E partículas? (aerossóis orgânicos secundários (AOS), partículas nocivas à saúde humana).Obrigação de uso de AdBlue.Motores bem mais caros, que financeiramente deixam de ser viáveis em pequenas cilindradas.Manutenção caríssima ao longo dos anos, que grande parte dos utilizadores vai tentar continuar a contornar eliminando os dispositivos de origem.São os últimos suspiros do Diesel.
Eh lá, tanta defensiva; caça ás bruxas (os tais das palas enfiadas contra o diesel como se fosse o responsável por todo o mal da humanidade), ódio, tão mau como a gasolina… já me transcende, não consigo (quero) acompanhar. Era só uma pergunta com algumas considerações. Gasolina, Diesel, GNV, GNL, GNG, GPL, Elétrico, Híbrido, Fuel cell, a pedais, desde que haja progresso com o mínimo possível de inconvenientes como na imagem, por exemplo…
De facto o planeta ficaria muito mais limpo se voltassemos ao sedentarismo, isto é, durante a vida não saíssemos de um raio de 20 km da aldeia.Ainda há aldeões que nunca viram o mar.
Tenho alguma curiosidade em saber quantas toneladas de poluição a fisigen, central do carregado (que há uns 10 anos dizem que vai encerrar) e a do Ribatejo produzem diariamente.
Citação de: Lourenço em Fevereiro 26, 2019, 18:27:55, 18:27Sim, porque o facto de ser das cidades mais industrializadas do Brasil alimentada por algumas das maiores termoeléctricas que queimam carvão e petróleo da América do Sul é algo completamente irrelevante neste cenário... E apenas 1/3 do que produz a 8ª maior economia mundial. Portanto o melhor é não falar muito disso.Vamos todos fingir que todo o mundo tem por base as renováveis e responsabilizar os do costume.
Não me vou alongar muito, mas, ...
Citação de: Lourenço em Fevereiro 27, 2019, 12:47:21, 12:47Não me vou alongar muito, mas, ...Conclusão:Mega chaminés que na sua maioria bombam 24/7/365 emitem toneladas que são dissipadas pelo vento para centenas a milhares de km!Mas milhares de escapes em movimento ao longo do dia com períodos acentuados nas manhãs e finais da tarde emitem toneladas que ficam concentradas nos centros urbanos.
Olha que a margem sul não é propriamente uma zona muito... asséptica!
A margem Sul não é um deserto nem com milhares de "jamais" ou jamé, para mim, pessoalmente é o início do oásis. Já esteve pior em termos de poluição do ar, nomeadamente industrial e ainda tem alguns pontos negros, Paio Pires e outros, mas que leva com bastante poluição produzida a Norte isso leva, aliás por vezes a deslocação do smog é bem visível ao fim da manhã sobre Lisboa e á tarde do outro lado, confirmado pelas estações de medida.
A parte sublinhada no parágrafo anterior é propositada pois nem sempre se nota essa nuvem de poluição em cima de Lisboa de forma acentuada (deverá ter a haver com condições climatéricas).
... a situação piora com ausência de vento, aumento de temperatura do ar, inversão térmica (camada de ar mais frio bloqueada até 300/600 m de altitude) e nuvens relativamente altas que mesmo deixando passar os raios solares podem fazer “estufa”, e muito com a morfologia da cidade e arredores.
Há cidades que ficam em vales sem comunicação direta com grandes rios ou mar e alem de ficarem cercadas por pontos mais altos não beneficiam de frequentes correntes de ar ascendentes térmicas ou de diferencial de temperatura por exemplo em relação ao mar, sendo menos ventiladas naturalmente. Estas cidades são normalmente aquelas que registam extremos de temperatura, como Madrid por exemplo.