro da marca, a Versys 300X pode ser (e será mesmo) globalmente uma moto melhor, mas para o fora de estrada...aquela que tens suspeito que estará um degrau acima.  :nice:

O off road que quero fazer é bastante reduzido. Eu queria algo que fosse mais competente na estrada. Eu penso que lá no fundo eu sei que a CB500X é melhor para quase tudo o que quero, no entanto o meu amor é pela Bimmer  :love0001:

Já para não falar na Leoncino, a mota é gira e é preciso estar treinado para não cair na tentação de comprar uma chinoca.
Como não vou comprar para já, ainda tenho tempo de escolher.

Alguém que tenha uma GS310? Será que se sente a falta de potência em comparação com a Honda?

Dezembro 26, 2018, 18:15:33, 18:15
Responder #6

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Deixo uma série de videos de um Portuga que tem uma BMW GS310 e anda com ela fora de estrada (não sei qual a tua ideia de "off-road bastante reduzido") mas dá para ter uma ideia para comparações.

Dezembro 26, 2018, 19:06:06, 19:06
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu do descanso já tinha conhecimento e relatei por cá o Recall da marca.

Aqui: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4163.0#top

Têm de substituir o próprio quadro da moto.
É uma intervenção total e demorada e esse próprietario explica-o bem!.

A razão é esta:

"The side stand is mounted directly to the frame, so the entire bike will need to be stripped for repair."

Dalai Lama

Dezembro 26, 2018, 22:05:19, 22:05
Responder #8

JPalma

• *

• 45

Masculino
Deixo uma série de videos de um Portuga que tem uma BMW GS310 e anda com ela fora de estrada (não sei qual a tua ideia de "off-road bastante reduzido") mas dá para ter uma ideia para comparações.

Obrigado, era algo deste género que queria!

Dezembro 26, 2018, 22:49:26, 22:49
Responder #9

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Obrigado, era algo deste género que queria!

Se é para algo deste género de todo o terreno que se pretende fazer, no caso da BMW é necessário trocar os pneus pois, caso não se faça, o resultado é andar aos papeis por todo o lado (como se vê nos videos).

Não faço ideia de como se porta a Honda CB500X em todo o terreno, mas penso que os pneus também seriam para trocar para não acontecerem as mesmas escorregadelas.

Não sendo eu nenhum fanático da Honda, e gostando das BMW de uma forma geral, em caso de preços idênticos (não faço ideia do preço de nenhuma delas) iria certamente para a Honda pois acaba por ter um pouco mais de motor para andar em estrada e com pendura.

Um video com um comparação directa entre as duas

A Leoncino, nem a considerava pois o estilo de mota que é não se adequa para andar por maus caminhos.

Dezembro 26, 2018, 23:08:23, 23:08
Responder #10

JPalma

• *

• 45

Masculino
Em relação à Leoncino, eu gosto mesmo do estilo da mota. Caso fosse para ela, nunca lhe ia dar o mesmo tratamento. Mas a grande questão entre a Bimmer e a CB500x é mesmo essa, a honda tem mais motor o que facilita na auto estrada, mas para o resto penso que a BMW seja melhor.

Para além do problema do descanso, há mais algum problema de fiabilidade documentado?

Dezembro 26, 2018, 23:17:21, 23:17
Responder #11

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Atenção que a questão do descanso nessa 310GS será já coisa do passado.

A compra desse modelo já traria essa zona reforçada.
Quem a compre agora já não terá de se preocupar com isso.   :nice:

Dalai Lama

Dezembro 29, 2018, 18:20:34, 18:20
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Pode ser que este vídeo do canal "Acelerados" ajude a perceberes aquilo que mais valorizas  :nice:

Ou se calhar até vai contribuir para a indecisão, não sei...   :-\

Dalai Lama

Dezembro 29, 2018, 20:05:33, 20:05
Responder #13

JPalma

• *

• 45

Masculino
Provavelmente irei para uma com mais cilindrada, a CB500X ou a nova Teneré.
Como os planos mudaram um pouco, vou ficar mais tempo com a KLX e depois daqui a um ano ou dois compro a segunda mota e esta fica como mota assim mais off road.

Janeiro 04, 2019, 17:12:13, 17:12
Responder #14

miscaro

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 118
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X; crf 1000 Africa Twin
  • Localidade: Guarda
Sou suspeito, pois tenho uma cb500x de 2017. Pelo que conheço da CB500x é uma ótima escolha para quem não quer dar muito mais que 6000€, é uma mota fiável, fácil condução, bastante económica (está a fazer médias de 3.3l), pago apenas 19€  de iuc, perfeita para a cidade e faço muitos passeios de algumas centenas de quilómetros com 2 pessoas em cima dela. Só eu peso 95kg - 1,86m. Adoro conduzir esta moto e estou de acordo com quem diz que para se ter prazer na condução não é obrigatório ter um motor muito potente. Ando também em fora de estrada, mas não é a melhor moto para tal. Para as minhas necessidades foi esta a escolha perfeita. Óbvio que atualmente, devido a diversos fatores, ando com a cabeça numa Africa Twin... Mas até lá quero disfrutar o prazer que a 500x me dá. Se pudesse nunca me desfaria dela.     
« Última modificação: Janeiro 04, 2019, 17:19:45, 17:19 por miscaro »