A sobrealimentação nas motos foi sempre um caminho difícil de desbravar e que só se materializou de uma forma mais "digna" com as H2. Portanto, a surgir será baseada nesta plataforma que foi pensada de raiz para isso e dificilmente recorrendo a uma unidade das Z/ZX adaptado.
Acredito que, á semelhança do sector automovel, os construtores comecem a desbravar o caminho mais facilmente.
(....)A Z400 que o Neves testou tem rotação até às dezenas de milhar. Imaginem aquilo com um turbo?
O problema será juntar algo "barato" e "mais convencional" com "um pouco mais optimizado no que diz respeito a emissões".
Quanto a "equilibrar" um motor turbo-comprimido numa moto... já foi feito e acredito que voltará a ser feito, com o acumular de experiencia dos construtores.
Eu estou igualmente a estranhar (bastante!) este design.Aquela frente não sei bem o que pensar. Não parece ser algo da Kawasaki. Mas tento convencer-me que não será conveniente tirar já conclusões. Ver apenas partes e não o modelo completo, pode precipitar uma opinião que até pode mudar.Aguardemos.
(....) Quanto à parte mecânica, a Kawasaki continua a "dar cartas".