Autor Tópico: Ajuda, o consumo da mota aumentou.  (Lida 2931 vezes)

Janeiro 17, 2020, 13:41:01, 13:41
Lida 2931 vezes

João Rodrigues

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 6
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700x
  • Localidade: Lisboa
Bons dias.

Alguém me pode ajudar a perceber o que levaria a mota a aumentar o consumo?

Tenho uma Honda NC700X à 5 anos que uso para me deslocar para o trabalho todos os dias independentemente do estado do tempo. Tenho o veiculo cuidado, original e sem apetrechos, e consumos regulares de 3.8 a 4L aos 100 (normalmente entrava na reserva aos 285 km, abastecia aos 330 km e punha a volta de 13L. Abasteço em bombas diferentes e o meu modo de condução não mudou.

No-entanto tenho andado a reparar no ultimo ano um aumento do consumo, estou a entrar na reserva aos 160, e sem arriscar vou abastecer +- aos 310 onde encho com os mesmos 13L. A mota parece-me ter ter um pouco menos de força, já que antes chegava com relativa facilidade aos 160 e cheguei uma vez as 183 km/h (para um aspirador com 47cv não me parece mau), neste momento não passo dos 155 km.

Para tentar despistar a situação, verifiquei pneus, troquei o filtro de ar, filtro óleo, coloquei óleo novo, estiquei a corrente....(o kit de transmissão tinha sido mudado a cerca de 2 anos) mas não vi melhorias.

Alguém me pode dar mais ideias do que poderia estar a provocar este desempenho?

Cumprimentos,

João

Janeiro 17, 2020, 14:01:50, 14:01
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18514

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
No-entanto tenho andado a reparar no ultimo ano um aumento do consumo, estou a entrar na reserva aos 160, e sem arriscar vou abastecer +- aos 310 onde encho com os mesmos 13L.
(....)

Não estou a perceber esta parte...

Não haverá lapso na indicação?

Entra na reserva aos 160kms e abasteces aos 310kms?

Terás esticado a corrente correctamente?
Todo o kit de transmissão (a corrente é da DID?) estará em condições?
« Última modificação: Janeiro 17, 2020, 14:36:23, 14:36 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 17, 2020, 14:12:05, 14:12
Responder #2

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1645

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Há por aqui um companheiro que tem uma mota igual e também se "queixa" dos aumentos de consumo e, no caso dele, até coloca toda a informação dos custos da sua mota.

Ou seja, começou em 2015 com um consumo médio de 3,55 e em 2019 já teve um consumo médio de 3,79.

Janeiro 17, 2020, 14:25:23, 14:25
Responder #3

tiagofo20

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 445
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
(....)
No-entanto tenho andado a reparar no ultimo ano um aumento do consumo, estou a entrar na reserva aos 160, e sem arriscar vou abastecer +- aos 310 onde encho com os mesmos 13L.
(....)

Entra na reserva aos 160kms e abastecesses aos 310kms?

Fiquei com a mesma dúvida.

Se antes fazias 330km com 13L e agora fazes 310, não há grande diferença. Nesta altura do ano os dias frios e ventos fortes não ajudam.

Janeiro 17, 2020, 14:37:19, 14:37
Responder #4

Sapiens21

• 18514

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

Ou seja, começou em 2015 com um consumo médio de 3,55 e em 2019 já teve um consumo médio de 3,79.

É um aumento de levar um tipo a cortar os pulsos...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Janeiro 17, 2020, 14:49:38, 14:49
Responder #5

João Rodrigues

• *

• 6
(....)
(....)

Entra na reserva aos 160kms e abasteces aos 310kms?

Sim, foi um lapso. Antes entrava na reserva aos 280-290, agora estou a entrar na reserva aos 260.
A corrente parece-me bem, nem muito esticada nem muito folgada (2cm de diferença)

Janeiro 17, 2020, 14:58:15, 14:58
Responder #6

2low

• 5472
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Se na altura da mudança do kit de transmissão não tiver as mesmas características, nomeadamente o numero de dentes do pinhão e da cremalheira ser diferente do kit original haverá sempre diferenças de velocidade/celeridade e consumos.

Mas se este "notar de diferença" foi sendo gradual... ficaria preocupado e levava logo a moto ao mecânico e pedia para verificar como está a parte mecânica...

Pior dos cenários
- cilindro/piston
- sistema injecção

Parte optimista
- verificar válvulas
- sincronização carburação/injecção (na minha anterior moto notei claramente a importância de ficar mal sincronizado...)

Janeiro 17, 2020, 15:00:29, 15:00
Responder #7

João Rodrigues

• *

• 6
Há por aqui um companheiro que tem uma mota igual e também se "queixa" dos aumentos de consumo e, no caso dele, até coloca toda a informação dos custos da sua mota.

Confesso que não me considero motar, nem sou fan de motas. Utilizo a minha sempre no mesmo percurso casa-trabalho-casa todos os dias e não tenho uma tabela de consumos como o amigo. O que sei é que sempre que abasteço, é até ao gargalo e coloco o contador a zero. Ao inicio entrava no vermelho aos 290, agora estou a entrar aos 260. Até pode parecer pouco para os grandes motares, mas para mim são quase 12%... :)

Janeiro 17, 2020, 15:02:14, 15:02
Responder #8

João Rodrigues

• *

• 6
Se na altura da mudança do kit de transmissão não tiver as mesmas características, nomeadamente o numero de dentes do pinhão e da cremalheira ser diferente do kit original haverá sempre diferenças de velocidade/celeridade e consumos.

Mas se este "notar de diferença" foi sendo gradual... ficaria preocupado e levava logo a moto ao mecânico e pedia para verificar como está a parte mecânica...

Pior dos cenários
- cilindro/piston
- sistema injecção

Parte optimista
- verificar válvulas
- sincronização carburação/injecção (na minha anterior moto notei claramente a importância de ficar mal sincronizado...)

Pois, obrigado. Vou fazer figas, esperemos que seja apenas alguma afinação.

Janeiro 17, 2020, 15:17:27, 15:17
Responder #9

João Rodrigues

• *

• 6
Não obstante,

Faz para a próxima semana 6 anos que dei 5000€ pela mota com 16000 km. Está a entrar nos 80 000 km e continuo contente com a "bicha". Espero que dure.

João

Janeiro 17, 2020, 17:00:22, 17:00
Responder #10

pjmartinho

• 1645

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
(....)

É um aumento de levar um tipo a cortar os pulsos...  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Sim, eu não perdia noites de sono por causa deste aumento de consumo mas o Pianoman já falou disso por várias vezes e está bem patente nas tabelas que ele mostra. Se bem que eu penso que, no caso dele, esse aumento de consumo se deva ao aumento de peso da mota derivado dos extras que ele tem colocado ao longo dos anos  ;)

Janeiro 17, 2020, 17:37:12, 17:37
Responder #11

Moto2cool

• 4386

Confesso que não me considero motar, nem sou fan de motas. Utilizo a minha sempre no mesmo percurso casa-trabalho-casa todos os dias e não tenho uma tabela de consumos como o amigo. O que sei é que sempre que abasteço, é até ao gargalo e coloco o contador a zero. Ao inicio entrava no vermelho aos 290, agora estou a entrar aos 260. Até pode parecer pouco para os grandes motares, mas para mim são quase 12%... :)

E a gasolina é igual? No mesmo sítio?

A diferença é mínima, um ganho de confiança na mota pode levar a um muito pequeno aumento de consumo por condução um pouco mais agressiva.

Claro que pode ser mecânico  :zangadoregras:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 17, 2020, 17:56:52, 17:56
Responder #12

Sapiens21

• 18514

Masculino
  • Texto Pessoal
Se fosse uma diferença mais relevante...

Mas assim, pode ser até mesmo da condução e percursos, pois mesmo fazendo os mesmos e à mesma velocidade, a verdade é que não se consegue que sejam exactamente iguais em todas as circunstâncias.

De qualquer forma, tentaria perceber se não será mesmo o kit de transmissão colocado anteriormente. Segundo li logo no início já tem pelo menos 2 anos de uso.

Dalai Lama

Janeiro 18, 2020, 08:56:00, 08:56
Responder #13

j-santos

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 156

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Hayabusa de 2008
  • Localidade: Gondomar
Uma opinião ( se calhar parva) :
Não pode ser um jogo de pneus diferente que influencie, a maior aderência e até mesmo o seu diâmetro podem dar um “erro” de contagem, pois é uma coisa mínima.......

Janeiro 18, 2020, 18:12:12, 18:12
Responder #14

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
A caixa do filtro de ar ficou bem instalada? Eventualmente pode estar a entrar ar a mais motivado pela má instalação. Pode ser o injector que está a ficar marado ou o sensor de injecção. Válvulas desreguladas etc.

Nada melhor que ir a um concessionário e verificar com o computador o que se está a passar.

João Santos

Janeiro 18, 2020, 18:43:51, 18:43
Responder #15

Lourenço

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01

Analisando esse caso referido, a NC do Pianoman, houve de facto uma aumento de 0.24 lt aos 100 km ao longo de 5 anos e 72 000 km, quase irrelevante mas alem de outros motivos como o acréscimo de peso da mota por acréscimo de acessórios ou maior entusiasmo do condutor, inversamente e proporcionalmente o numero de quilómetros anuais reduziu para metade, de 19 380 para 9 227 o que pode indiciar deslocações mais curtas, inerentemente com consumo superior.
« Última modificação: Janeiro 18, 2020, 18:45:01, 18:45 por Lourenço »

Janeiro 18, 2020, 19:01:59, 19:01
Responder #16

Sapiens21

• 18514

Masculino
  • Texto Pessoal
Bem observado...

Efectivamente é algo que muita gente não toma em consideração quando fala dos consumos da sua moto (não estou a dizer que é o caso do autor do tópico), pois o fazer percursos curtos e também quando os mesmos envolvem zonas sucessivas de semáforos ou regimes de motor irregulares - com muito para arranca - acabam por ter um enorme reflexo nos Litros consumidos.

E depois, claro, ter uma manutenção adequada da moto também concorre para os resultados alcançados nesse tocante.

Se tiverem curiosidade, vejam no Spritmonitor a enorme disparidade nos consumos deste modelo.
Depende de tanta coisa e existem tantas variáveis...  :zangadoregras:

Dalai Lama

Janeiro 18, 2020, 21:18:35, 21:18
Responder #17

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Se tiverem curiosidade, vejam no Spritmonitor a enorme disparidade nos consumos deste modelo.
Depende de tanta coisa e existem tantas variáveis...
Meu caro amigo, a questão aqui não é a diferença de valores no consumo de moto para moto mas sim um aumento de consumo na mesma moto com variáveis semelhantes (já que é impossível assegurar condições verdadeiramente idênticas)

Já agora aproveito para confirmar tudo o que foi escrito sobre a minha situação do aumento de consumo aqui (excepto talvez a parte do peso dos acessórios! Hehehehe)

Podem dizer que é picuinhice, mas não é. Numa moto com um depósito tão pequeno (14,1L), este aumento de consumo faz muita diferença, nomeadamente na frequência com que se tem que abastecer ou na "chatice" que dá num passeio com amigos de GS que, embora gastem mais, têm uma autonomia muito maior.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Janeiro 18, 2020, 22:02:05, 22:02
Responder #18

Sapiens21

• 18514

Masculino
  • Texto Pessoal
Aquilo que escrevi vinha no seguimento do comentário anterior.  :)

Eu sei que se estava a discutir o consumo na mesma unidade e mais atrás abordei possivel causa para tal ter sucedido.

Mas como li um post a falar de outra unidade (neste caso a tua), achei pertinente mencionar as disparidades de consumos no modelo e uma curta menção para as inúmeras variáveis possíveis. 
Espero que não haja mal nisso. :nice:

Dalai Lama