Autor Tópico: Preços das portagens vão manter-se em 2021 e no caso de algumas "ex-Scuts" vão  (Lida 3419 vezes)

Outubro 31, 2020, 08:33:21, 08:33
Lida 3419 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18508

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Preços das portagens vão manter-se em 2021 e no caso de algumas "ex-Scuts"  vão mesmo ter redução.

Tem estado a ser noticiado (e o primeiro local onde vi foi nos noticiários), que os preços das portagens nas autoestradas deverão manter-se em 2021.

A razão para tal é a estimativa da taxa de inflação homóloga...ser negativa.
Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) estão e provavelmente continuarão negativos durante mais algum tempo, pelo que no caso das autoestradas deverão manter-se os preços após quatro anos consecutivos de subidas.

Porém, existem algumas que até verão o preço descer de forma notória, designadamente as chamadas "ex-Scuts".

Num comunicado do Conselho de Ministros:

"Foi aprovada a resolução que reduz o preço das portagens nas autoestradas A4 – Sendim/Águas Santas, A4 – Túnel do Marão, A4 – Vila Real-Bragança (Quintanilha), A13 – Atalaia (A23)/Coimbra Sul, A13-1, A17 – Mira/Aveiro Nascente (IP5), A22, A23, A24, A25, A28, A29, A41 – Freixieiro/Ermida (IC 25) e A42".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 05, 2020, 09:51:27, 09:51
Responder #1

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Aqui há uns anos passei por algumas dessas AE, a caminho do Norte do país.

É curioso baixarem o preço em AE que quase não têm trafego nenhum...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 05, 2020, 10:00:02, 10:00
Responder #2

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino

E as rendas sempre certinhas para os concecionários. Sem aumento de onde virá o dinheiro então?  :pensador: (estou a ironizar)

Novembro 05, 2020, 10:22:35, 10:22
Responder #3

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
Sem aumento de onde virá o dinheiro então? 

Deduzem dos tais 6,7% extra que vão arrecadar em multas de trânsito.  :)

Novembro 05, 2020, 12:45:31, 12:45
Responder #4

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

E as rendas sempre certinhas para os concecionários. Sem aumento de onde virá o dinheiro então?  :pensador: (estou a ironizar)

Esta questão é a velha e aplica-se a várias infraestruturas. As Auto-Estradas do Interior devem ser pagas por todos ou por quem as utiliza?

E de facto é isto que acontece: Ou há portagem e poupa-se um bocado do dinheiro de todos, ou não e pagamos todos mas ajudamos a desenvolve o interior.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Novembro 06, 2020, 10:49:21, 10:49
Responder #5

Nuno YB

• 1209

Esta questão é a velha e aplica-se a várias infraestruturas. As Auto-Estradas do Interior devem ser pagas por todos ou por quem as utiliza?

E de facto é isto que acontece: Ou há portagem e poupa-se um bocado do dinheiro de todos, ou não e pagamos todos mas ajudamos a desenvolve o interior.

Havendo verbas contempladas no Orçamento de Estado para a sua construção, pagamos todos.

Já na questão da sua manutenção e e evntuais reparações, deveria essa verba vir das portagens e de quem paga para lá passar. Se a AE em questão precisa de muita manuteção, é sinal que tem muito desgaste, logo tem muito tráfego, logo já arrecadou muito dinheiro em portagem.

Não me parece muito justo usarem verbas publicas para fazerem manutenção de um troço de AE que só uma parte da população usa. Eu quase não utilizo AE, mas das poucas vezes que utilizo, pago portagem. Sendo assim, mesmo que contribua pouco porque passo lá pouco, é sempre uma contribuição.

Além disso, e estando a maioria das AE estregues a concessionárias privadas, nem sei ao certo porque é que o Estado tem que meter o bedelho nestas questões, seja em aumentos de portagens, seja em verbas destinadas á manutenção...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 06, 2020, 11:45:05, 11:45
Responder #6

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1640

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Já na questão da sua manutenção e e evntuais reparações, deveria essa verba vir das portagens e de quem paga para lá passar. Se a AE em questão precisa de muita manuteção, é sinal que tem muito desgaste, logo tem muito tráfego, logo já arrecadou muito dinheiro em portagem.

Ou não... podem ter sido construidas com o orçamento mais baratucho de todos, o que pode implicar a qualidade do produto final.

Novembro 06, 2020, 13:30:31, 13:30
Responder #7

Nuno YB

• 1209

Ou não... podem ter sido construidas com o orçamento mais baratucho de todos, o que pode implicar a qualidade do produto final.

Mas isso já não é, ou não deveria ser, problema nosso... porque carga de água tenho eu que pagar manutenções de AE onde nunca passo ou passei, se só utilizo aquele troço para passar a Vasco da Gama?

Novembro 06, 2020, 21:40:56, 21:40
Responder #8

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

Mas isso já não é, ou não deveria ser, problema nosso... porque carga de água tenho eu que pagar manutenções de AE onde nunca passo ou passei, se só utilizo aquele troço para passar a Vasco da Gama?

Combate à desigualdade do interior. Se há poucas pessoas estas nunca terão possibilidade de pagar a manutenção duma autoestrada. Não terão direito a ter autoestradas?
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->