Autor Tópico: Duvida na escolha - Honda ou Yamaha??  (Lida 9392 vezes)

Janeiro 17, 2019, 17:54:01, 17:54
Lida 9392 vezes

Rossiluis

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
Tendo em conta o que escrevi na apresentação, juntei alguns euros para comprar uma mota...Como vou "re-começar" numa kilometragem máxima de 3k Euros e após o ano 2000 para poder andar no centro de Lisboa.
Se no passado (há 20 anos), fiquei-me pela Honda NSR50 (que era apenas projecto) apesar de me juntar com o grupo em Santos e conduzir de tudo um pouco...na altura pesava menos 90kg que hoje.
Agora a ideia é terminar a carta A (já com alguns anos de Carta B) e dar de alimento à vontade motard que ainda tenho em mim!!!
Estou esfomeado...
Perdi a vontade de andar de R1 ou R6, pois considero que os meus 43 anos e cento e ... kilos matavam uma mota nervosa diáriamente...O que seria um crime.
Tenho muito mais paciencia na estrada... e sei o que é andar na estrada em duas rodas...
Só não sei ainda muito bem o que escolher...pois são muitos anos sem andar de mota...o que faz com que tenha perdido o andar dessa carruagem.
Será para fazer casa-trabalho-casa (20km diários em média) e andar pelo país ao fim de semana de quando em vez...
A minha esposa também quer andar comigo, aliás ela nunca andou de mota pelo que vou ser do dono dessa conquista  :tornarseanjinho:
Andando a ver o que escrevem aqui...e o que me dizem ao vivo...
Sendo que somos ambos "pesadotes" para já  - andamos no ginásio a combater a sedentarização, a escolha para já recai sobre estes modelos:
  • Honda Transalp 650
  • Honda Varadero
  • Honda Hornet 600
  • Yamaha Fazer 600/1000
  • Susuki Bandit 600
Gostava de saber o que pensam/acham/sentem a respeito destes modelos...
Sei que são diferentes...Mas pelo que senti não tenho de me deitar em cima do depósito...pois a minha super barriguinha 1200 não aquenta  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Fico a aguardar os vossos comentários...sejam eles quais forem.

Desejo a todos(as) um Feliz 2019 cheio de Viagens Felizes em Segurança. Abraços

« Última modificação: Janeiro 25, 2019, 02:09:15, 02:09 por Rossiluis »
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Janeiro 17, 2019, 18:43:54, 18:43
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)Como vou "re-começar" numa kilometragem máxima de 3k Euros e após o ano 2000 para poder andar no centro de Lisboa.
(.....)

Daquilo que escreveste, não percebi esta parte que citei...
Mas pode ser da minha interpretação, que a esta hora do dia está mais que "martelada".  :corado:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 17, 2019, 21:51:07, 21:51
Responder #2

dfelix

• 5004
Ò Rossi,

Segundo o regulamento da ZER os motociclos estão excluídos das zonas de restrição.
Logo, não terás que te preocupar em ser antes ou depois do ano 2000.  :nice:

A tua lista de opções é bastante genérica e alguns do modelos que indicas podem ser encontrados em diferentes gerações, idades e preços.

Muito honestamente, se o budget é 3000 euros, uma Fazer 600 não era má opção. Tal como a Hornet, embora será certamente mais complicado arranjar uma que não tenha sofrido valentes esquentamentos.

Janeiro 17, 2019, 22:10:40, 22:10
Responder #3

saraiva

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Não tenhoconhecimentos para dar palpites neste tema. Mas desejo uma Boa incursão / regresso as motos e bons quilómetros.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Janeiro 17, 2019, 22:27:55, 22:27
Responder #4

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
...
Perdi a vontade de andar de R1 ou R6, pois considero que os meus 43 anos e cento e ...
Tenho muito mais paciencia na estrada... e sei o que é andar na estrada em duas rodas...
...
Será para fazer casa-trabalho-casa (20km diários em média) e andar pelo país ao fim de semana de quando em vez...
A minha esposa também quer andar comigo, aliás ela nunca andou de mota pelo que vou ser do dono dessa conquista  :tornarseanjinho:
...
Sendo que somos ambos "pesadotes" para já  - andamos no ginásio a combater a sedentarização, a escolha para já recai sobre estes modelos:
...
Sei que são diferentes...Mas pelo que senti não tenho de me deitar em cima do depósito...pois a minha super barriguinha 1200 não aquenta  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Pegando nestes pontos, diria que o ideal era uma moto com um certo porte e espaço para pessoas tão pequenas  :tornarseanjinho:

Passo a explicar... numas contas rápidas, calculo que os 2 juntos devem pesar mais de 220Kg que é um peso que estará muito perto (ou além) do limite máximo de carga de algumas destas motas.

Assim, aconselharia motos dentro da linha da FJR 1300, Pan European (1100/1300), BMW (K1200/1300 ou R1100/1200) ou outras do género pois são motas espaçosas e com limites de carga generosos. O downside destas motas é que não são nada ágeis no meio do transito (mas consegue-se andar) e, as manobras à mão evitam as idas ao ginásio.

Do grupo de motas apresentadas, diria que a Varadero será a mais adequada mas, por aquilo que já ouvi dizer de ex-proprietários, não é uma mota com uma ciclista por aí além.

Janeiro 17, 2019, 23:53:04, 23:53
Responder #5

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
Ò Rossi,

Segundo o regulamento da ZER os motociclos estão excluídos das zonas de restrição.
Logo, não terás que te preocupar em ser antes ou depois do ano 2000.  :nice:

A tua lista de opções é bastante genérica e alguns do modelos que indicas podem ser encontrados em diferentes gerações, idades e preços.

Muito honestamente, se o budget é 3000 euros, uma Fazer 600 não era má opção. Tal como a Hornet, embora será certamente mais complicado arranjar uma que não tenha sofrido valentes esquentamentos.

Saraiva desde já agradeço IMENSO o teu heads up em relação ao regulamento ZER  :nice:...Estive mais a minha esposa a ler isso e passou-nos completamente.
Assim já posso sonhar com outras rodas  :yeah:

Agora a minha duvida: Esquentamentos? Como posso saber se teve ou não? Só indo acompanhado de um mecanico? Há algum modo de ver se isso aconteceu?
« Última modificação: Janeiro 17, 2019, 23:54:17, 23:54 por Rossiluis »
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Janeiro 18, 2019, 00:06:46, 00:06
Responder #6

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
...
Perdi a vontade de andar de R1 ou R6, pois considero que os meus 43 anos e cento e ...
...
...
...

Pegando nestes pontos, diria que o ideal era uma moto com um certo porte e espaço para pessoas tão pequenas  :tornarseanjinho:

Passo a explicar... numas contas rápidas, calculo que os 2 juntos devem pesar mais de 220Kg que é um peso que estará muito perto (ou além) do limite máximo de carga de algumas destas motas.

Assim, aconselharia motos dentro da linha da FJR 1300, Pan European (1100/1300), BMW (K1200/1300 ou R1100/1200) ou outras do género pois são motas espaçosas e com limites de carga generosos. O downside destas motas é que não são nada ágeis no meio do transito (mas consegue-se andar) e, as manobras à mão evitam as idas ao ginásio.

Do grupo de motas apresentadas, diria que a Varadero será a mais adequada mas, por aquilo que já ouvi dizer de ex-proprietários, não é uma mota com uma ciclista por aí além.
pjmartinho agradeço as tuas indicações, realmente não tinha a noção das cargas máximas dos modelos que apresentei.
Sei que se for só para mim elas aguentam  :diabolico: ::P:
Agora faço outra pergunta então baseado no que escreveste:
Seriam as VFR...CBR 1100XX... ou esse tipo de segmento capazes de nos "levar ao fim de semana"?

Neste momento, a minha esposa só faria comigo 2 viagens semanais da Ameixoeira até Alcântara. Todas as outras semanalmente seriam só e apenas para descer e subir quase...a calçada da carriche por mim...lá está...Ameixoeira-Odivelas-Ameixoeira.

Fora este contexto...passear com ela por Portugal e Arredores...

Por causa do peso juntos...que é parecido ao algodão de ferro doce...torna-se chato encontrar uma mota onde não me tenha de "deitar" no deposito e assim ter dores de costas.
« Última modificação: Janeiro 18, 2019, 00:08:22, 00:08 por Rossiluis »

Janeiro 18, 2019, 00:16:39, 00:16
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Seriam as VFR...CBR 1100XX... ou esse tipo de segmento capazes de nos "levar ao fim de semana"?
(....)

Se bem li mais acima, estás a terminar de tirar a carta Cat. A e será uma escolha de moto para andarem algumas vezes juntos.

Adquirir uma CBR 1100XX, tendo em conta todo este contexto, não será algo que soa um pouco excessivo?

A mim pelo menos sim... :)

Não digo que não tenha algum conforto, mas... :pensador:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Janeiro 18, 2019, 10:03:35, 10:03
Responder #8

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Se vais tirar agora a carta, a XX não é mesmo para ti. Seria, tendo em conta os outros aspectos, mas não para um recem-encartado. A minha 1ª, assim que tirei a carta, foi uma R6... e foi um erro. Sim, acabei por me habituar, mas estive quase a vende-la. E não tinha o peso nem as qualidades balisticas da XX.

De entre as que mencionas, talvez a Varadero seja a mais indicada.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Janeiro 18, 2019, 11:04:54, 11:04
Responder #9

JViegas

• 4723

Masculino
Para andar todos os dias precisas de algo que tenha tido pelo menos uma boa manutenção.

O desgaste é mais rápido que um carra logo as revisões serão menos espaçadas.

A compra de uma mota em 2ª mão irá certamente que ter levar alguns "toques": compra de pneus, verificar liquido de travões, pastilhas, liquido de refrigeração, bateria como está, etc. etc.

Usa do bom censo.
Por exemplo:

1. Filas de trânsito, se a mota aquece muito ou quando é que dispara a ventoinha
2. Em velocidade de cruzeiro (vais fazer a reta de Odivelas-Ameixoeira a pelo menos a 80 kms) verificar se a mesma treme ou não
3. Manutenção, quanto custam as peças de manutenção, de quantos em quantos kms a mesma é intervencionada. Existirá livro de revisões?
4. Como se sentem os dois em cima dela. Manobras a baixa velocidade com a pendura é totalmente diferente de estar sozinho com a máquina.
5. Arrumação? Topcase ou mochilas às costas? A mota escolhida pode levar topcase ou fica feia? Queres praticabilidade nas viagens do dia-a-dia ou num fim de semana ou consegues andar só com mochila?
6. Gosto pessoal. Qual preferes? Às vezes o que gostamos não irá dar para usar no dia-a-dia

E material/equipamento: existe orçamento? Prever igualmente isso. Seguros? Preparem-se para levar "mocada" por ser recém encartado. E o IUC? Prever isso igualmente.

Da lista que referes. E considerando que os veículos estão em condições de circular diariamente, escolheria a FAZER600 ou a Transalp 600 apenas porque gosto dos modelos que referes.

É claro que uma cilindrada superior seria melhor, mas para isso advêm maiores custos: combustível, manutenção, impostos, etc.

Que este teu regresso ao mundo das duas rodas corra pelo melhor.

Janeiro 18, 2019, 11:19:26, 11:19
Responder #10

dfelix

• 5004
Já li por aqui sugestões como FJR, Pan, K1200/1300, XX...
Tal como o Nuno escreveu, para um futuro encartado qualquer uma destas é demasiado.
Até mesmo a Varadero parece-me esticar a corda.

Qualquer all-rounder de média cilindrada parece-me bem mais adequado.
Motos como CBF600, Fazer 600 ou XJ6S, SV650S...
Nakeds dentro das mesmas motorizações também.
Há ainda as trails como as F650 antigas, Pegaso, Dominator, Transalp ou mesmo as TDM..

O desafio será encontrar algo em condições dentro do budget dos 3000 euros.

Janeiro 18, 2019, 15:01:43, 15:01
Responder #11

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
Desde já agradeço as vossas sinceras palavras.
Cabe-me no entanto dizer que apesar de ser "novo" encartado, no passado andei de motinha, onde até estafeta fui - fizesse frio, chuva ou calor.
Andar numa mota de mais cilindrada também não é novidade para mim pois ao longo dos anos andei em algumas de amigos...a ultima foi uma R6 em Grândola...
Também sou de opinião que não deveria, após este intervalo de 20 anos, começar numa 1000... Até porque apesar de andar de mota nunca se esquecer, há outras coisas envolvidas...Idade, peso etc.

A ideia, já que sou um tipo "grande": 1,80mt com 100...e qq coisa kg :D - é ter uma mota com top case pelo menos.
Nunca gostei das malas laterais...mas sei que dão jeito para as viagens maiores - Não ligo muito ao fato de ficar feia com mala...ou não até porque a ideia não é ser "bonito" porque para isso então primeiro perdia 90kg...e só depois comprava mota...

A ideia é apenas voltar a ter uma mota...já que Honda tenho o carro...e Honda tive no passado...estou mais inclinado para uma...Honda.
Os 3.000€ que detenho são só para a mota, sim. Tudo o resto: capacetes, luvas, casacos, calçado etc será comprado à parte.
Também tenho noção dos seguros...que são uma dor.
Já que o ZER não se aplica a motociclos...até nem me importo de comprar uma mota de 1995...e nem IUC pagar...até porque esta minha 1ª mota (quero ter depois outras claro) é para começar.

A titulo de gosto pessoal...sempre AMEI a xx...mas sei que para já talvez seja mota a mais para mim.
A mota que comprar irá ficar muitas vezes na garagem...porque a idade e a sendentarização preferem o Civic nos dias de chuva...que apanhar com as pingas no corpo.

Agora também sei que nos dias de mais secura...será a minha eleição...e fará apenas uns kilometros para vir trabalhar...

Ando a ver no OLX...no Facebook...e vou "testando" algumas que vão aparecendo...para já gostei da posição da Fazer...Domingo irei testar a condução de uma Hornet...

Vou deixando aqui as novidades...em relação ao que vou fazendo também para que tenham uma ideia  :read.calm:

Obrigado a todos pelas opiniões!

Janeiro 18, 2019, 15:24:58, 15:24
Responder #12

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
Já li por aqui sugestões como FJR, Pan, K1200/1300, XX...
Tal como o Nuno escreveu, para um futuro encartado qualquer uma destas é demasiado.
Até mesmo a Varadero parece-me esticar a corda.

Qualquer all-rounder de média cilindrada parece-me bem mais adequado.
Motos como CBF600, Fazer 600 ou XJ6S, SV650S...
Nakeds dentro das mesmas motorizações também.
Há ainda as trails como as F650 antigas, Pegaso, Dominator, Transalp ou mesmo as TDM..

O desafio será encontrar algo em condições dentro do budget dos 3000 euros.

A minha sugestão prende-se somente com a capacidade de carga destas motas e o peso combinado do companheiro e da sua mulher, pois não faço ideia do peso máximo admissível nos outros modelos.

Também concordo que a XX talvez seja um bocadinho overkill. Tal como a VFR mensionada pelo companheiro, ambas obrigam a uma posição de condução mais deitada, coisa que pretende evitar.

Depois o orçamento de 3000€ também não deixa muito espaço de manobra.

...
Agora a minha duvida: Esquentamentos? Como posso saber se teve ou não? Só indo acompanhado de um mecanico? Há algum modo de ver se isso aconteceu?

Quanto a este assunto... bem... acho que só o médico habitual poderá pronunciar-se sobre ele  ;)

Janeiro 18, 2019, 19:24:43, 19:24
Responder #13

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Genericamente falando, dessa lista que indicaste eu recairia para apenas duas:
-Varadero1000
-Fazer600/1000

Mas como indicas que a irás utilizares grande parte das vezes em percursos citadinos Lisboetas, eu iria sem duvida para a segunda opção - Fazer600/1000.
O motivo é simples, a Varadero é bem alta e não é nenhum peso ligeiro…

Mas são ambas excelentes motos! (e até mesmo as outras da lista mas para contextos diferentes)

Desconhecia que as motos não estavam abrangidas nessa treta do ZER...  :cool: :convivio:

Janeiro 18, 2019, 21:44:37, 21:44
Responder #14

dfelix

• 5004
Continuo a achar que uma Varadero 1000 é demais.

Sugerir "Fazer600/1000" é algo que também me faz confusão.
Pois há uma diferença considerável da 600 prá 1000.

Janeiro 18, 2019, 21:52:20, 21:52
Responder #15

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Continuo a achar que uma Varadero 1000 é demais.

Sugerir "Fazer600/1000" é algo que também me faz confusão.
Pois há uma diferença considerável da 600 prá 1000.

Para quem tem mais de 100kg, pode ser uma diferença considerável, sem querer "machucar ninguém"  8)
Por outro lado, havendo um orçamento a rondar os 3000€ a resposta será mais ou menos de acordo com as fazer's que hajam no mercado, não?!

:nice: :convivio:

Janeiro 18, 2019, 22:19:06, 22:19
Responder #16

João A

• **

• 296

Masculino
  • Modelo Motociclo: ADV 350
Olá Rossiluis!
Se gosta da Honda, e para a situção referida, há que considerar a Honda CBF 600 ou a 1.000, sendo a 1ª suficiente para viagens só com o condutor, mas para ficar á vontade para os 2 em viagem a CBF 1.000 será uma melhor opção a considerar. A "corpulência" das 2 é parecida, só aumenta a cilindrada e a 1.000 tem 2 escapes em vez de 1 (nos modelos antigos). Anteriores a 2008, já consegues encontrar a CBF 600 por valores da ordem dos 3.000 € ou pouco mais.
Eu tenho uma CBF 600 SA de 2008 (já é de injecção, as anteriores são de carburador) há 2 anos e picos e estou bastante contente, mas nunca ando com pendura. Uma equivalente á minha poderá ser encontrada no mercado de usados por um valor entre 3.300 e 3.500 €, ou talvez um pouco menos (mas a minha não está á venda).
 :convivio:
« Última modificação: Janeiro 19, 2019, 12:30:38, 12:30 por João A »
ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Janeiro 21, 2019, 14:54:21, 14:54
Responder #17

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
Adorei os vossos concelhos e vou-me guiar muito por eles.
Entrentanto ando a matar saudade de meter umas mudanças...e a marcar sem compromisso visitas a uma possível mota.
Como tal, decidi ajudar-me dando-vos oportunidade de ver "o casal" em visita  :D

Para já a minha esposa adorou esta mota...Disse e passo a citar : "Confortável, bonita".
Ficou a faltar a chave para endurecer a suspensão traseira (onde é que posso arranjar isso na Honda?)
Vamos continuar a ver mais...e vou metendo cá o que achámos...

Para já tenho a marcação para uma CBF600...e depois há que escolher o que queremos...

Boa Semana a Todos(as)!  :sportbike:
« Última modificação: Janeiro 21, 2019, 14:57:34, 14:57 por Rossiluis »

Janeiro 21, 2019, 15:00:30, 15:00
Responder #18

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
...
Ficou a faltar a chave para endurecer a suspensão traseira (onde é que posso arranjar isso na Honda?)
...

Ebay is your friend... o saco de ferramentas completo para a minha, custou-me (já com portes) uns 20€.

Janeiro 25, 2019, 02:08:28, 02:08
Responder #19

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
Pronto, e fomos ver a CCF600...

Amámos a mota...
É mais alta, tem um sentar mais direito e ainda traz descanso central...

Fica aqui a foto...

Penso que já decidimos  :festa:

:chavebocas: Pergunta: Moro na Ameixoeira-Sta Clara...Trabalho perto do Strada. Onde posso levar esta futura aquisição para troca de fluidos e revisão? Como tem estado parada, precisa de revisão, bateria e pastilhas...Quanto me irá custar isso +-, podem dar uma estimativa?

Aguardo mais este pedido de ajuda...

Bom Fim de Semana a todos(as)!

Janeiro 29, 2019, 21:32:15, 21:32
Responder #20

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
 :bandeiraportugal: 29 Janeiro 2019  :bandeiraportugal:
 :sportbike: :yeah: :sportbike:

E pronto depois de andar a chatear os donos no "olx" e testar as motas...Explicações etc etc...Decidi-me! Aliás, decidimo-nos, porque a minha cara metade também deu opinião pela CBF600 SA. de um stand com garantia :love0001:
 :festa: :festa: :festa: :festa:
Aqui está a minha nova menina  :fotografar: :

E já tapadinha para não passar frio  :very.cold:

Desde já quero agradecer a todos mas especialmente ao Joao A , pois foi ele que me apresentou esta beleza.
Não escolhi a 1000 ou uma mais recente (esta é de 2004) pela razão explicada...já são muitos anos a não andar de mota...
Há que ir com calma...Mas já disse à Sheila: Prepara-te que daqui a uns anos trocamos para a 1000  :have.idea: :yeah:

Obrigado! Obrigado!
Agora desejo a todos(as): Boas Curvas! :chopper:
« Última modificação: Janeiro 29, 2019, 21:33:19, 21:33 por Rossiluis »

Janeiro 29, 2019, 22:18:36, 22:18
Responder #21

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Felicidades com a máquina e que se aproxime o mais possível aquilo que desejam e conforto para ambos.

Para os passeios que pretendem e voltar a "ganhar o gosto", não está nada mal e imagino que tenhas conseguido um belo negócio em concessionário.

Dalai Lama

Janeiro 31, 2019, 12:09:09, 12:09
Responder #22

Nuno YB

• 1209
De aspecto, está impecável. Muita sorte e calma com isso.   :nice:

Boas curvas.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Março 01, 2019, 16:08:08, 16:08
Responder #23

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
Boas,
Venho dividir convosco as ultimas compras  :fotografar:

O meu capacete eleito:

As luvas são Storm.

O casaco é da casa das Peles no Cartaxo com as repectivas protecções costas, ombros e cotovelos.

E finalmente as botas:

Agora só me falta o exame de condução...já que o Exame de código Especifico foi passado com 0 erradas.
 :sportbike:
« Última modificação: Março 01, 2019, 16:30:53, 16:30 por Rossiluis »

Março 02, 2019, 12:44:01, 12:44
Responder #24

Hemisaro

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
Mostra as luvas já agora.

Eu tenho essas botas.
Tenho vários sentimentos em relação às mesmas :D
Por um lado confortáveis, leves, aspecto casual.

Por outro não tem proteções rígidas, sola muito fina para chão com irregularidades e o aperto por elástico.

Brevemente vou mudar para atacadores normais e poder ajustar melhor ao pé.

Março 04, 2019, 16:16:40, 16:16
Responder #25

JViegas

• 4723

Masculino
Bem... estamos bem lançados neste mundo.

O capacete é muito colorido. E claro com o número 46 em cima.
É o K3 SV?

Quanto ao resto, vai atualizando como é o conforto ou uso do mesmo na condução da máquina.  :nice:

Março 05, 2019, 00:04:53, 00:04
Responder #26

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
As Luvas:

Em relação às botas, já tive a oportunidade de as usar, para me habituar a elas, sem ser na mota...
Estou também indeciso pois como disse o Hemisaro são leves, casuais e até confortáveis.
Em relação à sola, penso que se metermos uma palmilha de gel, pode ser que melhore...vou fazer isso e depois dou o feedback.

JViegas sim é o K3...Amei o casco  :palmas:
Em relação ao colorido, é mesmo para ser visto  :megafeliz: E o 46 ajuda  :megafeliz:

Sou a favor de capacetes mais "coloridos" para a visão dos outros em relação a nós, já que a mota é cinza e o casaco preto...pelo menos tenho umas corzitas na cabeçorrra.

A mota está parada, tirando as vezes em que vou meter gasolina (uma vez só até hoje) pois a carta só a devo ter para o final do mês que vem.

Ainda não me habituei às luvas...conduzo o carro com elas para as "moldar" e habituar-me mas falta-me qq coisa...o "feeling" de ter a borracha dos punhos.

Vou dando feedback do meu "habitué" às cenas.

Boas Curvas!  :sportbike:

Março 05, 2019, 08:45:19, 08:45
Responder #27

Nuno YB

• 1209
As luvas e as botas são, na minha opinião, a maior dor de cabeça. Luvas de tecido não protegem tanto como as de pele... mas gosto de sentir os comandos da moto, gosto de abrir e fechar a viseira com facilidade, gosto de achar á primeira a "alavanca" da viseira solar, etc. Com luvas de pele, especialmente as que têm mais proteções, não é facil.
As luvas da Knox ( https://www.motoin.de/Vestuario/Luvas/Luvas-de-desporto/Knox-Handroid-luvas::18475.html?language=pt&country=PT&refID=02&gclid=EAIaIQobChMInfnoicrq4AIVh_dRCh2v4AOvEAQYASABEgJ_TPD_BwE ) parecem-me saidas de um filme de ficção cientifica e a acreditar nos comentários, são excelentes em termos de segurança. Gosto muito do aspecto, acho-as muito bonitas, com aquele aspecto de mão de androide e parecem-me bastante seguras. Mas eu, com todas aquelas proteções plasticas, metálicas e fibrosas, juntando á pele... acho que não era capaz de conduzir com elas. Tenho umas Dainese ( SP... qualquer coisa ) já muito velhinhas e quase não as uso por esse motivo. Tenho outras, supostamente de Verão mas que uso no Inverno, tambem em pele que são muito mais macias. Sim, os niveis de proteção não são iguais á Dainese... mas têm proteções e são muito mais macias que as Dainese.

Nas botas, é igual. Quanto mais proteções, mais rijas se tornam e mais dificeis são de adaptar á pata do animal. Tambem, no caso das que oferecem mais proteções, a sensibilidade diminui. Tenho que comprar uns ténis mais para o casual já que as botas que tenho, umas Spike, são duras que nem cornos e não gosto muito delas. São á prova de água, com proteções no tornozelo, calcanhar, biqueira e canela... e eu não gosto delas...

Atenção que esta é a minha opinião. Se olharmos para um piloto de MotoGP, com o fato que não o deixa esticar e as luvas e as botas cheias de parafusos e roscas... ninguem diria que estão desconfortaveis. E acredito que não estejam, ficar aquele tempo todo, sempre na mesma posição, em cima de uma moto, tem mesmo que ser minimamente confortavel quando se está equipado. A mim, tudo o que me limite minimamente os movimentos, incomoda-me. Sendo um "mal" necessario, tem que se usar equipamentos de proteção. Mas eu, sinceramente, não consigo usar certos tipos de luvas e de botas.

Ainda assim, é sempre bom ver que estás a tratar de tudo antes de começares a andar de moto. Normalmente, o importante é a moto. O equipamento, excetuando o capacete ( e é porque dá multa, senão ia haver muita malta que não o comprava logo com a moto ), costuma ficar para mais tarde. Nada contra, eu tambem o fiz, desde que se compre mesmo.

Março 05, 2019, 09:52:40, 09:52
Responder #28

Moto2cool

• 4386
Compreendo o entusiasmo :) Mas não te preocupes em andar com o carro com as luvas de mota. Não é a mesma coisa e não vai ajudar muito.
As luvas são feitas para protecção e se reduzirmos a protecção para serem manobraveis estão a falhar a sua função e a aumentar o risco.
A pele é a melhor opção, mas se queres mais funcionalidade opta por pele de cabra em vez de vaca.
As de bovino são mais grossas e difíceis de manejar, mas dão uma sensação é conforto brutal :)
As botas de mota, como as luvas, têm sempre um compromisso entre protecção e facilidade de uso. Quando mais protectoras mais rígidas são.
No meu caso, como ando de mota em qualquer clima, tenho umas botas rígidas para inverno /chuva onde o risco é maior, e umas mais flexíveis para o resto do tempo, também com protecção.
É uma boa ideia um capacete claro. Sermos vistos é provavelmente a melhor técnica de condução defensiva.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 05, 2019, 10:14:39, 10:14
Responder #29

Nuno YB

• 1209
Só uma rectificação, estava aqui a lembrar-me de um pormenor. As luvas de que falei lá atrás, não são Dainese, são AlpineStars.

Não tem grande importancia, mas "o seu a seu dono", para não passar uma imagem distorcida de uma marca que nunca usei em luvas e correr o risco de induzir alguem em erro.

Março 19, 2019, 10:02:52, 10:02
Responder #30

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
Mostra as luvas já agora.

Eu tenho essas botas.
Tenho vários sentimentos em relação às mesmas :D
Por um lado confortáveis, leves, aspecto casual.

Por outro não tem proteções rígidas, sola muito fina para chão com irregularidades e o aperto por elástico.

Brevemente vou mudar para atacadores normais e poder ajustar melhor ao pé.

Em relação à parte "sola muito fina para o chão" mete-lhe umas palmilhas de gel...
Estou a usa-las hoje (tenho a minha 1ª aula de condução após exame teórico) e estão fabulosas.
Dá-lhes uma tentativa com isso...compras umas palmilhas dessas no chinês baratas - para testares  :nice:

Março 19, 2019, 12:26:48, 12:26
Responder #31

Lourenço

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01

Em relação à parte "sola muito fina para o chão" mete-lhe umas palmilhas de gel...
Estou a usa-las hoje (tenho a minha 1ª aula de condução após exame teórico) e estão fabulosas.
Dá-lhes uma tentativa com isso...compras umas palmilhas dessas no chinês baratas - para testares  :nice:

Para testar, sim. Até pode ser que umas palmilhas baratuchas sirvam muito bem, mas por vezes umas boas palmilhas modificam em muito positivamente o conforto e ventilação de um calçado.
(sem adicionarem proteção relevante)

Abril 23, 2019, 21:30:01, 21:30
Responder #32

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  :bandeiraportugal::festa: Passei no Exame de condução da Carta A1  :festa:  :bandeiraportugal:

Com a Licença de Condução no bolso, foi hora de voltar a casa.
Entrar na garagem de cabeça levantada...
Tirar a capa da Honda CBF600...E...  :sportbike:
Levei o meu filho ao trabalho...trouxe a minha filha para casa...Fui com a minha esposa à Motovest comprar coisas lindas para a minha motinha...
E voltei a mete-la na garagem...
Cansado...pois a noite foi em claro e o corpo agora quer descansar...MAS...já posso andar as vezes que quiser quando quiser onde quiser  ::P:
Deixo uma foto com a minha filhota  :love0001:

Agora queria um autocolante daqui  :confetti:

Abril 23, 2019, 21:34:14, 21:34
Responder #33

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
 :nice:

Parabéns pela etapa ultrapassada.

Adquiriste a moto muito antes, pelo que a vontade de ficar bem tinha um significado adicional.

Tudo a correr bem e vai dando uso a essa tetracilíndrica, seja a solo ou com companhia.

Bem que podias começar a pensar em vir ao evento de 05/Maio, hein!?

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 22:09:31, 22:09
Responder #34

Moto2cool

• 4386

Abril 24, 2019, 08:52:30, 08:52
Responder #35

Nuno YB

• 1209
Parabéns. Felizmente, nunca chumbei em nenhum exame, nem de moto nem de carro, e não sei qual a sensação de falhar. Mas deixa uma sensação indescritivel, quando as coisas correm bem.

Agora... é meter kilometros em cima dela.  :chopper:

Abril 24, 2019, 09:56:17, 09:56
Responder #36

trex

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 11
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado

Abril 25, 2019, 16:49:57, 16:49
Responder #37

JoaoHD

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 20
  • Marca Motociclo: HD
  • Modelo Motociclo: Fat bob
  • Localidade: Matosinhos
Boa tarde companheiro,

As minhas felicitações, o sentimento de ir buscar uma mota nova é único! Essa CBF600 é uma bela mota, de uma altura em que a Honda independentemente do preço ainda mantinha qualidade nos seus produtos em vez de vender as motas da loja do chinês. Um grande amigo meu teve uma na qual fez 140 mil quilómetros e que demonstrou além dê fiabilidade mecânica também muito qualidade nos materiais bem como qualidade de construção que não se vê hoje em dia. Evidentemente tem defeitos como as suspensões que são de fraca qualidade, mas ficou extremamente bem servido.

Cumprimentos,
Joao

Abril 25, 2019, 17:01:22, 17:01
Responder #38

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Essa CBF600 é uma bela mota, de uma altura em que a Honda independentemente do preço ainda mantinha qualidade nos seus produtos em vez de vender as motas da loja do chinês. (....)

Estranha forma de apreciação...

Mas pronto, isto cada um retira da opinião dos demais aquilo que quer e dá-lhes o valor que entende.

Dalai Lama

Abril 26, 2019, 08:50:19, 08:50
Responder #39

Nuno YB

• 1209
Não entendo bem a necessidade de tentar menosprezar as marcas de motos que não andam debaixo do nosso rabo, se não é igual á nossa,... não presta...

Sabendo que a HD já foi exclusivamente fabricada nos USA, mas que já não é, seria motivo para dizer que são brasileiras? Ou tailandesas? Ou indianas? Ou australianas? E, se forem, qual é o problema? Por esse motivo, já não serem fabricadas em exclusivo nos USA, deixam de ser HD? Deixam de ter essencia de HD? Deixam de ser motos carismáticas?

A globalização das marcas é uma realidade, se desmontarem uma moto japonesa peça por peça, vão ter peças fabricadas em todo o mundo, muitas delas comuns a marcas austriacas, americanas, chinesas e indianas, entre outras. Isso faz das japonesas piores motos? Piores que quais, se acontece o mesmo com todas?

Sou sincero, não me vejo a comprar uma moto chinesa ou indiana. Sabendo que os componentes dessas motos são comuns ás japonesas, ou a qualquer outra marca, nem é a qualidade que está em causa. Não compro porque o pós-venda me preocupa um bocado ( será que há peças, será que é marca que se vai manter em Portugal, será que tem rede de assistencia? ). É apenas essa razão que me levaria a hesitar na compra de um desses modelos.

Sou adepto das japonesas, já tive 4 ( só por acaso, sempre Yamaha, mas bem podiam ter sido Hondas, Suzukis ou Kawazakis, apenas não se proporcionou na altura da compra ). Já ouvi proprietários de Hondas dizerem que as outras não prestam, tal como o contrário. Num aspecto, há quase unanimidade: a HD não anda, não curva, não faz nada de jeito... tirando o barulho. Eu, pessoalmente, não concordo. Até gosto das HD e não penso em adquirir nenhuma pela simples razão que o meu patrão não colabora. São puxadinhas, pelo menos o modelo que me chama mais a atenção, não tenho assistencia perto da minha area de residencia e as peças e serviço não são dos mais baratos. Mas não é por isso que são piores ou melhores que qualquer outra.

Compreendo que alguma má experiencia possa levar a certos comentários, mas lá porque uma CBR queimou o motor de arranque, ou uma V-Max gripou, não quer dizer que seja essa a regra da marca em questão. Na grande maioria dos casos, essas são as exceções e não a regra. E, tenho a certeza, se consultarem o historial da HD, vão encontrar problemas crónicos em vários modelos, fabricados nos USA, antes e depois da globalização da marca. Acontece com todas as marcas, desde sempre. Felizmente, cada vez menos e, quando os há as marcas já não se "envergonham" de fazer um recall para resolver os problemas e salvaguardarem o seu prestigio junto dos clientes. ( só um aparte: a malta costuma "gozar" com marcas que fazem recall... eu não gozo, a mim parece-me bem que admitam que houve um erro que o tentem reparar. ).

Hoje em dia, com a globalização das marcas, dizer que esta é boa e aquela não presta... parece aquela conversa dos putos das DTs artilhadas que fazem corridas na marginal da terrinha, deitados em prancha, para ver qual é a que dá 120... ou que os marca...

Abril 26, 2019, 09:22:03, 09:22
Responder #40

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)E, tenho a certeza, se consultarem o historial da HD, vão encontrar problemas crónicos em vários modelos, fabricados nos USA, antes e depois da globalização da marca. Acontece com todas as marcas, desde sempre. (....)

De repente lembrei-me do que contou o companheiro aqui de Évora que já foi a uns 3 ou 4 eventos com a sua Harley-Davidson Sportster 1200, comprada nova (2016 ou 2017)...
Lembras-te dele?

Se não estou em erro, o nickname dele por aqui no fórum é Jerónimo.

E ele foi muito sincero. Adora a sua moto, mas já vai numas 3 idas à oficina por problemas.

Claro que...acontece! Aliás, acontece com qualquer marca...

Fazer disso um "filme" e andar em fóruns a dizer que "x" ou "y" marca não passa de produto da loja da China é que me parece bastante despropositado...
Digo eu, que não sei nada... :-\
A generalização por norma tende a ser excessiva.

Dalai Lama

Abril 26, 2019, 10:10:29, 10:10
Responder #41

Moto2cool

• 4386
Bem, talvez estejamos a andar off tópic :)
Há um tempo para cá começa a ser evidente alguma tendência para entrar em off tópic e sempre por resposta/contra resposta a posts mais provocadores.

Talvez se possam moderar alguns termos menos razoáveis para bem de todos, por exemplo e apenas como exemplo:
Dizer que a Honda tem más suspensões é uma opinião, pode não ser partilhada mas é uma opinião. Dizer que as Hondas são da loja do chinês é depreciativo, ofende os companheiros que tem Honda e é verdadeiramente escusado porque não acrescenta nada.

Peço a quem anda aqui há mais tempo ( eu incluído) que evite entrar em diálogo off tópic só para responder a provocações porque nos leva no sentido de outro fórum, que não este :)

Abril 26, 2019, 10:27:55, 10:27
Responder #42

Nuno YB

• 1209
Bem, talvez estejamos a andar off tópic :)
Há um tempo para cá começa a ser evidente alguma tendência para entrar em off tópic e sempre por resposta/contra resposta a posts mais provocadores.

Talvez se possam moderar alguns termos menos razoáveis para bem de todos, por exemplo e apenas como exemplo:
Dizer que a Honda tem más suspensões é uma opinião, pode não ser partilhada mas é uma opinião. Dizer que as Hondas são da loja do chinês é depreciativo, ofende os companheiros que tem Honda e é verdadeiramente escusado porque não acrescenta nada.

Peço a quem anda aqui há mais tempo ( eu incluído) que evite entrar em diálogo off tópic só para responder a provocações porque nos leva no sentido de outro fórum, que não este :)

Por mim, acabou o off-topic. Depois de escrever e publicar, fiquei com a mesma sensação ( mais valia estar quieto, é a opinião do outro companheiro, não vale a pena entrar neste tipo de conversas ).

:nice: :nice:

Abril 26, 2019, 12:43:56, 12:43
Responder #43

Rossiluis

• **

• 59

Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
Companheiros, não se incomodem...
Tenho a mota que me serve por agora... Leva-me para onde quero, leva a minha gente à pendura...e Levar-me-á a Beja à nossa almoçarada  :yeah:  :convivio:

Não sei por quanto tempo a terei...mas para já faz parte do meu aprendizado diário para que no final possa ter a que mais anseio...uma blackbird 1100 ou outra aqui para o cota...

Até lá, Hondas, Kawasaki, Yamaha etc...desejo é que todos(as) tenham OPTIMAS curvas e se deliciem com as motas.

:scooter: :sportbike: :chopper: