Finalmente com o Decreto-Lei n.º 2/2020, fica resolvido o “problema do P” nas matriculas.Pode ler-se no decreto “os modelos que agora se aprovam passam a ser obrigatórios para todas as matrículas atribuídas a partir da data em que se esgotar a atual serie de números de matrícula, podendo as chapas de matrícula que já se encontram instaladas no parque de veículos em circulação manter-se em uso, sem necessidade de substituição, que poderá, no entanto, ser efetuada pelos proprietários dos veículos caso assim o desejem”I.e. quem quiser já pode mudar, mas tem de fazer matriculas novas e com as novas dimensões, não pode ser “mix” de dimensões antigas com o P, e continua a não ser permitido colar o P, até porque tem de ser reflector 😉🤙Desaparecem também os traços - de separação, e aumentam as dimensões para 220x140 No caso dos automóveis, desaparece também o quadrado amarelo à direita com o ano/mês.
Mudar para uma nova matrícula? Apesar da menção no artigo quanto à possibilidade de se substituir a mesma para o novo formato, como se processará isso (terá de haver motivo justificado como perda, matrícula danificada, furto da mesma, etc?)...e sobretudo a que custo? O que me conduz ao pensamento sobre se valerá mesmo a pena fazê-lo (mudar para o novo formato), apenas porque tem o "P"?
Mas qual aumento de dimensões?Fui medir a chapa que tenho na minha mota e tem essas medidas indicadas.Tudo bem que são indicadas como mínimas mas não são maiores que as medidas com que actualmente as chapas são feitas.A não ser que para a minha mota tenham feito a chapa numa medida maior!
Citação de: Hemisaro em Janeiro 15, 2020, 09:54:45, 09:54Mas qual aumento de dimensões?Fui medir a chapa que tenho na minha mota e tem essas medidas indicadas.Tudo bem que são indicadas como mínimas mas não são maiores que as medidas com que actualmente as chapas são feitas.A não ser que para a minha mota tenham feito a chapa numa medida maior!Lá porque a tens maior, não penses que és especial. Efectivamente, as chapas "legais" que todos os concessionários metem nas motos novas são das mesmas dimensões destas. No entanto, existem dois pontos que devem ser salientados:1- em certos concessionários ( os que se abasteceram de chapas mais pequenas e não querem perder o investimento ) continuam a meter chapas ilegais, que não respeitam as dimensões, mas que a maioria da malta não recusa... porque são mais pequenas e não "estragam o cenário".2- certas lojas de peças e acessórios, com a maquinaria necessária para fazer chapas, tem vários moldes. Sendo assim, não é raro verem-se á venda em páginas do Facebook chapas que não respeitam as medidas legais... mas que os vendedores negam.Por isso... não é incomum verem motos usadas e novas com chapas mais pequenas.Quanto á mudança... assim que vir a primeira em circulação, vou mudar a minha. Ofereceram-me recentemente o tal "P" autocolante. Sendo a minha moto usada e já um pouco antiga, não tem bacalhau ( nunca teve, o que tinha e que já não tem é um rabinho estreito em plástico onde se encontrava o reflector traseiro ) e ainda não decidi o melhor sitio para colar aquilo. Com esta alteração á lei, acho que já nem vou colar, antes espero pelas novas matriculas.Além disso, tirando o custo monetário, nem livrete é necessário para mandar fazer uma chapa nova ( o que, sinceramente, deveria ser obrigatório por lei em todos os distribuidores de chapas de matricula, evitando aquilo que se sabe ). Pelo menos, aqui na minha zona, é ir lá, dar os numeros, pagar e esperar uns minutos.