Autor Tópico: Showa EERA Heightflex: altura ajustável em plena condução  (Lida 1520 vezes)

Julho 12, 2019, 17:47:44, 17:47
Lida 1520 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Showa EERA Heightflex: altura ajustável em plena condução

O assunto merece uma certa atenção, pois independentemente de outras vantagens, pode estar aqui também algo capaz de revolucionar a forma como muitos motociclistas vêm a possibilidade de conduzir (ou não) determinada moto.

O sistema EERA Heightflex da Showa era apenas um protótipo da marca japonesa e que foi apresentado em Novembro passado na EICMA.

Mas agora as coisas estão mesmo para acontecer e em 2021 pretendem colocar o produto final no mercado, com vista a ser implementado de série em alguns modelos.

Este sistema da Showa permitirá, muito sucintamente, que toda a moto seja rebaixada ou levantada sem qualquer acção especifica do condutor para tal.

Como o próprio nome Heightflex sugere, permitirá uma altura variável (sistema hidráulico), não havendo aqui a complexidade e custo elevado de motores eléctricos para o fazer, como acontece p.ex. na Multistrada e do seu sistema Skyhook.
Aliás, é um sistema diferente da suspensão semi-activa e também com um propósito que aparenta ser algo diferente.

Neste Heighflex, é o próprio sistema a detectar através da velocidade/paragem que teremos de colocar o pé no chão, tornando a altura do assento imediatamente "compatível" com as pernas do condutor.

Isto significa que o próprio condutor não tem que se preocupar em estar constantemente a ajustar a altura, sendo o sistema a fazê-lo por si, mantendo um comportamento dinâmico normal, segundo indicam. Pelo que li, a variação poderá chegar a 50mm, o que representa em muitos casos a diferença necessária.

Imagino que até 2021 os testes continuem para aperfeiçoar este sistema ao máximo, mas já estou a imaginar que uma moto bem alta como o são algumas maxi-trails do mercado, possa ser conduzida daqui por alguns anos sem o menor problema por parte de alguém com uma estatura mais baixa. :nice:

Estou muito curioso sobre o concreto funcionamento deste sistema, mas acho que ainda teremos de esperar para ver como será em contexto real.

Existem já vários websistes a falar disto, bastando para tal pesquisarem por "EERA Heightflex Showa".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 12, 2019, 23:12:20, 23:12
Responder #1

Joao_Cruz

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1532

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Parece me ser uma boa ideia e nem sei porque é que não se lembraram há mais tempo...será algo complicado de se realizar?
Será algo como os "boca de sapo" já usavam há algum tempo atrás?

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Julho 12, 2019, 23:24:32, 23:24
Responder #2

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, concordo inteiramente que é de facto uma muito boa ideia.

O que me parece é que o ninguém ainda ter avançado com algo do género se prenderá com a dificuldade em ter um sistema destes a desempenhar o seu trabalho com a eficácia exigível. Exigência não só da própria marca (já que é o seu bom nome que está em causa), como dos próprios fabricantes de motociclos que se sintam tentados em colocar este EERA Highflex nos seus motociclos.

Este sistema hidráulico é bem capaz de ser mais complexo do que se possa imaginar. Aliás, para estar só disponível em 2021 (já foi apresentado o ano passado) significa que ainda terá de passar por vários testes de resistência, fiabilidade ao longo do tempo e eficácia no seu desempenho também como suspensão - variável - da moto.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 13, 2019, 13:17:29, 13:17
Responder #3

dfelix

• 4988
Não será certamente um mecanismo barato de produzir e que mesmo massificado venha a ter um custo inferior a algo convencional mas de qualidade.

Depois, a altura influencia a dinâmica da moto.
O que significa que algo equipado com isto terá certamente comportamentos diferentes mediante a altura.
Não sei até que ponto poderá causar uma estranheza durante a condução.
Ou até que ponto obrigará o condutor se habitue e adapte a essas alterações.

:pensador:

Julho 13, 2019, 13:36:08, 13:36
Responder #4

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
É capaz de ser de fácil habituação, pois por aquilo que percebi só rebaixa a moto quando a mesma está a parar ou perto disso acontecer.

Assim que o andamento retoma, o sistema posiciona (penso que gradualmente) a altura normal. O gráfico da primeira imagem parece ilustrar essa situação...

Mas claro, nada como ver isto em prática.
É algo distinto de um mecanismo controlado por um motor eléctrico e sensores para medir tudo e mais alguma coisa.

Mas como é que tudo se processa é que me deixa curioso. Ainda têm 2 anos pela frente para aperfeiçoar o protótipo.  :nice:

Dalai Lama

Julho 13, 2019, 15:23:53, 15:23
Responder #5

dfelix

• 4988
É capaz de ser de fácil habituação, pois por aquilo que percebi só rebaixa a moto quando a mesma está a parar ou perto disso acontecer.

O que significa que filtrar entre o trânsito fará aquilo andar sempre a alterar a geometria...

Julho 13, 2019, 15:38:05, 15:38
Responder #6

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
É bem possível.
Se bem que será a progressividade do sistema a actuar que poderá fazer a diferença.

Escusado será dizer que não se prevê que a Showa esteja a desenvolver um sistema que deixe 'descair' toda a moto uns 4 ou 5cms de forma abrupta. Seria um flop se tal sucedesse.

Será portanto essa forma engenhosa e progressividade do sistema que me desperta curiosidade.
Que forma encontraram para que o sistema hidráulico faça o seu trabalho, sendo notado o mínimo possível!?  :pensador:

Dalai Lama