Autor Tópico: Alteracoes do IVA na UE a partir de 1 de Julho 2021  (Lida 6411 vezes)

Março 31, 2021, 14:34:41, 14:34
Lida 6411 vezes

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Boas!

Ja era do meu conhecimento que iria haver uma alteração da regra do IVA nas mercadorias importadas, mas ainda ninguém me tinha conseguido explicar o que iria acontecer e hoje recebi um email da FEDEX, uma vez que a minha empresa tem contrato logístico, onde finalmente o assunto vem bem explicado .

Uma vez que o ambito do forum nao é a legislação financeira, calculo que se estejam a perguntar, "qual o interesse desta informacao?"

E particularmente importante, uma vez que vai influenciar a compra de todos aqueles gadgets que compramos actuamente, muitos deles com origem na China ou fora da UE (UK, por exemplo) em que havia uma isencao do pagamento do IVA ate ao valor de cerca de 22€. A partir de 1 de Julho, essa isencao terminará.

Fico a aguardar com particular interesse se isto significara o fim da odiosa "Alfandega dos CTT de Cabo Ruivo", uma vez que me parece podera ser o operador logistico a ficar responsavel pela liquidacao do imposto - isto ja acontecia em muitos operadores, basta que se torne obrigatorio para todos, para se evitar a perca de tempo e dinheiro (em tempo de espera) que era a passagem pela dita

E tambem nao estou a ver que o subito aumento do numero de pequenas encomendas consiga passar na Alfandega sem que os servicos nao impludam... e por outro lado, o encarecimento da taxa de desalfandegamento no valor de 12€ nao leve a que muita gente pura e simplemente nao levante a encomenda num fase inicial e deixe pura e simplesmente de comprar.

Obviamente, este pagamento de imposto é da mais basica justica, uma vez que nos ultimos anos, a fuga aos impostos por parte dos vendedores Asiaticos é gritante... quem é que daqui nunca recebeu encomendas no valor de 40 ou 50€ onde o valor declarado era 20 USD?

Deixo-vos uns prints do email, sendo que podem consultar toda a informacao detalhada AQUI

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 31, 2021, 14:56:11, 14:56
Responder #1

JoãoPVCarvalho

• 1950

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Sem dúvida que é fiscalmente justo.
Mas na prática não vai favorecer ninguém porque a generalidade das pessoas vão simplesmente deixar de comprar na China.

Por outro lado como os chinocas não andam a dormir, já têm entrepostos na europa precisamente para contornar essa situação, porque os contentores vão continuar a entrar na Europa declarando que trazem 10.000 (que ninguém vai contar) quando na verdade trazem 40 ou 50.000.
Quem faz compras na Wish ou no Aliexpress, certamente já reparou que nos últimos tempos as encomendas passaram a demorar no máximo 3 semanas a entregar. Ainda hoje recebi uma encomenda vinda de Madrid comprada na YunExpress na China. E pasme-se, fiz a encomenda na semana passada.

Resumindo, quem fica a perder são sempre os mesmos que vão ter de pagar a logística Chinesa instalada na EU. E não, não vai criar postos de trabalho porque cada contentor trás um Chinês lá dentro

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
« Última modificação: Março 31, 2021, 14:57:59, 14:57 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Março 31, 2021, 15:11:09, 15:11
Responder #2

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A notícia tem de facto o seu interesse para o fórum, pois todos nós compramos por exemplo pequenos gadgets, sejam eles genéricos ou relacionados especificamente com o motociclismo. E quem diz gadgets diz também outro material qualquer...

O que me parece que poderá acontecer nesses primeiros tempos de 'adaptação' e conhecimento da entrada em vigor das novas regras, é o haver inúmeras encomendas que ficarão por levantar.
Muitas mesmo...  :pensador:

As pessoas procuram coisas de baixo custo e se a coisa fica mais cara e com adicional na taxa de desalfandegamento, pior ainda...

Hum...há muita coisa que ficará por levantar pois nem compensará depois deslocações, filas, chatices...

No entanto, curiosamente, eles (Asiáticos) não deixam de ir adquirindo e passando a ser donos de armazéns espalhados pela Europa, com diverso material.
Ou muito me engano, ou creio que conseguirão sempre passar muito material produzido na Ásia, sem aplicação de custos adicionais, por já estarem com o mesmo em Espaço Europeu.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 31, 2021, 18:28:25, 18:28
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino
Sem dúvida que é fiscalmente justo.
Mas na prática não vai favorecer ninguém porque a generalidade das pessoas vão simplesmente deixar de comprar na China.

Por outro lado como os chinocas não andam a dormir, já têm entrepostos na europa precisamente para contornar essa situação, porque os contentores vão continuar a entrar na Europa declarando que trazem 10.000 (que ninguém vai contar) quando na verdade trazem 40 ou 50.000.
Quem faz compras na Wish ou no Aliexpress, certamente já reparou que nos últimos tempos as encomendas passaram a demorar no máximo 3 semanas a entregar. Ainda hoje recebi uma encomenda vinda de Madrid comprada na YunExpress na China. E pasme-se, fiz a encomenda na semana passada.

Resumindo, quem fica a perder são sempre os mesmos que vão ter de pagar a logística Chinesa instalada na EU. E não, não vai criar postos de trabalho porque cada contentor trás um Chinês lá dentro

Sem duvida Joao.

A plataforma Asiatica é em Fuenlabrada e costumo visitar pelo menos uma vez por mes (agora nao), e sao varios bairros no somatorio de uma area bem significativa.

Ca em POrtugal tambem temos algumas areas de comercio Asiatico, sobretudo na Area textil, ai perto de ti no Porto Alto e tambem na zona de Vila do Conde.

Ja ha algum tempo que aparece opcao de envio de Espanha, Alemanha, Russia, Polonia, Franca e outras no Aliexpress.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 31, 2021, 19:00:37, 19:00
Responder #4

JoãoPVCarvalho

• 1950

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Oia oia...

O Porto Alto é a China Town do Ribatejo.

Aqui já vão muito à frente, para além de terem ocupado na quase totalidade a zona empresarial, já criaram um espécie de Freeport chinês.
Aqui vendem de tudo, gadjets, roupa, comida, bujigangas, e como em qualquer loja do chinês já há muitas das coisas que habitualmente encontravamos apenas nos catálogos on-line...

Já compraram a EDP, agora dava mesmo jeito que comprassem a TAP e o Novo Banco... Opsss off topic.

http://www.poao.com.pt/pt/

by JDilemas

Março 31, 2021, 21:59:39, 21:59
Responder #5

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1141

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Se não existir controlo das importações para os armazéms europeu ficará tudo na mesma mas apenas mais caro, porque a oferta será menor necessáriamente e focadas no best seller. Os custos de produção e transporte e adicionar o IVa vai fazer a diferença e equilibrar. O que a china está a fazer é importar materia prima valor mais baixo e fazer a montagem localmente com mão de obra chinesa igualmente para compensar e evita o IPR na entrada.

A maioria que compro na china são mesmo podutos especificos de qualidade que não existe mesmo opção na europa nem mais quase lado nenhum para comprar. Será uma excepção à regra.
Para alimentar uma amazon expeculativa também não é opção para mim.

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Abril 01, 2021, 19:55:02, 19:55
Responder #6

TMXR

• 4156

Masculino
Concordo no controle de fronteiras.

Mas infelizmente sei por experiencia propria, que os polos de comercio em Portugal, Espanha, Franca, Italia, etc funcionam na base da transacao em dinherio vivo e sem que haja emissao de facturas. A fuga ao fisco representa para ai uns 90% da totalidade dos valores facturados e nao ha qualquer controle.

Ha fabricas Chinesas a operar na Europa, nomeadamente em Italia na zona do Prato, em que nao ha licencas e a mao de obra é 100% chinesa, nao respeitando quaisquer regras de trabalho.

Assim é impossível haver concorrência.

Ainda sobre este tema, mas divergindo ligeiramente, infelizmente as plataformas de venda Chinesas tudo é possível encontrar e comprar.... ja nao é na deep web que se pode comprar estupefacientes, notas falsificadas ou outras coisas ilegais e a impunidade é tao grande que ate no meio do facebook recebo anuncios deste tipo  :oops:

Muitos anuncios, apesar do texto ser intencionalmente dubio nao tenho a menor duvida de se tratar de material proibido porque no Aliexpress ja é muito habitual a venda de pirataria (venda de contas netflix, Disney, HBO, IPYV, CCCAM, etc) com textos muito dubios e a loja faz uma divulgacao por mensagem particular.

Enfim, bastante preocupante para quem tem filhos...

Abril 04, 2021, 19:49:46, 19:49
Responder #7

bal4av

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Concordo no controle de fronteiras.

Mas infelizmente sei por experiencia propria, que os polos de comercio em Portugal, Espanha, Franca, Italia, etc funcionam na base da transacao em dinherio vivo e sem que haja emissao de facturas. A fuga ao fisco representa para ai uns 90% da totalidade dos valores facturados e nao ha qualquer controle.

Ha fabricas Chinesas a operar na Europa, nomeadamente em Italia na zona do Prato, em que nao ha licencas e a mao de obra é 100% chinesa, nao respeitando quaisquer regras de trabalho.

Assim é impossível haver concorrência.

Ainda sobre este tema, mas divergindo ligeiramente, infelizmente as plataformas de venda Chinesas tudo é possível encontrar e comprar.... ja nao é na deep web que se pode comprar estupefacientes, notas falsificadas ou outras coisas ilegais e a impunidade é tao grande que ate no meio do facebook recebo anuncios deste tipo  :oops:

Muitos anuncios, apesar do texto ser intencionalmente dubio nao tenho a menor duvida de se tratar de material proibido porque no Aliexpress ja é muito habitual a venda de pirataria (venda de contas netflix, Disney, HBO, IPYV, CCCAM, etc) com textos muito dubios e a loja faz uma divulgacao por mensagem particular.

Enfim, bastante preocupante para quem tem filhos...

O da toalhas expansíveis está muito bem jardado

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Abril 07, 2021, 17:55:56, 17:55
Responder #8

dfelix

• 4988
Fui agora mesmo procurar o haxixe libanês... e não encontrei.  8)

A últimas encomendas que fiz do Aliexpress têm me chegado em 8-10 dias.
E isto é recente.
Porque tenho encomendas de Fevereiro que ainda não chegaram, através do "AliExpress Standard Shipping" ou "ePacket" que costumavam ser os mais rápidos.

Nas últimas semanas é que começou a surgir a indicação do "10 Day delivery" e o método seleccionado é o "AliExpress Standard Shipping" que usava antes.

A diferença é que as anteriores chegavam via Holanda e entravam nos CTT.
E agora entram imediatamente em Espanha e vem pela Correos Express.

Hoje por exemplo, recebi duas encomendas de vendedores distintos através duma empresa de logistica que nem sequer dá para traduzir ou pronunciar... dentro da mesma embalagem da Cainiao com remetente de Madrid.

Na perspectiva do cliente final isto é excelente.
Porque eliminar os CTT da equação é garantia que a encomenda chega rapidamente.

O habitual é as encomendas passarem mais tempo nos CTT ás voltas ou encostadas à espera que uma pré-reformada coloque um carimbo entre 3 lavagens de mãos com alcool gel para muito provavelmente o carteiro nem me bater à porta e simplesmente deixar o papelinho... obrigando-me a ter que ir ao posto, onde por entre vender raspadinhas, brindes diversos, ser banco e outras coisas mais... lá vão cumprindo aquilo que devia ser a sua principal função.

Na perspectiva de taxação alfandegárias... tenho dúvidas que a coisa vá funcionar.
Porque se esta função aduaneira passa a estar delegado ás transportadoras, torna-se muito fácil de forma logística que uma encomenda tenha entrado proveniente de um país da zona Euro mais brando ao nível da taxação quando na realidade veio indirectamente da China.

Sim... é uma medida ao nivel europeu.
Estou curioso se todos os países da zona Euro irão obedecer da mesma forma.
Duvido.

« Última modificação: Abril 07, 2021, 17:57:22, 17:57 por dfelix »

Abril 07, 2021, 18:23:28, 18:23
Responder #9

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
Subscrevo

Abril 07, 2021, 22:04:12, 22:04
Responder #10

JoãoPVCarvalho

• 1950

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Fui agora mesmo procurar o haxixe libanês... e não encontrei.  8)

A últimas encomendas que fiz do Aliexpress têm me chegado em 8-10 dias.
E isto é recente.
Porque tenho encomendas de Fevereiro que ainda não chegaram, através do "AliExpress Standard Shipping" ou "ePacket" que costumavam ser os mais rápidos.

Nas últimas semanas é que começou a surgir a indicação do "10 Day delivery" e o método seleccionado é o "AliExpress Standard Shipping" que usava antes.

A diferença é que as anteriores chegavam via Holanda e entravam nos CTT.
E agora entram imediatamente em Espanha e vem pela Correos Express.

Hoje por exemplo, recebi duas encomendas de vendedores distintos através duma empresa de logistica que nem sequer dá para traduzir ou pronunciar... dentro da mesma embalagem da Cainiao com remetente de Madrid.

Na perspectiva do cliente final isto é excelente.
Porque eliminar os CTT da equação é garantia que a encomenda chega rapidamente.

O habitual é as encomendas passarem mais tempo nos CTT ás voltas ou encostadas à espera que uma pré-reformada coloque um carimbo entre 3 lavagens de mãos com alcool gel para muito provavelmente o carteiro nem me bater à porta e simplesmente deixar o papelinho... obrigando-me a ter que ir ao posto, onde por entre vender raspadinhas, brindes diversos, ser banco e outras coisas mais... lá vão cumprindo aquilo que devia ser a sua principal função.

Na perspectiva de taxação alfandegárias... tenho dúvidas que a coisa vá funcionar.
Porque se esta função aduaneira passa a estar delegado ás transportadoras, torna-se muito fácil de forma logística que uma encomenda tenha entrado proveniente de um país da zona Euro mais brando ao nível da taxação quando na realidade veio indirectamente da China.

Sim... é uma medida ao nivel europeu.
Estou curioso se todos os países da zona Euro irão obedecer da mesma forma.
Duvido.
Digamos que de uma forma mais "gráfica" traduziste o que eu disse mais acima.

Quanto ao Libanês não sei mas, se procurares no YouTube, consegues encontrar até instruções de como adquirir produtos ilícitos no Aliexpress que vêm anunciados como outra coisa qq.

Este não é o melhor exemplo mas não quero ser acusado de "facilitador" em negócios ilícitos.

by JDilemas

Abril 08, 2021, 03:39:25, 03:39
Responder #11

TMXR

• 4156

Masculino

David,

Encontrei em 2 minutos  :???: :???: :???:

https://www.aliexpress.com/store/911531106

É muito normal receber "recomendacoes" destes produtos...  infelizmente, nao sao recomendadas por espiacao do historial de pesquisa ou navegacao pois nao uso, nem este nem qq outro tipo de material recreacional...  nada contra, nem nada a favor de quem usa - mas nao é a minha praia - ou seja, infelzimente qualquer um esta sujeito a ser aliciado com este tipo de produtos

Abril 08, 2021, 09:19:25, 09:19
Responder #12

JViegas

• 4723

Masculino
Infelizmente, promover a oferta já lhes basta para receberem encomendas.  :pensador:

Julho 01, 2021, 15:31:17, 15:31
Responder #13

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
E pronto...

Chegou o dia!

A isenção de IVA para as encomendas de baixo valor vindas de fora da UE acabou... :you.bet:
E se por acaso existe por aqui malta com produtos 'em trânsito', é bom recordar que conta o momento em que chegam a Portugal, não o da transação. :zangadoregras:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 02, 2021, 09:51:39, 09:51
Responder #14

JViegas

• 4723

Masculino
Pelo que vi ontem no Canal 1 os CTT parece que também irão aplicadar taxas à volta de 2€.  :pensador:

Parece que legitimados pelas alterações efetuadas:
Desculpem estar em Inglês:
https://ec.europa.eu/taxation_customs/business/vat/postal-operators-and-couriers_en

Julho 02, 2021, 10:53:16, 10:53
Responder #15

SARider

• 828

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Pelo que vi ontem no Canal 1 os CTT parece que também irão aplicadar taxas à volta de 2€.  :pensador:

Parece que legitimados pelas alterações efetuadas:
Desculpem estar em Inglês:
https://ec.europa.eu/taxation_customs/business/vat/postal-operators-and-couriers_en

É basicamente das poucas   coisas que se sabe fazer... taxa e taxas... Ainda por cima oferecer 2€ por transação a uma empresa privada  :napodeser:... Estão a ver que afinal os CTT vão dar lucro...pena ser sempre os mesmos a "entrar".

R1250RT [K52]

Julho 02, 2021, 12:31:56, 12:31
Responder #16

JViegas

• 4723

Masculino
Desculpem o off topic.
SARider

Vou muitas vezes a Castelo Branco e por vezes lá vou pela A23. Pagando nos CTT ou pagando em casa, levo sempre com a taxa de tratamento por parte dos CTT.
Porquê?
Está alguém nos CTT a tratar de me emitir a referência de multibanco e enviar-me SMS ou no balcão pago a taxa por me dirigir aos CTT para pagar a portagens gerida por uma outra empresa?

É vai-se a ver os CTT têm prejuízos.  :animated-smileys-angry-049:

Julho 02, 2021, 13:25:57, 13:25
Responder #17

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
Pelo que entendi é se quisermos que os CTT tratem com a AT porque senão não se aplica. Eu acho que a taxa que os CTT cobravam por tratar da papelada de alfândega era/é 12€ fora os impostos devidos se fosse acima dos 22€.

O ponto importante é que deveria estar aberto a qualquer empresa a gestão deste processo e o consumidor poder escolher.

Julho 02, 2021, 15:48:54, 15:48
Responder #18

saraiva

• 1046
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Pelo que entendi é se quisermos que os CTT tratem com a AT porque senão não se aplica. Eu acho que a taxa que os CTT cobravam por tratar da papelada de alfândega era/é 12€ fora os impostos devidos se fosse acima dos 22€.

O ponto importante é que deveria estar aberto a qualquer empresa a gestão deste processo e o consumidor poder escolher.

Eu comprei um telemóvel no antigo sistema que custou 200 euros, ficou preso na alfandega. Paguei 46 euros de IVA, 9 euros de IA e 24 euros aos CTT.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 02, 2021, 17:21:03, 17:21
Responder #19

SARider

• 828

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"

Eu comprei um telemóvel no antigo sistema que custou 200 euros, ficou preso na alfandega. Paguei 46 euros de IVA, 9 euros de IA e 24 euros aos CTT.

Isso irá continuar a acontecer... também ja me calhou com encomendas acima dos 50€
Esta nova tributação é para transações abaixo dos 22€. Pelo menos foi isso que percebi. o resto da "mama" continua.

R1250RT [K52]

Julho 14, 2021, 20:14:31, 20:14
Responder #20

TMXR

• 4156

Masculino

Entretanto e pelas primeiras compras on-line que tenho feito percebi de uma coisa que não acho normal:

Os preços do AliExpress passam a somar no momento de pagar o valor do Iva do pais onde de onde compramos.

Até aí tudo bem embora ache que o preço já deveria ser apresentado com IVA

O que é menos normal e que quando compramos com escolha do envio de Espanha, França, Alemanha ou República Checa…. Somos brindados com o IVA de novo.

Supostamente se já estamos a comprar dentro da UE não deveria haver lugar.ao pagamento de iva, uma vez que o preço já deveria incluir o iva do país em que está a ser vendido

Enfim…. Achou eu muitos chinocas descobriram uma nova forma de obter mais 23% de lucro  :???: :zangadoplus:

Julho 14, 2021, 22:55:44, 22:55
Responder #21

saraiva

• 1046
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
As lojas do AliExpress situadas fora da União Europeia não têm nada que cobrar IVA. No limite podiam por a título informativo.

Em relação aos outros países já na Europa o procedimento está correto. Pagam IVA na alfândega e repercutem na fatura para o cliente.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 15, 2021, 00:43:33, 00:43
Responder #22

TMXR

• 4156

Masculino
As lojas do AliExpress situadas fora da União Europeia não têm nada que cobrar IVA. No limite podiam por a título informativo.

Em relação aos outros países já na Europa o procedimento está correto. Pagam IVA na alfândega e repercutem na fatura para o cliente.

De acordo com as novas regras as lojas fora da ue tem de cobrar o iva e fazer a liquidação da mesma junto da alfândega do país destinatário da encomenda… em vez de ser o cliente final a ser notificado a fazer o pagamento.

Dentro da UE apenas se tem de pagar iva no país onde o produto e introduzido ao consumo.  Ao colocar o produto a venda o preço já deve incluir todos os impostos e taxas

Por estarem a aplicar este acréscimo, leva-me a crer uma de 2 situações:

- estão a artificialmente aumentar o preço dos artigos em 23%

Ou

- durante estes anos todos, os vendedores do AliExpress andaram impunemente a não pagar quaisquer impostos da mercadoria que comercializam

Julho 15, 2021, 11:23:03, 11:23
Responder #23

JViegas

• 4723

Masculino
Acho que é mesmo a 2ª opção que apresentas, pois afinal esta legislação foi criada para impedir esta "fuga" de impostos.  :pensador:

Outubro 01, 2021, 19:52:16, 19:52
Responder #24

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Se acaso se questionam por que razão está a levar tanto tempo para que aquilo que compraram online vos chegue às mãos...então possivelmente contem ainda com mais um bocadinho de espera. :read.calm:

O material está a avolumar-se em armazém dos CTT e já vai em mais de meio milhão de encomendas paradas.
As queixas, claro, serão mais que muitas.  :confused:

https://expresso.pt/economia/2021-09-30-CTT-tem-mais-de-meio-milhao-de-encomendas-paradas-no-armazem-46ea689a

Dalai Lama

Outubro 02, 2021, 09:44:00, 09:44
Responder #25

SARider

• 828

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
Na minha área de residencia, mesmo antes da pandemia, e desde que resolveram transformar os CTT num banco, o serviço postal é uma verdadeira lástima, ao ponto de receber contas para pagar já depois de expirar o respectivo prazo.
  Por isso não me espanta que juntar CTT e autoridade aduaneira com toda esta confusão o resultado seja caótico.

R1250RT [K52]

Outubro 02, 2021, 10:28:47, 10:28
Responder #26

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
É inevitável com o aumento das compras on-line que o tráfego aumenta.
O problema aqui é os CTT não terem recursos suficientes para o volume que têm que processar. Os outros transitários não têm atrazo nenhum. Falta concorrência no mercado. Depois acrescenta o facto de os serviços da alfândega estarem no meio e o acordo em que os CTT fazem todo o processo... ah e mais antes os CTT "roubavam" ao consumidor pelo menos 12 Euro, por encomenda suspeita/aleatória de ser superior a 22 Euro isto é aquelas suspeitas que " se eu me apetece ficam e a outras passam" é que ditava o volume e era lucrativo, e como agora como existe factura todas têm que ser processadas porque o IVA está lá e só pagam imposto aduaneiro e taxa de 2Euros se forem mais de 150 euros na factura, já não dá lucro claro...

Agora como alerta é se escolherem lojas fora da comunidade europeia o melhor é as que tenham o sistema OSS ou seja que cobram o IVA e declaram electronicamente à EU e assim evitar todo o processo de pagar o IVA e IA e taxas ... que atraza os serviços...seja em Portugal como em qualquer país entrada na EU que faz a liquidação do IVA.

Outubro 02, 2021, 13:09:35, 13:09
Responder #27

A.Santos

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 8
No princípio de agosto encomendei um casaco de Inglaterra que andava a namorar, o preço era óptimo e as críticas também.

Sabia que com a nova lei e com o Brexit ia levar com o iva à chegada, o que não estava à espera é que a DHL ainda me cobrasse despesas de alfândega. Ou seja, ao todo acrescentei mais 100€ ao preço do casaco. Fica a chamada de atenção.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Outubro 02, 2021, 15:38:37, 15:38
Responder #28

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
No princípio de agosto encomendei um casaco de Inglaterra que andava a namorar, o preço era óptimo e as críticas também.

Sabia que com a nova lei e com o Brexit ia levar com o iva à chegada, o que não estava à espera é que a DHL ainda me cobrasse despesas de alfândega. Ou seja, ao todo acrescentei mais 100€ ao preço do casaco. Fica a chamada de atenção.

Melhor comprar já com o Iva incluído para evitar fazer cá o pagamento. Nos casos dos valores sejam mais de 150Euro então além do iva acresce os impostos aduaneiros e as taxas do serviço para desalfandegar.

Outubro 02, 2021, 16:02:30, 16:02
Responder #29

SARider

• 828

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"

Melhor comprar já com o Iva incluído para evitar fazer cá o pagamento. Nos casos dos valores sejam mais de 150Euro então além do iva acresce os impostos aduaneiros e as taxas do serviço para desalfandegar.

Julgo que a sequencia é:
  tarifa aduaneira+taxas de serviço+ valor do produto+ transporte.
A esta soma então aplicam-se os 23% IVA, o que torna as coisas ainda mais carotas

:convivio:
R1250RT [K52]

Outubro 02, 2021, 18:54:31, 18:54
Responder #30

A.Santos

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 8

Penso que não tinha essa opção no acto da compra, a loja (urban rider) automaticamente retirou o imposto inglês sem mais opção.

Vai ser algo a estar atento caso tenha que importar alguma coisa fora da UE.