Autor Tópico: Dúvida na aquisição de nova mota: Honda Cb500x (2020) vs Suzuki SV 650 (2016)  (Lida 4916 vezes)

Novembro 28, 2020, 21:08:36, 21:08
Lida 4916 vezes

Krueger

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 35
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC750X
  • Localidade: Norte
Boa noite a todos,
Depois de uma curta jornada de menos de um ano a conduzir uma 125 chegou a hora de escolher a nova moto.
O meu veículo principal de transporte é o automóvel porém, quando tenho possibilidade vou de mota para o trabalho, num trajeto sub-urbano de cerca de 10 kms. Não planeio grandes viagens nem muitos kms com a mota devido ao facto de ter de dedicar tempo à família (filhos pequenos). O que espero da próxima mota é uma evolução ao nível de performance que me dê segurança em ultrapassagens, conforto de utilização e capacidade suficiente para não me sentir um peixinho no meio de tubarões (automóveis) em autoestrada.
Posto isto, apesar de já ter ponderado a Honda NC750X, estou neste momento em fase de decisão entre uma Honda Cb500x de 2020 semi-nova e uma Suzuki SV 650 de 2016. Estilos diferentes, motas diferentes, idades diferentes mas para o mesmo fim: proporcionar prazer na hora de as montar. De salientar que a Suzuki fica mais barata cerca de 1000 euros.
Alguém que já tenha passado por uma situação semelhante ou com experiência em alguma destas motas me pode dar uma ajudinha? Agradeço desde já.
« Última modificação: Novembro 28, 2020, 21:33:06, 21:33 por Krueger »
O caminho faz-se rodando o punho... 🌏🏍️

Novembro 28, 2020, 23:24:40, 23:24
Responder #1

EML

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 338

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
Apesar de nunca ter conduzido nenhum dos modelos, penso que a Honda CB500X tem mais proteção aerodinâmica e será mais confortável. Além disso, ao ser uma trail é mais bonita com malas ou topcase. A Suzuky é uma naked e a partir dos 90/100 km/h a força do vento no corpo já deve ser considerável.
Boa escolha!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (23421 Km - 24/10/2024)

Novembro 28, 2020, 23:37:36, 23:37
Responder #2

Krueger

• *

• 35
Obrigado, partilho dessas opiniões. Neste momento só há dois fatores que me farão optar pela Suzuki: a potência e os mil euros de diferença. Fora isso, tudo me faz pender para a Cb500x. Só tenho receio de sentir falta de potência daqui a pouco tempo. Não sou adepto de velocidades, apenas de acelerações e recuperações quando necessário. Será que a CB500x atende nesse aspeto?

Novembro 29, 2020, 00:05:24, 00:05
Responder #3

ThatsMe

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1414

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Obrigado, partilho dessas opiniões. Neste momento só há dois fatores que me farão optar pela Suzuki: a potência e os mil euros de diferença. Fora isso, tudo me faz pender para a Cb500x. Só tenho receio de sentir falta de potência daqui a pouco tempo. Não sou adepto de velocidades, apenas de acelerações e recuperações quando necessário. Será que a CB500x atende nesse aspeto?

Nada como fazer um test ride. Com muita facilidade deves conseguir a cb500x para teste e consegues tirar as tuas conclusões.

A pergunta que fazes é de resposta muito relativa, o que para uns é imenso para outros é perto de nada.

Tive uma TRK 502 com a mesma potência que a 500x e mais algum peso, e nunca fiquei mal em ultrapassagens mesmo com pendura.
Na minha opinião, para a tua utilização essa ordem de potência chega e sobra. Afinal de contas, até aos 100 e tal km/h a aceleração é comparável a um carro com uns 250cv.

Novembro 29, 2020, 00:26:30, 00:26
Responder #4

Krueger

• *

• 35
Obrigado pela contribuição. Sendo mais leve em relação à Trk e andando eu sempre sem pendura, a CB500x deverá dar conta do recado. Por uns tempos largos deverá ser uma escolha acertada. Quando já estiver menos limitado ao nível de disponibilidade e puder dar uns passeios maiores, aí já se justificará algo com mais pulmão. Estou inclinado em seguir o coração que bate mais pela Cb500x, modelo que sempre me suscitou curiosidade.

Novembro 29, 2020, 01:04:14, 01:04
Responder #5

ThatsMe

• 1414

Masculino
Cheguei a testar a CB500x mas fui pela TRK, o equipamento estética e proteção aerodinâmica fizeram a diferença.

No entanto a CB era consideravelmente mais despachada devido ao peso, e a caixa é de uma suavidade soberba.

Novembro 29, 2020, 09:39:50, 09:39
Responder #6

António Teles

• **

• 476

Masculino
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
A Honda é uma moto muito bonita e com um bom motor e prestações. Contudo a SV 650 e no meu ponto de vista iguala ou supera mesmo quase todos os modelos.
Como pretendes mais aceleração e recuperações é bem possível que a Suzuki seja a eleita, 150cc por vezes fazem a diferença. E sempre podes colocar um defletor frontal.
Ágora a minha opinião é que compres a que mais gostes, pois a utilização a dar é a de recreio e não intensiva.
A ver se paro quieto?! 🏍

Novembro 29, 2020, 11:30:15, 11:30
Responder #7

Rodrigues1

• Visitante
Estás dividido entre dois conceitos diferentes, uma Naked e uma Trail.

Se gostas da natureza e gostavas de percorrer uns trilhos de terra de vez em quando com a CB500X está mais à vontade principalmente com a mais recente.

A economia de combustível assim como a autonomia também poderá ser um factor a ter em conta uma vez que podes percorrer 450 kms à vontade com a CB500X em estrada nacional.

Sobre o conforto posso dizer que eu comprei a CB500X em 2015 e tinha nessa altura 61 anos, no entanto não me impedia de fazer diretas de Loures para Trás os Montes e Algarve sem cansaço nenhum e passava sempre pela Torre da Serra da Estrela.

Sobre a beleza de uma e outra são gostos e nunca se discutem

Sobre a fiabilidade, só posso dizer que são ambos bons motores mas o 471 da CB500X é dos que tem dado menos problemas a nível mundial.

Agora,...é seguires o teu coração

Novembro 29, 2020, 11:57:48, 11:57
Responder #8

Rodrigues1

• Visitante
Obrigado pela contribuição. Sendo mais leve em relação à Trk e andando eu sempre sem pendura, a CB500x deverá dar conta do recado. Por uns tempos largos deverá ser uma escolha acertada. Quando já estiver menos limitado ao nível de disponibilidade e puder dar uns passeios maiores, aí já se justificará algo com mais pulmão. Estou inclinado em seguir o coração que bate mais pela Cb500x, modelo que sempre me suscitou curiosidade.

O facto da CB500x ser mais despachada que a TRK não é por ser mais leve mas sim pela facilidade com que sobre de rotação devido a um motor de pouco atrito, para quem não sabe o motor herda componentes da Honda 1000 RR.

Quanto a fazeres passeios para o comprido estás à vontade que não se nega a nada, agora se vais andar com amigos cujas motas têm mais pulmão claro que vais sentir falta de uma 650 no mínimo.

Eu andava quase sempre sozinho e impunha o meu ritmo que achava mais adequado para a estrada por isso nunca precisei de mais, queria era chegar inteiro.

Novembro 29, 2020, 14:47:07, 14:47
Responder #9

Krueger

• *

• 35
Obrigado, António e Rodrigues, pela contribuição! Se a decisão fosse baseada unicamente no motor e preço de aquisição iria pela SV650 da Suzuki, sem dúvida. No entanto, avaliando o conjunto, estou a chegar à conclusão que a mais indicada, neste momento, será a Cb500x. Mais recente, mais polivalente, mais confortável, económica (iuc, revisões, consumos), autonomia, motor satisfatório para o tipo de utilização que irei dar - poucos kms no dia a dia, estradas mais degradadas, pequenas incursões em autoestrada ocasionalmente e uma ou outra aventura se se proporcionar.
A CB500x sempre foi uma mota que me encheu as medidas, mais do que qualquer outra. Sempre achei que era uma mota feita à minha medida. No entanto, havia sempre alguém que me alertava "vê lá que com o tempo vais achar que é pouco", "compra logo uma mota a sério". Com a 125 veio a revelar-se verdade, no entanto esta 500 já deverá ser suficiente para as encomendas. A experiência do caro Rodrigues, que tive oportunidade de acompanhar em alguns posts, é uma prova dada, tudo depende de com quem se anda e do espírito com que se anda. E uma mota é uma experiência, mais ou menos duradoura conforme a carteira e a satisfação que nos proporciona. E estou a chegar à conclusão que devo seguir o coração e o instinto: CB500x. Se me arrepender mais tarde, não será por não a ter escolhido. Obrigado

Novembro 29, 2020, 19:08:18, 19:08
Responder #10

Rodrigues1

• Visitante
Caro Krueger não tens nada que agradecer, estamos aqui para ajudar.

Não pretendi ser tendencioso, também gosto muito da Suzuki Strom 650 mas como mencionaste a naked entre uma e outra prefiro a Cb500x pela sua polivalência.

Felicidades

Dou a minha opinião baseado na minha experiência

Novembro 30, 2020, 12:06:47, 12:06
Responder #11

MotardFeio

• 914
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Não te esqueças da diferença de carácter entre os dois motores, tens um V2 e um 2 em linha.
Faz toda a diferença.

A CB 500 sempre foi boa moto intermédia, económica e despachadinha.

Tens boa assistência técnica para qualquer uma delas na tua zona?

A minha preferência pessoal iria para a CB 500 (qualquer que seja a variante que estejamos a falar, naked ou arraçada de trail) ams a SV não é de descartar pois oferece as sensações de um V2.

Acho que deverias andar nas duas, só assim saberás.

Boa sorte na escolha!

Qualquer uma delas pesa "metade" da TRK...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 30, 2020, 18:20:55, 18:20
Responder #12

Krueger

• *

• 35
Obrigado mais uma vez pelas contribuições! Uma vez que estamos em período de confinamento e só a partir de 4a feira é que as coisas começam a voltar "à normalidade" (com o contra de estar a trabalhar) e tendo em conta que no fim de semana volta tudo à estaca zero, não se podendo circular entre concelhos, o tempo que me resta só serve para me baralhar. Quanto mais pesquiso sobre o assunto mais dúvidas surgem. Neste momento a NC750X voltou à agenda e a dúvida está entre os dois modelos da Honda, aqueles que sempre me suscitaram mais interesse. Preços parecidos na secção de usados, Honda Cb500x de 2020 vs Honda NC750X de 2018? Por menos 1000 euros valerá a pena a NC de 2016? Estou mesmo a precisar de um test drive para ficar esclarecido. Acho que vou tratar disso urgentemente.

Novembro 30, 2020, 19:15:39, 19:15
Responder #13

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
(...) avaliando o conjunto, estou a chegar à conclusão que a mais indicada, neste momento, será a Cb500x. Mais recente, mais polivalente, mais confortável, económica (iuc, revisões, consumos), autonomia, motor satisfatório para o tipo de utilização que irei dar - poucos kms no dia a dia, estradas mais degradadas, pequenas incursões em autoestrada ocasionalmente e uma ou outra aventura se se proporcionar.
A CB500x sempre foi uma mota que me encheu as medidas, mais do que qualquer outra. Sempre achei que era uma mota feita à minha medida. No entanto, havia sempre alguém que me alertava "vê lá que com o tempo vais achar que é pouco", "compra logo uma mota a sério". Com a 125 veio a revelar-se verdade, no entanto esta 500 já deverá ser suficiente para as encomendas. (...)

Eu desconfio sempre de alguém que diz que uma 500 é pouco, ou não é uma moto a sério...  :lolol:
Para o Miguel Oliveira (que nem carta tem  :tornarseanjinho:) é certamente pouco, mas para o comum dos mortais (mesmo para motociclistas experientes) chega bem para satisfazer na vida real, são práticas, competentes e capazes de proporcionar gozo. Aliás, se disser que 8 em cada 10 proprietários provavelmente não as exploram na sua plenitude, se calhar estou a ser simpático...
Claro que não dá para fazer corridas ou enduro, são motos polivalentes e de compromisso, mas muito porreiras.
Se ainda por cima "sempre foi uma mota que encheu as medidas", diria que só uma qualquer incompatibilidade ergonómica ou de campo de utilização seria suficiente para a afastar.
É importante comprar algo que se adeque ao que pretendemos, mas também é relevante comprar algo de que se goste, ou com que nos sintamos identificados. Se se fizer o "match" nesses capítulos, não há muito que enganar.

Dezembro 02, 2020, 10:03:58, 10:03
Responder #14

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Motor "simples" para o dia-a-dia, moto do teu "estilo" experimenta a CB500X (a versão de 2020 é um excelente achado). Equaciona no entanto de o preço dela não compensa comprar novo. Pode ser uma diferença muito pequena e que poderá ser negligenciada no momento de escolha.

É mais cara 1000 € que a SV? Tens de ver em que estado estão ambas:
- Manutenção e conservação, pneus, etc.
- A CB500X era de "testes"?

A SV da Suzuki é uma naked, com as implicações que isso acarreta. MAS o divertimento a conduzir é totalmente diferente. Para mim não se pode comparar os motores pelo prazer diferente que darão a conduzir.

Experimenta, experimenta e experimenta.

Dezembro 02, 2020, 11:35:27, 11:35
Responder #15

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Regressando ao tópico... pessoalmente reduzia a questão entre CB500X ou SV650.

Entre CB500X e NC750X só mesmo se o DCT fosse importante mas sem DCT, a diferença de custo entre os dois modelos não é significativo e expressivo para justificar a versão mais cara...

A CB500X é um compromisso porreiro e facilmente se consegue usufruir de uma boa moto até que ao final de Xtempo querermos mais, julgo eu de que....
A SV650 apesar de ser naked, é mais moto e capaz de justificar um investimento se o intuito é ter-se durante mais tempo...
Fora isso, claramente que a CB500X tendo melhor protecção aerodinâmica é mais confortável no uso diário casa-trabalho e bem mais económica...
« Última modificação: Dezembro 02, 2020, 11:36:36, 11:36 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Dezembro 02, 2020, 13:03:27, 13:03
Responder #16

dfelix

• 4988
Enquanto "commuter" a CB500X é melhor aposta.
A SV tem um carácter mais divertido. Mas pela descrição pareceu-me que a mobilidade tem maior peso de escolha.
E sendo a CB algo que te "enche as medidas"... diria que a escolha está feita.  :)

Aprender e a descobrir novas coisas faz parte do processo.
A ideia de se comprar uma moto que irá satisfazer para todo o sempre é meio romântica.
O que interessa é que escolha que faças agora cumpra aquilo que para já são as tuas expectativas.
Se daqui a uns tempos te fartares dela ou não... isso é irrelevante.

Para o Miguel Oliveira (que nem carta tem  :tornarseanjinho:) é certamente pouco, mas para o comum dos mortais (mesmo para motociclistas experientes) chega bem para satisfazer na vida real, são práticas, competentes e capazes de proporcionar gozo. Aliás, se disser que 8 em cada 10 proprietários provavelmente não as exploram na sua plenitude, se calhar estou a ser simpático...

Não percebo a referência ao Miguel Oliveira.
Não entendo como participar em provas de alta competição possa influenciar na escolha de uma utilitária.  :)

A própria questão do "explorar" uma moto "na sua plenitude" é outra coisa muito relativa:

Um condutor habilidoso pode perfeitamente ser o "rei das curvas" em estradas de montanha.
Mas depois chega à autoestrada e puff... falta lá qualquer coisa.

Aliás, nem sequer é preciso ser um piloto dotado.
Basta numa situação de autoestrada ou via rápida se procurar uma velocidade cruzeiro "simpática".
Neste contexto, a potência disponível faz toda a diferença entre a moto ir rolar forma fluída... parecer que vai a partir.

Tudo isto claro, considerando as expectativas habituais e ignorando um pouco os limites legais.
Porque se formos levar esse factor à risca... basta-nos uma 125.

Dezembro 02, 2020, 16:23:48, 16:23
Responder #17

VCS

• 940
    • Offramp

Não percebo a referência ao Miguel Oliveira.
Não entendo como participar em provas de alta competição possa influenciar na escolha de uma utilitária.  :)

Não influencia nada. Era só uma side note. ;)

A própria questão do "explorar" uma moto "na sua plenitude" é outra coisa muito relativa:

Um condutor habilidoso pode perfeitamente ser o "rei das curvas" em estradas de montanha.
Mas depois chega à autoestrada e puff... falta lá qualquer coisa.

Aliás, nem sequer é preciso ser um piloto dotado.
Basta numa situação de autoestrada ou via rápida se procurar uma velocidade cruzeiro "simpática".
Neste contexto, a potência disponível faz toda a diferença entre a moto ir rolar forma fluída... parecer que vai a partir.

Tudo isto claro, considerando as expectativas habituais e ignorando um pouco os limites legais.
Porque se formos levar esse factor à risca... basta-nos uma 125.

Pois, é tudo uma questão por um lado de expectativas, por outro de adequação.
Eu sou defensor da liberdade de escolha individual. Toda a gente tem direito a fazer as suas escolhas, racionais ou irracionais (sob todos os pontos de vista), pouco importa.
Eu tenho algumas motos  irracionais.
Dito isto, nunca percebi muito bem o complexo da malta que diz, com convicção, que uma 500 ou uma 600, "não é moto", "não chega", "vais fartar-te", etc... Como se a cilindrada/potência fosse factor eliminatório da ascensão a esse "olimpo"  :lolol:. Como se a cilindrada/potência do motor permitisse distinguir os motociclista "de pleno direito" dos outros.
Há muita gente (especialmente quem está a começar) que opta por motos maiores/mais potentes do que seria para si adequado (em função da experiência, utilização pretendida, aptidão) exactamente por uma certa "pressão" (bem ou mal intencionada) para se comprarem motos "grandes".

O que eu noto como resultado disso, da minha singela observação de 30 anos de motociclismo, é que muitos desses casos de compras de motos "grandes" porque é melhor geram frustração nos seus proprietários, desconforto ou pouco à vontade a andar nelas, e muitas vezes desencadeiam abandono/desinteresse do/pelo motociclismo. Motos paradas em garagens, menos motociclistas. Que talvez não deixassem de o ser se tivessem feito opções mais avisadas e racionais.

Já nem estou a entrar aqui na equação com os perigos (para o próprio e para ou outros) emergentes de soluções demasiado puxadas para a aptidão, conhecimento, experiência de certos utilizadores. Ou a total inadequação de muitas opções do mercado para utilização em via pública, com as limitações actuais decorrentes dos sistemas punitivos (cartas por pontos, radares, etc), que tornam a utilização de certas motos uma fonte de frustração por ser praticamente impossível usá-las sem ser em pista/condições controladas.

Há dias fui dar uma volta com um amigo no Porsche 911 dele num sábado bem cedo pela manhã. Fazer, como fizemos, a A5 a 270kms /h com outros carros na via (ainda que poucos)... há que reconhecer que é só estúpido e perigoso. E faz pensar para quê ter um 911 se explorá-lo significa, quase sempre, andar muito acima do razoável, a correr riscos um bocado patetas, ou "escondido", ou numa pista.
Mas essa é toda uma outra discussão...  ;)

Dezembro 02, 2020, 16:49:40, 16:49
Responder #18

MotardFeio

• 914
É por essas e por outras que adoro um V2 cheio de binário, daqueles que andam sempre a querer apontar a roda da frente para a Lua!!!!!
Os 300 à hora já não me seduzem.

Dezembro 02, 2020, 17:12:53, 17:12
Responder #19

Rodrigues1

• Visitante
Opiniei sobre a CB500X sem querer fazer propaganda até porque agora só apeado  :blush:

Mas verdade seja dita, gosto de adrenalina até porque fiz desporto de alta competição em tres vertentes até aos 54 anos e só me sentia bem a competir mas também existe a outra face da moeda que é o relax da competição ou seja colocar o motor em ponto morto e descansar o coração um pouco.

A CB500X para mim era isso mesmo, aquele ponto de relax em que nem era uma mota perigosa nem calma demais como as 125.

Dizer que uma 125 é boa para as AE é uma utopia a não ser que seja sempre a descer porque se inclina um pouco para cima já vamos ver camiões a cheirar a matrícula e podem crer que arrepia ver um monstro daqueles tão perto, basta pensar que se a mota perde potência de repente já éramos.

Claro que o motor 650 da Suzuki transmite outra emoção e sempre tive pena de não terem fabricado uma CB650X mas o 471 também se desenrasca bem em AE e sempre andei com o conjunto de malas mais kit de faróis de nevoeiro mais 86 kg de carne e ossos em cima e algumas vezes mais a tralha toda do campismo e fazia médias de 140 ( não consigo andar a menos em AE ) sem nunca sentir o motor em esforço até porque a 140 vai nas 7000 r.m. sendo o red line ás 8500, ainda sobram 1500 r.m.

Como referi, já passei por muitas emoções na competição, era altura de abrandar um pouco e nesse aspecto a CB500X realizou o meu desejo e nessa gama de cavalagem era a escolha ideal.

Para os que ainda procuram emoções fortes esqueçam as 500 a não ser que ainda encontrem uma Suzuki 550 Gt 3 cilindros a 2 tempos  ;) por aí numa garagem qualquer como eu tive ( emprestada ) durante 2 anos.

Dezembro 02, 2020, 20:33:11, 20:33
Responder #20

Krueger

• *

• 35
Caros amigos, obrigado a todos pelas opiniões e conselhos. Uma vez que ainda estou muito indeciso, decidi pôr um travão na compra e vou tentar fazer alguns test-rides antes de avançar para o negócio. A CB500x é uma atração, visualmente e racionalmente. A Suzuki SV650 foi um negócio que surgiu mas vai ficar de parte, para já. Mais depressa vou para uma V-Strom usada pela versatilidade. A Honda NC750X é um desejo antigo mas queria testá-la para perceber se vale a diferença de preço para a CB500x. Uma vez que o inverno está a chegar e está para sair o novo modelo da NC, vou tentar controlar o impulso da compra e aguardar. É sempre aquela questão, são mais mil, mais dois mil euros, etc. Se for para investir nesta gama de preços queria sentir-me realizado com a compra... Entre a NC750X que está para sair e a CB500x ainda vai uma certa diferença, tanto a nível de preços como de valor da mota. Acho que a resposta está nos test-rides...A pressa é inimiga da razão e negócios há muitos. Difícil será passar tanto tempo sem mota 😭😜

Dezembro 02, 2020, 23:28:19, 23:28
Responder #21

MaisUm

• **

• 222

Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Bom raciocínio. Um test-drive esclarece algumas dúvidas, e o resto é descoberta, a cada volta.
Eu andei uns tempos atrás de uma NC750x, e chegou a altura em que obtive informação, fiz um test-drive, agradou-me e vendi a minha velhinha scooter, companheira de 11 anos.
Resultado: quase a iniciar um diário de bordo da minha nova Honda NC750X DCT.
Daí que também aconselho um amadurecer de ideias, e o futuro próximo traz muita coisa nova, se nova for a opção. Eu, mesmo que quase anonimamente, li muito neste fórum e em muitas fontes, acabei por decidir.
Desejo os maiores sucessos na escolha, para que o seu usufruto seja o mais conveniente possível. Saudações.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Dezembro 03, 2020, 08:19:55, 08:19
Responder #22

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Caros amigos, obrigado a todos pelas opiniões e conselhos. Uma vez que ainda estou muito indeciso, decidi pôr um travão na compra e vou tentar fazer alguns test-rides antes de avançar para o negócio. A CB500x é uma atração, visualmente e racionalmente. A Suzuki SV650 foi um negócio que surgiu mas vai ficar de parte, para já. Mais depressa vou para uma V-Strom usada pela versatilidade. A Honda NC750X é um desejo antigo mas queria testá-la para perceber se vale a diferença de preço para a CB500x. Uma vez que o inverno está a chegar e está para sair o novo modelo da NC, vou tentar controlar o impulso da compra e aguardar. É sempre aquela questão, são mais mil, mais dois mil euros, etc. Se for para investir nesta gama de preços queria sentir-me realizado com a compra... Entre a NC750X que está para sair e a CB500x ainda vai uma certa diferença, tanto a nível de preços como de valor da mota. Acho que a resposta está nos test-rides...A pressa é inimiga da razão e negócios há muitos. Difícil será passar tanto tempo sem mota 😭😜

O problema é ser racional na compra de mota amigo!

Não podes, nem deves comparar uma 500 com uma 650!

Nos carros não se compara um Fiat Panda com um Fiat Tipo!

Pode não parecer, mas é uma comparação valida!

Não existe a mota perfeita, e não acredito em ninguém que me diga que está 100% satisfeito com a mota que tem!

Experimenta o mais que consigas, e pensa sempre no sorriso ao olhar para ela!

Acima de tudo, que te faça sorrir!!

Boas curvas!
Omnia tempus habent

Dezembro 03, 2020, 09:56:35, 09:56
Responder #23

JViegas

• 4723

Masculino
Krueger: apenas te posso falar da minha experiência.

Conduzi diariamente e cerca de 6 anos uma maxiscooter com 300cc. As minhas deslocações eram principalmente: casa-trabalho-escola da filha e outras deslocações, quase sempre a dois.

Estava bem com a máquina, mas comecei a experimentar outras.

Mudei de mota porque procuro algo na minha vida motociclista e que se reflete no tipo de mota que conduzo atualmente.
Não porque sou outra pessoa quando a conduzo ou porque me transformo em alguém que não conheço.
Conduzo mota porque gosto tal como gosto de cozinhar ou tocar guitarra, por exemplo.

Algo muito diferente quando conduzia a 300cc a caminho do trabalho ou de escola da miúda: transportava, apenas...

Atualmente ainda faço isso: trago a mota para o trabalho ou vou buscar a miúda à escola, mas de uma maneira diferente: daquela que eu mais gosto.

Escolhe aquela que te "chama" mais, aquela que dizes: é esta atualmente que eu quero.

Tal como já escreveram por aqui: não existem motas perfeitas, mas existem aquelas que te fazem bater o coração mais depressa.  :nice:
« Última modificação: Dezembro 03, 2020, 09:58:16, 09:58 por JViegas »

Dezembro 03, 2020, 11:52:46, 11:52
Responder #24

VCS

• 940
    • Offramp

Experimentar é muito importante, como já aqui disseram.  ;) Uma vez que são 2 modelos novos (ainda que se compre uma usada), fazer um test ride é fácil num qualquer concessionário.
Nunca andei na V-Strom, mas é uma moto muito conhecida por ser um bom canivete suíço, um pouco como as Transalp antigas.  ;)

Dezembro 03, 2020, 13:25:08, 13:25
Responder #25

MotardFeio

• 914

Fazes bem em conduzir primeiro.

Falando apenas das Honda's, entre a CB e a NC é um mundo de diferenças!!!!!

Dezembro 03, 2020, 16:16:55, 16:16
Responder #26

Vasco Gama

• **

• 373

Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200

Fazes bem em conduzir primeiro.

Falando apenas das Honda's, entre a CB e a NC é um mundo de diferenças!!!!!

E se metes aí a Dl V-Strom ao barulho, tres motas sem nada a ver!
Omnia tempus habent

Dezembro 03, 2020, 18:29:52, 18:29
Responder #27

Krueger

• *

• 35
Concordo com o que disseram acima, neste tipo de escolhas (motas, carros, bicicletas, telemóveis, etc.) nem sempre se deve sobrepor a razão à emoção. E por vezes, razão em excesso dá em asneira, perde-se a paixão e acaba-se por comprar o que não se gosta, acabando por ter que se gastar dinheiro em duplicado. Sou adepto de se fazer uma filtragem inicial suportado na razão e no final seguir o coração. Por vezes, perder tempo de mais em pesquisas atrás do ecrã só nos confunde mais. Com as motas à frente é bem mais fácil...
Apresentei-me neste fórum há uns meses como condutor de uma 125 e com a intenção de tirar a carta e comprar uma Nc750x. Acontece que cada vez que ia ao concessionário da Honda via a CB500x lado a lado com a NC e, não sei porquê, identificava-me mais com a CB. No entanto, como ainda não tinha a carta, não as podia testar. Agora, já tenho a possibilidade de as testar e tirar as minhas conclusões ao nível do motor. Como está para sair a nova NC, com um bocado mais de sacrifício financeiro, poderei encontrar uma proposta bem mais sofisticada, no entanto menos aventureira. Hei-de dar novidades em breve, espero eu.

Dezembro 05, 2020, 13:06:30, 13:06
Responder #28

dfelix

• 4988
Dito isto, nunca percebi muito bem o complexo da malta que diz, com convicção, que uma 500 ou uma 600, "não é moto", "não chega", "vais fartar-te", etc... Como se a cilindrada/potência fosse factor eliminatório da ascensão a esse "olimpo"  :lolol:. Como se a cilindrada/potência do motor permitisse distinguir os motociclista "de pleno direito" dos outros.

Eu percebo a questão da malta "se fartar" porque eu próprio fartei-me de diversas motos que tive.
Opções que no início até cumpriam a expectativa.. mas depois fui-me apercebendo que faltava ali qualquer coisinha.
Por isso compreendo que quem já teve essa experiência lance o alerta.

Não percebo é porque é que isto tem de ser visto como uma necessidade de "ascensão" no quer que seja.

Na minha opinião existe uma vasta oferta de motos que se encaixam ali num "sweet spot" em que o comportamento é suficientemente dócil e intuitivo para não assustar principiantes e ao mesmo tempo versátil para diferentes tipos de andamento e sem ser aborrecido para condutores mais experientes, ou que simplesmente gostem de vez em quando fazer gosto ao punho.

Apontar a isto parece-me bastante racional e pragmático.
Daí que não compreendo a necessidade de se transformar isto numa tese de psicologia.

O que eu noto como resultado disso, da minha singela observação de 30 anos de motociclismo, é que muitos desses casos de compras de motos "grandes" porque é melhor geram frustração nos seus proprietários, desconforto ou pouco à vontade a andar nelas, e muitas vezes desencadeiam abandono/desinteresse do/pelo motociclismo.

A minha experiência de observação da fauna motociclista é menor que a tua.  :D
Não só porque ando nisto há menos tempo.
Como sempre fui meio "outsider" no que diz respeito a carneiradas e ajuntamentos.
Ainda assim, deu para observar situações parecidas. Porém, retiro conclusões diferentes:

A situação mais recorrente é de malta que em regra geral até está satisfeita com o que tem.
Afinal, para uma vasta maioria aquilo que se tem é sempre defendido como sendo o melhor que há.

Até ao dia que se juntam a um grupo para um passeio...
E nessas situações há sempre grupo na frente desaparece.
Como a vontade de os acompanhar por vezes é maior que o talento, o problema está (de forma não assumida) na moto!
E a solução fácil é ir buscar algo mais potente.

Há malta que fica eternamente presa neste loop.
Outros trocam de estilo.
Mas o "abandono/desinteresse do/pelo motociclismo" não é algo que vejo acontecer por estes motivos.

Aliás, vejo o "abandono/desinteresse" acontecer no motociclismo da mesma forma como vejo acontecer em algumas outras actividades que pratico.
Malta que por circunstâncias da vida passou a ter disponibilidade para tal. Mas as circunstâncias mudam e desaparecem.
(Se as "circunstâncias" forem uma fêmea dominante que consome tempo e impõe regras... não é pura coincidência)

Concordo com o que disseram acima, neste tipo de escolhas (motas, carros, bicicletas, telemóveis, etc.) nem sempre se deve sobrepor a razão à emoção. E por vezes, razão em excesso dá em asneira, perde-se a paixão e acaba-se por comprar o que não se gosta, acabando por ter que se gastar dinheiro em duplicado.

No teu caso não se aplica.
Porque o teu factor emocional tende para aquela que é exactamente a escolha racional.  :)

Dezembro 05, 2020, 13:49:52, 13:49
Responder #29

Krueger

• *

• 35
Exatamente, a minha seleção e filtragem acabou em dois modelos que cumprem com as minhas necessidades e expectativas, sem no entanto sentir serem "areia demais para o meu camião". Agora estou ligeiramente mais inclinado para a NC pela capacidade extra de binário, mantendo os consumos baixos e o met-in, que me darão mais conforto em tiradas maiores. Penso, também, que poderá ser uma aquisição mais duradoura.
Hoje passei no concessionário da Honda da zona e já só tinham disponível 2 exemplares com DCT. Mantêm, ainda, uma versão sem DCT para test-rides. Quanto à CB500x, não têm disponível para test-ride, têm apenas a Rebel com o mesmo motor, que poderei usar como terno de comparação.
Quanto aos test-rides, terei de deixar para a próxima semana pois estava sem tempo e tinha os miúdos comigo. Mas gostei da sensação de me sentar na NC, dá uma sensação de robustez e estabilidade que me agrada.

Dezembro 07, 2020, 08:10:49, 08:10
Responder #30

MotardFeio

• 914
Não testea a Rebel a contar que ficas a "perceber" a CB, com ciclísticas distintas, o comportamento é ele também bastante distinto. Tenta num outro concessionário!

Dezembro 07, 2020, 12:17:23, 12:17
Responder #31

Rodrigues1

• Visitante
Não testea a Rebel a contar que ficas a "perceber" a CB, com ciclísticas distintas, o comportamento é ele também bastante distinto. Tenta num outro concessionário!

Completamente diferentes tanto na rentabilidade do motor como na ciclistica  :nice:

CB500X só até 2018, eu cá sei porquê...!
« Última modificação: Dezembro 07, 2020, 12:19:30, 12:19 por Rodrigues1 »

Dezembro 07, 2020, 14:34:24, 14:34
Responder #32

Krueger

• *

• 35
Sim, tenho essa noção que a ciclística é completamente diferente e mesmo o próprio mapeamento do CDI.
Depois de ver uns vídeos da Cb500x 2019 /2020 também fiquei um bocado reticente...

A tentação da nova NC750X é grande mas depois de ver os preços dos extras e dos packs no configurador da Honda, as coisas começam a ficar completamente fora de orçamento.
Para um teto máximo de 6000 a 7000 euros já foge bastante.
Vou ter de assentar os pés na terra e fazer pesquisas de usados do modelo atual que também me agrada bastante.

Dezembro 07, 2020, 15:35:25, 15:35
Responder #33

VCS

• 940
    • Offramp

Eu percebo a questão da malta "se fartar" porque eu próprio fartei-me de diversas motos que tive.
Opções que no início até cumpriam a expectativa.. mas depois fui-me apercebendo que faltava ali qualquer coisinha.
Por isso compreendo que quem já teve essa experiência lance o alerta.

Não percebo é porque é que isto tem de ser visto como uma necessidade de "ascensão" no quer que seja.

Na minha opinião existe uma vasta oferta de motos que se encaixam ali num "sweet spot" em que o comportamento é suficientemente dócil e intuitivo para não assustar principiantes e ao mesmo tempo versátil para diferentes tipos de andamento e sem ser aborrecido para condutores mais experientes, ou que simplesmente gostem de vez em quando fazer gosto ao punho.

Apontar a isto parece-me bastante racional e pragmático.
Daí que não compreendo a necessidade de se transformar isto numa tese de psicologia.

A "ascensão" é mesmo isso.
É que "evolução" e "ascensão" são conceitos diferentes. Se perguntarmos a quem está no mercado por uma moto, esse potencial comprador quer (quase) sempre "mais", sendo quase indiferentes as razões pelas quais quer trocar. Desde que seja mais potente, maior, mais rápida, mais veloz. Se a diferença de preço for negligenciável, opta-se invariavelmente pela maior. Porque será ? Porque provavelmente quase toda a gente pensa assim. 
Compreendo que, para a esmagadora maioria das pessoas, faça todo o sentido.
Para mim também já foi assim. Hoje - talvez há uns 10 anos - não é.
Não estou a dizer que eu é que tenho razão, nada disso. Eu próprio fiz a minha subida de escalões gradual tradicional, das pequenas 50cc às 1200cc.
Não é uma crítica, como já disse atrás nada tenho a ver com as opções individuais de cada um, tão legítimas como as minhas. Não sou mais nem menos do que os outros.
Só chamo a atenção para que não tem que ser necessariamente assim, isto é, evoluir não significa necessariamente trocar por maior, mais potente. Por vezes há valor, satisfação, prazer, recompensa em ter uma moto/scooter que apesar de ser "menos" em quase tudo, nos pode dar mais. 
Para mim, por exemplo, fazer uma viagem grande numa scooter clássica pode ser bastante mais satisfatório e recompensador do que fazer a mesma viagem numa maxi-trail cheia de conforto.
Depende muito do que valorizamos em determinado momento.
 ;)

Dezembro 12, 2020, 15:18:33, 15:18
Responder #34

Krueger

• *

• 35
Obrigado a todos pelas opiniões e conselhos que foram dando. Acabei por fechar negócio com uma NC750X deste ano, em concessionário Honda e com pouquíssimos kms, toda equipada. Fiz o test-ride e fiquei rendido com a força e agilidade da mota. Aliadas aos consumos, espaço de arrumação e equipamento, era o que pretendia. A que irá sair em Março já deverá sair bastante do orçamento, infelizmente. De qualquer das formas foi um bom negócio e estou satisfeito com a compra. A CB500x também seria uma ótima opção mas tendo em conta a diferença reduzida de valores penso que não fiquei a perder. Quando a for buscar, tiro-lhe umas fotos.

Dezembro 12, 2020, 15:24:06, 15:24
Responder #35

Rodrigues1

• Visitante
Parabéns

A opção de escolha seria sempre tua apesar das opiniões que fomos dando e isso é o mais importante.

Foi uma boa opção, agora é usufruir e dar umas passeatas

Dezembro 12, 2020, 17:10:03, 17:10
Responder #36

Krueger

• *

• 35
Sim, estive até hoje para decidir entre a CB500x e a NC750X... Acordei de manhã ainda com a ideia da CB mas depois de fazer o test - ride fiquei rendido... Mesmo não tendo experimentado a CB500x, com pena minha, gostei da prontidão de resposta e da estabilidade da 750. Espero que seja um amor duradouro, até porque o bolso não estica... 😜

Dezembro 12, 2020, 18:16:30, 18:16
Responder #37

ThatsMe

• 1414

Masculino
Sim, estive até hoje para decidir entre a CB500x e a NC750X... Acordei de manhã ainda com a ideia da CB mas depois de fazer o test - ride fiquei rendido... Mesmo não tendo experimentado a CB500x, com pena minha, gostei da prontidão de resposta e da estabilidade da 750. Espero que seja um amor duradouro, até porque o bolso não estica...
Se tivesses feito o test ride apenas à CB ias ter ficado rendido na mesma, acho que fizeste mal em não testar as duas pois são motas muito diferentes.

Boa sorte com a montada.

Dezembro 12, 2020, 21:05:01, 21:05
Responder #38

Krueger

• *

• 35
De certeza que ia gostar da CB500x, não tenho dúvidas! É um estilo de mota que me agrada muito e o motor seria suficiente para as encomendas! Aliás, deverão haver poucas motas acima de 125cc que não fosse gostar de conduzir... Aqui foi a questão do negócio que motivou a decisão entre as duas motas que me apelavam mais ao coração. Praticamente pelo mesmo preço, trago uma mota com mais equipamento, mais motor e com versatilidade semelhante. Tenho pena de não ter experimentado a CB500x, contudo estou satisfeito com a opção que tomei...Quem sabe, um dia, venha a ter uma... 😜

Dezembro 12, 2020, 22:54:05, 22:54
Responder #39

JViegas

• 4723

Masculino

Dezembro 12, 2020, 23:10:25, 23:10
Responder #40

MaisUm

• **

• 222

Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Parabéns pela escolha. Que a NC corresponda e supere as expectativas. ´
É maquina para isso.
Eu estou em "Lua de mel" com a minha e ainda ando a aprender as particularidades do maneio da bixinha, mas até agora, encantado.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Dezembro 12, 2020, 23:16:42, 23:16
Responder #41

Luis Salgueiro

• 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Se tivesses feito o test ride apenas à CB ias ter ficado rendido na mesma, acho que fizeste mal em não testar as duas pois são motas muito diferentes.

Sim, são ! Experimentei as duas e preferi a CB500 X , tendo adquirido uma há uns 6 anos atrás.
Tem uma pilotagem mais divertida /rotativa e é mais competente em pequenas aventuras off-road!

Quando a comprei tinha em mente utilizá-la maioritariamente para lazer, em percursos urbanos e pequenos/médios trajectos pelo país  . Durante um ano cumpriu esses objectivos na perfeição e nunca me fez pensar duas vezes se tinha feito a escolha certa , relativamente à opção NC .
Mas ... ,passado um ano de a ter, fiz um tour aos Picos da Europa com ela, integrado num grupo onde as outras motas eram BMW 1200GS e KTM 1290 Adventure . Talvez por isso me tenha desfeito dela 'prematuramente' e trocado pela minha ex- VFR800X Crossrunner.
Nessa viagem de 7 dias, fiz muitos dos kms 'a espremer' aquele fantástico motor e quando regressei achei que, em futuras situações idênticas, me faziam falta mais cv.  Se tivesse feito a viagem sózinho ou juntamente com outras motas similares , não teria sentido tanto esse 'efeito colateral' e tinha ficado com ela mais tempo pois a mota sempre me deu gozo de pilotar .

Histórico com '0' problemas ! Grande mota !
« Última modificação: Dezembro 12, 2020, 23:21:56, 23:21 por Luis Salgueiro »

Dezembro 13, 2020, 00:25:12, 00:25
Responder #42

Krueger

• *

• 35
Por acaso não senti a NC assim tão pouco rotativa como é rotulada. Não é propriamente uma 4 cilindros mas não seria esse um fator eliminatório na minha escolha. Aliás, prefiro um motor com mais binário em baixas e médias rotações. Responde prontamente quando quero que responda, tanto a subir como a descer, e até aos 150 kms/h é um instantinho. Quanto a off-road leve, a CB500x pelo seu peso mais reduzido e roda 19 à frente seria mais divertida e mais apropriada. Não se pode ter tudo...Aliás, podia ter quase tudo com a Teneré 700 ou a Africa Twin, mas isso já seriam outras contas.

Dezembro 13, 2020, 00:45:44, 00:45
Responder #43

Luis Salgueiro

• 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
(dentro do possível) a vida é feita de escolhas / opções pessoais e 'isto das motas' não foge à regra !
Uma 'regra' que também dá para 'aferir' é que independentemente do modelo de mota que cada um possui , o 'retorno' que cada uma dá é idêntico para cada um dos proprietários: prazer de viajar e desfrutar da estrada   'em 2 rodas' !

Boa sorte com a máquina e muitos e bons kms 'montado nela' !  :confetti:

Dezembro 13, 2020, 17:15:36, 17:15
Responder #44

Rodrigues1

• Visitante
Também tive pena que não tivesse experimentado a CB, não quero dizer com isso que a NC750 X foi má escolha muito longe disso até porque antes de optar pela CB foi na NC que me sentei primeiro e gostei mas o estilo aventureiro da CB500x marcou-me mais.

Dezembro 13, 2020, 21:19:46, 21:19
Responder #45

Krueger

• *

• 35
Agora não há volta a dar...pelo menos nos próximos tempos😅 Também aprecio muito a imagem da CB500x, esteticamente até gosto mais do que da NC, então a versão 2019 com aquela roda 19 à frente é qualquer coisa...Contudo, a NC com uns adereços (proteções de carenagens, proteções de mãos, etc.) também fica engraçada. Mais encorpada mas ao mesmo tempo mais compacta, já com proteções de coletores e de cárter de série...conjunto de malas e descanso central por 200 euros. Também fica apetecível 😉

Dezembro 13, 2020, 21:32:49, 21:32
Responder #46

Krueger

• *

• 35
Parabéns pela escolha. Que a NC corresponda e supere as expectativas. ´
É maquina para isso.
Eu estou em "Lua de mel" com a minha e ainda ando a aprender as particularidades do maneio da bixinha, mas até agora, encantado.
Obrigado. Ainda não a tenho comigo para a poder namorar 😄 Mas prevejo um ano de 2021 mais animado e mais viajado, assim espero! Estamos no mesmo barco 👍

Dezembro 13, 2020, 22:20:55, 22:20
Responder #47

Krueger

• *

• 35
Também tive pena que não tivesse experimentado a CB, não quero dizer com isso que a NC750 X foi má escolha muito longe disso até porque antes de optar pela CB foi na NC que me sentei primeiro e gostei mas o estilo aventureiro da CB500x marcou-me mais.
Caro Rodrigues, a sensação que tenho é que fosse qual fosse a opção iria ficar com um ligeiro "pesar" por não ter escolhido a outra. Com qualquer uma das duas iria ficar bem servido, seguramente, principalmente pela economia e versatilidade. E porque sempre foram as minhas duas preferidas... Agora, cada uma com as suas virtudes...

Dezembro 13, 2020, 22:26:32, 22:26
Responder #48

Krueger

• *

• 35
(dentro do possível) a vida é feita de escolhas / opções pessoais e 'isto das motas' não foge à regra !
Uma 'regra' que também dá para 'aferir' é que independentemente do modelo de mota que cada um possui , o 'retorno' que cada uma dá é idêntico para cada um dos proprietários: prazer de viajar e desfrutar da estrada   'em 2 rodas' !

Boa sorte com a máquina e muitos e bons kms 'montado nela' !  :confetti:
Eu não diria melhor... Concordo plenamente! Obrigado, retribuo os votos! 🍻