Autor Tópico: Livrete verde  (Lida 2214 vezes)

Maio 13, 2020, 23:41:22, 23:41
Lida 2214 vezes

nunomiguel0

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 6

Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Porto
Estava eu a procurar uma mota e encontrei uma interessante... Quando fui perguntar ao vendedor a potência da mota no livrete (estou à procura com até 35kW), o mesmo disse-me que a mota era de 95, pelo que não dizia a potência no livrete.

A minha questão é, primeiro, se isto é verdade e, segundo, sendo verdade, posso, com carta A2 andar com uma mota com livrete verde, e mais de 35kW? Na minha cabeça, tendo em conta que não está escrito no livrete a potência da mota, não terei problemas com a polícia, mas acho isto estranho  :pensador:

Maio 14, 2020, 00:46:22, 00:46
Responder #1

bal4av

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Estava eu a procurar uma mota e encontrei uma interessante... Quando fui perguntar ao vendedor a potência da mota no livrete (estou à procura com até 35kW), o mesmo disse-me que a mota era de 95, pelo que não dizia a potência no livrete.

A minha questão é, primeiro, se isto é verdade e, segundo, sendo verdade, posso, com carta A2 andar com uma mota com livrete verde, e mais de 35kW? Na minha cabeça, tendo em conta que não está escrito no livrete a potência da mota, não terei problemas com a polícia, mas acho isto estranho  :pensador:
Boas. Tendo livrete tem de ter certificado de matrícula e é lá que vem essa indicação. Não me recordo é de era ou não obrigatório. Mas para fazeres prova que o veículo tem potência máxima de 35kw tem de lá estar. Pelo menos se a moto que pretendes tenha versão deslimitada com mais de 35kw.
Caso não tenha nada descrito podes ter problemas com a polícia. Eu diria que dada a tua situação, essa moto terá de fazer uma inspeção tipo B para averbar a potência .
E penso que para andar legal tem de ter documento único, livrete e certificado de matrícula já não são permitidos, mas se forem têm de andar os 2 com o veículo. Nesta altura o documento único antigo e novo (tipo cartão) são permitidos.
Mas com livrete e certificado de matrícula já dão o novo na passagem de propriedade.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Maio 14, 2020, 00:52:00, 00:52
Responder #2

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Ao fazer o novo DUA já lá vem a potência em Kw...
Logo não podes conduzir essa mota com cartaA2

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Maio 14, 2020, 00:57:48, 00:57
Responder #3

bal4av

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro

Ao fazer o DUA só vem a potência de constar no certificado de matrícula. Se não vier penso que tem de ter documento oficial do fabricante ou fazer inspeção B.
Quanto ao não puder conduzir com A2 porque no DUA vem a potência, como sabes que não pode se ele nem disse que moto é?

Maio 14, 2020, 01:20:02, 01:20
Responder #4

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente

Ao fazer o DUA só vem a potência de constar no certificado de matrícula. Se não vier penso que tem de ter documento oficial do fabricante ou fazer inspeção B.
Quanto ao não puder conduzir com A2 porque no DUA vem a potência, como sabes que não pode se ele nem disse que moto é?

Sub-entendi...
Se a mota tiver menos de 35Kw a questão não faz sentido!

E sim, ao fazer o novo DUA a potência que no livrete consta em CV é convertida em Kw.

Ainda não há inspecção para motas:

http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Inspecao/TiposInspeccoes/Paginas/TiposdeInspecoes.aspx

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Maio 14, 2020, 10:05:23, 10:05
Responder #5

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5007
A minha questão é, primeiro, se isto é verdade e, segundo, sendo verdade, posso, com carta A2 andar com uma mota com livrete verde, e mais de 35kW?

Acho estranho não trazer a potência.
Todos os "livretes verdes" que tive de motos até anteriores traziam.
Por essa altura até já trazia as rpm a que se deveria medir dos db's!

E NÃO, obviamente não podes.
Cheguei a fazê-lo nos anos 90 mas jamais faria hoje.
Porque a fiscalização é actualmente muito mais apertada. E porque se tiveres o azar de ter um acidente (mesmo sem culpa) corres o risco da seguradora se descartar das responsabilidades.

Retira os euros necessários do teu budget e vai tirar a carta.

Maio 14, 2020, 15:04:07, 15:04
Responder #6

MotardFeio

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
De cordo com o DFelix.

Era o livrete (verde) e o registo de propriedade (azul), andavam aos pares como os polícias!

E ao passares a moto para teu nome, o DUA já trará concerteza a potência com que a moto foi homologada na altura.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha