Autor Tópico: Alugar uma moto em Portugal...  (Lida 3537 vezes)

Março 05, 2019, 12:12:32, 12:12
Lida 3537 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Alugar uma moto em Portugal...

Aqui há uns dias atrás (final de Fevereiro), dei comigo a olhar para uma publicidade que me aparecia quando navegava pela net.

Dizia respeito a uma conhecida empresa de aluguer de motos internacional e que tem presença forte, pelo que sei, em Portugal e Espanha. Noutros mercados também, claro.

E nisto...curioso como sou e ali com um sistema tão simples e intuitivo no próprio site, fui fazer uma simulação!

Coloquei uns quantos dias com a moto escolhida, levantando-o numa das suas estações de aluguer em Portugal e logo me apareceram os preços da...diária.

A curiosidade da empresa em questão era ter várias motos da BMW disponíveis para aluguer, parte delas devidamente equipadas com três malas (possivelmente com outro custo, mas não explorei a questão) e podendo a moto ser levantada p.ex. no Algarve e ser devolvida uma semana depois....na estação de aluguer no Porto.

Também se encontram algumas curiosidades e que talvez não sejam logo à partida do conhecimento de quem revela interesse em fazer um tour numa dessas motos.

Por exemplo...para andar numa G310GS tem de se ter pelo menos 21 anos de idade e 1 ano de carta Cat. A/A2.

Para andar numa F750GS ou F850GS tem de se ter pelo menos 25 anos de idade e 3 anos de carta Cat. A.

Mas para conduzir a R1200RT tem de se ter pelo menos 28 anos de idade e 3 anos de carta Cat. A.

Claro que isto pode ser distinto entre companhias de aluguer, até porque cada uma tem as suas "regras ou permissões", mas convém ter conhecimento prévio destas questões por parte de quem decide avançar com este tipo de aluguer.

Além disso, ainda existe a possibilidade (para grupos) de ter aquilo que designam por guided tours e que significa isso mesmo que estão a pensar...

Mas com preços que não são para todas as carteiras.
A título de exemplo e nesta modalidade, vi preços de 293,33€/dia (é verdade que inclui alojamento e alimentação) num dos "Motorcycle Tour Best of Portugal - 9 days".

Façam as continhas e vejam em quanto ficam os 9 dias. ;)
E se for noutro destino da Europa, os números da diária...enfim...

Mas lá está, é uma forma diferente de se passar umas férias e que pode acontecer em vários pontos da Europa.  :nice:

Deixo para vosso conhecimento vários exemplos de aluguer de motos (valores só da moto...sem guided tour, portanto):

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 05, 2019, 14:18:22, 14:18
Responder #1

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

84 por uma GS por dia é barato.

Na maioria dos lugares onde sondei preços, ronda os 150.

Nao querendo criticar o teu trabalho ate porque a tua ideia do topico foi genial, mas nao estou certo se estes valores serao com kilometragens ilimitadas, pois pelo que tenho visto, apenas com alugueres superiores a 7/8 dias é que eles oferecem os kms ilimitados o que frustra um bocado a ideia de alugar uma moto e ir passar um fim de semana ao Algarve ou ao Douro ou um FDS alargado até aos Picos da Europa.

Ja agora deixo 2 links que considero relevantes para o topico... ambos da Adventure Bike Rider, um sobre o Douro e uma empresa de aluguer com guia e o outro sobre um dos melhores destino de 2 rodas que infelizmente nos esquecemos... a Madeira

https://www.adventurebikerider.com/motorcycle-tour-madeira/

https://www.adventurebikerider.com/portugal-douro-valley-weekend/

e alguns links de alternativas de aluguer

https://2rentmotos.pt/

https://rent-a-moto.net/

https://www.motoxplorers.com/

https://www.lxrent.pt
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 05, 2019, 14:26:25, 14:26
Responder #2

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Nao querendo criticar o teu trabalho ate porque a tua ideia do topico foi genial, mas nao estou certo se estes valores serao com kilometragens ilimitadas, pois pelo que tenho visto, apenas com alugueres superiores a 7/8 dias é que eles oferecem os kms ilimitados o que frustra um bocado a ideia de alugar uma moto e ir passar um fim de semana ao Algarve ou ao Douro ou um FDS alargado até aos Picos da Europa.
(....)

Nada disso. Sem problemas.. :nice:

O tópico foi apenas para dar início às discussões sobre o tema do aluguer de motos em Portugal.

Descrever "tudo e mais alguma coisa" no tópico inicial...perdia a piada. :)

Quanto aos valores indicados, foram os que encontrei na Hertz e que estavam em "promo" no mês de Fevereiro.

Não li indicação de limite de quilometragem... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Março 05, 2019, 14:35:12, 14:35
Responder #3

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Fiz agora uma simulação nesse mesmo site que indiquei e confirma que....por uma lado em Portugal a quilometragem diária é ilimitada e, por outro lado, noutros países pode ficar-se pelos 300kms/dia. Fazendo mais kms...fica mais caro.

Atenção que noutros sites pode ser diferente...

Para ter a moto de segunda a sexta (11/03 a 15/03)....o preço parece-me muito bom, tendo em conta esta moto que escolhi na simulação.  :nice:

Dalai Lama

Março 05, 2019, 15:50:55, 15:50
Responder #4

Moto2cool

• 4386
É ilimitado em Portugal porque a moto não deve poder sair do pais  e Portugal não tem assim tantos Kms para andar  :lolol:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 05, 2019, 15:59:42, 15:59
Responder #5

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
É mais ou menos por aí...sim.

Mas estive a seguir alguns dos links deixados pelo @Tmaxer e depois fui novamente ao site da Hertz..desta vez fazendo a simulação para o território Espanhol.

Coloquei exactamente o mesmo período (11/03 a 15/03) e com a mesma moto, para não haver diferenças na comparação.

Resultado??

Bem mais caro...

E esta, hein!

Dalai Lama

Março 05, 2019, 18:31:29, 18:31
Responder #6

Moto2cool

• 4386
Um pouco mais caro para quem tem maior nível de vida, aliás o aumento de preço deve - se à tradução, para Portugal é low-cost, nem se deram ao trabalho de traduzir :)

Abril 20, 2019, 23:25:15, 23:25
Responder #7

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Por uma mera curiosidade minha, fui a um site de aluguer de motos em Itália e escolhi - imaginem - uma Panigale V4S.

Pois sabem em quanto ficaria?

Aqui está um exemplo com o modelo indicado, fazendo a ressalva para o custo adicional que figura no final da imagem.

Ou seja, se fizerem por exemplo um passeio(zito) de 300kms nas A E. Italianas, acresce 300x0.35€ ao custo contratado.

Dalai Lama

Abril 22, 2019, 00:31:50, 00:31
Responder #8

Moto2cool

• 4386
É carote, mas para um modelo desses é tentador.
Quanto será um seguro de dados próprios? Porque se é para experimentar este modelo como deve ser a probabilidade da coisa correr mal deve ser elevada ;)

Abril 22, 2019, 08:00:23, 08:00
Responder #9

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Imagino que em termos de seguro, o valor pago de aluguer já o inclua ou seja obrigatório no momento.

Aliás, parece-me fazer sentido que assim seja.

Agora o ser de danos próprios...  :pensador:
Não estou "por dentro" do tema, mas será possível fazer-se um seguro temporário com esse tipo de cobertura, por uma semana, p.ex.?

Bem... provavelmente sim, mas desconheço.

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 19:21:04, 19:21
Responder #10

Moto2cool

• 4386
Quando alugas um carro inclui o seguro obrigatório, se quiseres danos próprios pagas uma sobretaxa.

Abril 23, 2019, 19:30:21, 19:30
Responder #11

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Fui agora ver as alíneas que se encontram no site onde encontrei o caso acima indicado.

Achei muito curioso o indicado no número 7) e que coloquei a negrito.  ;)

Há inúmeras formas de as seguradoras se escaparem ao pagamento, ou imputarem ao condutor a responsabilidade por aquilo que acontecer.

Insurance
Insurance – The rented motrocycles are insured for third part liability as per current regulations ( for damages caused to third part excluding the driver - the deductible depends from the vehicle). The renter has not insurance cover in case of: 1) – damages to the vehicle in the event of accidents caused by the driver; 2) – damages to the vehicle when the renter cannot provide data and information of the event and identify the other driver involved; 3) – damages to the driver, passengers and/or their goods; 4) – damages deriving from competitions, rally, off road, trial events, races of trial of speed whether beetwen motor vehicles or otherwise; 5) – damages when the driver is under the influence of alcohol, hallucinogenic drugs, narcotics, sedatives or any other substance that may impair response time; 6) – damages deriving from accidents not related within the prescribed time; 7) – damages caused by drivers' lack of skill and experience and/or breaking of rules of the road; 8) – damages occurred in countries where the green card is not valid; 9) – damages deriving from the transport with tow truck and/or the repatriation of the vehicle; 10) – damages caused by civil liability and/ or to third part and goods beyond the maximun coverage; 11) – damages deriving from vandalism, weather events, explosions, wars, earthquakes, fires, public events; 12) – damages deriving from renter’s negligence

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 20:39:24, 20:39
Responder #12

Moto2cool

• 4386
Sapiens, vai ver as cláusulas do teu seguro ;) as particulares e sobretudo as gerais

Abril 23, 2019, 20:47:00, 20:47
Responder #13

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Nãã...não estou p'ra isso.

Ler todo aquele livrinho de cláusulas é coisa que nunca me deu muita vontade de ler, sinceramente. :)

Por um lado ainda bem. É sinal claro que até hoje nunca foi necessários e por lá anda (no caso do carro) no porta-luvas.

Mas dada a menção, já percebi que também lá deve ter algo do género...."o seguro não cobre actos de azeitolas".   :zangadoregras:

Dalai Lama

Outubro 07, 2019, 23:46:51, 23:46
Responder #14

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Olhem só quem passou (e quem sabe ainda estará...) por Portugal, fazendo uso do aluguer de moto...

... neste caso uma BMW R1250GS.  :nice:

"The Country, the People & the Bike are simply Incredible"   :nice:

Dalai Lama

Outubro 08, 2019, 09:04:47, 09:04
Responder #15

Raminhos

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 425

Masculino
Ele já tinha postado outro vídeo em Portugal (creio só com bocados desta viagem).

Na altura fui ver o preço do aluguer da GS onde alugou e ... caí para o lado :D

Sendo quem é, é um prazer que ele tenha gostado!

Outubro 08, 2019, 10:15:43, 10:15
Responder #16

petervivas

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 97

Masculino
  • Texto Pessoal
    Quem muito corre, pouco acerta!
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2019
  • Localidade: Amadora
Eu olhei para isto e pensei no sentido oposto.

Tenho uma Kymco Downtown 125 impecável para venda em casa.

Então pensei, porque não tentar alugar isto nas plataformas de aluguer/venda?

Alguém sabe a "papelada" ou cuidados que sejam necessários ou se é ilegal fazê-lo ?

Obrigado a todos pelas opiniões
Daelim S2 125i:'16-'17-13000 kms / Kymco Downtown 125i ABS:'17-'19-23000kms / Piaggio Medley 125 ABS iGet:'19-'20-9000kms

Vespa 125 GTS Super: '07/20 - 4800kms ... | Honda CB500X 2019: 11/19' - 0kms ...
Macal 50cc M70 Sport: de 1990 .. (para sempre)

Outubro 09, 2019, 07:49:29, 07:49
Responder #17

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Eu olhei para isto e pensei no sentido oposto.

Tenho uma Kymco Downtown 125 impecável para venda em casa.

Então pensei, porque não tentar alugar isto nas plataformas de aluguer/venda?

Alguém sabe a "papelada" ou cuidados que sejam necessários ou se é ilegal fazê-lo ?

Obrigado a todos pelas opiniões

Se para vender não precisas de nada em especial, já que a moto é tua e quando a vendes deixa de ser, cessando nesse momento as tuas responsabilidades, para alugar as coisas são diferentes.

Em 1º lugar, terás que criar uma empresa de aluguer de veiculos ( com toda a burocracia que isso exige ). Depois tens que ter os veiculos para aluguer ( que obedecem a certas regras, o que implica mais burocracia, inspeções, etc ). Finalmente, criar uma empresa de aluguer de veiculos apenas com UM veiculo para aluguer, sem possibilidade de escolha para o potencial cliente, com o risco de ser roubado e/ou danificado pelo potencial cliente, com as consequencias fisicas de um possivel acidente do potencial cliente ( o que já envolve seguros e mais burocracia )...

Legalmente, acho que isso não tem pernas para andar. Ilegalmente... tambem não...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...