Autor Tópico: Capacetes integrais....bem ao estilo hipster!  (Lida 7522 vezes)

Setembro 09, 2016, 13:11:29, 13:11
Lida 7522 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Capacetes integrais....bem ao estilo hipster!

Para todas as pessoas que gostam mais do saudosismo de outras eras ou a vivem mesmo no seu dia-a-dia (cultura hipster) e que procuram essa mesma tendência na sua forma de estar, vestir, apresentar-se, nas suas escolhas, etc...

...têm agora também um conjunto de capacetes integrais mesmo ao jeito dessa cultura, tendência ou, simplesmente, gosto.

A publicação espanhola Masmoto.net reuniu há umas semanas um grupo de capacetes que parecem reavivar perfeitamente a moda de outros tempos e cuja procura, no presente, parece estar em alta.  :nice:

Capacetes do tipo jet já os existem e há muitas escolhas, mas do tipo integral as opções sempre foram um pouco mais limitadas.

Mas vejam-se estes exemplos...
Alguns deles são bem bacanos, hem!  ;)

Premier Trophy

Bell Bullitt

NZI Street

DMD Rocket

Blauer 80’s

Bitwell Gringo S

Tachibana GT 750

Imagens obtidas em: http://www.masmoto.net
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 09, 2016, 13:52:05, 13:52
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Bem fixes ! O 'velho' é o novo 'novo' !

Setembro 09, 2016, 14:34:21, 14:34
Responder #2

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Eu tenho um dos anos 70 da Sachs. Igual a estes.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 10, 2016, 07:40:56, 07:40
Responder #3

Moto2cool

• 4386
Cada vez vivemos mais uma época de regresso aos clássicos ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 16, 2016, 19:33:34, 19:33
Responder #4

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Mas é que não haja a mais pequena dúvida disso.

As próprias marcas de motociclos seguem esses nichos de mercado, pois sabem que existem compradores para as mesmas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 18, 2016, 00:23:01, 00:23
Responder #5

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
O Bullitt e o Premier já experimentei e não gostei. A ideia (e o design) do Bullitt é porreira e o "romance" da sua criação é uma história bonita e tal, mas viver com um Bullitt não tem nada a ver com viver com um capacete "moderno" de preço equivalente... refrigeração, ruído, praticabilidade da viseira, suavidade extrema do material interno... são capacetes muito bonitos para ter na garagem...
Gosto muito do estilo do Blauer, e nunca vi um ao vivo, mas suspeito que é mais do mesmo.
Os biltwell ainda são os que têm um preço mais equilibrado para o "estilo", mas... é feito de termoplástico... 

Setembro 18, 2016, 19:25:35, 19:25
Responder #6

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Por acaso o Blauer é o que menos se enquadra no meu gosto estético.

E nem é pelas cores, mas sim pelo formato tipo "bola" do mesmo.  :pensador:

Dalai Lama

Setembro 18, 2016, 19:41:01, 19:41
Responder #7

Luis Salgueiro

• 1797
Por acaso o Blauer é o que menos se enquadra no meu gosto estético.

E nem é pelas cores, mas sim pelo formato tipo "bola" do mesmo.  :pensador:

A nível de estética os modernos Blauer são dos capacetes que mais me agradam . Quando comprei o meu Airoh estive indeciso até ao último minuto com um Blauer , mas nunca consegui ler 'reviews' ou comentários em fóruns que fossem mínimamente esclarecedores acerca da qualidade dos capacetes desta marca. 

Outubro 03, 2016, 10:26:08, 10:26
Responder #8

Tiago Parracho

• Visitante
Eu compreendo a moda vintage/retro atual, e até gosto da mesma, mas não compreendo o porquê por exemplo destes capacetes não terem já incoporadas algumas inovações, que no meu entender são mais valias de segurança.

Estou a falar por exemplo do pin-lock.

Um capacete pode ter um design a lembrar os capacetes antigos, mas ainda assim ter do que melhor se faz atualmente a nível de segurança.

Outubro 12, 2016, 02:01:14, 02:01
Responder #9

dfelix

• 5005
É injusto não haver uma referencia ao Ruby Castel, que apesar dos problemas da marca, não deixa de ser o pioneiro entre estes retro integrais.

Ou os XG100 da Nexx... pelo facto de serem nacionais.

Bullitt não tem nada a ver com viver com um capacete "moderno" de preço equivalente... refrigeração, ruído, praticabilidade da viseira, suavidade extrema do material interno... são capacetes muito bonitos para ter na garagem...

Na generalidade são capacetes antigos com uma construção moderna.
Com tudo o que de bom e mau isso possa ter.

O bullitt é uma referência.
Esteticamente é soberbo. A qualidade de construção é fora de série. E tem pormenores deliciosos como o encaixe magnético da viseira.

Colocar em causa a "suavidade extrema do material interno" parece-me bastante injusto.
Pois o interior em pele é do mais premium que existe no mercado.

Acho que os únicos grandes defeitos é mesmo ruído... e o preço.

Os biltwell ainda são os que têm um preço mais equilibrado para o "estilo", mas... é feito de termoplástico...

Tenho um Gringo S e acho o capacete muito honesto para o preço.
Os interiores são bons. É leve e confortável.
Ser termoplástico/ABS é um denominador comum à maioria dos capacetes que existe no mercado e não é sinónimo de menor segurança.
Cumpre as normas DOT que são mais exigentes que as ECE.

O pior defeito é mesmo a insonorização.
Problema de todos estes integrais retro sobretudo devido ao formato.

Eu compreendo a moda vintage/retro atual, e até gosto da mesma, mas não compreendo o porquê por exemplo destes capacetes não terem já incoporadas algumas inovações, que no meu entender são mais valias de segurança.

Estou a falar por exemplo do pin-lock.

O pinlock não é uma inovação. Muito menos uma mais-valia de segurança.
É um acessório que impede da viseira embaciar. E as viseiras normalmente embaciam porque não têm já de origem um revestimento que impeça ou existe uma circulação de ar deficiente.

Um capacete pode ter um design a lembrar os capacetes antigos, mas ainda assim ter do que melhor se faz atualmente a nível de segurança.

E têm.
Porém, independentemente dos materiais usados na calota e interiores acabam por todos sofrer um pouco pelo facto de adoptarem soluções retro para as viseiras e respectivos encaixes que destroem por completo a insonorização.

Mas penso que quem os adquire está consciente disso...
Tal como quem opta por uma boneville ou uma nine-t certamente não espera o comportamento ou eficiência duma Daytona ou duma S1000RR.

« Última modificação: Outubro 12, 2016, 02:13:14, 02:13 por dfelix »

Outubro 12, 2016, 11:45:23, 11:45
Responder #10

dfelix

• 5005
Dfélix, um capacete em termoplástico não é inferior em segurança a fibra de vidro/carbono ou tri-composto?

Falar em "termoplástico" é um bocado genérico.
Dá para perceber que corresponde a um plástico injectado a quente num molde.
Mas não define exactamente que tipo de plástico. Nem a forma como é aplicado.

Uma coisa é certa... em testes como os da SHARP é recorrente encontrar capacetes com estes tipos de construção mais económica a superar largamente as opções mais exóticas e dispendiosas.

Um os argumentos comuns é de que por serem compostos de menor rigidez absorvem melhor a energia dos impactos em vez de os transferir.

Não quero com isto dizer que são melhores.
Apenas que nos testes é bastante comum surpreenderem nos resultados.

Aquilo que quero perguntar é, tens a certeza disso e consegues demonstrar isso? Claro..falamos numa mesma gama..

Numa pesquisa rápida... tens os Lazer LZ6 ou o Bora na casa dos 100 euros a obter uma classificação de 5 estrelas.
Acima do resultado obtido pela maioria dos modelos da Arai.

Tudo isto é muito relativo.
De qualquer forma estas classificações permite comparar entre modelos e marcas que na sua maioria superam largamente o exigido pela ECE ou DOT.

Estamos a falar dum nível extra de segurança já não serve para salvar a vida... mas para preservar o rosto de um lindo cadáver.  :)
« Última modificação: Outubro 12, 2016, 11:54:29, 11:54 por dfelix »

Outubro 12, 2016, 13:01:07, 13:01
Responder #11

VCS

• 940
    • Offramp
O bullitt é uma referência.
Esteticamente é soberbo. A qualidade de construção é fora de série. E tem pormenores deliciosos como o encaixe magnético da viseira.

Colocar em causa a "suavidade extrema do material interno" parece-me bastante injusto.
Pois o interior em pele é do mais premium que existe no mercado.

Acho que os únicos grandes defeitos é mesmo ruído... e o preço.

Eu sou um adepto dos Bell, actualmente tenho um M5X, e já agora um M4R a estrear para venda, que são capacetes bastante diferentes do Bullitt. Mas estou suficientemente identificado com a marca, com os materiais, pontos fortes e fracos. E com a actual linha da Bell, muito menos a meu gosto do que há 4 ou 5 anos atrás. 
Quanto ao Bullitt, só para precisar que eu não disse que a suavidade extrema do interior é uma opção errada, ou até um defeito. Pode ser vista como uma vantagem, porque o material é muito suave ao toque, ou como uma desvantagem , em especial para quem faça um uso intensivo do capacete, porque a resistência ao desgaste (que também é relevante) não é igual à de outras opções.   
É um capacete bonito ? Sem dúvida ! Dava 400 a 500Eur por um ? Nem por sombras.

Tenho um Gringo S e acho o capacete muito honesto para o preço.
Os interiores são bons. É leve e confortável.
(..)
O pior defeito é mesmo a insonorização.
Problema de todos estes integrais retro sobretudo devido ao formato.

Também gosto do Gringo S, têm um recente encarnado sangue a que é difícil resistir... e o ruído nem sequer é um aspecto que esteja no topo das minhas prioridades, uma vez que ando de Vespa e as velocidades são sempre legais, em qualquer auto-estrada nacional.   :megafeliz: Porém, ainda não experimentei nenhum. Mas não está excluído à partida pelo facto de ser termoplástico, também tenho capacetes nesse material. Agora, são muito mais baratos de produzir e dificilmente se pode justificar um preço premium num capacete em termoplástico.

Outubro 12, 2016, 13:43:13, 13:43
Responder #12

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu não percebo nada do assunto mas quanto aos capacetes de termoplástico vs carbono/fibras penso que a maior diferença estará no seu peso e não na sua resistência.
 Digo eu....que não quero dar uso a nenhum (entenda-se, cair)

Outubro 12, 2016, 15:22:03, 15:22
Responder #13

dfelix

• 5005
Eu sou um adepto dos Bell, actualmente tenho um M5X, e já agora um M4R a estrear para venda, que são capacetes bastante diferentes do Bullitt. Mas estou suficientemente identificado com a marca...

O M5X e o M4R são capacetes convencionais com uma qualidade bastante simpática.

A marca passou por um periodo complicado.
Superou fusões e cisões e conseguiu passar ao lado da falência graças ao nome.

Na realidade foi graças a uns quantos modelos feitos na China que conseguiram encaixe financeiro para recentemente investir no catálogo que têm actualmente.
E o Bullit é um caso de sucesso, já que veio ocupar um nicho de mercado ascendente.

...eu não disse que a suavidade extrema do interior é uma opção errada, ou até um defeito. Pode ser vista como uma vantagem, porque o material é muito suave ao toque, ou como uma desvantagem , em especial para quem faça um uso intensivo do capacete, porque a resistência ao desgaste (que também é relevante) não é igual à de outras opções.

A pele é dos melhores materiais no que diz respeito a durabilidade.
Basta ver os casacos. Normalmente deixam de servir ou ficam fora de moda muito antes de se degradarem.

O único inconveniente nestes interiores é para malta careca e/ou que sua muito.
A pele absorve muito facilmente o suor, fica húmida, cola... logo exige lavagens mais frequentes.

Alguns esquemas de cores combinam bem com a Vespa!
Mas é indiscutivelmente um produto demasiado "premium" para quem utiliza uma scooter corriqueira no dia-a-dia.

Já para quem tem uma nine-T ou outra neoclássica equivalente é uma opção que faz todo o sentido.
Quem vai para uma moto deste segmento não irá certamente optar pelo AGV Corsa réplica de algum piloto do GP.
Até poderá ser muito melhor. Mas ficaria ridículo!

Existia uma lacuna neste mercado.
Durante muitos anos não existiu opções retro de capacetes integrais.

E tal como nas modernas motos retro, há também espaço para produtos dos mais económicos aos mais refinados.

Porém, ainda não experimentei nenhum. Mas não está excluído à partida pelo facto de ser termoplástico, também tenho capacetes nesse material.

Não é o capacete que utilizo com maior frequência.
Porém combina bem com a moto que utilizo mais regularmente.
Não sou apologista dos jet. Na altura ainda ponderei um shark vancore mas depois de o ver ao vivo... optei de imediato pelo Gringo.

Dentro deste segmento parece-me ser a melhor relação custo/qualidade.

Eu não percebo nada do assunto mas quanto aos capacetes de termoplástico vs carbono/fibras penso que a maior diferença estará no seu peso e não na sua resistência.

Se a resistência fosse o factor decisivo andávamos todos com um elmo medieval!   :)

A resistencia é importante.
Mas o essencial é a capacidade do capacete absorver a energia do impacto ao invés de a dissipar para a cabeça.

A calota e sobretudo o recheio é muito importante.
E o verdadeiro desafio dos construtores é encontrar uma solução de compromisso.

« Última modificação: Outubro 12, 2016, 15:26:48, 15:26 por dfelix »

Outubro 12, 2016, 16:16:53, 16:16
Responder #14

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
É injusto não haver uma referencia ao Ruby Castel, que apesar dos problemas da marca, não deixa de ser o pioneiro entre estes retro integrais.

Ou os XG100 da Nexx... pelo facto de serem nacionais.

Compreendo que seja injusto e até concordo contigo companheiro dfelix, mas repara que a razão para este tópico não ter menção de nenhum dos bonitos capacetes da série full-face X.G100 da Nexx, prende-se com o facto de a publicação originária para este artigo ser Espanhola (MasMoto.net), o que de alguma forma ajuda a explicar a não existência de nenhum de origem nacional (PT).

Quando ao estilos de capacete aqui indicados, mesmo não reunindo as minhas preferências de escolha, consigo apreciar e compreender quem opta pelos mesmos... :nice:

...excepto quando lhes colocam umas certas viseiras!  :???:  :viufantasma:

Não consigo engraçar com aquilo de maneira nenhuma....  :napodeser:

Dalai Lama

Outubro 12, 2016, 17:19:48, 17:19
Responder #15

dfelix

• 5005
...excepto quando lhes colocam umas certas viseiras!

Não é o tipo de coisa que fique bem a qualquer pessoa...

É acessório que nunca compraria.
Mas enquadrado em determinados contextos, motos e indumentária... gosto de ver.

Outubro 12, 2016, 17:24:00, 17:24
Responder #16

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Respeito quem goste mas na minha opinião parece que temos a cabeça enfiada dentro de um aquário

Outubro 12, 2016, 18:04:40, 18:04
Responder #17

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas, não sei se era aqui o sitio mais indicado pra postar este vídeo deste capacete,  acabadinho de sair, ora vejam,

&feature=em-u

:bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 12, 2016, 18:54:18, 18:54
Responder #18

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Olá Clemente,    :nice:

Creio que esse capacete do vídeo estará uns anitos bons à frente do estilo existente há 2 ou 3 décadas atrás.  :)

Não se enquadra no estilo retro ou revivalista, mas gostei de ver o vídeo companheiro.  :nice:

Aliás...já que trazes à baila a italiana Nolan, é bom fazer notar que também têm na sua gama uns jet bem conseguidos e que se enquadram totalmente na "cultura" hipster....ou vintage, vá.  :tornarseanjinho:

Dalai Lama

Outubro 12, 2016, 20:24:34, 20:24
Responder #19

Luis Salgueiro

• 1797
...excepto quando lhes colocam umas certas viseiras!

Não é o tipo de coisa que fique bem a qualquer pessoa...

É acessório que nunca compraria.
Mas enquadrado em determinados contextos, motos e indumentária... gosto de ver.

Este capacete fez-me logo lembrar os que os Daft Punk costumam usar :
http://

Outubro 13, 2016, 01:35:19, 01:35
Responder #20

VCS

• 940
    • Offramp

Alguns esquemas de cores combinam bem com a Vespa!
Mas é indiscutivelmente um produto demasiado "premium" para quem utiliza uma scooter corriqueira no dia-a-dia.

Já para quem tem uma nine-T ou outra neoclássica equivalente é uma opção que faz todo o sentido.
Quem vai para uma moto deste segmento não irá certamente optar pelo AGV Corsa réplica de algum piloto do GP.
Até poderá ser muito melhor. Mas ficaria ridículo!

Para mim uma Nine-T ou outra neoclássica equivalente é uma moto tão corriqueira como uma  Vespa.  Não vejo que faça qualquer diferença, ou que seja ridículo, usar o capacete X na moto Y ou Z. A cabeça é a mesma. E cada um pensa pela sua. Convém é que o capacete seja bom.

Outubro 13, 2016, 11:21:54, 11:21
Responder #21

dfelix

• 5005
Para mim uma Nine-T ou outra neoclássica equivalente é uma moto tão corriqueira como uma Vespa.

Ocasionalmente almoço num restaurante a 150 metros daqui onde costuma estar uma Nine-T à porta.
Não é modelo que vejo todos os dias.
E sempre que a encontro não consigo evitar ficar ali um bocadinho a olhar para ela.
Tenho colegas de trabalho que não ligam nenhuma a motos e não ficam indiferentes.

Já vespas... só aqui à porta estão sempre umas 2 ou 3.
Diariamente cruzo-me com tantas que já nem ligo.
E eu gosto da vespa!
Dentro da oferta de scooters é das poucas cuja estética me agrada.

Não vejo que faça qualquer diferença, ou que seja ridículo, usar o capacete X na moto Y ou Z. A cabeça é a mesma. E cada um pensa pela sua. Convém é que o capacete seja bom.

Tenho um carinho especial por excêntricos.
Portanto, não me incomoda nada malta que vá ao supermercado de pijama ou trabalhar de calção e chinelo!

Independentemente do dress code... o corpo é o mesmo. A cabeça também. :)

Mas... não é por isso que vou deixar de achar que um capacete retro se adequa melhor a uma moto retro.
Tal como um capacete desportivo se adequa mais a uma moto desportiva.

Outubro 18, 2016, 18:03:51, 18:03
Responder #22

dfelix

• 5005
Tropecei ha pouco nesta notícia:

http://www.motorcyclistonline.com/10-new-motorcycle-helmets-from-aimexpo-2016?16h7HXu6ZuyGoFDf.01#page-2

E bem a propósito do que escrevi atrás...

Helmets were a hot commodity at AIMExpo this year, with dozens of new offerings from as many manufacturers. Retro moto lids and military style helmets were everywhere, with most helmet makers attributing the trend to the rising popularity of scrambler- and cafe-style bikes like the new BMW RnineT Scrambler and Yamaha SCR900. In no particular order, here’s a rundown of 10 helmets that caught our eye.