Autor Tópico: Opiniões sobre qual mota indicada.  (Lida 3388 vezes)

Setembro 16, 2020, 11:56:15, 11:56
Lida 3388 vezes

mtx1980

• Visitante
Bons dias,

Gostaria de ter a vossa opinião para o seguinte:
Que mota indicam para mim?
Gostaria de ler a vossa opinião, porque cada um de vocês tem uma mota diferente e gostaria de saber a vossa opinião sobre o assunto.
Eu diariamente conduzo cerca de 100kms diários (50kms para cada lado) de mota todos os dias (4 estações do ano).
O meu circuito diário (segunda a sexta) é praticamente 95% auto-estrada, alterando para o fim de semana acrescentar nacionais em passeio acompanhado pela esposa com pendura.
Gosto de todo o estilo de mota.

Desde já agradeço a vossa ajuda / opinião, pois espero ate ao final do ano trocar a minha scooter (Forza 125cc) por algo diferente.

« Última modificação: Setembro 16, 2020, 12:01:42, 12:01 por mtx1980 »

Setembro 16, 2020, 12:08:22, 12:08
Responder #1

Simon

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 72

Masculino
  • Marca Motociclo: Indian
  • Modelo Motociclo: Scout Bobber TWENTY
  • Localidade: Santiago do Cacém
Bom dia, na minha modesta opinião embora gostes de todos os estilos de motos tens de analizar bem o estilo que queres adquirir e apartir dai será mais facil a malta sugerir. Uma vez que não é para amanha já a troca aconcelho leitura e pesquisa sobre os vários estilos. Pessoalmente julgo que desportivas podes excluir (cá está na minha opinião e que pode não ser a tua), justificando me, não entendo que querias velocidade mas sim economia,fiabilidade e conforto. Desportivas para pendura esquece. A juntar à tua decisão terás de ver os €€€ desponivéis para investir.

REFORÇO: Minha modesta opinião.

Setembro 16, 2020, 12:24:46, 12:24
Responder #2

mtx1980

• Visitante
Obrigado desde já pela opinião dada.
O facto de gostar de quase todos os estilos de mota, tambem sei ver quais os que se adequam ao dia a dia, e claro, desportivas, esta fora de questão.
A minha questão, é saber se existe alguem na mesma situação que eu, isto é, andar de mota todos os dias nas 4 estações do ano, falarem da experiencia que têm o que indicam.
Claro que a economia é importante, e se calhar dizia já, vou para uma NC750x, pois é economica, fiavel, etc, etc. Mas quem as têm, o que acha delas? Porque será que existem tantas usadas à venda (quase que digo que são o TOP vendas usadas)? Não quero falar mal das motas, muito pelo contrario, apenas opiniões na vossa base de experiencias.
Eu no minimo, por ano faço 25.000kms (a trocar de mota, sei que irei fazer mais, pois passarei de mota de casa-trabalho-casa, irei acrescentar passeios e viagens).
« Última modificação: Setembro 16, 2020, 12:26:49, 12:26 por mtx1980 »

Setembro 16, 2020, 12:30:17, 12:30
Responder #3

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 586

Masculino
Como disse o companheiro Simon, há tipos de motos que se adequam melhor a esse tipo de uso.

Eu à partida excluiria logo desportivas e nakeds, por exemplo.
Não é que não façam o mesmo, claro que sim e até com mais "pica". Mas para viagens relativamente longas numa base diária rapidamente vais ficar cansado com a porrada do vento, e desapontado quando olhares a capacidade de carga e consumos, por exemplo.

No teu caso recomendo dares uma vista de olhos nas trails mais comuns (NC, Tracer, Versys...).
Em seguida é questão de enquadrares a oferta/consumos/conforto/extras no orçamento disponível.

Só posso falar da NC750X pois foi a que tive nesse género, e foi a eleita vindo de uma scooter 125. Não é por acaso que é das motos mais vendidas da Europa (ou era, na altura).

A versatilidade da NC é o que faz dela o êxito que é, precisamente neste cenário: quem passa de scooter para moto.
Suave e dócil, muito fácil de manejar mesmo em transito citadino, boa posição condução, capacidade de carga sem rival no mercado (devido ao metin no lugar do depósito de combustível), consumos ao nível de scooters, etc.

Os contras? São poucos mais existem, claro.

O principal é a falta de potência. 47cv são algo curtos, quando começamos a querer puxar mais por ela à medida que ganhamos confiança. No entanto, na realidade são mais do que suficientes para a esmagadora maioria das situações em cidade e AE.
A altura pode ser um entrave a quem tem perna mais curta.
O facto de terem movido o depósito de combustível para debaixo do banco do pendura, para ganhar espaço de carga na zona do depósito à frente) criou dois "problemas": capacidade de apenas 14L (se nao estou em erro) que limita um pouco a autonomia em AE e tiradas mais longas. E no caso de viagens, se por acaso levares um tail bag preso em cima do banco do pendura, é chato a cada 300kms ter que remover o saco para ter acesso à boca do depósito.

Outros companheiros por certo vão dar a sua contribuição sobre outros modelos.

Setembro 16, 2020, 12:37:21, 12:37
Responder #4

replicantz

• 586

Masculino
Há muitas à venda porque não desvalorizam muito e porque é um dos modelos de eleição para a transição scooter > moto.

E porque passado 1 ou 2 anos queremos mais (potência, ciclistica, etc) e acabamos por trocar por outro modelo mais robusto/potente/etc.

Não esquecer de contemplar no orçamento um conjunto de equipamento adequado a esse tipo de uso.
Eu diria, no mínimo o seguinte tendo em conta que vais andar o ano todo:
- Blusão inverno
- Impermeável (para vestir por cima do blusão)
- Calças moto impermeáveis (ou de cordura + calças impermeáveis para vestir por cima)
- Blusão de verão
- Botas impermeáveis
- Luvas de inverno (esquece luvas baratas, a 100kms/dia vais sofrer)
- Luvas verão (se as de inverno forem demasiado quentes)

Opcionais:
- Proteção punhos
- Punhos aquecidos

A negociar na compra, se possível:
- Crashbars
- Mala(s) de transporte e/ou topcase

Setembro 16, 2020, 13:08:29, 13:08
Responder #5

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Para esse trajeto (tipo e distância) a opção óbvia será as NC ou tracer.

Mas claro depois Há a questão do gosto pessoal.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 16, 2020, 13:17:23, 13:17
Responder #6

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Boas!

Se arranjares uma Honda Deauville em bom estado (2ª mão), sai barata e cumpre todos os teus requisitos. Tem veio e malas integradas.
Tem excelente reputação!

Experimenta, não perdes nada.
Ao fim de 6 meses, se não gostares, também não desvalorizou mais e ainda a vendes.
Assim ficas a saber melhor se o tipo de moto serve os teus intentos, e depois partes para a pesquisa de modelos novos/actuais.

Dentro das novas, depende do teu orçamento.

Se fazes basicamente AE, dir-te-ia para ires para uma Turística.

Não aconselho passar de uma acelera 125cc directamente para uma FJR 1300, por exemplo! Ou uma RT 1250.

Tens aqui dois exemplos (não conheço nenhuma nem nenhum dono):

A versão mais recente
https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-deauville-nt-700-ID8OSjR0.html?utm_source=olx.pt&utm_medium=referral&utm_campaign=search_results_link

A versão anterior
https://www.olx.pt/anuncio/honda-deauville-650-IDFTirb.html#b7f272b621

Boa sorte na escolha!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 16, 2020, 13:23:26, 13:23
Responder #7

PBarros

• **

• 265

Masculino
  • Texto Pessoal
    MOTOTURISTA
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 Adventure 2018
  • Localidade: Oeiras
Caro mtx1980, aqui o companheiro replicantz disse tudo o que havia para dizer.
Eu só te posso falar da minha experiência como dono de uma NC...para a utilização que referes ir fazer, não vais mal servido com esta ..... durante a semana usas o "met-in" ou até montas uma top case, e para os passeios de fim de semana com pendura, pões as malas laterais e "toma lá morangos"........sempre a viajar....
Se para ti, ires até aos 130/140, é bem mais que suficiente, esta faz-te 3,8 LT/100 (COM PENDURA E MALAS) . Mais velocidade, começa a gastar mais e não é tão confortável...
A menos que queiras andar a fazer ultrapassagens e arranques em altos "disparos", os cv's chegam perfeitamente.
Mas volto a afirmar que é apenas a minha opinião baseada em 3 anos e 22000 KMS de NC ( 95% em viagens). Mas pesquisa bem e com calma, pois há muitas mais hipóteses muito boas no mercado.

Cumprimentos

Enviado do meu M2003J15SC através do Tapatalk

“Viagem de moto, vontade de muitos, coragem de poucos.”

Setembro 16, 2020, 13:31:57, 13:31
Responder #8

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Aguarda pelas novas Forza 350/750... (o teaser oficial tem apenas uns dias...)

Mas a Forza 350 (ou a ainda 300) deverá ser o suficiente para o que pretendes.

Em alternativa uma (usada) Honda Integra 700 com DCT (desconheço se chegou a haver Integra 750)
Ou até uma Honda CB500X... um excelente compromisso!

Se andasses 200km diários, uma moto de caixa com ou sem DCT poderia ser mais indicado mas com viagens de 50km... são muito poucos quilómetros para uma moto de caixa acima de 500cc
É apenas a minha opinião.
« Última modificação: Setembro 16, 2020, 13:34:40, 13:34 por 2low »

Setembro 16, 2020, 13:55:48, 13:55
Responder #9

Simon

• **

• 72

Masculino
  • Marca Motociclo: Indian
  • Modelo Motociclo: Scout Bobber TWENTY
  • Localidade: Santiago do Cacém

Eu à partida excluiria logo desportivas e nakeds, por exemplo.
Não é que não façam o mesmo, claro que sim e até com mais "pica". Mas para viagens relativamente longas numa base diária rapidamente vais ficar cansado com a porrada do vento, e desapontado quando olhares a capacidade de carga e consumos, por exemplo.

No teu caso recomendo dares uma vista de olhos nas trails mais comuns (NC, Tracer, Versys...).
Em seguida é questão de enquadrares a oferta/consumos/conforto/extras no orçamento disponível.

Só posso falar da NC750X pois foi a que tive nesse género, e foi a eleita vindo de uma scooter 125. Não é por acaso que é das motos mais vendidas da Europa (ou era, na altura).

A versatilidade da NC é o que faz dela o êxito que é, precisamente neste cenário: quem passa de scooter para moto.
Suave e dócil, muito fácil de manejar mesmo em transito citadino, boa posição condução, capacidade de carga sem rival no mercado (devido ao metin no lugar do depósito de combustível), consumos ao nível de scooters, etc.

Os contras? São poucos mais existem, claro.

O principal é a falta de potência. 47cv são algo curtos, quando começamos a querer puxar mais por ela à medida que ganhamos confiança. No entanto, na realidade são mais do que suficientes para a esmagadora maioria das situações em cidade e AE.
A altura pode ser um entrave a quem tem perna mais curta.
O facto de terem movido o depósito de combustível para debaixo do banco do pendura, para ganhar espaço de carga na zona do depósito à frente) criou dois "problemas": capacidade de apenas 14L (se nao estou em erro) que limita um pouco a autonomia em AE e tiradas mais longas. E no caso de viagens, se por acaso levares um tail bag preso em cima do banco do pendura, é chato a cada 300kms ter que remover o saco para ter acesso à boca do depósito.

Outros companheiros por certo vão dar a sua contribuição sobre outros modelos.
De acordo com o descrito.

Experimentei uma moto destas de um amigo e também gostei muito pela performace mas como dizes e muito bem a dada altura sentimos que falta um pouco mais de motor é certo que para bons consumos as velocidades também sao moderadas.

Um exemplo que se vê no mercado e diz quem têm é as Benelli TRK 502 que com duas pessoas na mota sentem falta de força e nota-se a mota fraca. Eu não sei porque nesta nunca andei gosto da estética e já vi aqui um DB de um colega nosso no forum e não fiquei com essas ideia, mas vê se muitas motas dessas á venda em segunda mão e plo que entendi com quem falei é a falta de CV.

Setembro 16, 2020, 14:03:32, 14:03
Responder #10

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200

Porque não a Versys?

Porque não a V-Strom?

Porque não a TRK?

Porque não a 500X?

Assim tão óbvio amigo  Saraiva?!
Omnia tempus habent

Setembro 16, 2020, 14:07:36, 14:07
Responder #11

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

Porque não a Versys?

Porque não a V-Strom?

Porque não a TRK?

Porque não a 500X?

Faltou a expressão ou idênticas. Peço desculpa.

Citei as mais populares. Com a minha condição financeira era possível que fosse para uma mais barata ou para uma das que referi com bastantes anos.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 16, 2020, 14:12:12, 14:12
Responder #12

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino

Porque não a Versys?

Porque não a V-Strom?

Porque não a TRK?

Porque não a 500X?

Faltou a expressão ou idênticas. Peço desculpa.

Citei as mais populares. Com a minha condição financeira era possível que fosse para uma mais barata ou para uma das que referi com bastantes anos.

Saraiva, não tem que pedir desculpas amigo!

Foi só um acrescento no seu post!
Omnia tempus habent

Setembro 16, 2020, 14:15:34, 14:15
Responder #13

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
Bons dias,

Gostaria de ter a vossa opinião para o seguinte:
Que mota indicam para mim?
Gostaria de ler a vossa opinião, porque cada um de vocês tem uma mota diferente e gostaria de saber a vossa opinião sobre o assunto.
Eu diariamente conduzo cerca de 100kms diários (50kms para cada lado) de mota todos os dias (4 estações do ano).
O meu circuito diário (segunda a sexta) é praticamente 95% auto-estrada, alterando para o fim de semana acrescentar nacionais em passeio acompanhado pela esposa com pendura.
Gosto de todo o estilo de mota.

Desde já agradeço a vossa ajuda / opinião, pois espero ate ao final do ano trocar a minha scooter (Forza 125cc) por algo diferente.

Deve existir duas ou tres que te façam virar o pescoço!

Vê o teu orçamento, e depois de reduzir a duas ou tres opções, tenta experimentar o máximo possível!!

Quanto as NC existem muitas a venda também porque se vendem muitas novas, daí veres tantas a venda!

No fim, a tua opinião é a mais importante!

Abraço
Omnia tempus habent

Setembro 16, 2020, 14:45:52, 14:45
Responder #14

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Sei que sou suspeito, mas concordo com o que o Motard Feio disse... uma Deauville 650 ou 700 (conforme o orçamento disponível).

Não é nenhuma mota "explosiva", antes pelo contrário, é bastante "dócil" e não assusta, tem protecção aerodinamica suficiente para se fazer 100kms de autoestrada todos os dias.

Tirando as diferenças obvias de cilindrada, a 650 tem 55cv enquanto a 700 tem 65cv mas a 650 tem relações de caixa mais curtas que a 700, embora esta ultima tenha mais binário.

Em termos de custos de manutenção não faço ideia mas o facto de ter veio de transmissão, em vez de corrente, poupa muito trabalho e tem ainda a vantagem de trazer já as malas incorporadas no desgin da mota (o que dá jeito para guardar o capacete)... em qualquer uma das sugestões dadas (excepto scooters) será necessário acrescentar a caixa da pizzas ou/e malas laterais.

Fora isso é confortável para se fazer umas tiradas de fim de semana com pendura por estradas nacionais, ou mesmo autoestradas em velocidades acima dos limites legais e "papar" quilometros.

A desvantagem, para quem vem de uma 125cc, poderá ser o peso (que anda pelos 240kg) e a dimensão ligeiramente maior... vai haver quem diga que não é nada prática para o transito citadino. Eu ando com uma Pan European 1100 que pesa mais e é maior e tanto a uso como "commuter", como a uso para voltinhas de fim de semana, como para viagens maiores... e uma pessoa acaba por se adaptar ao peso e dimensões da mota.
« Última modificação: Setembro 19, 2020, 16:20:07, 16:20 por pjmartinho »