Autor Tópico: Honda CB500X (2016)  (Lida 46106 vezes)

Agosto 27, 2016, 12:38:59, 12:38
Lida 46106 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Honda CB500X (2016)

Com grande manobrabilidade e agilidade e uma posição de condução vertical e relaxada, e CB500X conquista facilmente qualquer terreno. Por isso, quer esteja a navegar na selva urbana ou a viajar em território inexplorado, encontre a liberdade que procura – tudo isto com apenas uma carta de condução A2.

NOVOS HORIZONTES
Há sempre novos locais para visitar, novas coisas para ver – pegue no seu capacete e conduza.
A CB500X está equipada com um motor de dois cilindros paralelos, refrigerado a líquido, de 500 cc, o que a torna excelente para ir para o trabalho ou para uma aventura no fim de semana. O seu estilo robusto é concebido para os rigores da estrada aberta – e com uma excelente economia de combustível e uma grande agilidade, estará livre para conquistar quilómetros por trilhos rurais, em cidades novas e onde quer que a estrada o leve.

CONSTRUÍDA PARA DENTRO E FORA DA ESTRADA
Leve a sua CB500X para todo e qualquer lugar.
Especialmente concebida para uma condução confortável em passeios longos e viagens de fim de semana, a nova CB500X está equipada com uma suspensão dianteira de curso mais longo do que antes, para poder enfrentar facilmente as acidentadas estradas rurais, assim como as ruas urbanas pavimentadas. Além disso, o para-brisas foi também aumentado em cerca de 100 mm – ajudando a protegê-lo das condições atmosféricas.

Nada é capaz de o deter
Quando a estrada à sua frente se estende até perder de vista, o depósito de combustível de maior capacidade e a excelente economia de combustível da CB500X ajudam-no a conduzir ainda mais depressa do que antes – também com um nível máximo de eficiência.

CRIE O ESTILO DA SUA CONDUÇÃO
Escolha entre a seleção de cinco poderosas novas pinturas da CB500X.
Asteroid Black Metallic, Pearl Horizon White, Millennium Red, Mat Fresco Brown – cada uma das pinturas robustas e totalmente novas da CB500X inclui imagens para os painéis laterais e autocolantes para as rodas com cores a condizer que contribuem para o sentido de aventura. Ou escolha a pintura em Mat Gunpowder Black Metallic para uma sensação mais elegante e discreta.

Ficha Técnica:

DIÂMETRO X CURSO (mm)   67 x 66,8 mm
ALIMENTAÇÃO   Injecção electrónica PGM-FI
TAXA DE COMPRESSÃO   10,7:1
CILINDRADA (cm3)   474
TIPO DE MOTOR   Bicilíndrico paralelo, Refrigeração líquida
POTÊNCIA MÁXIMA   48 CV (35 kW) / 8.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO   43 Nm/7.000 rpm
ARRANQUE   Eléctrico
6 velocidades
TRAVÕES FRENTE   Disco único ondulado, 320 mm, pinça de 2 pistões
TRAVÕES RECTAGUARDA   Disco único ondulado, 240mm, pinça de 1 pistão
SUSPENSÃO - FRENTE   Forquilha telescópica convencional, 41 mm de diâmetro, com ajuste de pré-carga
SUSPENSÃO - RECTAGUARDA   Mono-amortecedor Pro-Link, com afinação da pré-carga, braço oscilante de tubos em aço de secção quadrada
RODA - TAMANHO - FRENTE   17 x MT3,5
PNEUS - FRENTE   120/70ZR - 17M/C (piso misto)
PNEUS - RECTAGUARDA   160/60ZR - 17M/C (piso misto)
RODA - TAMANHO - RECTAGUARDA   17 x MT4,5
RODA - TIPO - FRENTE   Multi-raios, alumínio fundido
RODA - TIPO - RECTAGUARDA   Multi-raios, alumínio fundido
TIPO DE SISTEMA ABS   2 canais
BATERIA   12 V-8,6 AH
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO   26.5°
DIMENSÕES (mm)   2.095 x 830 x 1.360 mm (1.390mm com vidro na posição mais alta)
QUADRO   Em aço, tipo diamante
DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros)   17,5 litros (inclui reserva)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL   3,4l/100km (29,4 km/l)
DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm)   170 mm
PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg)   196 kg
ALTURA DO ASSENTO (mm)   810 mm
TRAIL (mm)   108 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm)   1.420 mm
TRANSMISSÃO FINAL   Por Corrente (Húmida, multi-discos)

Informação e dados técnicos obtidos em: http://www.honda.pt/   Imagens obtidas em: http://images.moto.it;  http://www.honda.pl; http://media.motoservices.com
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2016, 13:34:38, 13:34
Responder #1

rodrigues

• Visitante
Finalmente, alguma coisa de útil neste Fórum  :cool:

Agosto 27, 2016, 13:39:59, 13:39
Responder #2

CB500X7

• Visitante
A terceira mota decente neste fórum  :tirarchapeu:

Boa introdução caro Sapiens  :nice:

Agosto 27, 2016, 14:04:27, 14:04
Responder #3

CLopes

• Visitante
Acho-a mais bonita e equilibrada que a Nc 750X.  :yeah:

Agosto 27, 2016, 14:11:18, 14:11
Responder #4

LoneRider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 364
Num vale nadinha.....
Inté deita fumo pelo escape e tudo....
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 27, 2016, 14:30:03, 14:30
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
É uma máquina muito equilibrada no sentido de conseguir aliar uma boa qualidade de construção, uma mecânica muito fiável, um motor económico e um desempenho que não envergonha ninguém.

E isto tudo a um preço justo, que não fugirá muito dos €6.500-6.700 (aprox.) chave-na-mão.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 27, 2016, 14:34:24, 14:34
Responder #6

rodrigues

• Visitante
Num vale nadinha.....
Inté deita fumo pelo escape e tudo....

Finalmente alguém que percebe de motas, eu não sabia que o fumo saía pelo escape  :lolol: :lolol:

Agosto 27, 2016, 14:43:42, 14:43
Responder #7

CB500X7

• Visitante
É uma máquina muito equilibrada no sentido de conseguir aliar uma boa qualidade de construção, uma mecânica muito fiável, um motor económico e um desempenho que não envergonha ninguém.

E isto tudo a um preço justo, que não fugirá muito dos €6.500-6.700 (aprox.) chave-na-mão.

Para além disso, IUC barato... Digamos que é uma mota forreta  :lolol:

:scooter:

P.s.: Consegui aproveitar uma campanha Honda e ficou-me por menos de 6000 euros 8)

Acredito que bem negociado, consegue-se um bom valor a rondar os 6000 euros  :convivio:
« Última modificação: Agosto 27, 2016, 14:46:21, 14:46 por CB500X7 »

Agosto 27, 2016, 14:44:14, 14:44
Responder #8

LoneRider

• **

• 364
Deixa lá que eu também não!
A Maria até  tem dois e até já desconfiei que ela era tão bêbada por causa disso!!!!!
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 27, 2016, 15:01:12, 15:01
Responder #9

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Gosto mesmo desta moto.
Penso ainda vir a ficar algum/bastante tempo com a CBF mas no dia que a trocar, esta é uma grande candidata ao lugar como muitos daqui sabem!

Agosto 27, 2016, 15:08:54, 15:08
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
P.s.: Consegui aproveitar uma campanha Honda e ficou-me por menos de 6000 euros 8)

Acredito que bem negociado, consegue-se um bom valor a rondar os 6000 euros  :convivio:

Talvez eu esteja errado caro companheiro CB500X, mas a tua é da versão anterior às actualizações 2016, certo??

Foi comprada no decurso de alguma campanha especial??  :)

Dalai Lama

Agosto 27, 2016, 15:13:55, 15:13
Responder #11

CB500X7

• Visitante
(....)

Talvez eu esteja errado caro companheiro CB500X, mas a tua é da versão anterior às actualizações 2016, certo??

Foi comprada no decurso de alguma campanha especial??  :)

É isso mesmo. Outubro de 2015. Acho que não foi uma "campanha oficial Honda" uma vez que naquela altura a campanha que estava a decorrer era a de oferta de 500 euros em material.

Devem ter sido os últimos modelos daquele ano a serem vendidos. Contudo, estive cerca de 3 meses à espera da mota  :scooter:
« Última modificação: Agosto 27, 2016, 15:16:20, 15:16 por CB500X7 »

Agosto 27, 2016, 15:14:04, 15:14
Responder #12

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
url=https://postimg.org/image/tqa5320vp/][/url]upload picture

De Julho de 2014 a Setembro de 2015 'meti-lhe' 13.500 kms 'em cima' e andei com ela metido 'no meio dos tubarões' (malta só com BMW 1200 GS e KTM 1190 Adventure e um com uma Kawasaki Versys 1000 ) em algumas passeatas por Espanha 'adentro' (Serra de Griegos e Picos da Europa ) sem dar 'parte fraca'  :ok:.

Por outro lado (e não querendo ser 'desmancha-prazeres' ) , esta última 4ª feira fui dar uma volta até à Ericeira com um amigo de infância que tem uma (já o modelo de 2016, em branco ) e ele deixou-me 'matar saudades' . Dei uma voltinha com ela e ... em situações futuras já não lhe volto a pedir o mesmo. Prefiro guardar as boas recordações que tenho da máquina  :-X

Uma coisa é certa , é um excelente modelo que a Honda concebeu dentro da gama das 'médias-cilindradas'   :nice:

Agosto 27, 2016, 17:37:20, 17:37
Responder #13

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Eu gosto deste modelo, e tenho alguma curiosidade em guiar uma. Acho que o maior problema da 500X chama-se... NC750X.

Agosto 27, 2016, 17:48:23, 17:48
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim...confirmo que por cada CB500X que se vendeu em 2015, devem ter saído umas 8-10 NC's.

Neste momento não sei, mas acredito que o desempenho comercial da nova versão 2016 tem sido bastante razoável.  E merece-o, pois é uma óptima compra!

Dalai Lama

Agosto 27, 2016, 17:58:02, 17:58
Responder #15

rodrigues

• Visitante
Por muito que goste desta mota reconheço que os 48 cv são parcos para quem vem de cima, mas para mim uma mota que sobe em 6ª a IP5 de Celorico para a Guarda a 150 carregada com o material de campismo, com vento de frente e mesmo assim não passou dos 3,6 é o suficiente.

Agosto 27, 2016, 18:05:41, 18:05
Responder #16

LoneRider

• **

• 364
Rodrigues faz o seguinte.

Desacelera e depois volta a acelerar e faz o que se chama uma recuperação.

Depois contá-la como foi.

Agosto 27, 2016, 18:22:46, 18:22
Responder #17

Luis Salgueiro

• 1797
Por muito que goste desta mota reconheço que os 48 cv são parcos para quem vem de cima, mas para mim uma mota que sobe em 6ª a IP5 de Celorico para a Guarda a 150 carregada com o material de campismo, com vento de frente e mesmo assim não passou dos 3,6 é o suficiente.

Rodrigues, tu andas a dar anabolizantes à Raposa , ai andas andas !  :D
Eu, com a minha ex- , também cheguei a dar 150kms a subir com as 3 malas instaladas , mas .... a mota já vibrava bué e o motor ia a pedir que o deixasse em paz  :)

Agosto 27, 2016, 18:37:48, 18:37
Responder #18

LoneRider

• **

• 364
Enquanto que agora,  com a CrossRunner os cavalos estão em fase de aquecimento.

É isso que eu curto numa moto.
Binário as resmas,  paletes,  contentores de binário!

Agosto 27, 2016, 18:48:39, 18:48
Responder #19

rodrigues

• Visitante
Rodrigues, tu andas a dar anabolizantes à Raposa , ai andas andas !  :D
Eu, com a minha ex- , também cheguei a dar 150kms a subir com as 3 malas instaladas , mas .... a mota já vibrava bué e o motor ia a pedir que o deixasse em paz  :)

Nunca senti vibração a 150 nem a 188 ( velocidade de Velocímetro ) com as malas a solo.

Um pendura por mais leve que seja é sempre um pendura que desequilibra a distribuição do peso total em cima da mota tornando a frente mais leve e se a roda não estiver bem calibrada é possível sentir vibrações mas não vem do motor.

Rodrigues faz o seguinte.

Desacelera e depois volta a acelerar e faz o que se chama uma recuperação.

Depois contá-la como foi.

Já o fiz e recupera sempre a partir dos 60 em 6ª com subidas de meter respeito, as minhas voltas preferidas metem sempre montanha e sei do que falo.

Fala-se muito de cavalos, mas eu gosto mais de mulas, são lentas mas robustas ( sou mau não sou ? )  ::P:

Agosto 27, 2016, 18:53:10, 18:53
Responder #20

LoneRider

• **

• 364
Eu não estou a falar de cavalos.
Estou a falar do músculo que eles têm (binario).
Um dia destes eu posso-te a Dorothy para as mãos e vais perceber o que digo.

Agosto 27, 2016, 18:56:10, 18:56
Responder #21

rodrigues

• Visitante
Eu não estou a falar de cavalos.
Estou a falar do músculo que eles têm (binario).
Um dia destes eu posso-te a Dorothy para as mãos e vais perceber o que digo.

Não preciso de mais adrenalina, se querem adrenalina a sério desçam de bike com fatinho de licra a 90 kms h

Eu quero é curtir a vida com calma, á pressa ando no trabalho.

Agosto 27, 2016, 19:03:44, 19:03
Responder #22

LoneRider

• **

• 364
Não é adrenalina....
Isso vem depois!
É músculo!  :diabolico:

Eu também já desci mais de uma ribanceira às cambalhotas.
Dá uma pica do Katano!

Agosto 27, 2016, 19:40:29, 19:40
Responder #23

Luis Salgueiro

• 1797
Nesta coisa das motas é facílimo que a temática descambe numa conversa de parecido com o 'medir pilinhas', mas com a devida maturidade e satisfatória auto-estima a coisa acaba numa de 'os cães ladram e a caravana passa' ( isto sem desprimor para ninguém , eu próprio me posso incluir nos 'cães' pois é um animal que adoro ) .

Uma coisa é certa Rodrigues, não se trata de 'viciados em adrenalina' , eu sou um motociclista calminho comparativamente com muitos que conheço . O que se passa é que (comigo também acontecia o mesmo) quem nunca andou regularmente (ou com alguma frequência ) numa mota com um bom 'pulmão' e binário não consegue perceber bem o que essa diferença de potencial de facto se reflecte na condução de uma mota e não é a adrenalina que aumenta , é (por estranho que te possa parecer) a segurança e 'qualidade' da condução !

Há quem tenha estas 'ferramentas extra' nas suas motas e ...abuse disso , mas para quem não tem esse 'vício' do risco (tal como tu e eu )  tudo se mantêm igual ...para melhor (se é que me faço entender ) .
De facto, só experimentando . Não acredito que com a tua CB 500 X a 140 /150 kms/h (ainda por cima carregada) tenhas 'margem de manobra' para em segurança fazer uma travagem mais 'acentuada' ,  possas ter 'margem de manobra' para em segurança  te desviares, acelerares e ultrapassares algum 'cromo' que tenha repentinamente   mudado de faixa e se colocado à tua frente , etc, etc, .

Cada qual tira o prazer que quer e do modo que quer da sua mota , e qualquer mota pode conceder prazer . O andar de mota/motorizada/scooter  (por si só) já é uma experiência agradável e se pudesse gostava de também ter cá em casa uma Vespa de 125 c.c. , uma Trial de 250c.c. para 'andar no mato' , uma 500 c.c etc, etc, .

Agora.... não caias no erro de julgar que motas mais potentes são só para gente que gosta de adrenalina . Podes conduzir a minha mota da mesma maneira que conduzes a tua,  a diferença é que os teus limites acabam primeiro que os meus ( inclusivé na segurança ) .
« Última modificação: Agosto 27, 2016, 19:43:51, 19:43 por Luis Salgueiro »

Agosto 27, 2016, 19:40:59, 19:40
Responder #24

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Hoje fui á Ondacoimbra a acompanhar um Amigo que comprou uma 500X, preto mate. Acompanhei num passeio de 150 klms e foi encantado para a Póvoa de Santa Iria.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 27, 2016, 19:45:57, 19:45
Responder #25

rodrigues

• Visitante
Não fugindo ao tema que é a CB500X 2016 poderei afirmar com convicção que ainda vai melhorar bastante pois tanto a Honda como outras marcas vão apostar fortemente nas 500 devido ao Euro4, se por um lado a produção fica mais dispendiosa devido à implantação de novas tecnologias para baixar o co2 a produção de motores 500 irá equilibrar os preços finais.

A CB500x de 2017 ou de 2018 deverá trazer surpresas agradáveis.

Agosto 27, 2016, 19:48:29, 19:48
Responder #26

rodrigues

• Visitante
Hoje fui á Ondacoimbra a acompanhar um Amigo que comprou uma 500X, preto mate. Acompanhei num passeio de 150 klms e foi encantado para a Póvoa de Santa Iria.

Ainda pensei regressar com eles no sábado mas precisava de substituir o canhão da ignição da minha carrinha que avariou e ficou na rua.

Agosto 27, 2016, 19:48:51, 19:48
Responder #27

LoneRider

• **

• 364
Enquanto que agora,  com a CrossRunner os cavalos estão em fase de aquecimento.

É isso que eu curto numa moto.
Binário as resmas,  paletes,  contentores de binário!

Off-topic:
Gostas da minha então?  :confetti: :chopper:

@Rodrigues: A nível práctico, mais que suficiente! :nice:

Off-topic2: Há pouco vi uma cb500F e uma x de 2016...são mesmo bonitas..:)

Velasquez

Experimentei o CP3 e gostei muito.
Divertida e ágil.
É não comprei porque na minha garagem só moram motos específicas.
Tenho o meu critério é só  isso.

Agosto 28, 2016, 10:58:23, 10:58
Responder #28

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Exemplo de como fica o modelo pejado de acessórios...

É certo que estará ali quase +1 CB500X em termos de custo, mas quem gosta e pretende dar um novo sentido à sua máquina, pode crer que o resultado visual...pelo menos esse, é soberbo.  :nice:

Dalai Lama

Agosto 28, 2016, 11:18:25, 11:18
Responder #29

LoneRider

• **

• 364
Isso e mais 50kg na balança!

Agosto 28, 2016, 14:07:36, 14:07
Responder #30

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, este tipo de equipamento, tendo a componente da utilidade e também da estética (..nem todos concordarão), adiciona uns quantos Kg ao conjunto.

Mas esta 500cc, sem ser de facto algum exemplo muito particular em matéria de capacidade de carga, ainda assim deve desenrascar-se muito bem com condutor + top-case + side cases...devidamente preenchidas.  :)

Isto numa utilização do tipo Moto Turismo...pois se for para algo um pouco mais empenhado, é melhor deixar todos os equipamentos e acessórios em casa.  ;)

Dalai Lama

Agosto 28, 2016, 15:30:17, 15:30
Responder #31

rodrigues

• Visitante
Aguenta com tudo, quando vou acampar até o penico e fogareiro levo, e agora é uma tenda de 3 lugares.

No modelo da foto o que pode pesar a mais do que a minha é a proteção tubular do motor e do cárter assim como do radiador e os pneus com mais borracha de resto é igual em artilhanço.

Já agora se me permitem um pequeno conselho,...

Quando se anda com malas laterais convém distribuir bem o peso que se leva por igual, ao princípio costumava andar com uma mala livre para meter o blusão nas paragens de café mas depois notei que algo a curvar não estava bem, distribui melhor o peso ficando ainda espaço suficiente para o blusão e melhorou bastante, basta uma garrafa de 1,5 l de água ( sempre indispensável ) numa das malas para equilibrar o peso das ferramentas, cadeados e impermeáveis.

O que falta em binário compensa com a facilidade que sobe de rotações e só corta ás 8700.

Agosto 28, 2016, 15:46:44, 15:46
Responder #32

João_Santos

• 1964
As coisas em que pensas Rodrigues, até uma tenda de 3 lugares.  :lolol: :lolol: :lolol:

Agosto 28, 2016, 15:51:55, 15:51
Responder #33

rodrigues

• Visitante
As coisas em que pensas Rodrigues, até uma tenda de 3 lugares.  :lolol: :lolol: :lolol:

Nunca se sabe quem encontramos no parque  :tornarseanjinho:

Agosto 28, 2016, 15:55:01, 15:55
Responder #34

João_Santos

• 1964
É uma experiência única e inesquecível, dar dormida a 2s  :corado: :corado:

Setembro 05, 2016, 00:21:07, 00:21
Responder #35

salvador99

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA

Boa noite João, acho que conheço esse sujeito eh eh eh, grande abraço e dia 29 se correr bem e o tempo estiver bom esse mesmo sujeito às 14:00,estará na onda Coimbra pra revisão e seguir para chaves, aparece, grande abraço

Enviado do meu Power através de Tapatalk

Setembro 05, 2016, 00:24:04, 00:24
Responder #36

salvador99

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA

Ainda pensei regressar com eles no sábado mas precisava de substituir o canhão da ignição da minha carrinha que avariou e ficou na rua.
Decerto seria uma excelente viagem Rodrigues, grande abraço

Enviado do meu Power através de Tapatalk

Outubro 04, 2016, 18:26:55, 18:26
Responder #37

João A

• **

• 296

Masculino
  • Modelo Motociclo: ADV 350
Olá a todos!

Resolvi intervir neste tópico geral relativo á CB500X, para não abusar da amabilidade do companheiro Rodrigues, pois inicialmente coloquei no seu D.B. algumas questões que tinha, relativas a uma eventual aquisição desta moto.
Recebi muita e útil informação dos companheiros Rodrigues, Salvador99, CB500X7 e João Santos, quer no D.B. referido quer por M.P.

Fui hoje á Motomil fazer o "ride test" da CB500X (e também experimentei a NC750XA) e gostei bastante. Só uma coisa não gostei nada: aí pelas 6.500 a 7.000 rpm, que corresponderá a cerca de 145km/h em recta, sente-se uma vibração no entre-pernas e assento, que julgo que poderá não ser agradável ao fim de algum tempo de condução (a duração do teste não deu para concluir). Mas no resto da moto, nomeadamente na frente, não se nota nenhuma vibração anormal. O motor é espectacular (para o tipo de moto) e a moto é bastante "maneirinha" e agradável de conduzir. Aliás, a NC é muito mais encorpada, mais moto, e o motor tem um comportamento totalmente diferente, embora também muito bom, mas diferente. Julgo que não são motos comparáveis, estão em segmentos diferentes e têm motores de concepção diferente, e claro que a NC será mais pesada, mais estável e mais confortável, mas a CB500X satisfez-me bastante e chega bem (e sobra) para as minhas necessidades.
Mas como disse, a vibração que referi deixou-me apreensivo, pois era uma característica do motor mono-cilíndrico da BMW 650F que tive durante 21 anos, e que sempre me desagradou neste único aspecto... Será que algum dos companheiros possuidores, ou com experiência nea CB500X me pode dar as suas impressões nesta questão, o que desde já agradeço?
Posso referir que na Ondamil (Feijó - Almada) também consegui umas boas condições de preços, pelo que julgo não se justificar ir propositadamente de Lisboa a Coimbra para a comprar e depois ir novamente fazer a 1ª revisão.
De qualquer, mais uma vez agradeço a todos os companheiros pela sua atenção e esclarecimentos anteriormente prestados, e espero que nos encontremos por aí...
Cumprimentos e boas curvas.
 :scooter: :sportbike:
ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Outubro 04, 2016, 18:44:16, 18:44
Responder #38

João_Santos

• 1964
Não é normal essa vibração e tenho quase a certeza de uma das rodas não estar calibrada a 100%.

Essa situação que relatas só poderá vir das rodas, pois o motor é muito linear e não creio que possa vir dai.

No teste que já fiz, não notei absolutamente nada do que apresentas. 

Aproveita se as condições são boas e te satisfazem.

Outubro 04, 2016, 20:23:47, 20:23
Responder #39

João A

• **

• 296

Masculino
Não é normal essa vibração e tenho quase a certeza de uma das rodas não estar calibrada a 100%.

Essa situação que relatas só poderá vir das rodas, pois o motor é muito linear e não creio que possa vir dai.

No teste que já fiz, não notei absolutamente nada do que apresentas. 

Aproveita se as condições são boas e te satisfazem.

--------------------------------------------------------

Olá João Santos!

Faço notar que só a partir das 6.500 rpm é que senti as tais vibrações.
Eu comentei isso com um responsável do stand e ele confirmou que seria uma característica dessa moto e que nada haveria a fazer (???) mas que com o hábito acabava por se notar menos...
Gostava de ter uma certeza, pois foi o único aspecto que francamente não gostei.
Estive a reler D.B. relativos á CB500X e o companheiro Rodrigues realmente afirma que a 160 km/h e mais (salvo erro) não há nenhuma vibração estranha. Provavelmente terei de fazer outro "ride test" noutro concessionário aqui na zona de Lisboa, pois na Ondamil só têm actualmente aquela que experimentei. Talvez na Linhaway.
Eu julgo que das rodas não daria aquele tipo de vibração, até porque a frente estava estável. A vibração julgo que deveria vir do motor e sentia-se bastante nas partes do corpo em contacto com o banco.
Realço que 145 km/h está muito longe da velocidade máxima, que eu não dei pois não passei nunca das 7.000 rpm, e o Red-line julgo que está nas 9.000 rpm. Estou convencido que esta moto atinge os 180 km/h (no conta-km) com facilidade. Por isso, na casa dos 140 km/h em 6ª velocidade, o motor vai com muita folga e poderia fazer esta velocidade de cruzeiro em A.E. sem esforço especial, não fora as tais vibrações. Mas se não é habitual existirem, então a minha boa impressão desta mota melhora ainda consideravelmente.
Abraço e boas curvas
« Última modificação: Outubro 04, 2016, 20:27:31, 20:27 por Ice »
ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Outubro 04, 2016, 20:44:39, 20:44
Responder #40

Luis Salgueiro

• 1797
Desta gente aqui do fórum eu fui o primeiro a ter a CB500X e o Rodrigues ( o segundo a tê-la ) escolheu-a também em parte 'influenciado' por aquilo que em tempos eu escrevi num outro fórum e também a ele directamente manifestei acerca do modelo. Acrescento a isto o facto de um meu amigo de infância  também ter comprado há meses o modelo de 2016 e me ter deixado dar uma voltinha para 'matar saudades'.
Com a minha ex-CB500 X fiz os Picos da Europa integrado num grupo onde as outras motas eram cinco BMW GS1200 , duas KTM 1190 e uma Kawasaki Versys 1000. Nunca 'descolei' do andamento deles mas tive de andar a 'espremer' a CB500 X durante uma semana .

Isto tudo para dizer que conheço bem o modelo (quer o meu de 2013 , quer o novo de 2016) e acho perfeitamente normal a sensação de vibração que o Ice refere quando chega aos 150 kms/h.
A mota é muito fixe mas ... quando o dono a 'obriga' a rolar a 150kms/h durante uma dezena de kilómetros seguidos ela não se nega  mas ...'queixa-se'  . E o 'queixar' é a vibração que o piloto sente (no guiador e peseiras) pois a mota não está feita (não tem motor suficiente) para dar resposta a estas 'aventuras' com um 'sorriso nos lábios'. Fá-lo , mas de forma 'esforçada' . Com as NC a situação é idêntica .

Como é minha intenção repetir este tipo de viagens mais 'alargadas' e com 'carga' , foi esta viagem que ditou a minha separação da abnegada CB500X . Passados 15 dias de ter chegado dos Picos da Europa fui trocá-la por uma  Crossrunner, também de 2013. Não quero dizer com isto que a Cb500X ou a NC não possam também aventurar-se 'fora de portas' e fazer trajectos de média/longa distância . A questão está em como o fazem (conforto vs. ritmo de andamento ) em comparação com os outros modelos que têm mais 'pulmão' /'músculo' /motor.

p.s. : li só agora o post anterior e concordo (tal como diz o concessionário) que seja 'mesmo assim' e que com o passar do tempo a habituação torne isto 'normal' . Eu também já não estranhava nem dava muita importância a isso (até porque eram situações pontuais , normalmente em auto-estrada/vias rápidas e não a andar na cidade ou nas estradas nacionais ).
« Última modificação: Outubro 04, 2016, 21:42:37, 21:42 por Luis Salgueiro »

Outubro 04, 2016, 22:45:34, 22:45
Responder #41

João A

• **

• 296

Masculino
 Luís Salgueiro,

Muito obrigado pelo seu comentário e informação. Eu tenho lido muitas das suas intervenções nos tópicos da CB500X, com as quais até concordo em grande parte, mas na minha modesta opinião julgo que exagera um pouco para o seu lado, mas percebe-se perfeitamente o seu ponto de vista. Mas segundo me tenho apercebido pelos vários tópicos, eu identifico-me mais com a posição do companheiro Rodrigues (talvez por sermos dum escalão etário mais próximo, sendo eu um pouco mais velho), que ainda não tenho o prazer de conhecer, e quero a moto mais pelo prazer de desfrutar do passeio. Na cidade a moto também é o meu transporte favorito desde sempre (faça chuva ou faça sol), mas como já estou reformado, já não dou a utilização diária citadina que dava antigamente. A.E. é que uso o mínimo possível (digamos menos de 10% da utilização) e é aí que uma velocidade de cruzeiro da ordem dos 130 a 140 km/h me dava jeito, e ás vezes também para acompanhar melhor companheiros com motos mais potentes, na sua maioria Integras ou NCs.
E agora talvez chegue ao ponto que não concordo inteiramente consigo. A minha Kymco DT 300i ABS dá de velocidade máxima 140 km/h, podendo chegar em condições favoráveis cerca dos 150 km/h (7.800 a 8.000 rpm). Pois para esta velocidade de ponta, eu consigo fácilmente manter velocidade de cruzeiro em A.E. da ordem dos 125 a 130 km/h, em que sinto que o motor não vai esforçado demais e o acelerador pouco mais de meio, e ainda tem folga para chegar sempre que necessário e pontualmente aos 140 km/h. Mas para mim isso é um pouco curto em A.E., por isso é que queria um pouco mais de potência e velocidade (não necessariamente para andar no máximo). Para o resto da utilização que faço (estimada em 90%) a minha scooter chega e sobra. Mas, na vontade de regressar ás motos claro conta muito o meu gosto pessoal, pois sinto muito a falta das mudanças, das reduções, acelerações, das rodas de maior diâmetro, do conforto das suspensões com muito maior curso, andar em fora do alcatrão, etc, e a inexistência de mudanças na scooter só apresenta para mim vantagens na utilização citadina. Refiro que tenho 50 anos de utilização de motos (aqui incluo 6 anos de motorizadas 50 cc, até aos 21 anos de idade) e apenas 1 ano e pouco de scooter, mas tenho muita vontade de regressar ás motos.
E no que respeita concretamente á CB500X, se nela a 140 km/h o motor vai folgado nas 6.500 rpm, tendo em conta que o Red-line julgo ser ás 9.000 rm, a que corresponderá em recta e 6ª uma velocidade talvez da ordem dos 180 km/h (no conta-km), não vejo porque não seja moto para andar a uma velocidade de cruzeiro na A.E. da ordem dos 140 km/h. Posso dizer apenas pela curta experiência de hoje, que a esta velocidade em 6ª, se apertar com o acelerador ela dá um salto para a frente... Assim, para mim a principal limitação estará nessa vibração que senti, que julgo que não deveria existir tão marcada, e que estou á espera da opinião de mais utilizadores para comprovar se será anomalia da moto que experimentei, ou se é mesmo uma (má) característica desta moto. Mas eu não senti nenhuma vibração no guiador e peseiras, apenas no assento da moto.
Se me disser que não será moto para andar continuamente a mais de 160 km/h em A.E., aí concordarei certamente, e também não seria esse o meu objectivo.
Cumprimentos e boas curvas.

Outubro 04, 2016, 22:59:13, 22:59
Responder #42

rodrigues

• Visitante
Motas para teste poderão ter a rodagem mal feita ou algo mais.

Só posso falar pela minha e em caso de dúvida coloco a Raposa à disposição para o teste acima dos 150 com malas e vidro alto.

Já o fiz muitas vezes e nunca notei vibração nenhuma.

Já regressei à pressa de Trás os Montes quase sempre por AE acima dos 140 sempre com reserva para mais, pois cheguei a ultrapassar acima disso e nunca senti quaquer incómodo na condução.

Atenção que o amigo Luís Salgueiro que muito estimo, andava quase sempre a dois e aí até admito que a Cb500x se queixe um pouco tendo em conta que o Luís tem à vontade 185 cm

Companheiro Ice se quiseres testar a minha Cb500x é só combinarmos.

Outubro 04, 2016, 23:07:14, 23:07
Responder #43

rodrigues

• Visitante
Quando levei a minha Cb500x à Motorway para instalarem o carregador de isqueiro deixaram o banco mal encaixado junto ao depósito, a mota de teste poderá andar com o banco mal encaixado dando vibração entre as pernas.

Outubro 04, 2016, 23:21:08, 23:21
Responder #44

João A

• **

• 296

Masculino
Obrigado companheiro Rodrigues pela informação.
Realmente quando entreguei a moto o banco estava mal encaixado á frente (exactamente no sitio onde senti mais vibração). Mas não sei se á partida estaria, e foi na 1ª parte da voltinha que eu fiz A.E. Depois, quando cheguei á Lagoa de Albufeira parei numa esplanada para beber qualquer coisa e foi nessa altura que abri o banco para espreitar como era e poderei tê-lo fechado mal, e na volta não fiz A.E. Mas talvez no início estivesse bem, e foi no início que fiz A.E. e acelerei um pouco mais como disse. Continuo portanto na dúvida.
Mas Rodrigues, podia confirmar sff se a sua Raposa não tem nada deste tipo de vibração??
Se assim for, vou fazer novo teste noutro concessionário.
Muito obrigado mais uma vez.
Cumprimentos e boas curvas

Outubro 04, 2016, 23:22:20, 23:22
Responder #45

Luis Salgueiro

• 1797
Amigo Ice (curiosamente o mesmo 'nickname' de um dos meus melhores amigos , do tempo em que pratiquei Mushing / corridas com cães de trenó ) ,
Parece-me ser uma pessoa muito ponderada/equilibrada no seu discurso ( os anos acumulados também hão-de trazer coisas boas à personalidade  ;)) e pelo que me descreve de si , das suas motivações para voltar às motas  e do que quer de uma mota , acho que a CB500X lhe 'vai assentar que nem uma luva'  :nice:
A CB500 X é uma mota muito divertida de conduzir ( apela ao tal 'brincar com a caixa' que menciona) e também muito honesta quanto ao que esperam dela.

Eu também 'já não vou para novo' (tenho 56 anos) mas ainda me sinto numa fase de 'gastar os últimos cartuchos' do desfrutar da 'irreverência' /adrenalina na condução de uma moto e de facto comecei a achar a CB500X 'curta' para certas situações (ultrapassagens em 'velocidade continuada' ou em ultrapassagens em 'espaço reduzido' , isto é , alguma 'explosão' no motor ) bem como 'arcaboiço' para viajar 'desafogadamente' com pendura e malas (sem sentir que estou de algum modo a 'esforçar' ) , mas não fique com a ideia errada que me acho um 'rei do asfalto' que só se sente bem a 'assapar' , nada disso.
 A Crossrunner são 'duas motas numa só ' e por norma tem um rolar suave , linear e 'prazenteiro' (o que normalmente se apelida de 'user friendly' ) só que ... tem também mais que isso (caso o utilizador assim o pretenda) e é esse 'mais que isso' que a CB500X não tem (e que pelos vistos o Ice e o Rodrigues também dispensam, e que eu também provavelmente dispensarei numa outra altura qualquer da minha vida ) .

Cumprimentos (aos dois)   e ...'boas curvas' !  :convivio:

Outubro 04, 2016, 23:31:04, 23:31
Responder #46

Luis Salgueiro

• 1797

Atenção que o amigo Luís Salgueiro que muito estimo, andava quase sempre a dois e aí até admito que a Cb500x se queixe um pouco tendo em conta que o Luís tem à vontade 185 cm
.
Confirmo ! Meço 1,85m e tenho 88 kgs (pesados hoje  ;D ) . Para além de andar maioritáriamente sózinho, também  costumo frequentemente andar com pendura (quer com a minha esposa em 'escapadinhas' mais 'alargadas' quer com um dos meus dois filhos em passeios mais curtos ) .

Outubro 04, 2016, 23:39:14, 23:39
Responder #47

rodrigues

• Visitante
Amigo Luís, bates precisamente onde quero chegar, eu tenho 62 e já não preciso do nervo que a Crossrunner te proporciona.

Sei que é uma belíssima mota mas eu já não preciso de tanto e acredito que também lá chegarás, só te faltam 6 anos

Eu tento ajudar da melhor forma os interessados neste modelo mas faço os possíveis por me manter isento pois não recebo nada da Honda.

Mas bem merecia  :lolol:

Abraço
« Última modificação: Outubro 04, 2016, 23:41:35, 23:41 por rodrigues »

Outubro 04, 2016, 23:43:43, 23:43
Responder #48

João A

• **

• 296

Masculino
Ice, por acaso já consideraste a MT-07 Tracer? Ou mesmo a V-Strom 650? Mais ou menos nesses estilo que estarás à procura mas não 'tão esforçada' dentro dessas velocidades. Aliás para fazer estiradas dessas velocidades, como eu costumo dizer, potência nunca é demais, não quero dizer que o Ice ande sempre nessas velocidades..mas se prrcisar..a potência esta lá para ser usada...no fundo, até convém ser algo com mais músculo...

Velasquez

Já tinha pensado na Tracer MT-07, mas é muito mais encorpada e de preço bastante mais alto e esteticamente não acho o máximo (vi bastantes na Benção das motos em Fátima). Idem para a V-Strom 650, que ainda gosto menos esteticamente. Por acaso vi hoje no forum a apresentação do novo modelo da V-Strom 650 e gosto mais, mas o preço certamente não será inferior a 8.000€ (ter em conta que consigo a CB500X por um preço que não passa muito os 6.000 €).
Por preço inferior a essas que referiu teria a NC750XA, que tem menos cv que essas, é muito mais moto que a CB500X, mas também custaria mais 800 ou 900 €.
Também considerei a Kawasaki Versys, que custa 8.850 € já com malas e protecção de mãos e esteticamente me agrada mais, e que conseguia por preço da ordem dos 8.000 €. Mas eu não quero gastar tanto e todas essas motos são bastante mais encorpadas e gastam muito mais combustível.
Se não fosse a CB500X iria para a NC750X, por preço da ordem dos 7.000 €, mas mesmo assim não me convém gastar tanto...
De qualquer modo muito obrigado pela sugestão.
Cumprimentos e boas curvas
 :scooter:
« Última modificação: Outubro 06, 2016, 02:15:37, 02:15 por Ice »

Outubro 04, 2016, 23:52:39, 23:52
Responder #49

Luis Salgueiro

• 1797

E no que respeita concretamente á CB500X, se nela a 140 km/h o motor vai folgado nas 6.500 rpm, tendo em conta que o Red-line julgo ser ás 9.000 rm, a que corresponderá em recta e 6ª uma velocidade talvez da ordem dos 180 km/h (no conta-km), não vejo porque não seja moto para andar a uma velocidade de cruzeiro na A.E. da ordem dos 140 km/h. Posso dizer apenas pela curta experiência de hoje, que a esta velocidade em 6ª, se apertar com o acelerador ela dá um salto para a frente..

Só mais uma 'achega'  : comigo a CB500X nunca chegou aos 180 kms/h ! Cheguei a experimentar levá-la até aí por 2 ou 3 vezes na auto-estrada  mas ... não chegou lá ! Talvez por ter instalado nela um vidro alto da GIVI e ir com as 3 malas postas.

A velocidade de cruzeiro em AE de 140kms/h é perfeitamente expectável de acontecer na CB500 X ! Só que se 'sente' ! Na minha actual mota não 'sinto' , é quase como se estivesse a 'planar' .