O Miguel/TMaxer já foi e já voltou... Está na fase de escrever e tratar as fotos e vídeos que nos brinda.. Sent from my iPhone using Tapatalk
Este ano, depois de ler alguns posts do nosso amigo Vasco, estive quase a inscrever-me para o LaL. A proximidade com a viagem que queria fazer, fez-me entretanto adiar a ideia para 2017.Ja ha algum tempo que também vinha a acompanhar algumas provas semelhantes ao LaL no país vizinho, tais como a Rider 1000, a Ruta dos Penitentes e o Rodibook.Todas estas provas são à semelhança do LaL, uma experiência turística em moto, em que o percurso é relativamente longo e utiliza estadas secundarias ou municipais e se mantém secreto até quase ao inicio da prova, sendo a navegação realizada por “road book”.Neste tipo de provas atrai-me bastante a condução que é posta a prova em praticamente todo o tipo de estradas e pisos e o facto de mesmo não havendo classificação, obrigar a uma capacidade de endurance por parte do condutor e nao se poder “adormecer” ou ir a “pisar ovos” sob pena de chegar a horas muito tardias.Quando soube que as inscrições para o Rodi tinham aberto, apressei-me a juntar o meu nome à lista, só que as 700 vagas esgotaram num ápice e eu fiquei em lista de espera, tendo posteriormente recebido um email com o OK para completar a inscrição e pagar os 65€. (...)
Miguel, sabendo que perdoas o meu pouco conhecimento sobre o assunto, pergunto...De que forma vai funcionando o leitor de Road-Books manual, em condução??
Ola Vasco!No proximo post, vou postar parte do percurso.... Foi (na minha opiniao) mesmo MUITO interessante Aquilo que procurava era um percurso onde tivesse algumas zonas que fossem desafiantes em termos de conducao e gostaria de passar por sitios "diferentes", por aqueles caminhos em que a vista é fabulosa e que geralmente sao estradas por onde nunca passariamos na vida sem ser por uma prova destas.Foi mesmo isso que tive... o roadbook foi muito completo, levou-nos a circular em praticamente todos os tipos de pisos e todo o tipo de estradas. Houve pelo menos 3 sítios que terei de voltar... o primeiro era um canyon e uma montanha por volta do KM 150/200, a outra uma estrada imediatamente após o almoço, por onde andei uns 30 Kms em que a estrada era tao sinuosa que nunca consegui passar os 60 (constante curva e contra-curva) e por fim, uma estrada completamente alucinante na zona de "Ribes de Freser" que era em cimento e deveria ter a largura de 2 mts e da qual só saímos passado uns 40 Kms... passamos por sítios verdadeiramente espectaculares!!!!para teres uma ideia: https://www.google.pt/maps/@42.3153699,2.1916738,3a,75y,288.31h,88.52t/data=!3m6!1e1!3m4!1sMFOATLyp-7_6B-cVZQXxyw!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1Passamos por muitos outros sitios espectaculares que depois darei conta... foi absolutamente espectacular e os 700 Kms justificaram os quase 2400 chatos em AE Em termos de organização... perfeito! não só tudo muito bem planeado como nos receberam com uma alegria muito grande... Muitos dos Espanhóis com que falei eram "clientes" do LaL e gostam muito, porque como o LaL corre o país, eles apreciam a maior assimetria de paisagens Em termos de clássicos, poucas scooters... apenas 3 TMaxes e no ano passado tinha ido uma Vespa que chegou ao fim... algumas moto vintage... pelos menos umas 3 Montesas Impala e algumas Bultago
A "tal" nunca seria hipótese... pois seria um bocado como por o navio de cruzeiro (MSC Musica???) que estava ontem em frente a Sta Apolonia a subir o rio Almansor As participações de "aventura" como as que o Vasco faz não me seduzem grandemente... as minhas participações nestas aventuras buscam o prazer hedonistico do puro gozo de conduzir e um pouco também o prazer masoquistico da dureza e duração da própria prova. Portanto... a maquina e a sua condução terá de ser uma variável de factor "excitante", quando penso em participar numa coisa destas.Realisticamente, a Tmax é a maquina que preciso no dia a dia e seria muito complicado de abdicar do conforto, protecao e boa dinâmica (e praticabilidade) para passar para uma moto que é sempre muito "extrema" em termos de compromisso para o dia-a-dia...Portanto, o ideal seria ter ou alugar um brinquedo para estas andanças... alugar deixa-me um pouco fora da minha zona de conforto e para alem dos custos há que pesar a cota de Kms permitidos em alugueres de menos de 7 dias :viufantasma:O que praticamente me deixa com o enorme dilema que é a aquisição de uma 2ª moto que a adquirir seria apenas temporariamente para fazer estas brincadeiras pois é dificil justificar mais brinquedos na garagem cá de casa Vasco, sem duvida que as ligações são desmotivantes. Muitos companheiros de zonas mais distantes alugaram furgões e levaram 2 e 3 motos lá dentro para evitar a ida e o regresso. Mandar a moto numa palete para Barcelona também não é muito difícil. Pelos minhas contas em combustível as 2 ligações devem ter custado 150 € em gasolina, provavelmente será mais barato do que enviar a moto :ok: Levar a moto por estrada num comercial de mercadorias, so fazia sentido se a despesa de combustível fosse a dividir por 3 pois apesar de ser a gasóleo, o consumo é mais elevado.Mas pormenores à parte, o mais importante é ir participando e divertindo... ficar parado é que não é opção
Percebo o que dizes na perspectiva de tempo de viagem acrescido , mas em termos de completar com distinção qualquer prova do género, eu nao tenho dúvidas que a Vespa o fizesse.Mas claro que reconheço que o saberás bem melhor que eu... http://www.dailymail.co.uk/news/article-2325533/Drew-Milne-completes-epic-10-000-mile-journey-Adelaide-London-beloved-scooter.htmlQualquer dia e com esta ideia das crossovers...não me espantaria que a Piaggio lançasse uma Vespa multi terrain, com preparações várias logo de fábrica. Pelo menos enfrentava com um pouco mais de à vontade certos trilhos.
Entendo-te perfeitamente... quem nunca guiou um carro que anda pouco a fundo nao merece andar com um que ande muito
Uma coisa que tinha saudades e que senti no Rodi, foi aquele "buzz" de sentir o "raceday"... foram muitos anos passados em corridas de karts, velocidade, ralis, track days... sentia a falta daquela adrenalina. Bem, estes eventos nao sao de velocidade pura... mas felizmente tambem nao sao de ir a pisar ovos... velho, mas nao tanto!!!!!