Autor Tópico: Passeios off-road  (Lida 2083 vezes)

Setembro 16, 2019, 22:02:00, 22:02
Lida 2083 vezes

JPalma

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 45

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: WR250f
  • Localidade: Lisboa
Boas pessoal,

Estou a dar os primeiros passos em off road e tenho pesquisado alguns exercícios para ir treinando, mas parece que nunca estou confortável em cima mota. Consigo pôr-me de pé na mota e mais nada! Não consigo trocar de mudanças em pé, travar com o de trás etc.

Parece que nunca estou em harmonia com a mota, resumindo sou um grande nabo. A pior parte é que não tenho companhia par andar e não tenho ninguém que me ensine estas coisas (Sou o primeiro da família a ter mota de enduro).

Alguém sabe de algum fórum da especialidade ou de algum sítio onde possa encontrar grupos na minha zona que costumem andar ao fins de semana?

Cumps

Setembro 16, 2019, 22:36:47, 22:36
Responder #1

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Na falta de companhia há sempre escolas onde ensinam essas técnicas.

Deixo aqui um link para um post do curso que o meu filho fez o ano passado. Lá para o meio está um link para o site da escola.

Setembro 16, 2019, 22:51:47, 22:51
Responder #2

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
O melhor e fazeres uma formação no off road.

Aconselho o BMW Enduro Camp, mas provavelmente não será o que procuras... se fores ao Google provavelmente encontrarás o que procuras, ainda a semana passada em Avis era suposto haver uma formação pelo responsável do stand da KTM no Montijo um e ex piloto de Enduro. Há várias formações e questão de tentares estar informado

Actualmente estão a abrir muitos espaços para a prática do off road, em Espanha abriu um Enduro Park em Isabena e por cá também há perto de Aljezur onde foi apresentado à imprensa a nova triumph scrambler, vai ao tópico que encontras.

Se tens FB adere ao “clube maxi trail”  por la por vezes há passeios com off road e alguma troca de trilhos :nice:
« Última modificação: Setembro 16, 2019, 22:53:56, 22:53 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 17, 2019, 08:40:09, 08:40
Responder #3

JPalma

• *

• 45

Masculino
A minha ideia é mesmo desenvolver a minha técnica no fora de estrada e convém que seja com alguém que já faça isto há algum tempo.

Alguém já frequentou alguma escola de off-road? Têm algumas que possam recomendar?

Setembro 17, 2019, 09:09:42, 09:09
Responder #4

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Aqui em "Lisboa" há uma dessas escolas - "Dirt Ride Academy" - e fica junto ao Autódromo do Estoril.
https://www.dirtrideacademy.pt/#home

Tinha lido uma publicação na revista moto+ e entretanto já encontrei o link:
https://motomais.motosport.com.pt/destaque-homepage/dirt-ride-academy-com-formacao-offroad-tambem-em-maxitrails/

Não tenho referências neste tipo de andanças porque não há assim tantas pessoas que conheço que apreciem a "especialidade", contudo, o único que me recordo seguiu uma formação tal como o Tmaxer indicou - "BMW Enduro Camp" - e ele na altura fartou-se de fazer publicidade "Agora já sei atirar a moto para o chão!"  :lolol:

A Kawasaki tem o Zcup (e já vem ainda do tempo das Z750) com provas regulares e se eu ganhasse o euromilhões era capaz de me meter nisso...
Deverá ter também algo para offroad.
Já foste ao stand Kawasaki onde compraste a moto perguntar sobre tal?

Qualquer escola terá obviamente capacidade para te proporcionar um ambiente alargado de situações offroad para ganhares experiência, mas acima de tudo acho que será mais importante o teu empenho e dedicação para conseguires realmente aprofundar os conhecimentos e experiência offroad.

E se algum dia fores ali a Vendas Novas comer umas bifanas, costumam andar por lá muitos desses das "cabras do mato" e se meteres conversa com eles, pode ser que eles consigam indicar algum local de formação.

Esta "Dirt Ride Academy" tem motos Honda e pela localização não era de estranhar alguma ligação ao stand Honda "Lopes&Lopes" mas estou a especular tal como o faço na minha profissão (criatividade)...

Se entretanto fores para alguma destas escolas, depois dá feedback e conta como está a ser ou como foi.

:cool: :convivio:

Setembro 17, 2019, 09:25:13, 09:25
Responder #5

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Boas pessoal,

Estou a dar os primeiros passos em off road e tenho pesquisado alguns exercícios para ir treinando, mas parece que nunca estou confortável em cima mota. Consigo pôr-me de pé na mota e mais nada! Não consigo trocar de mudanças em pé, travar com o de trás etc.

Parece que nunca estou em harmonia com a mota, resumindo sou um grande nabo. A pior parte é que não tenho companhia par andar e não tenho ninguém que me ensine estas coisas (Sou o primeiro da família a ter mota de enduro).

Alguém sabe de algum fórum da especialidade ou de algum sítio onde possa encontrar grupos na minha zona que costumem andar ao fins de semana?

Cumps

Ponto importante: NUNCA, NUNCA, NUNCA, NUNCA SE VAI SOZINHO PARA O MATO. Uma queda em que fiques preso nos arames de uma vedação, mesmo sem partir osso nenhum, no pico do Verão, pode causar a morte por insolação e desidratação. Se ficares, de alguma forma incapacitado ou com uma hemorragia grave, morres no meio do nada. Sim, existem telemoveis, todos sabemos. Mas nem sempre têm rede ou nem sempre ficam utilizaveis depois de uma queda, é uma questão de sorte.
Podem dizer que isto tambem se aplica na estrada, e têm uma certa razão. Mas numa estrada aberta ao transito é mais facil passar alguem que se aperceba de algo anormal e que providencie primeiros socorros ou que alerte as autoridades e meios de socorro. No meio dos montes, podes ter a sorte de passarem 50 pessoas a cavalo, caçadores, pastores ou caseiros de montes ou estares lá semanas sem ver ninguem.

Vê o exemplo: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6585.msg79496#new

Tenta inserir-te num grupo, procura Foruns da especialidade, frequenta provas do Nacional, "invade" um grupo qualquer que apanhes á beira da estrada... qualquer coisa, mas NUNCA sozinho.

Quanto ao resto... a prática leva á perfeição. Com o tempo e com a ajuda de pessoal mais experiente, vais poder fazer um Paris-Dakar dentro de uns anitos.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 17, 2019, 10:29:13, 10:29
Responder #6

Megamustaine

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1023

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Tópico interessante......

Se queres informações acerca da Dirt Ride Academy, eu sou muito amigo do Diogo Salema que é quem dá os cursos e posso pôr-vos em contacto. Se quiseres ( ou mais alguém queira ), podem enviar-me os vossos contactos por MP.

Quanto à questão principal, acho bastante interessante neste fórum abordar este tema da iniciação off-road. É algo de que se fala muito pouco por estes lados. Muito embora não seja uma mota de off-road, a minha Himalayan foi comprada com o propósito de umas passeatas por estradas menos asfaltadas. Conto inclusivé ter tempo para promover neste fórum, um pequeno passeio para os lados da Serra de Montejunto para fazermos uns estradões e convivermos um pouco.
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Setembro 17, 2019, 10:47:00, 10:47
Responder #7

JPalma

• *

• 45

Masculino
Tópico interessante......

Se queres informações acerca da Dirt Ride Academy, eu sou muito amigo do Diogo Salema que é quem dá os cursos e posso pôr-vos em contacto. Se quiseres ( ou mais alguém queira ), podem enviar-me os vossos contactos por MP.

Quanto à questão principal, acho bastante interessante neste fórum abordar este tema da iniciação off-road. É algo de que se fala muito pouco por estes lados. Muito embora não seja uma mota de off-road, a minha Himalayan foi comprada com o propósito de umas passeatas por estradas menos asfaltadas. Conto inclusivé ter tempo para promover neste fórum, um pequeno passeio para os lados da Serra de Montejunto para fazermos uns estradões e convivermos um pouco.

Isso dava jeito, vou enviar MP.

Eu pelo menos falo por mim, pois não sei como é ou foi com outras pessoas, mas eu sinto-me mesmo inútil em cima da mota em off-road. Parece que estou montado num tronco com rodas e apesar da minha inexperiência às vezes sinto que o problema também poderá ser da mota pois não é nova e o dono antigo fez dela gato sapato, mas como nunca tive uma mota de enduro a sério não posso ter a certeza.

Depois vejo malta inexperiente a pegar em motas deste estilo com um à vontade tremendo, que eu nem em sonhos!
Sinto mesmo que rpeciso de ajuda neste campo.