Autor Tópico: CB 1000 RR-R  (Lida 2534 vezes)

Maio 25, 2020, 15:50:05, 15:50
Lida 2534 vezes

DnA

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Boas Malta
Esta pode muito bem ser a resposta por parte da Honda ao mercado Supernaked, como é o exemplo das Ducati Streetfighter V4, a Kawasaki Z H2 e a KTM 1290 Super Duke R.



Podem ler mais aqui, pelo que percebi pode vir a ter a base do estudo feito para a CBR 1000 RR-R (a Honda anda com muitas propostas interessantes xD)

https://motorcycleonline.info/?p=17867

O que acham?
🏍️ "Doesn't matter what you ride, give respect to get respect" 🛵

Maio 26, 2020, 07:44:00, 07:44
Responder #1

Nuno YB

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Não consigo perceber muito bem a brutidade de cavalagem numa naked...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 26, 2020, 09:17:14, 09:17
Responder #2

MotardFeio

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Não consigo perceber muito bem a brutidade de cavalagem numa naked...

Tens de experimentar uma Super Duke...

Basta o modo Normal, não precisas do Track!

Mas cada um é como cada qual, há motos para todos os gostos!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 27, 2020, 09:43:58, 09:43
Responder #3

carlos-kb

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Por enquanto é apenas um exercício de estilo "photoshopístico" da parte da KarDesigns Concept.

Nada aponta de forma credível para que a nova Fireblade RR-R derive numa naked street-fighter (CB1000RR-R)e muito menos com este look.

É que nem as primeiras unidades da Fireblade ainda foram entregues (e algumas já tiveram de ser chamadas para trás, ainda antes da sua chegada aos concessionários, por um eventual problema ao nível das bielas do motor.

Portanto a afirmação «Como sempre, um louvável exercício de design que poderá antecipar a chegada de um modelo naked premium da marca japonesa» é totalmente falso, e não espanta, vindo da motorcycleonline.info... não fosse esta um pasquim tipo "Correio da Manhã" do mundo motociclístico.

Maio 27, 2020, 12:53:50, 12:53
Responder #4

2low

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Por enquanto é apenas um exercício de estilo "photoshopístico" da parte da KarDesigns Concept.

Nada aponta de forma credível para que a nova Fireblade RR-R derive numa naked street-fighter (CB1000RR-R)e muito menos com este look.

É que nem as primeiras unidades da Fireblade ainda foram entregues (e algumas já tiveram de ser chamadas para trás, ainda antes da sua chegada aos concessionários, por um eventual problema ao nível das bielas do motor.

Portanto a afirmação «Como sempre, um louvável exercício de design que poderá antecipar a chegada de um modelo naked premium da marca japonesa» é totalmente falso, e não espanta, vindo da motorcycleonline.info... não fosse esta um pasquim tipo "Correio da Manhã" do mundo motociclístico.

Atendendo que a Honda tem quase sempre acompanhado a concorrência, apesar de para já ser uma pura especulação, não se deve contudo pensar ou julgar que não passe daí...
O mais certo é vires a ficar surpreendido com a "velocidade" a que a Honda irá desenvolver um produto do género, não como para já se especula (esta até tem uma frente a fazer lembrar as nakeds da kawasaki) mas algo mais tradicional (com a Honda) em termos estéticos mas em termos de motorização já tem a base... ao que poderão "castrar" para adequar a esse modelo...

nota: misturar CM e motociclismo é algo que não funciona... os tipos detestam as motos!  :lolol: :lolol: :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Maio 27, 2020, 15:59:36, 15:59
Responder #5

carlos-kb

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Atendendo que a Honda tem quase sempre acompanhado a concorrência

A Honda «tem quase sempre acompanhado» a concorrência? Aonde?  :pensador:

É talvez a marca que se demarca mais das restantes concorrentes directas, no sentido do tipo de produto que oferece.
A Honda é a marca que mais assume a política do "user friendly com motas fofinhas e acessíveis a "todos", sem grandes preocupações no sentido das prestações puras, potências pico e guerra de números (PCX / NC / CB500 / etc).
É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor, quando outras seguem soluções mais consensuais e de produção mais barata (por exemplo, continua a teimar em ter médias cilindradas de 4 cilindros, quando a concorrência directa vão optando por soluções de menos cilindros, que neste segmento de cubicagens intermédias, se traduzem numa maior disponibilidade ao longo do espectro de rotações).
É a marca que, enquanto a maioria cria uma linha estilística nas suas naked a apelar à agressividade e radicalismo de linhas e potências pico de realce, aparece com um conceito de uma retro com toques de modernidade e chama-lhe de "neo café coiso e tal", aonde as prestações puras são o menos importante.
É a marca que teima em ir deitando cá para fora coisas "estranhas" e completamente "fora da caixa", desenquadradas dos segmentos de mercado "instituídos", muitos desses modelos revelando-se autênticos flops de vendas e acabando descatalogados em pouco tempo (Integra, DN-01, CTX, Vultus, etc.).
É a marca que continua a ter uma ultra-luxuosa hexacilíndrica, caríssima, cheia de mariquices e gadgets (que só tem aproximação pela concorrência, na K16GTL), mota esta que apesar de representar um historial, tem um nicho mesmo muito restrito de mercado.
É a marca que teima em manter bibelots de produção limitada e custo obsceno, que mais que motociclistas, servem a coleccionadores e especuladores (falo da RCV213-S, da qual irá surgir uma 2ª geração, e que na concorrência comercial só encontras praticamente numa Desmosedici RR, Superleggera ou numa HP4 race)... e que começou há quase 3 décadas com a RC40 (NR750).

Tirando a recente Fireblade dos 3 "érres", que urgia lançar, pois também aí a "frangaria" estava atrasada 10 anos pelo menos em relação à concorrência e havia que mostrar resultados desportivos em motos de produção (que ainda vamos a ver se surgem), há muito que a Honda não segue (nem tenta) a concorrência em nada.

apesar de para já ser uma pura especulação, não se deve contudo pensar ou julgar que não passe daí... O mais certo é vires a ficar surpreendido com a "velocidade" a que a Honda irá desenvolver um produto do género

A Honda já tem por agora, uma naked derivada da "sua" desportiva (geração anterior da RR)... a actual CB1000R "neo café coiso" (SC80), que até está em catálogo apenas há 2 anos, e lá está, numa linhagem diferente do que a concorrência tem.
E nem ainda a RR-R anda por aí. Não digo que não apareça uma naked derivada desta... entretanto! Mas estou em crer que não seja para já, e muito menos antes da RR-R poder mostrar efectivamente o que vale.
Até mesmo entre a Panig V4 e a SFV4, por exemplo, temos um time gap de 2 anos.

não como para já se especula (esta até tem uma frente a fazer lembrar as nakeds da kawasaki)

De todo... não! Apesar de ser um exercício de estilo da Kardesign (como tantos outros), aquela frente (felizmente para ela), nada tem que ver com as feias Kawa actuais (acho que não há uma que escape e que seja minimamente bonita no catálogo actual).
Imaginado hipoteticamente que uma CB1000RR-R viesse mesmo a ser assim, nota-se bem que a receita seria a mesma que a Ducati seguiu com as Panig V4 e SFV4. É nítida a colagem do frontal da irmã desportiva, à escala 1:2 (ou aproximado). :)



Mas não esquecer que mesmo para a Fireblade, havia leaks a circular, em que até um deles se tornou famoso (da Young Machine) e que adoçou a boca de muita gente...



O resultado final não teve nada que ver e acabou a ser um pouco "agridoce"!  :-\

Ainda não há muito tempo, foi também a Kardesign Concept que vestiu a actual RR-R com a mítica Fireblade Urban Tiger (que também não me parece que passe daí)!



mas em termos de motorização já tem a base... ao que poderão "castrar" para adequar a esse modelo...

A questão é que se a Honda quer ter um produto concorrencial, derivado directamente da desportiva de topo, não pode ser muito castrada... quanto muito, "ajustada". Senão passará totalmente despercebida face a uma SFV4, uma SDR 1290, uma Tuono ou até a uma Z H2.
Para ter nakeds fofinhas, a actual CB1000R cumpre na totalidade.

nota: misturar CM e motociclismo é algo que não funciona... os tipos detestam as motos!  :lolol: :lolol: :lolol:

Não sei se detestam! Se há informação que abomino logo à partida, é o que é noticiado pelo CM (seja em que formato for... papel, internet, TV, etc.).
O Motorcycleonline.info em analogia, não deixa de ser um bocado o pasquim da imprensa motociclística... limitam-se a traduzir e a colar informação existente, acrescentando-lhe pontos e especulando sobre a mesma.

Maio 27, 2020, 16:32:30, 16:32
Responder #6

dfelix

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Não consigo perceber muito bem a brutidade de cavalagem numa naked...

Muita gente não compreende e é sempre um desafio explicar.
Pois em regra geral sugere-se que "para isso mais vale comprar uma desportiva".
Só que... não é a mesma coisa! Porque a experiência de pilotar uma desportiva ou uma naked é muito diferente.

Durante estas semanas de confinamento o Michael Neeves fez alguns directos para responder a questões e fez uma explicação que acabei por recortar por indicar algo que sempre que digo ou escrevo.. sinto-me incompreendido.




Maio 27, 2020, 19:55:22, 19:55
Responder #7

Nuno YB

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Já experimentei algumas motos e nada nos mete um sorriso no rosto como saber que se tem potencia extrema "entre as pernas". Compreendo isso perfeitamente, eu tambem gosto de saber que está lá, mesmo que não a use. E tambem sei que a entrega dessa potencia é pensada para o modelo em que é empenhada.

Ainda assim, ter mais de 140cv numa naked parece-me tão desnecessário como como uma H2R...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 28, 2020, 02:34:16, 02:34
Responder #8

2low

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(...)A Honda é a marca que mais assume a política do "user friendly com motas fofinhas e acessíveis a "todos", sem grandes preocupações no sentido das prestações puras, potências pico e guerra de números (PCX / NC / CB500 / etc).
É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor, quando outras seguem soluções mais consensuais e de produção mais barata (por exemplo, continua a teimar em ter médias cilindradas de 4 cilindros, quando a concorrência directa vão optando por soluções de menos cilindros, que neste segmento de cubicagens intermédias, se traduzem numa maior disponibilidade ao longo do espectro de rotações).
É a marca que, enquanto a maioria cria uma linha estilística nas suas naked a apelar à agressividade e radicalismo de linhas e potências pico de realce, aparece com um conceito de uma retro com toques de modernidade e chama-lhe de "neo café coiso e tal", aonde as prestações puras são o menos importante.
É a marca que teima em ir deitando cá para fora coisas "estranhas" e completamente "fora da caixa", desenquadradas dos segmentos de mercado "instituídos", muitos desses modelos revelando-se autênticos flops de vendas e acabando descatalogados em pouco tempo (Integra, DN-01, CTX, Vultus, etc.).
É a marca que continua a ter uma ultra-luxuosa hexacilíndrica, caríssima, cheia de mariquices e gadgets (que só tem aproximação pela concorrência, na K16GTL), mota esta que apesar de representar um historial, tem um nicho mesmo muito restrito de mercado.
É a marca que teima em manter bibelots de produção limitada e custo obsceno, que mais que motociclistas, servem a coleccionadores e especuladores (falo da RCV213-S, da qual irá surgir uma 2ª geração, e que na concorrência comercial só encontras praticamente numa Desmosedici RR, Superleggera ou numa HP4 race)... e que começou há quase 3 décadas com a RC40 (NR750).

Tirando a recente Fireblade dos 3 "érres", que urgia lançar, pois também aí a "frangaria" estava atrasada 10 anos pelo menos em relação à concorrência e havia que mostrar resultados desportivos em motos de produção (que ainda vamos a ver se surgem), há muito que a Honda não segue (nem tenta) a concorrência em nada.
(...)
A Honda já tem por agora, uma naked derivada da "sua" desportiva (geração anterior da RR)... a actual CB1000R "neo café coiso" (SC80), que até está em catálogo apenas há 2 anos, e lá está, numa linhagem diferente do que a concorrência tem.
E nem ainda a RR-R anda por aí. Não digo que não apareça uma naked derivada desta... entretanto! Mas estou em crer que não seja para já, e muito menos antes da RR-R poder mostrar efectivamente o que vale.
Até mesmo entre a Panig V4 e a SFV4, por exemplo, temos um time gap de 2 anos.
(...)
De todo... não! Apesar de ser um exercício de estilo da Kardesign (como tantos outros), aquela frente (felizmente para ela), nada tem que ver com as feias Kawa actuais (acho que não há uma que escape e que seja minimamente bonita no catálogo actual).
Imaginado hipoteticamente que uma CB1000RR-R viesse mesmo a ser assim, nota-se bem que a receita seria a mesma que a Ducati seguiu com as Panig V4 e SFV4. É nítida a colagem do frontal da irmã desportiva, à escala 1:2 (ou aproximado). :)
(...)
Mas não esquecer que mesmo para a Fireblade, havia leaks a circular, em que até um deles se tornou famoso (da Young Machine) e que adoçou a boca de muita gente...
(...)
O resultado final não teve nada que ver e acabou a ser um pouco "agridoce"!  :-\

Ainda não há muito tempo, foi também a Kardesign Concept que vestiu a actual RR-R com a mítica Fireblade Urban Tiger (que também não me parece que passe daí)!
(...)
A questão é que se a Honda quer ter um produto concorrencial, derivado directamente da desportiva de topo, não pode ser muito castrada... quanto muito, "ajustada". Senão passará totalmente despercebida face a uma SFV4, uma SDR 1290, uma Tuono ou até a uma Z H2.
Para ter nakeds fofinhas, a actual CB1000R cumpre na totalidade.
(...)



Sem querer ferir susceptabilidades (juro!), há por vezes que saber-se afastar da marca da moto que se possui para de forma mais desinibida poder-se fazer criticas mais reais e menos influenciadas...
Como seria a tua resposta se não tivesses uma Honda?

Mas repara no que disseste com... "É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor"... a BMW é fiel e teima em manter os motor boxer, não é portanto algo exclusivo da Honda, o ser fiel a determinada tecnologia... e olha os 3 cilindros da triumph que só mais recentemente parece ter captado a atenção de outras marcas...

(contudo) A Honda acaba por transcender-se e lançar produtos distintos para o mercado mas sem duvida que continua a acompanhar a concorrência e não me parece ser de forma tão desproporcionada ou inferior à concorrência... em todas as gamas acaba por ter produtos para competir com outras marcas... e depois tem ainda esses outros produtos específicos e distintos... a NC, PCX e XADV, CTX700/1300, Vultus que parece que veio ocupar o lugar da DN-01, etc...
Para não falar que se não acompanhassem a concorrência não teriam a própria concorrência a lançar produtos competitivos:
Benelli TNT 125 / Honda MSX 125
Yamaha Xmax300 / Honda Forza 300
KTM 450 SX-F / Honda CRF450RX
Kawasaki ninja 650 / Honda CBR650R
etc...

Sobre ter mencionado semelhança com design da kawasaki, refiro-me aos modelos anteriores da linha Z da Kawasaki quando começaram a fazer parecer a frente retirada de um filme do "Aliens"...


Apesar de já ter dito algures que também tinha algumas pequenas semelhanças desse tipo de design (zona farol frente apontada para baixo...) com a ultima linha da CBR600RR antes de ter parado de produção em 2019 (?)

Mas esta especulação da CB1000RR-R pode vir a torná-la uma potencial concorrente com a Ducati Streetfighter, Aprilia Tuono, .... apesar de tipo de motorizações diferentes... Ou não?!
E sobre o motor castrado que falei... a S1000XR deriva do motor da S1000RR e no entanto não dispõe a mesma potência dessa S1000RR e no entanto tem um produto bem cativante, certo que distinto da Ducati Streetfighter e Aprilia Tuono... mas estamos a falar no campo das especulações... e face a isso, nada garante que a Honda não opte mesmo por diminuir ligeiramente a potencia desta nova "streetfighter by Honda" mas apesar de potencia ser inferior, poder apresentar eficiência superior...

Igualmente já se tinha falado que antigamente era mais fácil de vermos TODAS as marcas a terem produtos idênticos a competirem em TODAS as gamas mas actualmente há sempre determinados modelos que as marcas vão optando por se distinguirem da concorrência através de subida de cilindrada ou da potência disponível ou por outra via...
Existem ainda tomadas de posição estratégica das marcas em conseguirem ter produtos que cumpram todas as normas legais exigíveis face a um maior ou menor investimento...
...daí que por exemplo e por enquanto a Honda ache suficiente a CBR650R apesar de se começar a especular a nova CBR600R baseada nessa no design da CBR1000RR...






« Última modificação: Maio 28, 2020, 10:52:15, 10:52 por 2low »
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Maio 28, 2020, 08:03:34, 08:03
Responder #9

MotardFeio

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Não querendo entrar em debates, a bmw S1000 XR é uma trail estradista, o adegquado seria a S1000R, essa sim, naked.

Uma CBR 650 é uma F, uma CBR 600 é uma RR.
Comportamentos distintos, capacidades dinâmicas distintas, alvos de mercado distintos.

Neste momento, mercado de RR's de Supersport tens apenas R6, GSX-R, ZXR. As últimas 600 RR.
A Triumph, ducati's e afins, com configurações distintas de motor, já vão numa cilindrada bem superior (derivado dos regulamentos do mundial supersport permitirem isso mesmo...).
Se não me esqueci de nada, o que pode ter acontecido, e nesse caso é porque também não faz grande mossa...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
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Maio 28, 2020, 15:23:12, 15:23
Responder #10

dfelix

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Sem querer ferir susceptabilidades (juro!), há por vezes que saber-se afastar da marca da moto que se possui para de forma mais desinibida poder-se fazer criticas mais reais e menos influenciadas...
Como seria a tua resposta se não tivesses uma Honda?

Costumo brincar com o kb por muitas vezes ser faccioso com a Honda.
Mas o tudo o que ele escreveu é correcto e fundamentado.
E nem me parece que esteja a "defender" a marca, sobretudo quando muitos destes argumentos podem se considerar uma crítica.

Mas repara no que disseste com... "É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor"... a BMW é fiel e teima em manter os motor boxer, não é portanto algo exclusivo da Honda, o ser fiel a determinada tecnologia... e olha os 3 cilindros da triumph que só mais recentemente parece ter captado a atenção de outras marcas...

A BMW é um péssimo exemplo.
Porque embora mantenha o boxer como a motorização "tradicional" (já teve outras) tem apostado em diversas.
Aliás, tanto as K1*00 como as S são exemplo de como a marca se desvinculou da tradição para caçar clientes de outras marcas. O mesmo poderíamos dizer das F e das G.
Portanto, se há marca que nos últimos 15 anos "tem quase sempre acompanhado a concorrência" fazendo-se valer muitas vezes do emblema... é a BMW!

Já a Triumph surge com o triple sem querer.
Sem que estivesse à espera tornou-se sucedida com isso. E aproveitou a embalagem.
Ganhou reputação por o fazer quando mais ninguém fazia. Mas estamos a falar dos anos 90 pelo que chamar-lhe de "tradição" é só mesmo nesse sentido.

Sim, claro que podíamos ir buscar a Trident dos anos 60.
Mas na realidade nem era uma Triumph, mas um rebrand duma BSA que acabou comprada pela marca de Meriden. (E não de Hinckley)

Acho que o kb enumerou argumentos que são incontestáveis da forma como a Honda na sua forma conservadora de estar no mercado acaba por se destacar da concorrência... mesmo oferecendo mais do mesmo.  :)
E se analisarmos, a própria tecnologia é conservadora no sentido de que permite continuar a lançar "motas fofinhas e acessíveis a todos", o que no caso do DCT significa uma fidelização que começa na PCX e atravessa quase todos os segmentos do catálogo.

Obviamente não não vai deixar de ter scooters, utilitárias e outros produtos que por serem de venda em massa contribuem significativamente para a receita.
Poderia debater a tua lista de comparações, mas no momento em que sugeriste que a MSX 125 concorre com aquele fruto da engenharia genética chinesa que é a TNT 125... perdi um bocado a pica!  :D

Sobre ter mencionado semelhança com design da kawasaki, refiro-me aos modelos anteriores da linha Z da Kawasaki quando começaram a fazer parecer a frente retirada de um filme do "Aliens"...

Referes-te a modelos anteriores da linha Z e vais buscar um bem recente.
Sim, a Z750 quando surgiu em 2004 foi uma pedrada no charco e depois disso diversos construtores abandonaram a optica redonda e detrimento duma frente plastificada com o farol integrado.
A Honda também o fez. Mas também entretanto já o desfez.

Mas esta especulação da CB1000RR-R pode vir a torná-la uma potencial concorrente com a Ducati Streetfighter, Aprilia Tuono, .... apesar de tipo de motorizações diferentes... Ou não?!

Sim.
Agora resta saber se isto irá mesmo para produção.

Sempre que leio alguma coisa sobre a Honda lançar uma supernaked... a primeira coisa que ocorre é a NAS que nunca chegou a ver a luz do dia.
Sempre que leio alguma coisa sobre a Honda lançar uma nova moto recorrendo a photoshops... a primeira coisa que ocorre é a quantidade de sucessoras da XX que foram anunciadas como verdadeiras hayabusa-killer ao longo de vários anos... até a montanha parir um rato e surgir uma a sport-tourer VFR1200.

E sobre o motor castrado que falei... a S1000XR deriva do motor da S1000RR e no entanto não dispõe a mesma potência dessa S1000RR e no entanto tem um produto bem cativante, certo que distinto da Ducati Streetfighter e Aprilia Tuono... mas estamos a falar no campo das especulações... e face a isso, nada garante que a Honda não opte mesmo por diminuir ligeiramente a potencia desta nova "streetfighter by Honda" mas apesar de potencia ser inferior, poder apresentar eficiência superior...

Esquece lá as trail estradistas...
Neste momento só tens duas "super nakeds" a sair no mercado dignas dessa designação.
Streetfighter V4 e 1290 Super Duke R.
O resto esquece...

Se a Honda lançasse algo deste género.. era de valor!


Maio 28, 2020, 16:04:44, 16:04
Responder #11

2low

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 :bandeiraportugal:
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Maio 28, 2020, 16:08:16, 16:08
Responder #12

ThatsMe

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A S1000R não pode ser considerada como super naked também?

Maio 29, 2020, 08:15:20, 08:15
Responder #13

MotardFeio

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MV Agusta Brutalle 1000 RR
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Junho 02, 2020, 23:00:10, 23:00
Responder #14

dfelix

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A S1000R não pode ser considerada como super naked também?

Considerar a S1000R de "super naked" é desprestigiante para a Streetfighter V4 e 1290 Super Duke R.
Pois estas duas elevaram a fasquia muito alto.

A S1000R segue a receita tradicional das nakeds mais atrevidas.
Pegar na desportiva da marca, habitualmente numa das suas versões anteriores à actual e redesenhá-la para naked com alterações que na maior parte dos casos permite produzir a um mais baixo custo.
Seguem a filosofia de quem procura uma naked não quer a performance duma superbike.
E que não está disposto a pagar valores absurdos por isso.

E é aí que tanto a KTM como a Ducati estão a reinventar o segmento com estas propostas.
A Streetfighter é fiel à Panigale. E na versão S então o equipamento é algo que não encontras sequer nas superdesportivas das marcas mais comuns.
A KTM tem evoluido a derradeira super naked. A 1290 quando saiu uma pedrada no charco e esta actual está mais forte que nunca.

O resto é para enfeitar.

MV Agusta Brutalle 1000 RR
Aprilia V4 Tuono
Kawasaki Z H2

A Tuono é uma excelente proposta, capaz de roer os calcanhares destas. Foi até pioneira nesta receita. Mas provavelmente não irá continuar no mercado por muito tempo.
A Brutalle 1000 RR é um bibelot para showoff e coleccionadores.
A Z H2 é lixo tecnológico que pouco mais serve do que para alguém poder chegar ao café e dizer que deu 300 na vasco da gama na sua moto "turbinada" .. enquanto pensa se chegou a passar a lixadeira para limpar as chicken strips.

« Última modificação: Junho 02, 2020, 23:02:53, 23:02 por dfelix »

Junho 03, 2020, 14:58:52, 14:58
Responder #15

MotardFeio

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Mas a minha preferida é mesmo a KTM SDR, já andei numa uns valentes quilómetros, de um amigo, pela N2 abaixo.

Aquele V2...
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Junho 07, 2020, 19:55:53, 19:55
Responder #16

2low

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Pronto pronto... a partir de 2021 pode vir a deixar de ser desprestigiante para a "Streetfighter V4 e 1290 Super Duke R" se se vier a chamar de SuperNaked a S1000R, pois especula-se que em 2021 a BMW renove os modelos que ainda não têm as novas gerações de motores, nomeadamente a S1000R e S1000XR (estamos em período de transição entre Euro4 e Euro5), mesmo apesar da actual S1000RR já ter uma nova motorização que cumpre Euro5, apesar de apresentar uma potência que irrita os tipos do ambiente... 207cv prontos para alegrar uns e irritar outros...  8)
E até tem "um M" para irritar ali o dfelix...  :D 8)

Eis o "primeiro boneco da coisa" para rivalizar com este boneco da CB1000RR-R:


Fonte: https://moto-station.com/moto-revue/nouveautes-moto/bmw-s1000r-une-refonte-pour-2021/477339

As especulações são isso mesmo, especulações, mas também servem para as marcas irem "mandando bocas umas às outras" e para ver quem terá mais coragem de seguir em frente, ou qual deles o mais rápido a apresentar o produto final derivado de uma especulação...

Venha de lá tanto a Honda CB1000RR-R como esta BMW S1000R (2021)... [especulações para a eicma 2020?!]
« Última modificação: Junho 07, 2020, 19:58:34, 19:58 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Junho 23, 2020, 12:27:44, 12:27
Responder #17

carlos-kb

  • Visitante


Sem querer ferir susceptabilidades (juro!), há por vezes que saber-se afastar da marca da moto que se possui para de forma mais desinibida poder-se fazer criticas mais reais e menos influenciadas...
Como seria a tua resposta se não tivesses uma Honda?



Sem querer ferir susceptibilidades (juro)  :lolol:, acho que estás a ler aquilo que escrevi, ou com a visão turva ou entendo-o totalmente ao contrário.

Se me conhecesses, saberias que não sou addicted a marcas, mas sim a motos (modelos) de características específicas. E muito menos à Honda, a qual vejo como a dita marca que faz motos "estranhas, fofinhas e user friendly. É uma política conservadora e quase anti-concorrencial, que a torna campeã de vendas e dá para pagar contas, é um facto... mas com a qual não me identifico. Se voltei a ter Honda (já tive no passado), foi precisamente porque entre a maioria de coisas desinteressantes (para mim) que tem, também tinha uma moto que respondia às premissas e características que coloquei em cima da mesa, quando troquei de moto.

Mas repara no que disseste com... "É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor"... a BMW é fiel e teima em manter os motor boxer,

O boxer continua a existir não só, mas também, pelo legado histórico, proveniente da R32. Mas face à actualidade e restrições, está no limite. Ou continua a crescer (receita que temos assistido, com os inerentes inconvenientes), ou multiplica cilindros, para continuar a anunciar números convidativos e a cumprir com as normativas legais.
Mas para mim, o boxer tem um território bem demarcado e definido no mercado, e distinto dos outros construtores. Aliás, basta ver quando a BMW quebrou com a auto-imposta limitação de 100cv, qual a motorização escolhida para isso (que daí só mudou na disposição)... E as soluções que tem apresentado desde aí para continuar na senda de mercado concorrencial e da guerra de números. Não é com o boxer, como é evidente!

e olha os 3 cilindros da triumph que só mais recentemente parece ter captado a atenção de outras marcas...

No caso da Triumph, é precisamente o contrário... o triple nunca foi legado de coisa nenhuma, numa marca que se caracterizou liderar no mundo das motos juntamente com outras conterrâneas, até definhar com o surgimento da concorrência nipónica, em finais de 70. Até lá, apenas monos ou twins completaram o catálogo da marca inglesa.
Só há 3 décadas renasceu das cinzas, com um motor modular de 3 e 4 cilindros, e novos modelos que partilhavam imensos componentes, numa tentativa de rentabilização de material... é daqui de onde deriva o triple.
Sabes qual foi a marca percursora dos triple? A Laverda, que em plenos anos 60, já fabricava e montava motores de 3 canecos.

Mas esta especulação da CB1000RR-R pode vir a torná-la uma potencial concorrente com a Ducati Streetfighter, Aprilia Tuono, .... apesar de tipo de motorizações diferentes... Ou não?!
A CBR1000RR até à geração imediatamente anterior a esta (nova) RR-R, esteve sempre aquém e atrás das rivais... não admira por isso que dela derivassem também modelos também pouco aliciantes no mercado street-fighter (como a anterior CB1000R - SC60) ou até totalmente distintos e com uma marketing muito próprio (a tal "neo café coiso" CB1000R - SC80). Aliás, até uma CBF1000 foi servida por aquela unidade motriz.
Uma concorrente a uma SFV4 ou Tuono V4 (ou até a uma SD1290R), da parte da Honda, só teria sentido primeiramente com uma afirmação plena da RR-R. Mas a hipoteticamente acontecer, possivelmente virá tarde, como já esta nova Fireblade veio tarde. Até porque street-fighters derivadas das SBK de cada construtor, também não são raras nas restantes rivais japoneses (MT-10, Z1000 ou GSXS1000)... mas são igualmente desinteressantes face aos produtos mais "premium" vindos do velho continente. E para produtos sensaborões, já têm a actual CB1000R.

Junho 23, 2020, 12:45:14, 12:45
Responder #18

2low

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Sem querer ferir susceptabilidades (juro!), há por vezes que saber-se afastar da marca da moto que se possui para de forma mais desinibida poder-se fazer criticas mais reais e menos influenciadas...
Como seria a tua resposta se não tivesses uma Honda?



Sem querer ferir susceptibilidades (juro)  :lolol:, acho que estás a ler aquilo que escrevi, ou com a visão turva ou entendo-o totalmente ao contrário.

Se me conhecesses, saberias que não sou addicted a marcas, mas sim a motos (modelos) de características específicas. E muito menos à Honda, a qual vejo como a dita marca que faz motos "estranhas, fofinhas e user friendly. É uma política conservadora e quase anti-concorrencial, que a torna campeã de vendas e dá para pagar contas, é um facto... mas com a qual não me identifico. Se voltei a ter Honda (já tive no passado), foi precisamente porque entre a maioria de coisas desinteressantes (para mim) que tem, também tinha uma moto que respondia às premissas e características que coloquei em cima da mesa, quando troquei de moto.

Mas repara no que disseste com... "É a marca que teima em manter-se fiel a certo tipo de soluções e arquitecturas de motor"... a BMW é fiel e teima em manter os motor boxer,

O boxer continua a existir não só, mas também, pelo legado histórico, proveniente da R32. Mas face à actualidade e restrições, está no limite. Ou continua a crescer (receita que temos assistido, com os inerentes inconvenientes), ou multiplica cilindros, para continuar a anunciar números convidativos e a cumprir com as normativas legais.
Mas para mim, o boxer tem um território bem demarcado e definido no mercado, e distinto dos outros construtores. Aliás, basta ver quando a BMW quebrou com a auto-imposta limitação de 100cv, qual a motorização escolhida para isso (que daí só mudou na disposição)... E as soluções que tem apresentado desde aí para continuar na senda de mercado concorrencial e da guerra de números. Não é com o boxer, como é evidente!

e olha os 3 cilindros da triumph que só mais recentemente parece ter captado a atenção de outras marcas...

No caso da Triumph, é precisamente o contrário... o triple nunca foi legado de coisa nenhuma, numa marca que se caracterizou liderar no mundo das motos juntamente com outras conterrâneas, até definhar com o surgimento da concorrência nipónica, em finais de 70. Até lá, apenas monos ou twins completaram o catálogo da marca inglesa.
Só há 3 décadas renasceu das cinzas, com um motor modular de 3 e 4 cilindros, e novos modelos que partilhavam imensos componentes, numa tentativa de rentabilização de material... é daqui de onde deriva o triple.
Sabes qual foi a marca percursora dos triple? A Laverda, que em plenos anos 60, já fabricava e montava motores de 3 canecos.

Mas esta especulação da CB1000RR-R pode vir a torná-la uma potencial concorrente com a Ducati Streetfighter, Aprilia Tuono, .... apesar de tipo de motorizações diferentes... Ou não?!
A CBR1000RR até à geração imediatamente anterior a esta (nova) RR-R, esteve sempre aquém e atrás das rivais... não admira por isso que dela derivassem também modelos também pouco aliciantes no mercado street-fighter (como a anterior CB1000R - SC60) ou até totalmente distintos e com uma marketing muito próprio (a tal "neo café coiso" CB1000R - SC80). Aliás, até uma CBF1000 foi servida por aquela unidade motriz.
Uma concorrente a uma SFV4 ou Tuono V4 (ou até a uma SD1290R), da parte da Honda, só teria sentido primeiramente com uma afirmação plena da RR-R. Mas a hipoteticamente acontecer, possivelmente virá tarde, como já esta nova Fireblade veio tarde. Até porque street-fighters derivadas das SBK de cada construtor, também não são raras nas restantes rivais japoneses (MT-10, Z1000 ou GSXS1000)... mas são igualmente desinteressantes face aos produtos mais "premium" vindos do velho continente. E para produtos sensaborões, já têm a actual CB1000R.

Boa intervenção! (e contribuição para este tópico)

Vou apenas debater o ultimo paragrafo e agradeço pessoalmente sobre o teor do restante da tua intervenção.
 :palmas: :convivio:

Se nas anteriores gerações a Honda não foi capaz de ter um produto capaz de se afirmar perante as mais potentes da categoria... contudo a Honda investiu (finalmente) forte na actual nova CBR1000RR, de onde poderá nascer a sua vertente despida...
Pegando nessa premissa, prevê-se então que a Honda venha a ser capaz de se debater com atributos idênticos com as as referências da categoria/classe.

Sobre a tua Honda, só por ser tua, é feia, horrorosa e não presta para nadinha.
 ;)  :convivio:
« Última modificação: Junho 23, 2020, 12:50:08, 12:50 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Junho 23, 2020, 13:28:20, 13:28
Responder #19

carlos-kb

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Sobre a tua Honda, só por ser tua, é feia, horrorosa e não presta para nadinha.
 ;)  :convivio:

Mas eu sei disso... e  olha que não é por ser minha! ;)

Vale é por nunca ter precisado de com ela, recorrer à assistência em viagem, nem ter com fotos dela em cima de reboques... o sub-quadro nunca partiu, no dia a seguir a tê-la comprado, pegou logo à primeira e pude ir dar o passeio a que me propus... e imagine-se, tirando consumíveis, tem ainda as peças todas de origem, incluindo o rectificador, entre outras coisas!

Os gajos na Honda realmente fazem motos lentinhas, feias e horrorosas... mas o maior defeito é mesmo serem fiáveis... é que aquela porra custa mesmo a avariar!  :blush:
Só me consola que podia ainda ser pior... ser feia, horrorosa, não prestar para nadinha, como é... e ainda ser ser azul, julgando eu que é uma grande mota!    :)

Junho 23, 2020, 14:40:23, 14:40
Responder #20

2low

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Sobre a tua Honda, só por ser tua, é feia, horrorosa e não presta para nadinha.
 ;)  :convivio:

Mas eu sei disso... e  olha que não é por ser minha! ;)

Vale é por nunca ter precisado de com ela, recorrer à assistência em viagem, nem ter com fotos dela em cima de reboques... o sub-quadro nunca partiu, no dia a seguir a tê-la comprado, pegou logo à primeira e pude ir dar o passeio a que me propus... e imagine-se, tirando consumíveis, tem ainda as peças todas de origem, incluindo o rectificador, entre outras coisas!

Os gajos na Honda realmente fazem motos lentinhas, feias e horrorosas... mas o maior defeito é mesmo serem fiáveis... é que aquela porra custa mesmo a avariar!  :blush:
Só me consola que podia ainda ser pior... ser feia, horrorosa, não prestar para nadinha, como é... e ainda ser ser azul, julgando eu que é uma grande mota!    :)

Adquirir um motociclo usado com mais anos há riscos que se têm que correr.
Contudo... se fores ver o meu DB, salvo essa vez que teve de seguir de reboque por causa do rectificador de corrente... (e não foi a primeira vez que usei a moto depois de a comprar) tem demonstrado ser uma moto bem fiável face à sua idade e tem cumprindo tanto quanto o que parece que a tua "horrorosa" tem cumprindo para ti.

Sobre a cor e se é mais ou menos moto... dentro da classe é capaz de ser a mais compacta e leve mas não me importo nadinha, era precisamente isso que procurava.
Pode não ser a que tenha mais velocidade de ponta mas tem prestações mais que suficientes para me encher de sorrisos.
Se quisesse entrar em competições "parvas" comprava a H2R para bater tudo nas rectas e se não quisesse desinvestir tanto dinheiro bastaria uma usada ZZR1400 com kit full power e umas mexidelas para ter um efeito não tão diferente...
E já me basta os inconvenientes do peso e da altura do meu batelão para ter de fazer um upgrade na carta de marinheiro para usar petroleiros...  :lolol:
Afinal eu sou um meia lecas...  :tornarseanjinho:
« Última modificação: Junho 23, 2020, 19:33:15, 19:33 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Junho 23, 2020, 17:47:51, 17:47
Responder #21

carlos-kb

  • Visitante
Haja espírito para se falar... e brincar.

Ainda assim, parece que a CdC (Comissão de Censura) actuou outra vez e o meu último post, foi apagado. 2low, vale pelo teu quote (que entretanto já foi apagado também... ficam apenas os print-screen que tirei a tempo)!

O velho costume de sacar do lápis azul de forma discriminada, camuflada e de decisão unilateral, que já por um par de vezes me fez afastar deste forúm, parece que continua enraízada.

Sim, tenho noção que meti uma imagem em toada de brincadeira com o 2low, que até poderia ser "desajustada". Mas pelos vistos há susceptibilidades de quem gere isto, que afloram logo à pele.
E mesmo que a imagem não fosse adequada, era de bom tom tal me ser comunicado por PM por parte da moderação, antes de a mesma ser apagada... E ser-me dada a opção de contrapor (ou não) as razões dessa censura... e até no limite, editar o post de livre vontade e retirar a imagem... ou não!

Até porque havia nesse post demais informação pertinente e para além da imagem, no seguimento da troca de impressões que estava a ter com o 2low.

Edit: Entretanto (e para que conste) já recebi não uma, mas duas PM's da moderação. Para além de quem "moderou" e interviu não ter percebido conotou a mensagem com características que nada têm que ver com ela e com o real intuito (lá está, o tal juízo unilateral e desfasado), acho particularmente interessante a observação "Para sua informação uma violação dos estatutos não é matéria discutível". Que estatutos violei? Aqueles que o mesmo moderador decidiu de seu livre e único arbítrio que eu violei ?:D
« Última modificação: Junho 23, 2020, 18:03:36, 18:03 por carlos-kb »

Junho 23, 2020, 19:59:18, 19:59
Responder #22

JoãoPVCarvalho

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Junho 23, 2020, 20:00:46, 20:00
Responder #23

2low

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Haja espírito para se falar... e brincar.

 (...) o meu último post, foi apagado. 2low, vale pelo teu quote (que entretanto já foi apagado também... (...)


Sim, tenho noção que meti uma imagem em toada de brincadeira com o 2low, que até poderia ser "desajustada". Mas pelos vistos há susceptibilidades(...)
E mesmo que a imagem não fosse adequada, era de bom tom tal me ser comunicado por PM por parte da moderação, antes de a mesma ser apagada... E ser-me dada a opção de contrapor (ou não) as razões dessa censura... e até no limite, editar o post de livre vontade e retirar a imagem... ou não!

Até porque havia nesse post demais informação pertinente e para além da imagem, no seguimento da troca de impressões que estava a ter com o 2low.
(...)

Sobre a questão que levou ao mal entendido e que acabou numa imagem "um pouco questionável", já editei o meu post, e onde dizia "pretoleiro" consta agora o que pretendia dizer desde inicio - "petroleiro".
Já vi que já perdi duas imagens de um petroleiro e de um batelão, que com as quais queria fazer uma mera comparação "divertida" entre a minha Triumph Sprint e a tua Honda VFR1200, que ainda assim considero a tua VFR1200 um nível acima em termos de navegação...  8)  [Viste o nome do petroleiro e reparaste na cor do batelão?  8) ]
Algures cheguei a comentar que não me importava nada de até ser possível vir a ter uma VFR1200, azul e com DCT... isto e apenas pelas vantagens do DCT para uso citadino, é um descanso!
Sobre o resto, não tenho com que me pronunciar, é algo que me ultrapassa.
Mas aceito em parte a decisão da moderação, não pelo debate e troca de imagens como forma de ênfase de parte do discurso mas sim no que possam significar essas imagens desconexas do conteúdo...

Carlos-kb, não chegaste a responder sobre a questão de a CB1000RR por ter os mesmos argumentos técnicos da recente CBR1000RR, se possa ou não puder ascender e afirmar-se por entre as tais referências...


« Última modificação: Junho 23, 2020, 20:08:56, 20:08 por 2low »
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