Autor Tópico: Uma Tmax no Rodibook - Setembro 2016  (Lida 11302 vezes)

Setembro 10, 2016, 01:12:41, 01:12
Lida 11302 vezes

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Este ano, depois de ler alguns posts do nosso amigo Vasco, estive quase a inscrever-me para o LaL. A proximidade com a viagem que queria fazer, fez-me entretanto adiar a ideia para 2017.

Ja ha algum tempo que também vinha a acompanhar algumas provas semelhantes ao LaL no país vizinho, tais como a Rider 1000, a Ruta dos Penitentes e o Rodibook.

Todas estas provas são à semelhança do LaL, uma experiência turística em  moto, em que o percurso é relativamente longo e utiliza estadas secundarias ou municipais e se mantém secreto até quase ao inicio da prova, sendo a navegação realizada por “road book”.

Neste tipo de provas atrai-me bastante a condução que é posta a prova em praticamente todo o tipo de estradas e pisos e o facto de mesmo não havendo classificação, obrigar a uma capacidade de endurance por parte do condutor e nao se poder “adormecer” ou ir a “pisar ovos” sob pena de chegar a horas muito tardias.

Quando soube que as inscrições para o Rodi tinham aberto, apressei-me a juntar o meu nome à lista, só que as 700 vagas esgotaram num ápice e eu fiquei em lista de espera, tendo posteriormente recebido um email com o OK para completar a inscrição e pagar os 65€. (engraçado como os Espanhóis conseguem organizar sempre tudo mais barato do que nós... a inscrição do LaL custa 135!)

Apenas me faltava um leitor de Road-books, mas felizmente sabia bem onde podia adquir um: no Paulo da Rod´aventura. Optei pelo modelo manual da marca F2R, tendo pedido o kit de iluminação LED que seria útil pois em Setembro os dias já são mais curtos. Como a Tmax tem o guiador tapado por plásticos, pedi o modelo com a bola de fixacao RAM.

http://www.rodaventura.pt/loja/

http://www.f2r.pt/pt_PT
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 10, 2016, 01:14:46, 01:14
Responder #1

TMXR

• 4156

Masculino
Dia 1 - VFX > Pamplona - 900 Kms

Dado este período ainda ter pouca carga laboral, sai na 5 feira de manha.

Na vespera preparei a Tmax, usando a configuração “touring” da outra viagem (bau + mochila + top case 47 litros). Uns dias antes tinha feito uma pequena revisão e tinha colocado o variador OEM, mas na 4ª a noite comecei a pensar que com o Jcosta é que ia bem e assim que me levantei troquei o variador e meti roletes novos mais pesados do que os que estava a usar (15,5 > 16g)

Por volta das 10h30 estava a sair de casa sentindo imediatamente a diferença de pesos no variador, a Tmax ficou espectacular em AE rodando com facilidade a 100/110 as 4000 RPM... em contrapartida a aceleração a partir dos 80/100 ficou muito mais fraca.

Tomei a A1 e a A23 ate Vilar Formoso (desembolsando o valor da portagem). A partir de Espanha circulei quase sempre em Autovia não pagando nada. Como estava com tempo, apontei a Pamplona onde pernoitei.

Mudança no cenário ao chegar a Pamplona

Optei por ficar fora da cidade, tendo escolhido o Hotel Cross Elorz que é um hotel moderno mas low cost que fica num parque industrial em Imorcain a poucos Kms do centro. A zona é muito sossegada tendo alguma empresas e algum transito pesado, mas a recepcionista vendo que vinha de moto deu-me as chaves do parque subterrâneo. Perto há um restaurante com "menu" (10,70€ os 2 pratos + postre)  porreiro onde jantei.

Nao são só as autoestradas que são grátis, a super 95 a 1.12 € numa bomba normal (e em 2015 cumpriram os objectivos do deficit!)

http://www.crosshoteles.com/
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 10, 2016, 01:18:09, 01:18
Responder #2

TMXR

• 4156

Masculino
Dia 2: Pamplona > Vielha 380 Km

A ideia para a Sexta era fazer umas curvas, a escolha de escala em Pamplona não tinha sido inocente pois em pouco mais de 1h30 numas nacionais deliciosas e pela “autovia do Pirineo” estava na Panticosa, prestes a cruzar a fronteira Francesa para fazer a “etapa rainha”: Portelet > Aubisque > Solour > Tourmalet > Aspin > Pereysourde > Portilhon.

Neste percurso não só as curvas estão garantidas como as subida e descida são permanentes. Felizmente desta vez estava seco e havia sol! Apesar de notar um transito um pouco mais pesado do que o de Junho, sobretudo de autocaravanas, estavam reunidas todas as condições para um dia inesquecível.

Deixei um “recuerdo”, perdão um “souvenir” do CPMOTO em quase todos os Cols... já percebi que é efémero pois os placards são limpos com alguma frequência... mas deixo-vos as fotos para recordar o momento em que o CPMOTO esteve nas mais altas estradas da Península Ibérica.

Embalse de Yesa

Arquitectura moderna a contrastar com uma cidades muradas... Pista de gelo de Jaca

Pireneus à vista... entrada pelo vale do Tena

Entrada em Franca no topo do Portalet

13% de inclinação... é mesmo a “descer para baixo!”

Para mim, o col com a vista mais bonita... com os cavalos mais meigos de todo o Pirineo!

Col do Solour... adoro esta estada cortada na montanha. Aqui é preciso cuidado com os 2 ou 3 tuneis... são muito escuros e escorregadios e surpreendem com curvas muito apertadas, é muito facil cair!

Setembro 10, 2016, 01:21:13, 01:21
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino

20 Kms para o Almoco

incrivelmente, isto funcionava e estava em contagem regressiva para a passagem da Vuelta

Col de Aspin:

Col de Pereysourde:

Pouco mais ha a dizer sobre este dia, a T esteve fantástica apesar dos roletes mais pesados não serem tao nervosos como os anteriores, mas isto não se trata de “velocidade absoluta” mas sim de divertimento e a velocidade em curva é a que mais importa.

No 3 dias seguintes a Vuelta ia andar por estas paragens, por dedução calculei que o percurso não tomasse a direção do Pirineu Aragonês / Cantábrico.

Vista de Bossost, do panoramico do Portilhon

Totais do dia

(*todas as fotos tiradas com iPhone 6+)

Setembro 10, 2016, 01:32:19, 01:32
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
So um pequeno aparte...

No relogio do Tourmalet faltavam 2 dias para a etapa que la ia passar  :nice:

A maioria de voces deve saber o que é isto:

A grelha é a chamada "passagem canadiana" (ou barreira)... serve para o gado conter o gado que anda solto na pastoricia ficar contido numa area.

Na foto ao lado, aquele arame é uma vedação... esta electrificada com uns bons milhares de volts (uns 5000?), quando o gado bate com a perna no arame recebe uma descarga de alta tensao (mas com poucos joules).

Eventualmente, poderei falar sobre isto mais à frente pois é recorrente encontrar estas vedacoes nestas zonas  :nice:

Setembro 10, 2016, 09:15:03, 09:15
Responder #5

rodrigues

• Visitante
Mais um passeio fantástico companheiro TMaxer com que nos brindas  :palmas:

Estás mesmo em alta, tens de trocar a Tmax por algo mais apropriado ao teu espírito de viagem, não é que a T não o faça mas decerto entendes o que pretendo dizer.

Estou a ver que andar em Espanha compensa e de que maneira, menos 30 cêntimos por litro e os Kms que fazes quase dá para as dormidas.

:convivio:
« Última modificação: Setembro 10, 2016, 09:16:07, 09:16 por rodrigues »

Setembro 10, 2016, 10:28:17, 10:28
Responder #6

TMXR

• 4156

Masculino
Obrigado caro amigo Rodrigues  :nice:

Pois entendo perfeitamente, apesar da T ser perfeita para o dia a dia, uma outra maquina com outras características seria muito interessante para viajar  :nice:

Sim, os preços em Espanha estão muito mais apetecíveis do que por cá... gasolina mais barata (1.12 a 1.20 ) e alojamento não ultrapassou em qualquer noite os 30€

Apesar  das distancias serem um pouco longas para chegar à "outra ponta", em Espanha não pagando portagens a TMax custa apenas cerca de 7 € por cada 100Kms Percorridos. Cá em PT, so o uso da A1 e A23 em 300 Kms custou-me logo uns 30€  :napodeser:

Setembro 10, 2016, 10:30:23, 10:30
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino
Cheguei a Vielha ao final da tarde, completei as verificações administrativas onde me ofereceram uma t-shirt, um brinde (capa para telemóvel estanque) e me deram o “rolinho” do roadbook. Deambulei lentamente pelo parque de estacionamento onde admirei varias montadas de outros companheiros que também ia participar e fiz alguns test drives no stand da KTM.

TInha reservado 2  noites no  Hotel Rio Nere que fica na “Carrer Mayor”, uma zona emblemática e semi-pedonal onde passa um o rio (negro) que a poucos metros se junta ao rio Garona, pelo que fiz o check in e tomei um banho para sair pouco depois para o briefing as 20h30 na enorme tenda da organização.

No briefing tive a oportunidade de conhecer o mentor do projecto “Rodi”, o Jordi e o responsável pelo Road-Book, o Fernando Gil que é um senhor que apenas tem... 11 Dakars!!! e onde recebemos as boas vindas e fomos alertados para varias situações do Roadbook que nos poderiam induzir em erro durante o percurso.

No final, estava na hora de atestar o piloto pois o dia tinha sido longo e cansativo (os ares do campo abrem o apetite) e fui experimentar a “ruta da tapas” proposta pela organização, que era constituída por um conjunto de restaurantes aderentes que ofereciam um menu “tapas + bebida” por 4€. Comecei logo pelo mais perto, onde despachei uma fideua (tipo paelha de esparguete) em 3 garfadas enquanto ia falando com uns companheiros que tinha acabado de conhecer e  segui para outra onde comi mais umas tapas e falei com mais uns companheiros que tinha acabado de conhecer sobre as maquinas deles, outras provas (a maioria com que falei vem ao LaL) e sobre o caminho do dia seguinte trocando palpites sobre o facto de que iriamos ter “vistas al mar” no dia seguinte.

No regresso ao hotel carreguei o rolo no leitor de roadbook e preparei todo o equipamento para a saída no dia seguinte as 8 da manha. O parque do Rodi tinha segurança toda a noite, mas deixei a T à porta do hotel na companhia das maquinas de muitos outros companheiros

dorsal 687, um dos ultimos a sair da para estrada

Parque de estacionamento onde o Rodi se instalou

Arquitetura de Vielha é toda de montanha e as casas quase todas feitas em pedra...

Apanhei com o quarto do ultimo andar... deve ter sido alguma praxe

TMax na Carrer Mayor, à beira do rio...

6ª à noite, os Espanhois sabem receber bem... animacao cultural e boas vindas do Alcaide aos participantes do Rodi

Parque ao final do dia, ja quase totalmente “composto”

Briefing... entrevista com 2 concorrentes Espanhois ao Dakar que tinha ido participar para ganharem experiencia com a navegacao com RB

O jantar: escolha dificil!

Setembro 10, 2016, 13:55:32, 13:55
Responder #8

rodrigues

• Visitante
Gosto de ver paisagens de sonho mas a última foto  :tirarchapeu:

Setembro 10, 2016, 15:48:46, 15:48
Responder #9

aferreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 75

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: X ADV
  • Localidade: Estoril
boa viagem amigo,e que tudo corra pelo melhor !!
cumps, Álvaro Ferreira

Setembro 10, 2016, 16:07:57, 16:07
Responder #10

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito Muito bom, Miguel.  :palmas:

Este tipo de tópicos aguça-me sempre a vontade de ler mais e mais...

Excelente!!!

Gostei também de ver o autocolante cá da "casa" em alguns dos locais por onde passaste.  :palmas:

E digo-te uma coisa (concordando com o Rodrigues)...mesmo sendo a T-Max uma óptima máquina, trata mas é de ver se compras algo que te permita uma melhor deslocação multi-terrain. Acho que os teus "voos" serão ainda mais altos... ;) :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 10, 2016, 17:56:22, 17:56
Responder #11

horacioalgar

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 32

Masculino
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: TMAX WHITE MAX (nuvem branca)
  • Localidade: Albufeira
Viva companheiro, desejo uma boa viagem de certo que a Tmax vai portar-se muito bem nessa aventura… uma boa continuação, aguardamos mais reportagens  :nice: :convivio:

Setembro 10, 2016, 18:18:26, 18:18
Responder #12

twin-pt

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
O Miguel/TMaxer já foi e já voltou... Está na fase de escrever e tratar as fotos e vídeos que nos brinda.. :festa:

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Setembro 10, 2016, 18:56:52, 18:56
Responder #13

horacioalgar

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 32

Masculino
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: TMAX WHITE MAX (nuvem branca)
  • Localidade: Albufeira
O Miguel/TMaxer já foi e já voltou... Está na fase de escrever e tratar as fotos e vídeos que nos brinda.. :festa:

Sent from my iPhone using Tapatalk

Viva companheiro, então eu andava distraído  :corado: eheheh  :smiley: os meus agradecimentos  :cool:  :convivio:

Setembro 10, 2016, 22:30:39, 22:30
Responder #14

TMXR

• 4156

Masculino
É isso... voltei no passado Domingo... agora é escrever e postar as fotos... que da um trabalhao!!!  :pcbloqueado: :pcbloqueado:

Mas a malta gosta de ler... ou pelo menos ler as fotos  :lolol: :D

Setembro 11, 2016, 23:01:23, 23:01
Responder #15

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
Este ano, depois de ler alguns posts do nosso amigo Vasco, estive quase a inscrever-me para o LaL. A proximidade com a viagem que queria fazer, fez-me entretanto adiar a ideia para 2017.

Ja ha algum tempo que também vinha a acompanhar algumas provas semelhantes ao LaL no país vizinho, tais como a Rider 1000, a Ruta dos Penitentes e o Rodibook.

Todas estas provas são à semelhança do LaL, uma experiência turística em  moto, em que o percurso é relativamente longo e utiliza estadas secundarias ou municipais e se mantém secreto até quase ao inicio da prova, sendo a navegação realizada por “road book”.

Neste tipo de provas atrai-me bastante a condução que é posta a prova em praticamente todo o tipo de estradas e pisos e o facto de mesmo não havendo classificação, obrigar a uma capacidade de endurance por parte do condutor e nao se poder “adormecer” ou ir a “pisar ovos” sob pena de chegar a horas muito tardias.

Quando soube que as inscrições para o Rodi tinham aberto, apressei-me a juntar o meu nome à lista, só que as 700 vagas esgotaram num ápice e eu fiquei em lista de espera, tendo posteriormente recebido um email com o OK para completar a inscrição e pagar os 65€. (...)

Epá, estive uns tempos sem vir aqui e vejo isto !  Muito bem, Miguel ! Estou curioso para saber detalhes do Rodibook, o nível da organização, as estradas, o espírito da comitiva, e se há lá maluquinhos das clássicas... e se sim, se são bem recebidos como somos aqui no LAL...
Parabéns pela iniciativa de ir, és cá dos meus, não ficas à espera e gostas de rolar sozinho.

abraço,
Vasco

Setembro 11, 2016, 23:11:10, 23:11
Responder #16

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
Miguel, sabendo que perdoas o meu pouco conhecimento sobre o assunto, pergunto...

De que forma vai funcionando o leitor de Road-Books manual, em condução??  :pensador:
« Última modificação: Setembro 11, 2016, 23:13:41, 23:13 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 11, 2016, 23:23:20, 23:23
Responder #17

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Miguel, sabendo que perdoas o meu pouco conhecimento sobre o assunto, pergunto...

De que forma vai funcionando o leitor de Road-Books manual, em condução??  :pensador:

Basicamente são dois rolos. Quando chegas às instruções que estão no final da página, rodas a roldana para subir e teres as próximas instruções visíveis.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 11, 2016, 23:27:25, 23:27
Responder #18

VCS

• 940
    • Offramp

Com as mãos, mesmo. O suporte de RB tem 2 rolos, onde colas o RB, que te é entregue em folhas A5 que têm que ser coladas uma a uma, com fita cola, de modo a que fiques com um grande rolo. Para avançar ou atrasar o rolo tens que girar os manípulos, com jeito, um de cada vez. Com a prática, faz-se bem em andamento, a olhar para o odómetro, a estrada, as placas e os pontos de referência. É viciante guiar com RB.

Ah, e RB com avanço eléctrico é para meninos.... acho que só se justifica mesmo em competição.

Setembro 11, 2016, 23:29:27, 23:29
Responder #19

TMXR

• 4156

Masculino
Ola Vasco!

No proximo post, vou postar parte do percurso.... Foi (na minha opiniao) mesmo MUITO interessante  :nice:

Aquilo que procurava era um percurso onde tivesse algumas zonas que fossem desafiantes em termos de conducao e gostaria de passar por sitios "diferentes", por aqueles caminhos em que a vista é fabulosa e que geralmente sao estradas por onde nunca passariamos na vida sem ser por uma prova destas.

Foi mesmo isso que tive... o roadbook foi muito completo, levou-nos a circular em praticamente todos os tipos de pisos e todo o tipo de estradas.

Houve pelo menos 3 sítios que terei de voltar... o primeiro era um canyon e uma montanha por volta do KM 150/200, a outra uma estrada imediatamente após o almoço, por onde andei uns 30 Kms em que a estrada era tao sinuosa que nunca consegui passar os 60 (constante curva e contra-curva) e por fim, uma estrada completamente alucinante na zona de "Ribes de Freser" que era em cimento e deveria ter a largura de 2 mts  :nice: e da qual só saímos passado uns 40 Kms... passamos por sítios verdadeiramente espectaculares!!!!

para teres uma ideia:

https://www.google.pt/maps/@42.3153699,2.1916738,3a,75y,288.31h,88.52t/data=!3m6!1e1!3m4!1sMFOATLyp-7_6B-cVZQXxyw!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

Passamos por muitos outros sitios espectaculares que depois darei conta... foi absolutamente espectacular e os 700 Kms justificaram os quase 2400 chatos em AE  :nice:

Em termos de organização... perfeito! não só tudo muito bem planeado como nos receberam com uma alegria muito grande...

Muitos dos Espanhóis com que falei eram "clientes" do LaL e gostam muito, porque como o LaL corre o país, eles apreciam a maior assimetria de paisagens  :nice:

Em termos de clássicos, poucas scooters... apenas 3 TMaxes e no ano passado tinha ido uma Vespa que chegou ao fim...  algumas moto vintage... pelos menos umas 3 Montesas Impala e algumas Bultago  :nice: 
« Última modificação: Setembro 11, 2016, 23:30:29, 23:30 por TMaxer »

Setembro 11, 2016, 23:35:13, 23:35
Responder #20

TMXR

• 4156

Masculino
É isso... o RB do Rodi é mesmo um "rolo", nao foi preciso colar nada  :nice:

No fundo é aquilo que este companheiro fez na foto que coloquei no topico do "EU VI"

rodas cada um dos eixos manualmente para avancares ou recuares (eles estao solidarios com um elastico... quando rodas um, o outro tambem mexe)

Existem leitores que tem um motor que o faz e nesse caso tens 2 botoes nos punhos... justifica-se mais para a competição como disse o Pianoman

Setembro 11, 2016, 23:48:11, 23:48
Responder #21

TMXR

• 4156

Masculino
Entretando, ja descobri o primeiro video do Rodi de 2016 pela net...

Setembro 11, 2016, 23:49:34, 23:49
Responder #22

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
Parece ser um desafio interessante de guiar seguindo as indicações do Road-Book....que basicamente é como ter ali um co-piloto que vai dando indicações do percurso a seguir. Mas neste caso é um co-piloto que implica que se lhe dê "corda", por assim dizer.  :nice: :nice:

Tenho de ver se vejo uns vídeos do assunto, pois despertou-me a curiosidade.

Dalai Lama

Setembro 12, 2016, 00:15:58, 00:15
Responder #23

carlos fonseca

• Visitante
Fiquei curioso com a TMax Portuguesa a porta do Riu Nere, agora sei quem era. :cool:

Também fiz a prova com um numero de dorsal um pouco acima do teu.

E sim concordo estava bem organizado e o percurso foi bastante interessante.

PS. Ainda me conseguiste apanhar numa das fotos do briefing.

Setembro 12, 2016, 23:26:24, 23:26
Responder #24

TMXR

• 4156

Masculino
Carlos,

O mundo é mesmo muito pequeno  :nice: :nice:

Por acaso ia no grupo de 8 a 10 motos que me ultrapassou na zona de Logrono na 5 Feira?  :nice:

Setembro 13, 2016, 21:00:25, 21:00
Responder #25

carlos fonseca

• Visitante
Não, eu fiz um trajecto mais convencional por Madrid, Saragoça, Lérida.

Acabei por deixar a mota sempre no parque fechado apesar de também ter ficado no Riu Nere.

Setembro 13, 2016, 21:02:36, 21:02
Responder #26

rodd

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 156

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Torres Vedras
Mais um excelente tópico. Muitos parabéns!  :palmas:

Boas curvas

Setembro 13, 2016, 22:22:08, 22:22
Responder #27

TMXR

• 4156

Masculino
Carlos, o meu regresso tambem foi por esse trajecto  :nice: Se tivesse ido provavelmente teria feito escala em Andorra, mas como queria fazer os "altos pirineus" acabei por ir por Vilar Formoso  :nice:

Foi pena nao termos cruzado no Riu Nere, falei com quase todos os companheiros que la ficaram  :nice: fica para a proxima  :nice:

Rodd  :nice:

Deixo aqui mais um vídeos que emergiu nos últimos dias, é de uma habituee deste tipo de eventos (Xavi Fabregas) e apesar de ser um pouco longo retrata com muita exactidão como foi a participação no Rodi :palmas:

« Última modificação: Setembro 13, 2016, 22:25:01, 22:25 por TMaxer »

Setembro 13, 2016, 22:31:58, 22:31
Responder #28

carlos fonseca

• Visitante
Sim havemos nos de encontrar por cá ou numa destas provas.

Eu acabei por ir até Cabo de Creus e ficar uns dias a apanhar Sol na Catalunha.

Tive sorte fugi a vaga de calor na Península.

Setembro 17, 2016, 15:33:44, 15:33
Responder #29

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
Miguel, na descrição desta fantástica viagem e respectivo evento, mencionas também o "Rider 1000" e a "Ruta dos Penitentes".

Ponderas fazê-los também??
E se sim...com que tipo de máquina??  :feliz:

Dalai Lama

Setembro 17, 2016, 21:28:41, 21:28
Responder #30

TMXR

• 4156

Masculino
Isaac  :nice:,

Ambas as provas/passeios sao semelhantes ao Rodi e ao LaL.

A Rider 1000 é realizada na zona da Catalunha e como o nome indica sao 1000 Kms feitos por estradas de conducao selectiva identicas à do Rodi. Para os menos corajosos existem variantes de 300 e 500 Kms (rider300 e rider 500)

A Ruta é uma prova de 800 a 1000 Kms, que tambem é feito na zona dos Pirineus  :nice:

Gostaria de fazer a Rider, este ano ja o tinha pensado fazer mas depois ficou em aguas de bacalhau pois os meus 2 objectivos era ir ver a corrida das 24H Le Mans e ir aos Alpes ou fazer o transpirineico  :convivio:

Eventualmente este ano farei o LaL e gostaria de ir aos Alpes... tudo esta dependente da disponibilidade profissional  :nice:

Em relacao a maquina... desde que tenha 2 rodas e nao seja a pedais marcha tudo (pelo menos acima de 499 cc)  :nice:

Setembro 17, 2016, 21:48:04, 21:48
Responder #31

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
Muito bem.  :nice:

Assim esta torna-se uma candidata... http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=173.msg692#msg692::P:

Agora a serio... :tornarseanjinho:
Seja de que forma for, tenho já mais do que provas que qualquer máquina faz muito mais do que se julga, pelo que faças a Rider 1000 com uma Vision 110i sempre a fundo, ou com uma Tracer 700 sempre a bom ritmo, não te faltarão motivos para momentos bem passados.

Dalai Lama

Setembro 17, 2016, 23:59:47, 23:59
Responder #32

VCS

• 940
    • Offramp
Ola Vasco!

No proximo post, vou postar parte do percurso.... Foi (na minha opiniao) mesmo MUITO interessante  :nice:

Aquilo que procurava era um percurso onde tivesse algumas zonas que fossem desafiantes em termos de conducao e gostaria de passar por sitios "diferentes", por aqueles caminhos em que a vista é fabulosa e que geralmente sao estradas por onde nunca passariamos na vida sem ser por uma prova destas.

Foi mesmo isso que tive... o roadbook foi muito completo, levou-nos a circular em praticamente todos os tipos de pisos e todo o tipo de estradas.

Houve pelo menos 3 sítios que terei de voltar... o primeiro era um canyon e uma montanha por volta do KM 150/200, a outra uma estrada imediatamente após o almoço, por onde andei uns 30 Kms em que a estrada era tao sinuosa que nunca consegui passar os 60 (constante curva e contra-curva) e por fim, uma estrada completamente alucinante na zona de "Ribes de Freser" que era em cimento e deveria ter a largura de 2 mts  :nice: e da qual só saímos passado uns 40 Kms... passamos por sítios verdadeiramente espectaculares!!!!

para teres uma ideia:

https://www.google.pt/maps/@42.3153699,2.1916738,3a,75y,288.31h,88.52t/data=!3m6!1e1!3m4!1sMFOATLyp-7_6B-cVZQXxyw!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

Passamos por muitos outros sitios espectaculares que depois darei conta... foi absolutamente espectacular e os 700 Kms justificaram os quase 2400 chatos em AE  :nice:

Em termos de organização... perfeito! não só tudo muito bem planeado como nos receberam com uma alegria muito grande...

Muitos dos Espanhóis com que falei eram "clientes" do LaL e gostam muito, porque como o LaL corre o país, eles apreciam a maior assimetria de paisagens  :nice:

Em termos de clássicos, poucas scooters... apenas 3 TMaxes e no ano passado tinha ido uma Vespa que chegou ao fim...  algumas moto vintage... pelos menos umas 3 Montesas Impala e algumas Bultago  :nice:

Miguel, obrigado pelo post.
Visto daqui parece-me que no total são poucos kms (700) para justificar um transfere  tão longo. Embora uma etapa de 700kms seja mais do que normalmente se faz no LAL, entre 400 e 550/dia, mas às vezes menos. Tenho que pensar bem, porque levando motos lentas é muito tempo até lá e depois o regresso. E a ida e volta não entusiasma. Empacotar um conjunto de motos também é contra a minha religião...
A alternativa seria ir espreitar num charuto maior...
Este fim de semana um membro das nossas equipas Lambretta foi fazer o LAL offroad (numa Super Teneré das primeiras), e também me agradaria fazer para o ano... enfim, muita coisa para tão pouco tempo livre...   

Setembro 18, 2016, 18:15:58, 18:15
Responder #33

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
Percebo o que dizes na perspectiva de tempo de viagem acrescido  :nice:, mas em termos de completar com distinção qualquer prova do género, eu nao tenho dúvidas que a Vespa o fizesse.
Mas claro que reconheço que o saberás bem melhor que eu... :convivio:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2325533/Drew-Milne-completes-epic-10-000-mile-journey-Adelaide-London-beloved-scooter.html

Qualquer dia e com esta ideia das crossovers...não me espantaria que a Piaggio lançasse uma Vespa multi terrain, com preparações várias logo de fábrica. Pelo menos enfrentava com um pouco mais de à vontade certos trilhos.  :) :nice:

Dalai Lama

Setembro 18, 2016, 18:58:16, 18:58
Responder #34

TMXR

• 4156

Masculino
A "tal" nunca seria hipótese... pois seria um bocado como por o navio de cruzeiro (MSC Musica???) que estava ontem em frente a Sta Apolonia a subir o rio Almansor  :D :D :D

As participações de "aventura" como as que o Vasco faz não me seduzem grandemente... as minhas participações nestas aventuras buscam o prazer hedonistico do puro gozo de conduzir e um pouco também o prazer masoquistico da dureza e duração da própria prova.  :D

Portanto... a maquina e a sua condução terá de ser uma variável de factor "excitante", quando penso em participar numa coisa destas.

Realisticamente, a Tmax é a maquina que preciso no dia a dia e seria muito complicado de abdicar do conforto, protecao e boa dinâmica (e praticabilidade) para passar para uma moto que é sempre muito "extrema" em termos de compromisso para o dia-a-dia...

Portanto, o ideal seria ter ou alugar um brinquedo para estas andanças... alugar deixa-me um pouco fora da minha zona de conforto e para alem dos custos há que pesar a cota de Kms permitidos em alugueres de menos de 7 dias  :viufantasma:

O que praticamente me deixa com o enorme dilema que é a aquisição de uma 2ª moto  :???: :???: que a adquirir seria apenas temporariamente para fazer estas brincadeiras pois é dificil justificar mais brinquedos na garagem cá de casa  :toma: :napodeser:

Vasco, sem duvida que as ligações são desmotivantes. Muitos companheiros de zonas mais distantes alugaram furgões e levaram 2 e 3 motos lá dentro para evitar a ida e o regresso. Mandar a moto numa palete para Barcelona também não é muito difícil. Pelos minhas contas em combustível as 2 ligações devem ter custado 150 € em gasolina, provavelmente será mais barato do que enviar a moto  :ok:  Levar a moto por estrada num comercial de mercadorias, so fazia sentido se a despesa de combustível fosse a dividir por 3 pois apesar de ser a gasóleo, o consumo é mais elevado.

Mas pormenores à parte, o mais importante é ir participando e divertindo... ficar parado é que não é opção  :nice:

Setembro 18, 2016, 23:49:17, 23:49
Responder #35

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Também sou da opinião que uma montada diferente, mais vocacionada para estas voltas, seria o ideal e cada vez mais se encontra motos polivalentes ou seja boas utilitárias (que sei que é o que necessitas e porreiras para estas aventuras (não querendo desfazer essa magnífica T-max)

Setembro 19, 2016, 11:13:25, 11:13
Responder #36

VCS

• 940
    • Offramp
A "tal" nunca seria hipótese... pois seria um bocado como por o navio de cruzeiro (MSC Musica???) que estava ontem em frente a Sta Apolonia a subir o rio Almansor  :D :D :D

As participações de "aventura" como as que o Vasco faz não me seduzem grandemente... as minhas participações nestas aventuras buscam o prazer hedonistico do puro gozo de conduzir e um pouco também o prazer masoquistico da dureza e duração da própria prova.  :D

Portanto... a maquina e a sua condução terá de ser uma variável de factor "excitante", quando penso em participar numa coisa destas.

Realisticamente, a Tmax é a maquina que preciso no dia a dia e seria muito complicado de abdicar do conforto, protecao e boa dinâmica (e praticabilidade) para passar para uma moto que é sempre muito "extrema" em termos de compromisso para o dia-a-dia...

Portanto, o ideal seria ter ou alugar um brinquedo para estas andanças... alugar deixa-me um pouco fora da minha zona de conforto e para alem dos custos há que pesar a cota de Kms permitidos em alugueres de menos de 7 dias  :viufantasma:

O que praticamente me deixa com o enorme dilema que é a aquisição de uma 2ª moto  :???: :???: que a adquirir seria apenas temporariamente para fazer estas brincadeiras pois é dificil justificar mais brinquedos na garagem cá de casa  :toma: :napodeser:

Vasco, sem duvida que as ligações são desmotivantes. Muitos companheiros de zonas mais distantes alugaram furgões e levaram 2 e 3 motos lá dentro para evitar a ida e o regresso. Mandar a moto numa palete para Barcelona também não é muito difícil. Pelos minhas contas em combustível as 2 ligações devem ter custado 150 € em gasolina, provavelmente será mais barato do que enviar a moto  :ok:  Levar a moto por estrada num comercial de mercadorias, so fazia sentido se a despesa de combustível fosse a dividir por 3 pois apesar de ser a gasóleo, o consumo é mais elevado.

Mas pormenores à parte, o mais importante é ir participando e divertindo... ficar parado é que não é opção  :nice:

Miguel,
Sim, esse dilema é recorrente. Comprar ou não comprar, alugar, ou one bike to do it all.
Ontem acabou o LAL offroad e ao que parece a Super Teneré veio de lá triturada. Parece que é muito duro fisicamente, e demolidor para o material, em especial a 1ª etapa. A juntar às quedas, que são naturais numa prova deste tipo. O ideal é uma enduro 250 ou 400, ou então (mais barato) uma faz tudo ao estilo NX400.

Percebo o raciocínio do desafio da condução, de uma moto que nos imponha respeito e possa morder o dono. Porém, acho que também é um desafio muito compensador guiar bem motos muito limitadas em andamento, e aproveitar tudo o que elas têm para dar, sem desperdícios. A mim, dá-me uma satisfação e gozo enormes, mas ainda bem que não somos todos iguais.  :convivio: Muita gente não imagina a adrenalina e desafio que pode representar descer um troço a 115kms/h numa LML em cima de rodas 10´. ...  Mal comparado, é como descer de skate a 50... A velocidade é sempre relativa...

abr
vasco

Setembro 19, 2016, 11:21:40, 11:21
Responder #37

VCS

• 940
    • Offramp
Percebo o que dizes na perspectiva de tempo de viagem acrescido  :nice:, mas em termos de completar com distinção qualquer prova do género, eu nao tenho dúvidas que a Vespa o fizesse.
Mas claro que reconheço que o saberás bem melhor que eu... :convivio:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2325533/Drew-Milne-completes-epic-10-000-mile-journey-Adelaide-London-beloved-scooter.html

Qualquer dia e com esta ideia das crossovers...não me espantaria que a Piaggio lançasse uma Vespa multi terrain, com preparações várias logo de fábrica. Pelo menos enfrentava com um pouco mais de à vontade certos trilhos.  :) :nice:

A vantagem da Vespa (no caso da PX) é mesmo a sua extrema simplicidade. Uma PX200 como essa do artigo é uma ferramenta estupidamente competente para uma viagem daquelas. Não é por acaso que tanta gente as usa para voltas ao mundo. Reparam-se em qualquer lado, toda a gente mexe nelas, são leves e económicas, os pneus são iguais à frente e atrás, etc, etc...
O único problema é o tempo e o desconforto por comparação com motos talhadas para a tarefa. Porém, viajar assim possibilita outras sensações e o tempo, nestas viagens, é um factor secundário, são meses / anos a viajar.

Não vejo que a Piaggio vá criar uma versão específica para TT, por uma razão simples: quase ninguém a compraria. Aliás, a PX vai acabar (outra vez) em 2016.

Setembro 19, 2016, 12:00:25, 12:00
Responder #38

TMXR

• 4156

Masculino
Entendo-te perfeitamente... quem nunca guiou um carro que anda pouco a fundo nao merece andar com um que ande muito  :D :D

Ainda faz parte do meu dia-a-dia essas aventuras, de vez em quando toca-me umas viagens com uma Iveco Daily que  :D ... bem a actual já é TD e ate tem AC, mas ha uns anos era uma uma ainda atmosférica que tinha a estonteante velocidade máxima de 110 ou 115 KmH... e as emocionantes viagens que eu fazia naquilo  :lolol: :lolol:

O objectivo não é bem ter uma maquina desportiva pura que te possa "dar a dentada", é mais fazer o percurso numa perspectiva "grand turismo", em que podes ir depressa mas em seguranca e conforto... mas a ideia é ter sempre alguma reserva de potencia no punho para dar aquela "gasada" quando da vontade  ::P:

Uma coisa que tinha saudades e que senti no Rodi, foi aquele "buzz" de sentir o "raceday"... foram muitos anos passados em corridas de karts, velocidade, ralis, track days... sentia a falta daquela adrenalina. Bem, estes eventos nao sao de velocidade pura... mas felizmente tambem nao sao de ir a pisar ovos... velho, mas nao tanto!!!!!  :D :D

Setembro 19, 2016, 16:09:28, 16:09
Responder #39

VCS

• 940
    • Offramp
Entendo-te perfeitamente... quem nunca guiou um carro que anda pouco a fundo nao merece andar com um que ande muito  :D :D

100% de acordo. Até porque é uma grande escola.

Sou adepto da velha máxima, se tem rodas e um motor, tem de servir para correr.

Uma coisa que tinha saudades e que senti no Rodi, foi aquele "buzz" de sentir o "raceday"... foram muitos anos passados em corridas de karts, velocidade, ralis, track days... sentia a falta daquela adrenalina. Bem, estes eventos nao sao de velocidade pura... mas felizmente tambem nao sao de ir a pisar ovos... velho, mas nao tanto!!!!!  :D :D

Sim, é a brincar mas quando se sobe o palanque até parece que é mais a sério... e queremos fazer bem...

Setembro 21, 2016, 15:56:13, 15:56
Responder #40

TMXR

• 4156

Masculino
Deixo-vos o primeiro video do Rodi...

Deve ter sido filmada perto do Km 280, esta deve ter sido a estrada mais rapida que tinha aparecido nos ultimos 210 Kms e era tambem a unica que tinha 2 faixas pelo que apesar da sinuosidade era altura para "despachar algum servico"  :nice:

Infelizmente, a T com os seus parcos CCs nao era rival para algumas BMWs e KTMs que nao so me ultrapassaram como me deixaram com a impressao de "estar parado"  :D :D

Setembro 21, 2016, 18:07:54, 18:07
Responder #41

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
É estonteante ver este vídeo. Muito bom e espectáculo que este Companheiro já nos habituou.

João  :scooter: :scooter:

Setembro 21, 2016, 18:21:39, 18:21
Responder #42

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Mais um belo vídeo
Ao ver isto dá logo uns calores e umas vontades de fazer o mesmo....

Venham mais

Setembro 21, 2016, 21:53:44, 21:53
Responder #43

VCS

• 940
    • Offramp
Sempre a curtir
 :festa:

Ainda queres mais cavalos ? Serio ? Isso e' um aviao !

Setembro 22, 2016, 12:30:36, 12:30
Responder #44

TMXR

• 4156

Masculino
Parte 1: 335 kms

Estar aqui a descrever o dia e o percurso que fiz apenas com palavras não faria grande sentido e como ja perceberam nao ia ter muito tempo para fazer fotos pois saia as 8:09 da manha e tinha 725 muito selectivos e de média baixa pela frente e nao queria chegar muito tarde. Optei assim, por usar algumas fotos do google earth para ilustrar melhor o topico e para tambem nao o tornar maçudo e longo na leitura... afinal, uma imagem vale por 1000 palavras

Pelas 7:50 ja estava “preparadissimo” para a saida... as motos tinham sido estacionadas pela ordem do número da dorsal e isso facilitou muito a organização da fila para a saída. Antes da bandeira, o fotógrafo do evento batia uma chapa, depois havia que alinhar 3 lado a lado para a cada 30 segundo ser levantada a bandeira... estava na altura de olhar para o roadbook para ver as indicacoes, e na primeira casa mandava-nos sair do estacionamento e virar em direcao à rua principal, acrescentado laconicamente que faltavam 12H55 de percurso!

Vielha é o ponto de encontro de 3 estradas: A que vem de Bossost (fronteira com Franca) a que vai para La Seu de Urgell que em quase todas as edições do Rodi é o caminho de chegada e a N-230 que vai em direção a Lerida que eu não conhecia mas cujos primeiros 70 Kms eram o início do passeio. Apesar de ser uma estrada nacional alterna em zonas rolantes com zonas muito sinuosas e estreitas, sobretudo em zonas em que ha alguns embalses. Logo apos Vielha passa-se por um túnel que deve ter  seguramente uns bons 10 Kms.

Ao Km75, estava na altura de largar o conforto da EN e apanhar a  C-1311 em direção a Tremp e que passava pelo “coll de montllobar” e que 25 Kms depois nos deixava no primeiro controlo no “Castell de Mur” de onde se tinha uma vista espectacular. Aqui houve algumas dificuldades pois tínhamos de dar a volta ao castelo e o piso era em cascalho e a  K1600 quase tombou numa curva.

Estava na altura de colocar o trip a 0 e seguir viagem pela LV9124 > L 913 > C1412B > LV 5118 ate ao 2º controle em Aguilar de Bassella. Em algumas zona a estrada estava um bocado suja, noutras faltavam 10 ou 20 metros de alcatrao... a malta das GS erguia-se nas peseiras e passava a fundo, os companheiros restantes abrandavam e passavam a passo de caracol

No 2 controle, para alem da picadela era oferecido uma sandes que depois de 200 Kms era mais do que merecida.

A seccao seguinte levavamos nos primeiros Kms pela nacional C-26, mas depois apontava  Cambrills pela estreita e sinuosa LV4011 / L401 e posteriormente pela LV4241 de que postei o video acima.
Em Cambrills tive de tomar a decisão de abastecer... ja nao deveria ter gasolina para chegar aos proximo posto de abastecimento que era a 40 Kms e para meu desespero quase toda a gente decidiu parar para abastecer pelo que quando parei deveria ter umas 50 motos à minha frente... perdi aqui cerca de 30 minutos... para a próxima se calhar mais vale abastecer um pouco antes desta quilometragem pois 250/300 kms é a autonomia da maioria das motos

2 KTMs inglesas que andavam “perdidas” pelas curvas

Apos abastecer, foi rodar punho para tentar recuperar os 30 minutos, felizmente que nesta seccao as estradas eram muito sinuosas com com piso quase perfeito para a Tmax. A passagem pela belissima L401 mal deu para apreciar a paisagem e depois na ja mais larga LV-4241 foi rodar punho nas rectas e esfregar o descanso nas curvas.

O CP3 coincidia com o ponto onde nos era oferecido o almoço... após o controlo havia um estacionamento onde deixavamos a moto e o almoço era num restaurante ao lado.  Apesar da dificuldade em dar comida a tanta gente e da distribuição da comida ser feita quase de forma militar e directamente do tacho, o repasto não estava mal...

Apos o Almoco tínhamos uma pequena ligação de 10 kms até ao posto de abastecimento da Petro Miralles, um dos patrocinadores do Rodi, onde era oferecido o café e picavamos mais uma vez (CP4).

A seccao seguinte leva-nos pela B-402 em direção a Ripoll. Esta foi uma das minhas parte preferidas pois a forma de melhor a descrever é que é um teste de tortura para os travoes e os pneus... quase nao ha rectas e quase na totalidade do tempo vamos tombado. Ao fim de uns tempos talvez tenha sentido falta de umas rectas para descansar ou entao de poder levar a agulha do conta kilometros acima dos 60 ou 70 KmH...

Os ultimos 10 kms dos 50 desta seccao eram feitos pela pela C260 e deixam-nos em Ribes de Freser para mais uma picadela (CP5).

Quem ja estivesse cansado ou nao quisesse fazer a parte Francesa do Rodi, podia seguir pela N260 até Vielha (3H00 de caminho)... quem quisesse continuar tinha pelo menos mais 7H de aventura pela frente
« Última modificação: Setembro 22, 2016, 12:34:53, 12:34 por TMaxer »

Setembro 22, 2016, 15:56:32, 15:56
Responder #45

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas, parabens por este trabalho,  estou a acompanhar , apesar de não ter comentado nada ainda,  excelentes fotos e  paisagens e máquinas como as KTM  e as BMW .

:bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Setembro 22, 2016, 17:52:14, 17:52
Responder #46

VCS

• 940
    • Offramp
Miguel,

Excelente, obrigado pelo trabalho, ver assim é óptimo e a ideia das fotos via Googlemaps também. 
 :tirarchapeu:

Esse RB é bastante básico, o do LAL é bastante mais completo e detalhado, mais adequado para gozar a viagem e conhecer um pouco do que as regiões têm para oferecer...

:)

Outubro 01, 2016, 18:38:51, 18:38
Responder #47

TMXR

• 4156

Masculino
Parte II

(mapa apenas até Puigcerda)

A 2 parte tinha menos controlos, e era composta de 4 partes distintas:

Ribes de Freser - Campodron

Provavelmente o mais odiado-amado troco do Rodi. Apos o controlo subimos uma serra por uma estrada municipal que apos 2 ou 3 Kms nos deixou em Bruguera.
As intrucoes do RB eram claras, tínhamos de seguir a indicao “coll de jou”, so que a estrada que nos ia lá levar não era muito óbvia pois era uma estrada improvisada com blocos de cimento de 2x2. So saimos dela passado 50 kms... para fazer jus à lei de moore, começou a chover e a temperatura baixou dos 30 para os 15 graus.

Como era apenas “uma nuvem” nem parei para vestir o impermeável (big mistake!) e segui com cuidados redobrados devido ao tipo de piso. Apesar de tudo, a estrada mostrou ter algum carisma pois levou-nos por algumas paisagens fantásticas e a par com estrada que me troxe até Ribes é um dos sitios onde gostaria de voltar.

Uma particularidade divertida foi o facto de durante alguns kms, teremos a estrada delimitada por barreiras electrificadas e os passos canadienses serem eles também electrificados... nada como um choque eléctrico para motivar um gajo a não cair!

https://s21.postimg.org/yo3zxs8wn/Screenshot_12.jpg

https://s21.postimg.org/47y2znndj/Screenshot_13.jpg

https://s21.postimg.org/6qode2yhj/Screenshot_14.jpg

Campodron - Amelie les Bains- Palalda

De Campodron até à fronteira a estrada é uma nacional com muitas curvas, ainda estávamos na ressaca da chuvada pelo que não arrisquei muito.

A partir da entrada em Franca - D115 (col des ares) nao só o piso ficou seco como a temperatura subiu bastante o que permitiu regressar ao modo de ataque. Felizmente as estradas eram largas e permitiam ultrapassagens e eu comecei a “aviar” tudo o que aparecia, pois já calculava que o percurso mais a frente voltasse a ficar mais complicado. A D115 é outra estrada que é um mimo para a Tmax pois o alcatrao nao só é liso como tem um grip fantastico... e as curvas, mon Dieu... les viroles!!!!

Montoblo - Vinça

Esta seccao era composta por duas partes semelhantes, uma inicial onde subíamos e descíamos varias serras, sempre bem “embrulhados” em vegetação densa e uma segunda onde seguíamos uma ravina durante umas boas dezenas de kms. Ambas as partes eram tortuosas para a mecânica (e para o corpo) e tinham muita condução. Na primeira ainda estava em “race mode” e tive a sorte de apanhar poucos companheiros pois as ultrapassagens eram complicadas.

A partir do meio da segunda ja foi mais complicado, era tao encandeada que formou-se uma longa fila de mais de 50 motos e seguia tudo em fila indiana. Esta parte era ainda mais complexa em termos de conducao e devido a falta de vegetacao a temperatura subiu para perto dos 40 graus.

Vinça - Vielha

Regresso às nacionais... a partir deste momento voltou tudo a ser mais rolante... bem, nao tanto como estão a pensar e como eu gostaria! São nacionais mas cheias de curvas e a não permitirem grandes médias horárias. Seguimos a N116 até a fronteira, passando por Mont Louis (mesmo ao lado de Font Romeu, lembram-se?).

Após a fronteira, tínhamos um último controlo em Puigcerda e a partir daí so precisariamos de parar em Vielha seguindo a N260.

Ao chegar à fronteira regressou a chuva e como ja estava a ficar escuro, parei para meter o fato de chuva. Após o último controlo ja nao parei mais pois cada vez ficava mais escuro e o cansaço de tantos kilometros e tantas horas ao volante já se faziam sentir... o RB brindava-no com uma pérola: “que pena... ja so faltam 200 Kms”

A estrada de Seu D´Urgell para Vielha ja era conhecida e aproveitei para atacar assim que parou de chover... e à medida que sentia que estava mais próximo, maior era a minha determinação em perder tempo. 

Mas ainda faltava um último teste... o Col de la Bonaigua. Para o passar,  temos umas longas rectas com  subida com inclinação média de 7 e 8%, até que no fim do vale aparece “a parede”. Cheguei la precisamente no momento em o sol se estava a pôr, não era mesmo a altura do dia ideal para escalar até aos 2000 metros e fazer uma estrada que parece um prato de esparguete.

A subida, apesar de ter sido feita de punho trancado e a tratar a Tmax como se fosse uma scooter-super-motard, demorou uma eternidade devido à falta de cavalos e à quantidade absurda de curvas que se tem de abordar a velocidade de “passo”, mas finalmente lá avistei a estação de ski que fica no topo da serra. A subida tinha consumido a minha última energia e os poucos graus que se faziam sentir lá em cima deixaram-me desconfortável pois o blusão de verão estava sem forro e a capa já não me iam dar a oportunidade de voltar a aquecer. Parar para mudar para roupa mais quente estava completamente fora de hipoteses.

O meu pensamento ja era so largar a TMax e ir jantar, mas ainda faltava descer a serra...
Esta motivação fez-me perder alguma réstia de pudor na condução e forcei o acelerador da Tmax para velocidades de Autobahn, Eu queria era chegar... e comer!

Ainda devem ser uns 10Kms até Barquera, uma descida quase a pique, com longas rectas (de kms) ligadas por ganchos de 180 graus. Com os fabulosos Leds da Tmax a iluminar a noite escura, cada uma das travagens foi de cortar a respiração, com o ponteiro do conta kilometros a ter que recuar desde o fundo do lado direito até ao fundo do lado esquerdo.

Assim que comecei a ver as luzes de Barquera ja dei por mim a pensar no que seria o jantar que naquela noite era oferecido pela organização... tudo o que fosse menos do que um entrecote (um daqueles bifes de 2 andares) era pouco, não, era mais do que pouco... era insuficiente!

A minha vontade era mesmo ir jantar a um churrasco Brasileiro... enquanto passava Salardo e Arties imaginava-me a ir jantar ao meu restaurante de rodízio preferido (o Palace)... nem era preciso entregar a Tmax ao valet!!!

Finalmente Vielha... finalmente no parque que me tinha visto sair há 13 horas e 725 Kms atras, e finalmente podia passar do estado de alucinação pela falta de comida e pelo frio para o de delírio pelo completar o desafio . Sou encaminhado para o palanque dentro da tenda onde um speaker me fez uma pequena entrevista e me deu os parabéns.

Estacionei a T, recolhi o diploma de participação na prova e voltei a tenda onde (como o RB dizia) cheirava a “olla aranesa”... meti-me logo na fila, os “segundos” era “carne assada” o que em Portugues é “grelhada mista” que era servida num prato gigante de aluminio... entrei logo na “cara de pau” para a espanhola que me servia: “es para 2... mi amigo se quedou em la tabla”

tudo comido... com mais gosto do que um jantar no Bairro do Avilez  :lolol:

O ecra gigante por detrás do palanque mostrava o mapa do percurso com as geo-localizações de todos os participantes, e havia motos até bem dentro da parte Francesa do percurso... nem imagino a que horas iam chegar!

Outubro 01, 2016, 18:42:23, 18:42
Responder #48

TMXR

• 4156

Masculino
Dia 4 - Vielha > VFX

Acordei cedo e dei uma pequena por Vielha e dei um salto a Bossost para acabar com o pouco que ainda restava dos Dunlop e do descanso central no Eth Portilhon.

No regresso, atestei a TMax e montei o GPS, iniciando a longa viagem até Lisboa. Até Huesca a estrada ainda tem pontos divertidos e cruzei-me com inúmeros companheiros... de uma vez, apanhei em sentido contrário umas 150 ou 200 motos ainda a 2T que traziam atrás do pelotão uns 5 ou 6 carros com reboques.

A Partir de Saragoca, é sempre autovia gratuita até à Fronteira, e em Portugal segui pela N4 para evitar portagens, por volta das 22H00 estava de regresso a casa. Foram 1200 directos e na totalidade dos 4 dias cerca de 3500.
Poderia elaborar um último parágrafo com uma conclusão sobre esta aventura, mas isso seria um pleonasmo de tudo o que já escrevi, e assim termino apenas dizendo que para o ano lá estarei de novo!

Outubro 01, 2016, 21:57:15, 21:57
Responder #49

Sapiens21

• 18503

Masculino
  • Texto Pessoal
Parabéns e obrigado por estes fantásticos relatos que nos trazes... :palmas: :palmas:

Grande Miguel, dá gosto em ler o que aqui deixas para a posteridade.  :nice: :convivio:

Dalai Lama