Autor Tópico: Chapas de matrículas deixam de ter barra amarela com mês e ano  (Lida 4211 vezes)

Janeiro 14, 2020, 16:47:08, 16:47
Lida 4211 vezes

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 589

Masculino
"Roubado" de um post no Facebook...

Finalmente com o Decreto-Lei n.º 2/2020, fica resolvido o “problema do P” nas matriculas.

Pode ler-se no decreto “os modelos que agora se aprovam passam a ser obrigatórios para todas as matrículas atribuídas a partir da data em que se esgotar a atual serie de números de matrícula, podendo as chapas de matrícula que já se encontram instaladas no parque de veículos em circulação manter-se em uso, sem necessidade de substituição, que poderá, no entanto, ser efetuada pelos proprietários dos veículos caso assim o desejem”

I.e. quem quiser já pode mudar, mas tem de fazer matriculas novas e com as novas dimensões, não pode ser “mix” de dimensões antigas com o P, e continua a não ser permitido colar o P, até porque tem de ser reflector 😉🤙

Desaparecem também os traços - de separação, e aumentam as dimensões para 220x140  :wtf: :wtf: :wtf:

No caso dos automóveis, desaparece também o quadrado amarelo à direita com o ano/mês.

Notícia:
https://www.jn.pt/nacional/matriculas-vao-perder-a-barra-amarela-com-o-mes-e-ano-11704513.html
« Última modificação: Janeiro 14, 2020, 17:07:26, 17:07 por replicantz »

Janeiro 14, 2020, 17:51:22, 17:51
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O "P" finalmente aparece...

Cheguei a ter e a distribuir, em tempos, alguns "P's" que um concessionário me cedeu.
Era situação alternativa que não tinha necessidade de existir se já o tivesse como agora está previsto terem.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 14, 2020, 21:02:32, 21:02
Responder #2

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Vou esperar que a febre da mudança passe e depois mudo. É bem vindo o P na matrícula. O autocolante não era esteticamente das melhores opções
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 14, 2020, 21:21:20, 21:21
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Mudar para uma nova matrícula?  :pensador:

Apesar da menção no artigo quanto à possibilidade de se substituir a mesma para o novo formato, como se processará isso (terá de haver motivo justificado como perda, matrícula danificada, furto da mesma, etc?)...e sobretudo a que custo?

O que me conduz ao pensamento sobre se valerá mesmo a pena fazê-lo (mudar para o novo formato), apenas porque tem o "P"?

« Última modificação: Janeiro 14, 2020, 22:13:13, 22:13 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Janeiro 14, 2020, 23:13:16, 23:13
Responder #4

EML

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 349

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Mudar para uma nova matrícula?  :pensador:

Apesar da menção no artigo quanto à possibilidade de se substituir a mesma para o novo formato, como se processará isso (terá de haver motivo justificado como perda, matrícula danificada, furto da mesma, etc?)...e sobretudo a que custo?

O que me conduz ao pensamento sobre se valerá mesmo a pena fazê-lo (mudar para o novo formato), apenas porque tem o "P"?
Também é preciso ter em atenção que as medidas são diferentes. Parece que as mínimas são maiores!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,64 l/100 km (27985 Km - 17/12/2025)

Janeiro 15, 2020, 08:56:59, 08:56
Responder #5

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
A mudança é fácil, ir a uma empresa que faça matrículas com o livrete e pedir uma nova! Não é necessário justificar!

São cerca de 5cm maiores em cada lado...

Sent from my iPad using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Janeiro 15, 2020, 09:29:01, 09:29
Responder #6

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Ena!

Isso é capaz de ficar ali bastante grande.  :o

O pessoal a investir em suportes pequenos e depois acaba por ter de assentar ali uma valente chapa atrás... Hum... 8)

Dalai Lama

Janeiro 15, 2020, 09:48:06, 09:48
Responder #7

replicantz

• 589

Masculino
Realmente gostava de saber a justificação para tal incremento nas dimensões.

Facilitar/optimizar leituras de radar?
Facilitar leitura por parte de testemunhas em caso de acidente/fuga?
Alguém achou que as motos andam demasiado depressa e como tal precisam de um travão-a-ar fixo?!?!  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Uma coisa é certa: que vão ficar ainda mais horríveis, lá isso vão  :napodeser:

Janeiro 15, 2020, 09:54:45, 09:54
Responder #8

Hemisaro

• **

• 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Mas qual aumento de dimensões?

Fui medir a chapa que tenho na minha mota e tem essas medidas indicadas.

Tudo bem que são indicadas como mínimas mas não são maiores que as medidas com que actualmente as chapas são feitas.
A não ser que para a minha mota tenham feito a chapa numa medida maior!

Janeiro 15, 2020, 10:45:40, 10:45
Responder #9

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora

Tudo bem que são indicadas como mínimas mas não são maiores que as medidas com que actualmente as chapas são feitas.

Lá porque a tens maior, não penses que és especial.  :lolol: :lolol: :lolol:

Efectivamente, as chapas "legais" que todos os concessionários metem nas motos novas são das mesmas dimensões destas. No entanto, existem dois pontos que devem ser salientados:

1- em certos concessionários ( os que se abasteceram de chapas mais pequenas e não querem perder o investimento ) continuam a meter chapas ilegais, que não respeitam as dimensões, mas que a maioria da malta não recusa... porque são mais pequenas e não "estragam o cenário".

2- certas lojas de peças e acessórios, com a maquinaria necessária para fazer chapas, tem vários moldes. Sendo assim, não é raro verem-se á venda em páginas do Facebook chapas que não respeitam as medidas legais... mas que os vendedores negam.

Por isso... não é incomum verem motos usadas e novas com chapas mais pequenas.

Quanto á mudança... assim que vir a primeira em circulação, vou mudar a minha. Ofereceram-me recentemente o tal "P" autocolante. Sendo a minha moto usada e já um pouco antiga, não tem bacalhau ( nunca teve, o que tinha e que já não tem é um rabinho estreito em plástico onde se encontrava o reflector traseiro ) e ainda não decidi o melhor sitio para colar aquilo. Com esta alteração á lei, acho que já nem vou colar, antes espero pelas novas matriculas.

Além disso, tirando o custo monetário, nem livrete é necessário para mandar fazer uma chapa nova ( o que, sinceramente, deveria ser obrigatório por lei em todos os distribuidores de chapas de matricula, evitando aquilo que se sabe ). Pelo menos, aqui na minha zona, é ir lá, dar os numeros, pagar e esperar uns minutos.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Janeiro 15, 2020, 12:55:23, 12:55
Responder #10

NFRod

• **

• 305

Masculino
Desculpem a minha ignorância mas... O que tem de tão especial a letra P?  :bandeiraportugal:

EDIT: Já li no outro tópico... Esqueçam
« Última modificação: Janeiro 15, 2020, 13:01:05, 13:01 por NFRod »

Janeiro 15, 2020, 16:18:14, 16:18
Responder #11

Hemisaro

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa

Lá porque a tens maior, não penses que és especial.  :lolol: :lolol: :lolol:

Efectivamente, as chapas "legais" que todos os concessionários metem nas motos novas são das mesmas dimensões destas. No entanto, existem dois pontos que devem ser salientados:

1- em certos concessionários ( os que se abasteceram de chapas mais pequenas e não querem perder o investimento ) continuam a meter chapas ilegais, que não respeitam as dimensões, mas que a maioria da malta não recusa... porque são mais pequenas e não "estragam o cenário".

2- certas lojas de peças e acessórios, com a maquinaria necessária para fazer chapas, tem vários moldes. Sendo assim, não é raro verem-se á venda em páginas do Facebook chapas que não respeitam as medidas legais... mas que os vendedores negam.

Por isso... não é incomum verem motos usadas e novas com chapas mais pequenas.

Quanto á mudança... assim que vir a primeira em circulação, vou mudar a minha. Ofereceram-me recentemente o tal "P" autocolante. Sendo a minha moto usada e já um pouco antiga, não tem bacalhau ( nunca teve, o que tinha e que já não tem é um rabinho estreito em plástico onde se encontrava o reflector traseiro ) e ainda não decidi o melhor sitio para colar aquilo. Com esta alteração á lei, acho que já nem vou colar, antes espero pelas novas matriculas.

Além disso, tirando o custo monetário, nem livrete é necessário para mandar fazer uma chapa nova ( o que, sinceramente, deveria ser obrigatório por lei em todos os distribuidores de chapas de matricula, evitando aquilo que se sabe ). Pelo menos, aqui na minha zona, é ir lá, dar os numeros, pagar e esperar uns minutos.

Todos gostam de ter a maior!
 :D

Mas tinha a ideia de as chapas, das motas que saíam novas (plo menos desde 2011, que foi a minha primeira, e acho que é desde 2009) serem todas com esta medida.

Se há stands com placas com o tamanho anterior, isso já não sei. Pensei que não fizessem aldrabices LoL

Janeiro 15, 2020, 19:24:21, 19:24
Responder #12

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Nas motos novas, só por "pedido" do cliente é que metem chapas mais pequenas ( atenção que nem todos os stands fazem isso ).

Nas usadas, se tiverem "fabrico" de chapas e moldes para fazer mais pequenas, até fazem ( o cliente fica mais contente por ter uma chapa mais "fotogénica"... digamos assim... ) e instalam essas. E, se por acaso tiverem já os "plásticos" prontos a gravar, de uma medida inferior que já tinham em stock antes de sair a lei com as dimensões obrigatórias, nem perguntam nada, fazem a chapa, instalam e siga.

Não é uma prática legal mas, desde que as chapas deixaram de trazer a gravação do IMTT e do decreto lei... qualquer gajo que tenha uma máquina e conhecimentos de CNC faz isso. Actualmente, com as "chapas" de acrilico, já não é qualquer um que tem uma máquina de moldar... ou ás tantas...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...