Autor Tópico: Arrábida no Verão  (Lida 4401 vezes)

Julho 02, 2019, 11:43:02, 11:43
Lida 4401 vezes

Quico

• Visitante
Estava a pensar num destes fins-de-semana próximos dar um mergulho numa das praias da Arrábida, ou quem sabe até em várias.

Alguém sabe se estas restrições que tenho ouvido na comunicação social se aplicam também a motociclos ou se é só para carros?

Pelo que consegui perceber parece que é só para carros, será mesmo? e como é a nível de estacionamento?

Para alguns a pergunta pode parecer despropositada mas conheço mal a zona, alguém com mais conhecimento que me possa elucidar sff.

Já agora recomendações são bem vindas.

Julho 02, 2019, 12:50:18, 12:50
Responder #1

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
Vou googlar por ti..

Aqui está: link

Excetuam-se destas restrições as seguintes viaturas:
  • Emergência e socorro
  • Forças de segurança
  • Transportes públicos
  • Veículos motorizados de duas rodas ou rodado duplo (podem estacionar nas bermas desde que não ocupem a via de circulação)
  • Entidades de gestão com competências no território em viaturas devidamente identificadas: CMS, Capitania, Amarsul, Águas do Sado, ICNF, EDP, CME, IP, entre outras
  • Cargas e descargas comprovadas com Guia de Transporte
  • Táxis
  • Veículos TVDE
  • Empresas de animação turística autorizadas
  • Empresas de transfer autorizadas
  • Transportes coletivos em serviço, para tomada e largada de passageiros
  • Transportes escolares em serviço, para tomada e largada de passageiros
  • Veículos autorizados pela Câmara Municipal de Setúbal

Portanto.... podes ir de moto, mandar umas cacholadas e depois comer um choco frito.

Julho 02, 2019, 14:22:06, 14:22
Responder #2

2low

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
...então basta deixar um papelinho colado no vidro da frente e traseiro a dizer "TVDE"...  :lolol: :lolol: :lolol:

[eu sei… está lá a GNR a controlar a passagem, pelo menos no sentido Sesimbra-Setúbal]

Julho 02, 2019, 15:16:44, 15:16
Responder #3

meneses85

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 142
...então basta deixar um papelinho colado no vidro da frente e traseiro a dizer "TVDE"...  :lolol: :lolol: :lolol:

[eu sei… está lá a GNR a controlar a passagem, pelo menos no sentido Sesimbra-Setúbal]

e no sentido Setúbal-Sesimbra tens uma casota com cancela...

Julho 02, 2019, 17:12:34, 17:12
Responder #4

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Boas.
Companheiros, há uma cancela com guarda a seguir à praia da Figuerinha (no sentido Setúbal-Creiro - praia antes do Portinho da Arrábida) e em sentido contrário, junto à descida para o Creiro. Em qualquer delas é permitida a passagem de motas, os senhores que estão lá abrem as cancelas para deixar passar os motociclistas.

Assim, para se chegar às praias de Galapos, Galapinhos e Coelhos (uma pequena praia/enseada a seguir a Galapinhos cujo acesso se faz através de um carreiro serra abaixo) só de transporte público... ou de mota. Quem venha de carro do lado de Setúbal, pode deixar o carro num parque de estacionamento na fábrica da Secil e há "vai-vens".

Uma coisa. Apesar da estrada parecer vazia, há que ter cuidado porque há transportes públicos, veículos prioritários e até dos concessionários no troço vedado aos automóveis.
Sobretudo, muito cuidado com alguns atrasados mentais sobre duas rodas que acham que o troço é sua propriedade privada ou que aquilo se transformou numa pista. Até uso do escape fazem no meio do parque natural. Há gente que não sabe usar privilégios como o de andar de mota num sítio como a Arrábida.
Uma dica: A meio do percurso vedado é possível encostar a mota e tirar umas fotos. Sobretudo descer à água pelas rochas (com atenção vê-se trajectos "oficiosos"). Uma vantagem para quem gosta de mergulhar, já que onde há rochas há peixe. Lembro que é proibido caçar ou pescar nessa zona. A água é mais fria mas costuma ser muito transparente. Convém dizer que  não é aventura muito aconselhada a crianças e idosos. Além de que não é praia vigiada. Com a (agora) quase inexistência de trânsito é um bom sítio para fugir a multidões... fica-se tipo lagarto das Galápagos mas é bem mais calmo... e acabaram de perceber porque acho irritante ouvir os "save lifes".
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Julho 03, 2019, 08:12:25, 08:12
Responder #5

Quico

• Visitante
Boas.
Companheiros, há uma cancela com guarda a seguir à praia da Figuerinha (no sentido Setúbal-Creiro - praia antes do Portinho da Arrábida) e em sentido contrário, junto à descida para o Creiro. Em qualquer delas é permitida a passagem de motas, os senhores que estão lá abrem as cancelas para deixar passar os motociclistas.

Assim, para se chegar às praias de Galapos, Galapinhos e Coelhos (uma pequena praia/enseada a seguir a Galapinhos cujo acesso se faz através de um carreiro serra abaixo) só de transporte público... ou de mota. Quem venha de carro do lado de Setúbal, pode deixar o carro num parque de estacionamento na fábrica da Secil e há "vai-vens".

Uma coisa. Apesar da estrada parecer vazia, há que ter cuidado porque há transportes públicos, veículos prioritários e até dos concessionários no troço vedado aos automóveis.
Sobretudo, muito cuidado com alguns atrasados mentais sobre duas rodas que acham que o troço é sua propriedade privada ou que aquilo se transformou numa pista. Até uso do escape fazem no meio do parque natural. Há gente que não sabe usar privilégios como o de andar de mota num sítio como a Arrábida.
Uma dica: A meio do percurso vedado é possível encostar a mota e tirar umas fotos. Sobretudo descer à água pelas rochas (com atenção vê-se trajectos "oficiosos"). Uma vantagem para quem gosta de mergulhar, já que onde há rochas há peixe. Lembro que é proibido caçar ou pescar nessa zona. A água é mais fria mas costuma ser muito transparente. Convém dizer que  não é aventura muito aconselhada a crianças e idosos. Além de que não é praia vigiada. Com a (agora) quase inexistência de trânsito é um bom sítio para fugir a multidões... fica-se tipo lagarto das Galápagos mas é bem mais calmo... e acabaram de perceber porque acho irritante ouvir os "save lifes".

Ora aí está, com uma resposta destas não há que enganar.  :palmas:
Obrigado karloxilva

Julho 03, 2019, 09:03:43, 09:03
Responder #6

NunoMt

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Confirmo o que já aqui foi dito. Esta estrada é o meu "pkayground" e conheço bem o local.

Atenção que a falta de pessoas /automóveis não é motivo para descuidar da segurança antiroubo das miúdas, antes pelo contrário... Cuidado.

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk

Julho 03, 2019, 10:47:49, 10:47
Responder #7

karloxilva

• **

• 400

Masculino
Confirmo o que já aqui foi dito. Esta estrada é o meu "pkayground" e conheço bem o local.

Atenção que a falta de pessoas /automóveis não é motivo para descuidar da segurança antiroubo das miúdas, antes pelo contrário... Cuidado.

Informação preciosa.

Acrescento:
Na Figueirinha há um "parque" oficioso no passeio largo onde costumam estar parqueadas dezenas de motas.
Ninguém costuma chatear, mas é de bom tom não deixar a máquina prejudicar o movimento dos peões.

Muitas motas e muita gente à volta delas pode tornar despercebido a actuação de um amigo do alheio. Eu já encontrei os retrovisores da minha meio desapertados - devo ter chegado a tempo ou felizmente o animal não sabia o que era uma contraporca...

Na zona que aconselhei parar, entre as praias, a mota estacionada entre as árvores da berma da estrada pode ficar à vista. De qualquer forma, no mínimo um cadeado nas rodas.

Moral da estória: em "cardume" ou isolada a bicha está sempre sujeita a "predadores".
Há que dizer, antes que isto vá parar ao "Correio da Manha": a zona da Arrábida não é mais perigosa que outra zona qualquer, apenas, como noutra zona qualquer, não há que facilitar.
« Última modificação: Julho 03, 2019, 19:34:54, 19:34 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Julho 03, 2019, 11:00:48, 11:00
Responder #8

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Carlos, do que leio das tuas dicas, pode-se ir de carro até à Figueirinha, e só mais para a frente apenas de 2 rodas ou pelos transportes públicos/municipais disponibilizados.

Julho 03, 2019, 11:07:08, 11:07
Responder #9

NunoMt

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Carlos, do que leio das tuas dicas, pode-se ir de carro até à Figueirinha, e só mais para a frente apenas de 2 rodas ou pelos transportes públicos/municipais disponibilizados.
Correcto. A seguir ao parque da Figueirinha está uma cancela. Daí para a frente só motas, autocarros ou veículos de emergência ou autoridade.

É giro ver as estradas quase vazias, mas as motas ficam muito isoladas quando paradas por aí. Houve relatos o ano passado de alguns desaparecimentos por assim dizer.

Julho 03, 2019, 15:25:18, 15:25
Responder #10

karloxilva

• **

• 400

Masculino

Confirmo a afirmação do NunoMt. Esta só para acrescentar que há um parque de estacionamento na Figueirinha, pago. Não me lembro do preço mas é caro - a velha Selecção de Classe...
A alternativa para quem leve os "rebentos" ou idosos é levar o carro até à Figueirinha, deixar o pessoal e depois ir até à fábrica da Secil onde há um parque de estacionamento e autocarros em horário de "vai-vem". A distância entre o parque da Secil e a praia pode ser percorrida a pé, não é transcendente, mas uma subida pela berma da estrada, sem passeio, não é das coisas mais seguras, muito menos confortável num dia de canícula, mas há quem o faça - afinal, a paisagem compensa.
« Última modificação: Julho 03, 2019, 19:36:44, 19:36 por karloxilva »

Julho 03, 2019, 16:30:03, 16:30
Responder #11

2low

• 5470
Há que salientar ainda o mau papel do jornalixo cor de rosa em publicitarem locais outrora paradisíacos, pela pouca presença humana por estarem em locais protegidos, mais precisamente em e através publicações sobre por exemplo "alternativas às praias da Arrábida".

Posso garantir que tenho acompanhado as modificações que a Praia do Ribeiro do Cavalo tem sofrido ao longo dos anos e os últimos 3/4 anos cada vez tem sido pior…
Em 2003 quando lá fui caminhar pela 1ª vez não se via vivalma e a haver lixo era apenas residual e o que o mar trazia… agora… são sacos e sacos de lixo… beatas…
...vergonhoso o que o ser humano é capaz de provocar no meio ambiente!

Acompanho um grupo de Facebook sobre "locais abandonados em Portugal" e compreendo o porquê de nunca se indicar localizações…

Acho que a haver publicações sobre estes "locais escondidos" também nunca se deveria "escarrapachar" mapas de "como lá aceder.
Sendo locais protegidos, não entendo como os jornalixos não serão que obrigados a pedir permissão de publicação à entidade responsável pela protecção - ICNF... ?!

Na Arrábida a minha praia preferida é a dos Coelhos e já lá vou desde pequenino (idade)…

« Última modificação: Julho 03, 2019, 16:45:55, 16:45 por 2low »

Julho 03, 2019, 20:18:53, 20:18
Responder #12

karloxilva

• **

• 400

Masculino
"Na Arrábida a minha praia preferida é a dos Coelhos e já lá vou desde pequenino (idade)…", 2low dixit.
A Praia dos Coelhos é uma pequena enseada de águas transparentes, óptima para levar uns óculos de mergulhar. É possível encontrar polvos aninhados - "entocados," como dizem os pescadores - debaixo das rochas a pouca profundidade. O facto de estar longe da estrada, obriga a uma pequena caminhada, mas o prémio é um nicho que faz lembrar locais sossegados que só se vêm em documentários. Só a presença de barcos de recreio, que não raras vezes desobedecem à distância a que deviam estar da borda de água, estraga o ambiente - esta é uma opinião particular.
Na maré baixa, é possível passar para o lado da Praia do Creiro, e daí em direcção ao Portinho da Arrábida. Recomendo, a perspectiva da Pedra da Anicha, um promontório rochoso que se ergue no meio da baía do Portinho, será diferente, mais bonita ainda com as aves aquáticas posadas sobre as rochas.

Quem for de mota, recomendo que a deixe algures perto da cancela onde está o segurança e a GNR - perto da descida para o Creiro, ou então mais abaixo, junto àquelas que estão estacionadas em Galapos - apenas porque há mais gente a passar.

O companheiro falou da "denúncia" pelos jornalistas de locais quase-inexplorados pelo turismo de massas. Concordo. Eu acho que, com tantos veículos "aventureiros" com rodas altas capazes de fazer pequenos trilhos, é um mal que se faz. Normalmente, o resultado para quem costumava frequentar esses locais "secretos" é a indignação com  os montes de lixo deixados por gente que acha que alguém irá limpar a porcaria que deixam como acontece nos parques das cidades. Às vezes também ando a pé pela Arrábida e vejo lixo na borda da estrada - eis algo que a proibição do trânsito melhorou, mas mesmo assim... O turismo de massas tem destas coisas.

Quanto à Arrábida, deixem que vos conte:
Não foi apenas a publicidade à beleza do local que atraiu as multidões de forasteiros que ajudaram a entupir as estradas. O que se passa é que as praias da Arrábida se tornaram nos últimos anos as praias da população de  Setúbal. Mas não era assim: a praia tradicional das gentes de Setúbal era "a Tróia", do outro lado do Sado. Antes, os bilhetes da travessia eram baratos, a praia estava cheia de jovens, no lado oceânico, e de avós com os netos do lado do rio.
Depois, surgiu um empreendimento imobiliário  disfarçado de turismo a quem foi entregue a concessão da travessia. Interessados em afastar as pessoas do local, tornaram os preços de tal forma proibitivos que as pessoas não vão para Tróia - Selecção de Classe, já escrevi acima. A "exclusividade" de alguns baseia-se no roubo da praia aos setubalenses - até com uma festa tradicional de pescadores em Tróia quiseram acabar!

Nos dias em que a Arrábida estava cheia e com carros por tudo o que era sítio, onde nem uma ambulância podia passar quanto mais um carro dos bombeiros!, imaginei um fogo e veio-me à cabeça a tragédia que seria. Do outro lado, as areias de Tróia vazias, tornadas propriedade privada dos turistas dos hotéis, sobretudo dos habitantes das vivendas que se vão multiplicando ao longo da costa em zonas onde não se devia construir - dunas!
"10 mil postos de trabalho", disseram, num distrito flagelado pelo desemprego para que a trapaça funcionasse. E funcionou.
A corrupção ou a estupidez dos políticos do Sistema, ou as duas juntas, impedem hoje o usufruto do que foi das gentes de Setúbal ao longo do séculos. A Arrábida acabou por pagar uma parte dessa factura. O fecho da estrada ao trânsito automóvel foi o que se conseguiu encontrar antes que uma tragédia ocorresse.

[editei o texto para corrigir a dislexia do teclado...]
« Última modificação: Julho 04, 2019, 16:00:40, 16:00 por karloxilva »

Julho 04, 2019, 09:49:38, 09:49
Responder #13

dfelix

• 5006
Destino habitual em fins-de-semana de vento sul e fora da época balnear!
 :)

Julho 04, 2019, 11:12:57, 11:12
Responder #14

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
dfelix: uma perspetiva bem diferente da zona.

Julho 04, 2019, 11:44:38, 11:44
Responder #15

2low

• 5470
dfelix: uma perspetiva bem diferente da zona.

Os betinhos andam de pantufas e não gostam de se sujar…  ::P: :lolol:
[dfelix deve ser fantástico andar lá por cima  :convivio: ]

Eu prefiro mesmo andar ali por entre calhaus, arbustos, … há inclusive cheiros próprios conforme zonas (flora) que se tornam marcantes!

Confesso que desde o ano passado que ainda não retomei o gostinho… mas começa a aguçar o apetite!