Sem dúvida que é fiscalmente justo.Mas na prática não vai favorecer ninguém porque a generalidade das pessoas vão simplesmente deixar de comprar na China.Por outro lado como os chinocas não andam a dormir, já têm entrepostos na europa precisamente para contornar essa situação, porque os contentores vão continuar a entrar na Europa declarando que trazem 10.000 (que ninguém vai contar) quando na verdade trazem 40 ou 50.000.Quem faz compras na Wish ou no Aliexpress, certamente já reparou que nos últimos tempos as encomendas passaram a demorar no máximo 3 semanas a entregar. Ainda hoje recebi uma encomenda vinda de Madrid comprada na YunExpress na China. E pasme-se, fiz a encomenda na semana passada.Resumindo, quem fica a perder são sempre os mesmos que vão ter de pagar a logística Chinesa instalada na EU. E não, não vai criar postos de trabalho porque cada contentor trás um Chinês lá dentro Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Concordo no controle de fronteiras.Mas infelizmente sei por experiencia propria, que os polos de comercio em Portugal, Espanha, Franca, Italia, etc funcionam na base da transacao em dinherio vivo e sem que haja emissao de facturas. A fuga ao fisco representa para ai uns 90% da totalidade dos valores facturados e nao ha qualquer controle.Ha fabricas Chinesas a operar na Europa, nomeadamente em Italia na zona do Prato, em que nao ha licencas e a mao de obra é 100% chinesa, nao respeitando quaisquer regras de trabalho.Assim é impossível haver concorrência. Ainda sobre este tema, mas divergindo ligeiramente, infelizmente as plataformas de venda Chinesas tudo é possível encontrar e comprar.... ja nao é na deep web que se pode comprar estupefacientes, notas falsificadas ou outras coisas ilegais e a impunidade é tao grande que ate no meio do facebook recebo anuncios deste tipo Muitos anuncios, apesar do texto ser intencionalmente dubio nao tenho a menor duvida de se tratar de material proibido porque no Aliexpress ja é muito habitual a venda de pirataria (venda de contas netflix, Disney, HBO, IPYV, CCCAM, etc) com textos muito dubios e a loja faz uma divulgacao por mensagem particular.Enfim, bastante preocupante para quem tem filhos...
Fui agora mesmo procurar o haxixe libanês... e não encontrei. A últimas encomendas que fiz do Aliexpress têm me chegado em 8-10 dias.E isto é recente.Porque tenho encomendas de Fevereiro que ainda não chegaram, através do "AliExpress Standard Shipping" ou "ePacket" que costumavam ser os mais rápidos.Nas últimas semanas é que começou a surgir a indicação do "10 Day delivery" e o método seleccionado é o "AliExpress Standard Shipping" que usava antes.A diferença é que as anteriores chegavam via Holanda e entravam nos CTT.E agora entram imediatamente em Espanha e vem pela Correos Express.Hoje por exemplo, recebi duas encomendas de vendedores distintos através duma empresa de logistica que nem sequer dá para traduzir ou pronunciar... dentro da mesma embalagem da Cainiao com remetente de Madrid.Na perspectiva do cliente final isto é excelente.Porque eliminar os CTT da equação é garantia que a encomenda chega rapidamente.O habitual é as encomendas passarem mais tempo nos CTT ás voltas ou encostadas à espera que uma pré-reformada coloque um carimbo entre 3 lavagens de mãos com alcool gel para muito provavelmente o carteiro nem me bater à porta e simplesmente deixar o papelinho... obrigando-me a ter que ir ao posto, onde por entre vender raspadinhas, brindes diversos, ser banco e outras coisas mais... lá vão cumprindo aquilo que devia ser a sua principal função.Na perspectiva de taxação alfandegárias... tenho dúvidas que a coisa vá funcionar.Porque se esta função aduaneira passa a estar delegado ás transportadoras, torna-se muito fácil de forma logística que uma encomenda tenha entrado proveniente de um país da zona Euro mais brando ao nível da taxação quando na realidade veio indirectamente da China.Sim... é uma medida ao nivel europeu.Estou curioso se todos os países da zona Euro irão obedecer da mesma forma.Duvido.
Pelo que vi ontem no Canal 1 os CTT parece que também irão aplicadar taxas à volta de 2€. Parece que legitimados pelas alterações efetuadas:Desculpem estar em Inglês:https://ec.europa.eu/taxation_customs/business/vat/postal-operators-and-couriers_en
Pelo que entendi é se quisermos que os CTT tratem com a AT porque senão não se aplica. Eu acho que a taxa que os CTT cobravam por tratar da papelada de alfândega era/é 12€ fora os impostos devidos se fosse acima dos 22€.O ponto importante é que deveria estar aberto a qualquer empresa a gestão deste processo e o consumidor poder escolher. Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Citação de: Cross em Julho 02, 2021, 13:25:57, 13:25Pelo que entendi é se quisermos que os CTT tratem com a AT porque senão não se aplica. Eu acho que a taxa que os CTT cobravam por tratar da papelada de alfândega era/é 12€ fora os impostos devidos se fosse acima dos 22€.O ponto importante é que deveria estar aberto a qualquer empresa a gestão deste processo e o consumidor poder escolher. Sent from my SM-G780F using TapatalkEu comprei um telemóvel no antigo sistema que custou 200 euros, ficou preso na alfandega. Paguei 46 euros de IVA, 9 euros de IA e 24 euros aos CTT.
As lojas do AliExpress situadas fora da União Europeia não têm nada que cobrar IVA. No limite podiam por a título informativo.Em relação aos outros países já na Europa o procedimento está correto. Pagam IVA na alfândega e repercutem na fatura para o cliente.
No princípio de agosto encomendei um casaco de Inglaterra que andava a namorar, o preço era óptimo e as críticas também. Sabia que com a nova lei e com o Brexit ia levar com o iva à chegada, o que não estava à espera é que a DHL ainda me cobrasse despesas de alfândega. Ou seja, ao todo acrescentei mais 100€ ao preço do casaco. Fica a chamada de atenção.Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
Citação de: A.Santos em Outubro 02, 2021, 13:09:35, 13:09No princípio de agosto encomendei um casaco de Inglaterra que andava a namorar, o preço era óptimo e as críticas também. Sabia que com a nova lei e com o Brexit ia levar com o iva à chegada, o que não estava à espera é que a DHL ainda me cobrasse despesas de alfândega. Ou seja, ao todo acrescentei mais 100€ ao preço do casaco. Fica a chamada de atenção.Enviado do meu M2010J19SY através do TapatalkMelhor comprar já com o Iva incluído para evitar fazer cá o pagamento. Nos casos dos valores sejam mais de 150Euro então além do iva acresce os impostos aduaneiros e as taxas do serviço para desalfandegar.Sent from my SM-G780F using Tapatalk