Autor Tópico: Estamos numa altura de polens (...e propensão a alergias)  (Lida 1727 vezes)

Maio 14, 2019, 17:38:04, 17:38
Lida 1727 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estamos numa altura de polens (...e propensão a alergias)

Desde há uns dias para cá que andava para criar tópico acerca deste assunto...

Assunto esse que afecta muita gente e que leva mesmo a que a condução de um motociclo, sob certas circunstâncias, possa revestir-se de dificuldades ou mesmo perigos.

Falo naturalmente daquilo que o próprio tópico dá a entender...ou seja, quando chega a Primavera iniciam-se problemas com pólen que anda no ar, causando reacções alérgicas que nalguns casos podem mesmo ser...desesperantes. E isto é uma realidade!

Para controlar minimamente o desconforto causado sei que se recorre habitualmente a medicação, pois os espirros, comichão nos olhos e no nariz, a tosse e mesmo a dificuldade em respirar são causas que podem escalar para situações que complicam mesmo o dia-a-dia. Tenho na família quem passe por isso...

No caso da condução de um motociclo acaba por não ser muito diferente e mesmo para quem por aqui não tem grandes problemas com o pólen proveniente de gramíneas ("fenos"), provavelmente não se escapou de valentes espirros sem tempo de abrir sequer a viseira. Já me aconteceu tantas vezes... :(

São situações bastante complicadas, havendo por vezes um grande desconforto também a nível ocular, como me apercebi há uns dias aqui no fórum após manifestação de um dos membros que indicou este tipo de razões capazes de o lavar a declinar a possibilidade de ir a um evento entretanto já realizado.

A verdade é que estamos numa altura complicada e quem é alérgico ainda lhe piora mais a situação, pelo que a condução de um motociclo durante os meses de Primavera, coincidentes com a facilidade em espirrar sucessivamente, os olhos lacrimejantes e vermelhos da irritação, o nariz a pingar, a garganta irritada...tornam afinal um martírio aquilo que devia ser de prazer e um momento de descontracção e anti-stress.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 14, 2019, 19:44:16, 19:44
Responder #1

NunoMiguel

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 42
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750x
  • Localidade: Lisboa
Até eu que não sofro de alergias... sofro com as alergias. É que a minha querida pendura volta e meia nem tem tempo de desligar o intercomunicador antes do espirro... é com cada cagaço que apanho...

Maio 14, 2019, 21:23:10, 21:23
Responder #2

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pois eu chego a nem sequer ter tempo de subir a viseira...  :(

Já me aconteceu umas quantas vezes e torna-se depois bastante complicada a visão...por razões óbvias.  :corado:

Circular de moto e espirrar de forma ocasional ainda vá.
Mas se tivesse ainda juntamente a isso um constante pingar do nariz e irritação ocular, então realmente a coisa tornava-se um suplício...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 14, 2019, 21:24:12, 21:24
Responder #3

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Sofro bastante com isso. Não tanto na questão respiratória, mas os polens agravam as rinites.

Se a respiração, no meu caso, não é muito afectada ( embora conheça pessoas que usam oxigenio engarrafado ), já a visão é bastante prejudicada. Mesmo com a viseira fechada, com o calor que provoca com estas temperaturas, entram sempre particulas microscópicas para dentro do capacete. Isso irrita-me a vista, fazendo com que "chore" com alguma abundancia. O lacrimejar, por acaso, até benéfico... não fosse as tais particulas, que transformas as lágrimas numa espécie de "lama" amarela.

Quando isto acontece, tenho duas opções:

1- não limpo a vista, deixo acumular até ficar com as pálpebras coladas ( foi o que aconteceu na manhã da véspera do passeio e na manhã do respectivo passeio ) e depois tenho que limpar com soro fisiologico.

2- limpo a vista e fico com uma comichão capaz de quase me arrancar as pálpebras.

Não é facil, mesmo nada facil.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...