Um exemplo: um amigo sem carta de moto comprou, o ano passado, uma Duke125, para começar. Já a vendeu, já anda a ter lições para poder conduzir outras.Não digo que uma 125 não seja boa para começar, porque é. O problema... é que vais aprender rápidamente tudo o que podes aprender numa 125 e depois fica sempre um certo "desagrado" quando queres ir dar uma volta maior, quando queres ultrapassar um autocarro ou camião, quando apanhas uma subida mais dificil, etc.Ou seja, se não tens € para subir os degraus todos, aponta logo a algo maior. Eu, se pudesse, tinha uma 125 para o transito citadino e outra maior para os passeios. Como não posso... a dos passeios tem que servir tambem para o dia-a-dia. Não é muito prática, confortavel ou economica para esse fim, mas é o que há.Não aconselho ninguem a começar em motos muito potentes, mas isso já fica ao critério de cada um.Quanto a modelos, é veres o orçamento disponivel, veres qual o estilo que mais gostas... e escolher o que mais te agradar. E, como disse o MotardFeio, reserva uma parte do orçamento para o equipamento. Capacete ( lógico ), casaco, luvas e botas. Calças tambem, mas se fores como eu... vai indo aos poucos. Com o tempo, vão aparecendo boas promoções que permitem adquirir botas para verão e inverno, casaco para verão e inverno, calças para verão e inverno, luvas para verão e inverno...
Não vejo problema em começar em 125 ou numa 200 ou 300. Nem em fazer uma aprendizagem gradual.Este tipo de avaliações depende imenso desde logo da destreza física, coordenação motora e sensibilidade de cada um. Há gente que tem carta há 20 anos e anda muito mal de moto. Conheço alguns casos. Em quase todos os exemplos de que me lembro são pessoas que queimaram etapas. Pode ser uma coincidência, não digo que não. Mas é a minha experiência. Os melhores são aqueles que têm a noção de que não andam bem, esses têm juízo e fazem só o que sabem, menos mal. Os outros são mais perigosos... mas essa é outra discussão...Em regra, motos muito pesadas é sempre má ideia para quem começa. Intimidam e têm um comportamento dinâmico mais complexo. É preferível evitá-las numa primeira experiência.Vamos imaginar uma CB500X, pelo menos algumas podem conduzir-se com A2. Pesa quase 200kg. É adequada para quem está a começar? Em minha opinião, não.
Citação de: VCS em Janeiro 16, 2020, 12:22:28, 12:22Não vejo problema em começar em 125 ou numa 200 ou 300. Nem em fazer uma aprendizagem gradual.Este tipo de avaliações depende imenso desde logo da destreza física, coordenação motora e sensibilidade de cada um. Há gente que tem carta há 20 anos e anda muito mal de moto. Conheço alguns casos. Em quase todos os exemplos de que me lembro são pessoas que queimaram etapas. Pode ser uma coincidência, não digo que não. Mas é a minha experiência. Os melhores são aqueles que têm a noção de que não andam bem, esses têm juízo e fazem só o que sabem, menos mal. Os outros são mais perigosos... mas essa é outra discussão...Em regra, motos muito pesadas é sempre má ideia para quem começa. Intimidam e têm um comportamento dinâmico mais complexo. É preferível evitá-las numa primeira experiência.Vamos imaginar uma CB500X, pelo menos algumas podem conduzir-se com A2. Pesa quase 200kg. É adequada para quem está a começar? Em minha opinião, não. Uma moto com 200kg é demais para um principiante? Como assim?Da experiencia que tenho, o peso da moto dilui-se assim que a moto inicia o andamento. É claro que, dentro da cidade e em transito estático, se nota o peso, mas ninguem morre por carregar uma moto com 350kg dentro da cidade, basta saber onde e quando parar. Sim, vem com a experiencia, mas como aprendes a estacionar uma moto de 300kg, se só conduziste uma com 100kg?A coordenação motora, na minha opinião, só tem influencia quando a pessoa tem alguma limitação nesse aspecto ( uma qualquer deficiencia ). Caso contrário, não vejo impedimento nenhum para conduzir moto nenhuma, tirando a altura ao solo e mesmo isto é exclusivo de alguns modelos e com soluções apresentadas pelas marcas para minimizar isso..Quanto a fazer a aprendizagem gradual... eu acho bem, desde que a pessoa tenha € para queimar as etapas consoante o seu nivel e facilidade de aprender. Eu comecei numa 600cc, depois de tirar a carta numa 500cc. O passo lógico seria uma 125? Já tinha tido uma, com os consequentes custos. Que fazia depois? Passava para uma 300? Depois para uma 500? Mais tarde para uma 600, seguindo-se a 750, a 1000 e por aí acima?Pois, era giro, mas duvido que haja muita gente que o possa fazer...
Foi numa dessas que tirei a carta Cat. A...Era especialmente pesada (ainda tinha ferros de ambos os lados, o que ajudava à sensação), além de o trabalhar já revelar os anos ininterruptos da árdua tarefa de aguentar todo o tipo de situações que os formandos lhe faziam passar.Se mantidas minimamente e com trocas do lubrificante de motor, é moto que dá várias voltas ao odómetro... Aliás, deixo-vos uma curiosidade. Os Franceses da Moto Revue tiveram a oportunidade de descascar uma CB500 com.....300.000Kms, para ver o estado em que se encontrava esta moto "bombproof". De qualquer forma e se conseguires a geração que lhe sucedeu - CBF500, melhor.
Uma moto com 200kg é demais para um principiante? Como assim?
Da experiencia que tenho, o peso da moto dilui-se assim que a moto inicia o andamento. É claro que, dentro da cidade e em transito estático, se nota o peso, mas ninguem morre por carregar uma moto com 350kg dentro da cidade, basta saber onde e quando parar. Sim, vem com a experiencia, mas como aprendes a estacionar uma moto de 300kg, se só conduziste uma com 100kg?
A coordenação motora, na minha opinião, só tem influencia quando a pessoa tem alguma limitação nesse aspecto ( uma qualquer deficiencia ). Caso contrário, não vejo impedimento nenhum para conduzir moto nenhuma, tirando a altura ao solo e mesmo isto é exclusivo de alguns modelos e com soluções apresentadas pelas marcas para minimizar isso..