Autor Tópico: A triste sina daqueles sem conhecimentos de mecânica...  (Lida 3937 vezes)

Maio 25, 2020, 15:47:06, 15:47
Lida 3937 vezes

danteMdie

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Pois bem, o título diz tudo. Eu sou um daqueles energúmenos que desconhece as maravilhas da mecânica... E infelizmente, tive a infelicidade de deslizar com a minha mota a 60kmh numa curva e deixá-la neste estado:

Ora bem, tendo já algumas passagens pelo concessionário Motoboxe (com satisfação qb), optei por deixar lá a mota para pintura das carenagens e reparação do que fosse necessário.

Resultado: 1º orçamento: 2200€ c/IVA
Em vez de repararem as carenagens laterais e a tampa do motor, foi logo "compre novo". Peças que passam os 600€ em conjunto.
Curiosamente a mudança da tampa de motor iria obrigar e mudar o óleo do motor... Não entendi. Não me souberam explicar o porquê também. Foi só "porque sim".
Os espelhos retrovisores são chineses e custaram-me 12€, mas o preço da sua "reparação" era 25€.
Pequenos riscos na carenagem lateral inferior obrigavam à pintura total dessa carenagem. Módica quantia de 180€ e teria de comprar mais o autocolante da marca por 25€+IVA.
Carenagem da rabeira, ficou riscada na parte direita. Disseram que teriam de pintar tudo e mandar vir os 3 autocolantes...20/25€ cada.
Ainda era necessário mudar mais algumas peças, mas nada digno de registo - porque efectivamente tinham de ser substituídas.

Obviamente que rejeitei por completo o absurdo do orçamento. 2200€ para reparar temas essencialmente estéticos numa mota com valor de mercado a rondar os 5000€ +-200 é ofender os sentidos.

Depois a Motoboxe lá aceitou a minha sugestão de "reparar as carenagens" em vez de mandar vir novas.
Agora, o que é decidido no departamento comercial, não passa para o departamento de reparação/pintura, portanto o pintor não fazia a mínima ideia da chulice que estava a ser cozinhada.

O rapaz do comercial cometeu o erro de me mostrar as peças da mota que estavam a ser pintadas e falei directamente com o pintor, que desmascarou a farça.

Primeiro: carenagem traseira. Diziam que tinham de pintar tudo e comprar autocolantes novos. Resultado: o pintor pintou perfeitamente a parte que estava danificada sem sequer tocar nos autocolantes. Supostamente eram 90€ + IVA e os cerca de 70€ + IVA em autocolantes...

Depois: carenagem inferior direita. Era um trabalho difícil e que custava 180€ para pintar tudo. O pintor saiu-se com "epa, eu nem sei se isto era para pintar, mas fiz isto aqui num instante e ficou feito". Para quem fez uma pintura num instante, cobrar 180€+IVA e ainda mão de obra por algo "num instante", o roubo é digamos... Evidente.

Tampa de motor: Uma nova custava 300€ já com Iva. Cobraram 50€+IVA, lixaram o motor e pintaram-no. Parece novo com a excepção do "H" que está ligeiramente desgastado.

Carenagem lateral direita: 120€+IVA. Só se entende o valor se considerar que o valor da carenagem nova são 330€ já com IVA.

Mudança de óleo: por obra do espírito santo, mudança de óleo por 48€+IVA mantinha-se no orçamento e aí mesmo já com o cenário de reparação da tampa. "Esquecimento" disseram-me...

Os preços da Honda já sabemos que são altos, as peças OEM são sempre caras, nada a dizer. O que tenho a dizer é que a Motoboxe tem uma oficina perfeitamente capaz de reparar carenagens (e o resultado final é consideravelmente bom!), mas não conseguiram resistir a espetar a faca em todo o momento.

Fica o aviso a todos: considerem MUITO BEM onde irão deixar as vossas motas para reparação. Nunca me senti tão burlado na vida por um estabelecimento do qual só tinha a dizer bem. Infelizmente tomei conhecimento de outras situações semelhantes, portanto nem sequer se pode utilizar a desculpa do "desespero causado pelo Covid".

Se alguma vez vos apresentarem valores absurdos, questionem ao máximo e tentem alternativas. Que a minha nabice seja uma ajuda para vocês e já agora, se têm situações semelhantes com determinados concessionários/oficinas, seria uma boa altura para partilhar.

Há demasiadas casas a aproveitarem-se da sua dimensão para enganar os clientes...

Maio 25, 2020, 15:56:15, 15:56
Responder #1

bal4av

• **

• 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Antes de mais, não ter teres aleijado já é muito positivo!
Nestes casos o melhor é sempre pedir o livro de reclamações! Ainda para mais depois de teres falado com o pintor e teres descoberto algumas das facadas que te iam dar ou deram!
Um dos maiores males que temos enquanto consumidores é não registramos as nossas queixas da forma correta, ou seja, livro de reclamações!
Caso te digam que não têm ou não facultam é informar que vai ligar à ASAE ou GNR departamento da guarda fiscal.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
« Última modificação: Maio 25, 2020, 15:57:24, 15:57 por bal4av »

Maio 25, 2020, 16:09:46, 16:09
Responder #2

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
Já cheguei a partilhar aqui histórias da Norboxe, cuja casa mãe é a Motoboxe, e é uma oficina para esquecer.

Comercialmente são muito competitivos, já lá comprei duas motas pura e simplesmente porque o preço é imbatível.
Na oficina... Não, obrigado.

Maio 25, 2020, 16:24:58, 16:24
Responder #3

Nuno YB

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
As peças são caras para todas as marcas, mas o que esfola mesmo é a mão de obra.

Afinei as válvulas da minha Bulldog ( motor com 2 cilindros ) na marca, levaram-me hora e meia de mão de obra ( não levaram nada de peças... porque a operação não implica peças novas ). Quando mostrei a factura ao stand que me vendeu a moto, o homem quase me ofendeu. Perguntou-me como é que me levam hora e meia numa operação que ocupa um terço desse tempo. É claro que não consegui responder.
Noutra ocasião, não me conseguiram dar o orçamento para reparação da suspenção dianteira ( mudança de oleo, retentores, guarda-pós, afinação e mão de obra ). O das peças dava um valor de "mais ou menos" 170€, o da oficina dava outro de "mais ou menos" 180€. Como não sou gajo de trabalhar com orçamentos "mais ou menos", levei á Motodiana, fizeram o orçamento cerca de 50€ mais barato do que marca.

Quem não é mecânico, tem que se sujeitar e pagar a quem sabe fazer o serviço. Mas é sempre bom tentar perceber bem em que é que vamos gastar o dinheiro. É que a uns, paga-se. A outros, dá-se o dinheiro...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 25, 2020, 16:44:27, 16:44
Responder #4

NFRod

• **

• 305

Masculino
Eu até sábado passado não tinha razão de queixa da oficina onde comprei a mota. Mas este sábado fui meter as manetes e os pesos e cobraram 1h/1h30 de mão de obra. Eu tinha feito aquilo quando meti a dos chineses em 15 min.

Aqui a grande questão foi que já tínhamos combinado isto na altura da revisão e que só não foi feito porque as peças não chegaram. Eu avisei que o combinado era montarem aquilo sem cobrar mão de obra extra. Acabei por pagar menos 60€ e eles tiveram lá a mota a estorvar hora e meia porque quiseram enquanto estive a beber um café e a comer um pastel de feijão :)

Maio 25, 2020, 19:22:39, 19:22
Responder #5

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
A questão não é tanto ser mecânico mas sim escolher bem a oficina.
Quando não tenho os veículos na garantia levo a uma oficina perto de mim, que tenho toda a confiança e preços simpáticos.
Se levar ao concessionário eles colocam sempre peças originais com custos muito elevados.
É questão de procurares uma oficina de confiança com preços"locais"
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 25, 2020, 20:14:41, 20:14
Responder #6

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Que grande história...  :)

Descreveste bem a situação e aquilo que se iniciou por  "só dá para levar novo" até ao "reparadas ficam óptimas".

Quanto a preços nas marcas, acredita que assim acontece em muitas mesmo.
A sorte é não precisar de lá ir por causa de uma queda e assim não o comprovar pelas piores razõ€s.  :-\

Fico a contar com umas fotos delas reparadas, para ver o antes e o depois.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 25, 2020, 20:31:32, 20:31
Responder #7

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
As peças são caras para todas as marcas, mas o que esfola mesmo é a mão de obra.

Afinei as válvulas da minha Bulldog ( motor com 2 cilindros ) na marca, levaram-me hora e meia de mão de obra ( não levaram nada de peças... porque a operação não implica peças novas ). Quando mostrei a factura ao stand que me vendeu a moto, o homem quase me ofendeu. Perguntou-me como é que me levam hora e meia numa operação que ocupa um terço desse tempo. É claro que não consegui responder.
Noutra ocasião, não me conseguiram dar o orçamento para reparação da suspenção dianteira ( mudança de oleo, retentores, guarda-pós, afinação e mão de obra ). O das peças dava um valor de "mais ou menos" 170€, o da oficina dava outro de "mais ou menos" 180€. Como não sou gajo de trabalhar com orçamentos "mais ou menos", levei á Motodiana, fizeram o orçamento cerca de 50€ mais barato do que marca.

Quem não é mecânico, tem que se sujeitar e pagar a quem sabe fazer o serviço. Mas é sempre bom tentar perceber bem em que é que vamos gastar o dinheiro. É que a uns, paga-se. A outros, dá-se o dinheiro...

30 minutos para afinar válvulas de um motor de que?4 / 2cilindros??? Com 4 valvulas por cilindro????  :D :D :D :D :D

30 minutos nem numa GS ou numa Guzzi que tem as cabecas expostas....

E o companheiro acreditou nisso???? nao se riu na cara da pessoa que lhe disse isso??? É que eu ia rir... e muito!  :D :D :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 26, 2020, 12:20:52, 12:20
Responder #8

danteMdie

• **

• 222
A questão aqui foi mesmo: o concessionário sabia que era possível fazer uma reparação por 1100€ e fez questão dizer que "tinha de ser" a opção de 2200€. Tiveram pouca visão, porque acabei a dar-lhes "apenas" 780€ e comprei muitas das peças na Motopeças em Sto Tirso (recomendo já agora, pessoal porreiraço).

Não foram honestos comercialmente. E sim, cobraram pela mão-de-obra 150€ + IVA.
O melhor de tudo, é que em janeiro já tinha mudado os meus piscas na Motoboxe e eles fizeram borrada nas carenagens laterais e NUNCA arranjaram as coisas. Fui lá 3 vezes.

Descobri este fim de semana que eles tinham tirado um parafuso de plástico que une as carenagens a uma peça plástica preta interior. Resultado: acima dos 170 +- as carenagens soltam-se num dos encaixes. Não saltam fora, mas obrigam-me a ajustar aquilo em viagem. É super desagradável...

Que grande história...  :)

Descreveste bem a situação e aquilo que se iniciou por  "só dá para levar novo" até ao "reparadas ficam óptimas".

Quanto a preços nas marcas, acredita que assim acontece em muitas mesmo.
A sorte é não precisar de lá ir por causa de uma queda e assim não o comprovar pelas piores razõ€s.  :-\

Fico a contar com umas fotos delas reparadas, para ver o antes e o depois.  :nice:

Deixei aqui ; )

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6488.msg92254#new

Maio 27, 2020, 23:42:55, 23:42
Responder #9

danteMdie

• **

• 222
Double post por relevância: não é que os filhos da mãe nem se dignaram a colocar a lampada da óptica dos máximos no sítio?!?

Maio 28, 2020, 08:05:46, 08:05
Responder #10

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Não é fácil ter serviço de confiança num concessionário oficial...
E quando digo de confiança é não só técnicacamente mas também serem correctos na questão dos orçamentos!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 28, 2020, 10:29:22, 10:29
Responder #11

Rodrigues1

• Visitante
Reparar plásticos também não é fácil, antigamente as carenagens eram de fibra de vidro e eu ajudei a reparar muitas nas oficinas do Autódromo.

A fibra de vidro é mais dura e pode ser enchida novamente com fibra inclusive as fendas, já o plástico requer outra técnica à base de calor ou seja colar plástico com o próprio plástico derretendo-o.

O plástico é reparado com massa de enchimento mas pode vir a estalar mais tarde porque vibram muito, por isso muitas oficinas se recusam a reparar preferindo comprar novo pois sabem que um dia o Cliente vai bater à porta a reclamar.

Alguns riscos superficiais nos plásticos podem ser reparados apenas com pistola de ar quente à distância certa e com paciência os riscos acabam por fechar devido aos químicos oleosos que fazem parte dos componentes do plástico virem á superfície e faz de enchimento.

Plásticos das guarnições das portas e pára choques envelhecidos pelo sol podem ser reparados da mesma maneira.

Edit: esqueci-me de dizer uma coisa,..quando começaram a aparecer carenagens de plástico estaladas ainda reparei algumas usando fibra de vidro por dentro de forma a dar resistência e unir as partes partidas mas depois dava ao pintor para encher as fendas ou buracos com massa de enchimento e lixar tal e qual como na pintura dos carros.
« Última modificação: Maio 28, 2020, 14:02:45, 14:02 por Rodrigues1 »