Autor Tópico: O V-TEC , as folgas das válvulas , a substituição dos 'martelos' , etc,  (Lida 9524 vezes)

Agosto 28, 2016, 22:14:31, 22:14
Lida 9524 vezes

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Ora bem ... gostaria de aprender/saber um pouco mais sobre o assunto do tópico pois uma das 'novidades' que esta minha mota me traz é o assunto da necessidade de periódicamente verificar a folga das válvulas e a substituição da componente dos 'martelos' .
Sei muito pouco acerca desta matéria e acho que por aqui há gente capacitada para partilhar algum conhecimento .

No caso da Crossrunner , a Honda indica a 1ª 'vistoria' sobre o assunto  na revisão dos 24.000kms (e depois aos 48.000kms ) mas entretanto já li (num fórum estrangeiro dedicado ao modelo) que é "dinheiro mandado ao ar" (pois envolve um acréscimo significativo na mão-de-obra no desmontar e montar dos componentes para lá chegar) ! Segundo alguns users desse fórum (proprietários deste modelo) só vale a pena verificar a folga das válvulas, e a possível substituição de alguns 'martelos' ,  no mínimo aos 40.000kms e há um deles que escreveu que a sua Crossrunner já tem 56.000kms sem ter ainda verificado nada acerca disto, estando a mota a funcionar em pleno.

Dentro de semanas irei fazer a revisão dos 24.000 kms e perante este tipo de declarações vou 'chutar para canto' a verificação da folga das válvulas e o consequente encargo na despesa final da revisão , deslocando esta verificação só para a próxima revisão dos 36.000 kms. 

As minhas questões são :
- Que implicação tem o possível facto de a mota estar a precisar de ajustar a folga das válvulas ou substituição dos chamados 'martelos' e ...não ter sido feita essa verificação na última revisão efectuada ?
- É de facto razoável e de bom-senso , não ligar às indicações da Honda para fazer esta verificação a cada 24.000kms e esticar estes prazos para (por ex.)  cada 40.000kms  tendo em conta que estes motores da VFR já cá andam há décadas 'com provas dadas' e que na prática grande parte dos proprietários alegarem que não existem registos de necessidade de qualquer alteração antes dos 50.000kms ?
- É verdade ou é 'treta' que um bom mecânico tendo o motor a trabalhar consegue 'pelo ouvido' identificar se existe ou não necessidade de 'desmanchar' a mota para verificar a folga das válvulas ?

Enfim... o que me sabem dizer sobre esta matéria ?

Agosto 28, 2016, 22:27:18, 22:27
Responder #1

LoneRider

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 364
Luis pá  vou ser curto e grosso.

Os intervalos só são para respeitar se existe algum tipo de garantia envolvida.

Depois as tuas cabeças  são DOHC (Double Over Head Came)  pelo que não tem martelos,  mas sim pastilhas que vão anulando a folga criada pela fricção.
Ora bem,  estás pastilhas uma vez gastas deixam passar um ruído do tipo tic tic,  tic tic.  Ou seja o ruído típico de uma válvula a bater. Este ruído é  audível principalmente a frio e não é preciso ser mecânico para diagnosticar a maleita.

O que te vou dizer soa a barbaridade mas nunca mudei pastilhas na Maria das Curvas é tem 149000km. As medidas tomadas na última inspecção estão dentro dos parâmetros de tolerância. O que não quer dizer que amanhã não as tenha que mudar,  mas dá para ver bem a coisa, não dá!?
Não  te preocupes com isso,  é perfeitamente perceptível.
Tenho mais medo do tic tic do tensor da corrente que de uma válvula.
Descontrai  e curte a mota.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 28, 2016, 23:01:03, 23:01
Responder #2

Luis Salgueiro

• 1797

Depois as tuas cabeças  são DOHC (Double Over Head Came)  pelo que não tem martelos,  mas sim pastilhas que vão anulando a folga criada pela fricção.
Ora bem,  estás pastilhas uma vez gastas deixam passar um ruído do tipo tic tic,  tic tic.  Ou seja o ruído típico de uma válvula a bater. Este ruído é  audível principalmente a frio e não é preciso ser mecânico para diagnosticar a maleita.

O que te vou dizer soa a barbaridade mas nunca mudei pastilhas na Maria das Curvas é tem 149000km. As medidas tomadas na última inspecção estão dentro dos parâmetros de tolerância. O que não quer dizer que amanhã não as tenha que mudar,  mas dá para ver bem a coisa, não dá!?

Thanks Lone Rider ! :nice:

Sabia que a distribuição era DOHC, mas nunca fui saber o que isso queria dizer  :corado:
Já agora , para 'espremer' e aproveitar o tópico :
Que efeitos secundários / que implicações trazem o facto de a mota andar a rolar regularmente tendo essa 'mazela' por corrigir ( isto é, andar com as válvulas 'a bater' ) ? "É a morte do artista" ?  Ou nunca vai chegar a esse extremo pois antes disso a 'geringonça' irá dar outros sinais visíveis que algo está mal ? 

Agosto 28, 2016, 23:31:51, 23:31
Responder #3

mneves

• 3092

Masculino

Sim ,companheiro um bom mecanico pode conseguir distinguir o barulho de valvulas.
Acho estranho as marcas de motas nao adoptarem as touches hidraulicas como nos carros ,que na maioria das vezes nao carecem de afinaçao tao cedo.
tambem concordo com o lonerider.
Pelas velas ,consumos ,barulho podes distinguir ou omecanico pode diagnosticar algo de mal,ou menos mal.
Para as afinar o motor tem de estar frio,nao morno e numa revisao acho pouco provavel que consigam ...e os custos aumentam pois para la chegar....
Vê o que te dizem na oficina....
membro numero 16

Agosto 28, 2016, 23:41:50, 23:41
Responder #4

pedroareias

• Visitante
Penso que a Harley e alguns modelos das Japonesas têm touches hidráulicas.

http://www.revzilla.com/common-tread/why-do-bikes-use-shim-under-bucket-valve-adjusters

As soluções técnicas não devem seguir as "modas" porque há custos directos e indirectos envolvidos sempre que se muda.

Ainda há quem defenda as hastes e balanceiros em vez do OHC. Há ainda quem defenda os flathead em muitas aplicações http://www.dmotorusa.com/.

Por exemplo prevê-se que os novos motores da Harley (Milwaukee Eight) só daqui a uns valentes anos estejam fiabilizados. Os Twin-Cam, que vieram dos EVO, levaram muito tempo até estarem robustos.

Por vezes convém manter as soluções com as suas vantagens e inconvenientes conhecidos.

Sim ,companheiro um bom mecanico pode conseguir distinguir o barulho de valvulas.
Acho estranho as marcas de motas nao adoptarem as touches hidraulicas como nos carros ,que na maioria das vezes nao carecem de afinaçao tao cedo.
tambem concordo com o lonerider.
Pelas velas ,consumos ,barulho podes distinguir ou omecanico pode diagnosticar algo de mal,ou menos mal.
Para as afinar o motor tem de estar frio,nao morno e numa revisao acho pouco provavel que consigam ...e os custos aumentam pois para la chegar....
« Última modificação: Agosto 28, 2016, 23:51:58, 23:51 por pedroareias »

Agosto 29, 2016, 00:30:27, 00:30
Responder #5

Luis Salgueiro

• 1797

..

mneves , perguntar isto numa oficina acho que é 'estar-se a pôr a jeito' para a oficina ver logo ali uma 'fragilidade' , ou abertura , para 'tirar proveito' , entenda-se, facturar !
A não ser a já existência de uma cumplicidade e amizade entre o cliente e o 'prestador de serviços' ou a sorte de estarmos na presença de um profissional 'honesto a toda à prova' ( o que com as dificuldade$ da Troika começou a rarear de aparecerem).

Quando andei a pesquisar sobre este modelo (Honda Crossrunner modelo de 2011 a 14) acho que li na net tudo o que lá havia/há de reviews (feitas por privados e também por particulares ) e acerca do motor sempre foi unânime que se tratava de um motor 'á prova de bala' , que já cá anda a rodar há décadas (com alguns upgrades óbvios em função dos progressos da tecnologia) sem que lhe fossem apontados 'defeitos' ( a não ser o consumo médio de 6,1lts , podendo ser superior ou inferior consoante 'acordem' o V-Tec muitas ou poucas vezes ) .
Este assunto da verificação da folga das válvulas e possível substituição de alguns componentes era/é o 'papão' que pode aumentar consideravelmente a factura de uma revisão, mas o que se diz por aí é que o plano de revisões/manutenções apresentado pela Honda (sobre este assunto em particular)  é só 'pr'a inglês ver' e dar a ganhar aos concessionários.
Um mecânico de uma representante da marca em Inglaterra chegou mesmo a escrever que trabalha lá desde 1992 até hoje e que já lhe passaram dezenas e dezenas de motores VFR sem nunca ter havido a necessidade de uma intervenção mais 'profunda' em qualquer destes motores e que acredita que se vai reformar sem nunca ver um motor V-Tec a 'dar o berro'.

Resumindo: acho que sobre este assunto será mais sensato auscultar a 'opinião pública' da 'malta das motas' que é experiente e conhecedora, do que me 'pôr a jeito' a ir questionar um concessionário e receber a previsível resposta : " eh pá , você faça como entender, mas se a Honda aconselha é porque acha que é preciso !"

p.s. : um comentário do 'Cross' (que tem o modelo da Crossrunner igual ao meu) seria bem-vindo  :nice:
« Última modificação: Agosto 29, 2016, 00:34:31, 00:34 por Luis Salgueiro »

Agosto 29, 2016, 00:46:41, 00:46
Responder #6

pedroareias

• Visitante
Precisamente. Estes motores provavelmente não mudam em nada fundamental há décadas.

Informaram-me que aos 100000km convém verificar a folga. Mas é um 4-em-linha twin cam 16 mais convencional.

Antes disso é pagar mão-de-obra ao concessionário.

Quem me informou foi o mecânico do concessionário Honda (que permanecerá anónimo), fora do seu local de trabalho.

..

mneves , perguntar isto numa oficina acho que é 'estar-se a pôr a jeito' para a oficina ver logo ali uma 'fragilidade' , ou abertura , para 'tirar proveito' , entenda-se, facturar !

Agosto 29, 2016, 01:15:53, 01:15
Responder #7

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
A minha NC não é, obviamente, V-Tec, no entanto diz o manual que as válvulas devem ser verificadas aos 24.000km.
Na revisão ninguém me avisou para levar a mota de véspera ou coisa que o valha para o motor ficar frio. Levei-a normalmente. Ninguém quis saber da verificação das válvulas.

Concessionário oficial Honda e mota na garantia.

Eles estão-se completamente nas tintas para o que dá um pouco mais trabalho...

O que me safa é que todos dizem que aos 24.000km são muito raros os casos que precisam de retificar válvulas nas NCs.
Pode ser que o teu motor seja a mesma coisa...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 29, 2016, 04:12:09, 04:12
Responder #8

LoneRider

• **

• 364

Thanks Lone Rider ! :nice:

Sabia que a distribuição era DOHC, mas nunca fui saber o que isso queria dizer  :corado:
Já agora , para 'espremer' e aproveitar o tópico :
Que efeitos secundários / que implicações trazem o facto de a mota andar a rolar regularmente tendo essa 'mazela' por corrigir ( isto é, andar com as válvulas 'a bater' ) ? "É a morte do artista" ?  Ou nunca vai chegar a esse extremo pois antes disso a 'geringonça' irá dar outros sinais visíveis que algo está mal ?

É pá inicialmente é um tic tic em frio,  depois o trabalhar deixa de ser certinho e nos pior dos casos,  terá dificuldades em arrancar a frio,  trabalhar irregular e consumos a aumentar,  velas marcadas e começas  a ter visões de velhas carrancudas com pelos debaixo do sovaco a fazerem-te oferecimento sexuais...

Bem eu acho que só com o trabalhar deixar de ser certinho já vais ao bata azul ver o que é que ele te diz.  ;)
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 29, 2016, 09:57:36, 09:57
Responder #9

sapina

• **

• 92
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman 400 ABS
  • Localidade: Sintra
Da experiência que tenho em cerca de 130.000km a andar de mota e de trabalhar numa oficina de mecânico auto ao sábado é, se as válvulas não fazem barulho a frio durante o primeiro minuto (o tal tic tic que falam) então não mexe, deixa estar que está bem assim.

Vendi a Burgman 400km com 80.000km e nunca afinei nem verifiquei a folga das válvulas, no caso da Burgman a afinação das válvulas é por pastilhas.

Agosto 29, 2016, 15:35:51, 15:35
Responder #10

Luis Salgueiro

• 1797
Pois ... mas há que ver que há  'válvulas' e há 'VÁLVULAS ' , isto é, este assunto da mais importância ou menos importância da verificação da folga das válvulas e necessidade de substituição de alguns componentes varia muito de acordo com o ser ter um motor 'normal' ou (como no meu caso ) um motor com V-TEC que trabalha com a admissão e compressão a 16 VÁLVULAS !!
Daí a minha 'preocupação' em ficar mais elucidado sobre este assunto para prevenir algum futuro dissabor .
Se tivesse alguma das minhas recentes anteriores motas ( Burgman 400, Burgman 650 e CB 500 X )  nem  sequer colocava o tópico, mas com este motor da VFR800 X Crossrunner já achei que fazia sentido saber mais sobre este aspecto da manutenção .

Cumps.  :convivio:

Agosto 29, 2016, 18:40:47, 18:40
Responder #11

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Companheiro Salgueiro, conhecer e bem todos os pormenores da moto que tripulamos é fundamental e indispensável para que o prazer de condução seja o máximo.

João  :scooter: :scooter:

Agosto 29, 2016, 20:50:38, 20:50
Responder #12

mneves

• 3092

Masculino
Já agora um video de explicação sobre o que é o sistema v-tec:
Peço desculpa estar noutra lingua mas nao encontrei no nosso pt

membro numero 16

Agosto 29, 2016, 21:21:40, 21:21
Responder #13

Luis Salgueiro

• 1797
Well done mneves ! Thanks !  :nice:
I've got no issues with the english language ! I'm an english teacher for twenty five years !

Just for the fun :
http://
« Última modificação: Agosto 29, 2016, 21:39:18, 21:39 por Luis Salgueiro »

Agosto 29, 2016, 21:48:57, 21:48
Responder #14

mneves

• 3092

Masculino
Ok,i think  we help all members  to know how v-tec works,thanks ;) :bandeiraportugal:
Acho que ja ajudamos mais um pouco a entender o que é esta invenção da Honda nos enlatados e nas motas :nice:
membro numero 16

Agosto 29, 2016, 22:17:55, 22:17
Responder #15

Cross

• Global Moderator

• 1163

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas Luis,

Queria ter comentado já mas infelizmente o tempo não dá para tudo.

Sobre o VTEC já conhecia antes de comprar a minha maquina, mas isso também já foi a bastante tempo ainda era o REV mas desde lá acho que estamos no HYPER VTEC spec III.
Não fiz grandes investigações porque o que conhecia dos carros (i-VTEC Civic) dava-me alguma confiança que nas motos seria praticamente seja o mesmo. Feedback directo se fiz manutenção/verificação ás válvulas não posso dizer todavia tal como tu ainda não fiz na minha.

Vi os teus comentários no outro forum da CR e acho que até comentei sobre o mesmo à mais de 1 ano acho :)
Na altura isso despertou curiosidade e procurei sobre o tema e cheguei a mesma conclusão que os 24K Km estão lá mais para proteger a Honda de eventuais abusadores e manutenção deficiente.

Nas conversas que tive onde normalmente faço a manutenção da máquina em que confio totalmente neles, também sempre tive o feedback que é motor para toda a vida. Acho que aos 48K Km parece talvez a melhor aposta para uma revisão as válvulas. Lembro-me que negociei a H+2 da Honda e que me disseram que não iria necessitar... o que aconteceu e não foi necessário para nada mas também fiz menos KM que esperava :)

O sistema não tem muito de diferente, senão vejamos, sem tentar simplificar demasiado, são 3 excêntricos em vez de 2 em que o martelo do meio é actuado por um sistema hidráulico e actua nas duas válvulas ao mesmo tempo, não será por isso que ajustes sejam muito diferentes de outros motores sem VTEC só com dois martelos.
O que eu sempre pensei foi que por ter estes sistemas adicionais de controlo seja no pistão do martelo como no topo do bloco, o controlo variável do avanço e retorno do veio que também é hidráulico no acionamento e eletrónico no controlo que fosse esse o ponto fraco. Mas não encontrei comentários de falhas no sistema portanto estou descansado até ver.

Se existe exemplos de falhas e alertas com os mencionados tic tic é de estar atento e ver se isso se verifica e actuar de acordo.

Por enquanto a estatística acho que está do nosso lado e portanto levo a coisa sem stress.

Na NC tinha claro que iria fazer ajuste de válvulas nos 24K porque disseram-me isso logo quando comprei mas neste caso não pelo contrário sempre foi o inverso.

Já pastilhas mudei antes do esperado. Disseram-me que é normal e depende da condução. Eu acho que é mais do peso porque com carga completa de top case, laterais, pendura ultimamente, ... e só eu peso 120Kg + já agora digo que não são nada baratas...  :offtopic:

Só tenho pena não ter disponibilidade de aproveitar melhor a maquina de resto é por gasolina e está tudo dito.

boas curvas
« Última modificação: Agosto 29, 2016, 22:20:18, 22:20 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 29, 2016, 22:43:27, 22:43
Responder #16

Luis Salgueiro

• 1797
Nesse tal fórum internacional acerca do modelo VFR800X Crossrunner é verdade que em tempos também lá coloquei um post sobre o assunto mas a meia-dúzia de respostas que lá colocaram vieram de uns britânicos e não achei que fossem conclusivas .
Cheguei a trocar umas mensagens com um português de Cascais , de nome Miguel , és tu ?

Juntando todas as peças , já cheguei à conclusão que de facto só virei a ponderar mais seriamente  fazer a tal verificação quando chegar à revisão dos 50.000 kms.
Entretanto , para a  próxima semana irei fazer a revisão dos 24 mil (pois já marca 24.557  :corado:) .
Já dei instruções ao mecânico para :
- mudar filtro de ar e velas
- mudar filtro de óleo e óleo do motor
-mudar pastilhas de travão e óleo de travões
-mudar líquido de refrigeração
- substituir 3 leds da luz de stop

Já agora, quanto custam as pastilhas de travão ?  :pensador:

Entretanto e 'nem de propósito' , hoje no facebook troquei estas mensagens abaixo com um proprietário de uma Crossrunner de 2012  que tinha uma foto a mostrar o painel que marcava 60.000 milhas . Segundo se pode ler na resposta dele , verificação de folga das válvulas será coisa para mais tarde  :) 

"Mike Would

A change of job meant the last 20000 miles took longer to get to than the first 40000.
Foto de Mike Would.

Luis Salgueiro have you ever checked the valves ? If yes, it was needed any maintenance ?
Gosto · Responder · 3 h

Mike Would I have to admit to having never checked the valves, one day I will get round to it!"

Agosto 30, 2016, 00:12:11, 00:12
Responder #17

Cross

• Global Moderator

• 1163

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Nesse tal fórum internacional acerca do modelo VFR800X Crossrunner é verdade que em tempos também lá coloquei um post sobre o assunto mas a meia-dúzia de respostas que lá colocaram vieram de uns britânicos e não achei que fossem conclusivas .
Cheguei a trocar umas mensagens com um português de Cascais , de nome Miguel , és tu ?

Juntando todas as peças , já cheguei à conclusão que de facto só virei a ponderar mais seriamente  fazer a tal verificação quando chegar à revisão dos 50.000 kms.
Entretanto , para a  próxima semana irei fazer a revisão dos 24 mil (pois já marca 24.557  :corado:) .
Já dei instruções ao mecânico para :
- mudar filtro de ar e velas
- mudar filtro de óleo e óleo do motor
-mudar pastilhas de travão e óleo de travões
-mudar líquido de refrigeração
- substituir 3 leds da luz de stop

Já agora, quanto custam as pastilhas de travão ?  :pensador:

Entretanto e 'nem de propósito' , hoje no facebook troquei estas mensagens abaixo com um proprietário de uma Crossrunner de 2012  que tinha uma foto a mostrar o painel que marcava 60.000 milhas . Segundo se pode ler na resposta dele , verificação de folga das válvulas será coisa para mais tarde  :) 

"Mike Would

A change of job meant the last 20000 miles took longer to get to than the first 40000.
Foto de Mike Would.

Luis Salgueiro have you ever checked the valves ? If yes, it was needed any maintenance ?
Gosto · Responder · 3 h

Mike Would I have to admit to having never checked the valves, one day I will get round to it!"

Boas,

Não sou eu. Mas conheço o Miguel. Tem uma CR branca igual a minha. :)
Queria uma mota polivalente para fazer o les a les :) tinha uns Scorpion trail de origem disse que só 5% off road.
 Tivemos a desmontar um suporte da givi para as malas laterais. Mudar as pegas traseiras e puxar os piscas para trás...

Sobre o que há a fazer deves mudar também o fluido da embraiagem também. Penso que é igual que o dos travões. Acho que é um DOT4 se não me engano como são hidrófilos e podem apanhar humidade e perder as características melhor mudar. Verificar no manual porque estou a assumir apenas não tenho a certeza mas parece logico ambos circuitos hidráulicos.

As pastilhas não tenho aqui a factura mas acho que foram 89 Euros acho. Acho que foram caras mas foi antes de ir para Faro e só queria o trabalho feito a tempo. Para verificar só posso para a semana que vem.

Sobre as válvulas acho que é apenas estar atento e deixar para mais tarde, mas pelo sim pelo não se for num concessionário Honda, perguntar  a ver que te dizem :)

Depois diz como foi.

Sent from my XT1032 using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 17, 2016, 12:43:11, 12:43
Responder #18

LoneRider

• **

• 364
Gasolina é corrosivo.
Ou petróleo ou gasóleo.

Se leres o link que deixei explico porque.

Setembro 17, 2016, 13:06:56, 13:06
Responder #19

Luis Salgueiro

• 1797
Gasolina é corrosivo.
Ou petróleo ou gasóleo.

Se leres o link que deixei explico porque.

Ó Lone Rider , não sejas vaidoso e começa a pensar em usar óculos ,  este teu conselho é ali "para a porta ao lado"  (manutenção da corrente e transmissão ) !