Autor Tópico: Benelli TRK 502  (Lida 395650 vezes)

Maio 17, 2018, 09:10:10, 09:10
Responder #850

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
https://www.mutuamotera.org/gn/web/documentos/noticias/1526037441_2053777300_ras_2018_018_ram.pdf

Não seria melhor fazer um recall...?

Eu penso que nesta marca, o melhor que têm a fazer é fazer um recall á mota e a quem as montou ou fabricou, porque tem sido um festival completo com problemas por tudo quanto é peça de moto

Eu vou mais longe e penso que a UE deveria tomar medidas á comercialização a certas marcas e modelos de motos, para o Zé povinho não andar a comprar gato por lebre....e isto aplica-se a tudo não só a motos

Esta marca a Benelli tem sido um festival de problemas, de repente uma marca problemática que me vem á memória era a Keeway e outra que era vendida no Figo Maduro (Sacavém) que não me recorda o nome....

costuma-se dizer que ; quem corre por gosto não cansa ...só compra quem quer....

:convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 17, 2018, 09:33:49, 09:33
Responder #851

tmr

• Visitante
Foi lançado um recall há bem pouco tempo, mas quem tem Benelli é que sabe...
Outras marcas calam-se...

Maio 17, 2018, 10:02:41, 10:02
Responder #852

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
É pena que uma moto que entrou com tantos argumentos e sucesso no mercado, sofra deste género de falta de controlo de qualidade. :(
Pessoalmente estive mesmo para adquirir uma, o que me travou foi a desconfiança e a falta de "sumo". Sinceramente acho que nem na 750cc q está prevista sair, aposto. Quer dizer, talvez de depois de 5 anos no mercado sem problemas. Tenho pena mesmo.

Junho 15, 2018, 07:44:08, 07:44
Responder #853

mneves

• 3092

Masculino
Não comento,
Já expliquei isso,não volto a fazer ,a minha unidade não faz parte desse recall
Aliás o meu último vídeo tem lá informaçao em jeito de agradecimento a quem não as tem e preocupa-se tanto.
Velázquez não sei se estou incluido ....
« Última modificação: Junho 15, 2018, 07:50:21, 07:50 por mneves »
membro numero 16

Junho 21, 2018, 00:21:33, 00:21
Responder #854

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pensei em colocar no D.B. do Mneves, mas para não estar a ser inoportuno, aqui deixo um vídeo no tópico do modelo e que divulga os consumos reais da moto (numa velocidade de cruzeiro de 120km/h), após o proprietário já ter andado um total de 2.000kms com ela. :)  :nice:

« Última modificação: Junho 21, 2018, 07:47:19, 07:47 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 21, 2018, 09:48:38, 09:48
Responder #855

mneves

• 3092

Masculino
Era bom era.
Reparei que não tinha top case, ontem reparei,na mimha que aquilo é bem pesado
membro numero 16

Junho 21, 2018, 11:11:14, 11:11
Responder #856

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Mas ainda assim, creio que não fará uma diferença superior a 0,3-0,5L a cada 100Kms. Depende do tamanho do "caixote". :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 21, 2018, 12:20:05, 12:20
Responder #857

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Mas ainda assim, creio que não fará uma diferença superior a 0,3-0,5L a cada 100Kms. Depende do tamanho do "caixote". :)

Baú.. eheh

Junho 21, 2018, 14:05:20, 14:05
Responder #858

mneves

• 3092

Masculino
Ainda vou testar
membro numero 16

Junho 21, 2018, 18:54:36, 18:54
Responder #859

jmartins13

• 954
Isso dos consumos depende de tanta coisa.....no vídeo por exemplo, fez 4l/100kms. Acredito que sim, seja possível a 120kms/h, mas em estradas planas, tipo alentejo , não por ex: na A8 entre lisboa e caldas, isso era pedir demais. Já a topcase, pode prejudicar o consumo, não tanto pelo peso extra, mas sim pelo efeito de resistência que pode causar.

Eu há uns anos de carro 2.0 diesel, um 118d, em percursos entre o Hospital de Loures e lisboa, sem trânsito fazia 6.4 litros. Passei uma semana perto de Odemira e passou para 4.9 litros.

Tudo conta! Gabo-me de fazer 4.5 l/100 com a springer, mas também é fácil de chegar 6l/100. :cool:

Junho 21, 2018, 19:15:57, 19:15
Responder #860

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Claro que depende de muuuita coisa. :)

A inclusão do vídeo foi somente para servir de ponto de comparação.

Este caso em concreto apresenta um consumo normal para o ritmo indicado, numa 500cc.

Dalai Lama

Junho 21, 2018, 21:02:26, 21:02
Responder #861

jmartins13

• 954
Claro que depende de muuuita coisa. :)

A inclusão do vídeo foi somente para servir de ponto de comparação.

Este caso em concreto apresenta um consumo normal para o ritmo indicado, numa 500cc.

Concordo. :cool:

Julho 12, 2018, 17:37:48, 17:37
Responder #862

halmeida

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto

Não se é repetido… mas aqui fica algo de novo e interessante.

Abraço

Julho 12, 2018, 22:21:00, 22:21
Responder #863

mneves

• 3092

Masculino
Já sei que já há motas faturadas e ainda não estão em todos os stands .
Agora vou deixar uma informação importante em letra maiúscula,para bom entendedor....
AOS FUTUROS COMPRADORES , FAÇAM O FAVOR DE SE CERTIFICAR QUE A MOTA FOI VISTA ANTES DA ENTREGA,TODA MESMO.... HÁ STANDS E STANDS....
membro numero 16

Julho 13, 2018, 17:43:46, 17:43
Responder #864

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Já sei que já há motas faturadas e ainda não estão em todos os stands .
Agora vou deixar uma informação importante em letra maiúscula,para bom entendedor....
AOS FUTUROS COMPRADORES , FAÇAM O FAVOR DE SE CERTIFICAR QUE A MOTA FOI VISTA ANTES DA ENTREGA,TODA MESMO.... HÁ STANDS E STANDS....

Que aspectos recomendarias a ter atenção por parte de um possível comprador do modelo, Marco?

Imagino que os já mencionados apertos de parafusos e nível do lubrificante do motor fossem dois deles...
Mas do que já viste por ti mesmo, o que recomendavas para evitar "chatices"?

Dalai Lama

Julho 14, 2018, 18:35:32, 18:35
Responder #865

mneves

• 3092

Masculino
Esta mota entre outras ,ao contrário de muitas japonesas,a parte final ,antes da entrega ,compete aos stands a sua concretização,mas muitos não fazem essas verificações, afinações recomendadas(por motivos que não posso referir publicamente)o que pode calhar bem ou não.
A mota tem de ser toda reapertada,níveis revistos,afinada ,etc.
Uns fazem outros não,mais já descobri mas não posso indicar 😉
membro numero 16

Julho 15, 2018, 11:35:53, 11:35
Responder #866

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Deduzo que aquilo que deste a entender, conjugando com as palavras "parte final(...)compete aos stands a sua concretização", é que a moto ao chegar ao stand, ainda tem bastante por verificar antes de ser entregue ao cliente.
« Última modificação: Julho 15, 2018, 11:37:24, 11:37 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Julho 16, 2018, 14:45:17, 14:45
Responder #867

jaimecunhapt

• Visitante
tenho um amigo meu que teve uma benelli 302 que deu problemas em todos os nível, ate teve um motor novo aos 20 mil.... e foi comprada na rame moto, com kit de transmissão novo ovalisou a corrente em poucos klm e a rame moto dizia que era mesmo assi… ja a mim venderam me uma moto com o óleo podre....

Julho 17, 2018, 11:51:14, 11:51
Responder #868

dfelix

• 5004
Esta mota entre outras ,ao contrário de muitas japonesas,a parte final ,antes da entrega ,compete aos stands...

A única moto japonesa que comprei nova também vinha num caixote.
E nem sequer a roda da frente estava montada.
E apesar de na altura existir um representante nacional, foi o stand que a abriu, montou e verificou conforme os procedimentos.

E refiro-me a esta por era minha...
Já assisti a uns quantos outros "unboxings" de malta que me perguntou se eu queira ir com eles buscar a moto nova... sobretudo porque precisavam da boleia.

...mas muitos não fazem essas verificações, afinações recomendadas(por motivos que não posso referir publicamente)o que pode calhar bem ou não.

UUuuUUUuuuUUUUuhhhhhh
Tanto mistério!

Ou seja... já assisti a umas quantas motos (sejam japonesas ou europeias) a sairem do caixote e assisti a boa parte das verificações de praxe.
E se não assisti a tudo, foi porque não tive pachorra e preferi ir até á rua cravar mais uns pregos no caixão.

Mas quando se trata de uma chinelli, pelos vistos até podem deixar assistir... mas terão que nos matar a seguir!
Pois tudo é demasiado secreto e não pode ser comentado publicamente.
 :D

Julho 17, 2018, 12:07:13, 12:07
Responder #869

mneves

• 3092

Masculino
Esta mota entre outras ,ao contrário de muitas japonesas,a parte final ,antes da entrega ,compete aos stands...

A única moto japonesa que comprei nova também vinha num caixote.
E nem sequer a roda da frente estava montada.
E apesar de na altura existir um representante nacional, foi o stand que a abriu, montou e verificou conforme os procedimentos.

E refiro-me a esta por era minha...
Já assisti a uns quantos outros "unboxings" de malta que me perguntou se eu queira ir com eles buscar a moto nova... sobretudo porque precisavam da boleia.

...mas muitos não fazem essas verificações, afinações recomendadas(por motivos que não posso referir publicamente)o que pode calhar bem ou não.

UUuuUUUuuuUUUUuhhhhhh
Tanto mistério!

Ou seja... já assisti a umas quantas motos (sejam japonesas ou europeias) a sairem do caixote e assisti a boa parte das verificações de praxe.
E se não assisti a tudo, foi porque não tive pachorra e preferi ir até á rua cravar mais uns pregos no caixão.

Mas quando se trata de uma chinelli, pelos vistos até podem deixar assistir... mas terão que nos matar a seguir!
Pois tudo é demasiado secreto e não pode ser comentado publicamente.
 :D
DFELIX,com todo respeito nem te respondo pois podia sair algo menos bom.
membro numero 16

Agosto 06, 2018, 08:11:45, 08:11
Responder #870

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Para os companheiros do fórum ou para aqueles (visitantes) que por aqui procurem informação, deixo indicação de que caso verifiquem nas vossas unidades os sintomas relatados por este proprietários Espanhol, devem accionar a garantia.

Façam como o membro Mneves e não arrisquem nem tenham problemas de a levar à oficina até estar em condições perfeitas de funcionamento.

Publicado há uma semana:

NOTA: Em unidades mais recentes é possível que não se verifique já nenhuma destas falhas...  :nice:

Dalai Lama

Agosto 06, 2018, 18:47:43, 18:47
Responder #871

mneves

• 3092

Masculino
Confirmo que já tinha visto o vídeo e não tive nada do relatado ....
Obrigado pela partilha Isaac.
membro numero 16

Agosto 17, 2018, 21:32:10, 21:32
Responder #872

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

O RP está bem conseguido...

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 17, 2018, 21:47:47, 21:47
Responder #873

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A sonoridade com que ficou a moto (no vídeo a partir dos 28seg.) é completamente diferente.

Faz lembrar o som de uma moto totalmente diferente.
Por momentos até me recordei do som de uma moto a 2 tempos. A sério.  :)

Dalai Lama

Agosto 22, 2018, 17:18:40, 17:18
Responder #874

AGVRider

• **

• 56

Masculino
  • Marca Motociclo: Daelim
  • Modelo Motociclo: Roadwin FI
Ainda nenhum test-drive da versão X?

Pelo menos de motovloggers tugas, não encontrei nada e gostava bastante de saber a opinião deste modelo.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Agosto 22, 2018, 18:16:04, 18:16
Responder #875

mneves

• 3092

Masculino

Pelo menos de motovloggers tugas, não encontrei nada e gostava bastante de saber a opinião deste modelo.

Não, e não há muita vontade de as ter para testar ,hoje  tentei e a resposta foi: é igual mas mais alta.....
Eles andam com pouca vontade e eu também para eles
membro numero 16

Agosto 22, 2018, 19:07:33, 19:07
Responder #876

AGVRider

• **

• 56

Masculino

Não, e não há muita vontade de as ter para testar ,hoje  tentei e a resposta foi: é igual mas mais alta.....
Eles andam com pouca vontade e eu também para eles
Ok, sendo assim eles é que ficam a perder na minha opinião.

E não é bem como dizem, ser igual só que mais alta. Já vi algumas reviews estrangeiras e pelos vistos até a relação da caixa é mais curta que a versão normal.

Bom, vamos aguardando até que algum tuga consiga um test-drive desse modelo, se bem que gostaria mesmo era de saber a tua opinião sobre a mota, visto que os teus vídeos são mesmo bastante detalhados.

Obrigado pela resposta companheiro.

Abraço.

Agosto 22, 2018, 19:36:19, 19:36
Responder #877

Fijoma

• **

• 154

Masculino
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Sintra
Este parece ser bastante detalhado, mas como recebeu uma t-shirt da marca...pronto lá está!!!

https://www.youtube.com/watch?v=QcWuaPuFUfI

O problema dos Bloggers e Vloggers é que quando se arriscam e falam mal..as marcas tiram-lhes as benesses e deixa de haver circo...

:'( :'( :'(

Já com os jornalistas da especialidade também acontece, mas sempre têm de dar conta ao director da publicação e assim como assim, sempre existe uma deontologia da profissão que manda ser isento..  :nempenses:

Nem sempre o são é certo..e as opiniões pessoais são o que são...  :pensador:   ..gostar da cor, do estilo pode manipular pontuações em comparativos, mas pelo que tenho visto, tenho lido e pelo que conheço da minha experiência ... ainda são os mais credíveis.

Os bloggers também podem estar cheios de boas intenções ser..mas ..quando falam mal ..deixam de mamar na teta...e isso condiciona muito. :tirarchapeu:

Agosto 22, 2018, 19:59:07, 19:59
Responder #878

AGVRider

• **

• 56

Masculino
Este parece ser bastante detalhado, mas como recebeu uma t-shirt da marca...pronto lá está!!!

https://www.youtube.com/watch?v=QcWuaPuFUfI

O problema dos Bloggers e Vloggers é que quando se arriscam e falam mal..as marcas tiram-lhes as benesses e deixa de haver circo...

:'( :'( :'(

Já com os jornalistas da especialidade também acontece, mas sempre têm de dar conta ao director da publicação e assim como assim, sempre existe uma deontologia da profissão que manda ser isento..  :nempenses:

Nem sempre o são é certo..e as opiniões pessoais são o que são...  :pensador:   ..gostar da cor, do estilo pode manipular pontuações em comparativos, mas pelo que tenho visto, tenho lido e pelo que conheço da minha experiência ... ainda são os mais credíveis.

Os bloggers também podem estar cheios de boas intenções ser..mas ..quando falam mal ..deixam de mamar na teta...e isso condiciona muito. :tirarchapeu:

Sim este vídeo parece ser um dos mais detalhados e acertivos. Foi um dos vídeos estrangeiros de alguns que já vi em relação a este modelo mas como temos alguns motovloggers em que eu levo muito em consideração os test-drives que fazem e como não encontro nenhum feito por algum deles, daí ter perguntado e estranhado ainda ninguém a ter experimentado e partilhado a sua opinião.

Concordo igualmente quando referes que se algum deles tem o "azar" de não dar uma nota positiva às motos que fazem os seus test-drives, ficarem vá "queimados" pelos stands que cedem as motos.

Em relação aos jornalistas imagino que funcione igualmente conforme dizes. Podem tentar ser o mais isentos possíveis mas lá está, estão igualmente condicionados concerteza pelos editores dos canais da especialidade e igualmente pelas marcas.

Vá, ainda tenho esperança que algum dos nossos consiga fazer um vídeo e nos passe a sua opinião boa ou má sobre a moto. Do que tenho visto e lido, as opiniões são muito positivas...

Obrigado pela resposta.

« Última modificação: Agosto 22, 2018, 20:00:26, 20:00 por AGVRider »

Agosto 22, 2018, 20:23:14, 20:23
Responder #879

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
No dia em que um concessionário me diga directamente que não apreciou algo que eu escrevi e que por isso não me facilita o teste a uma moto....nunca mais lá coloco os pés.

Aliás, prefiro a franqueza e foi também graças a isso que já recebi da parte da Dra. Sara Chen, responsável do grupo Piaggio para Portugal, um elogio pela forma honesta e justa como tinha descrito alguns produtos da marca.

Prefiro falar de forma franca e apontar o que tem de ser apontado (quando o verifico), do que esconder a pensar que isso pode impedir algo de futuro.
Não ganho nada com isto, faço-o por pura carolice...nem sequer me meto a fazer vídeos (apenas escrevo textos tão longos que ninguém tem pachorra para chegar ao fim) :) pelo que se um dia sentir o mínimo impedimento...por mim acaba logo ali. Que se lixem no dia em que o fizerem!

Adoraria andar nesta TRK (tenho curiosidade, confesso)...mas julgo que não chegou ainda nada por aqui quanto a essa "X".

Dalai Lama

Agosto 22, 2018, 21:02:36, 21:02
Responder #880

mneves

• 3092

Masculino
Isaac ,andas com bons " connects"
Cenas do tipo" a x não é para um qualquer que anda de mota a dois dias" entre outras coisas que me dizem que me deixa triste e a não recomendar a marca mais.
O nome mpaneves já se sabe no importador mas respostas não há a coisas básicas.
Eu já me deixei de muitas coisas pelo mau serviço de alguns representantes,no meio há um ou dois que mexe bem na marca e por gosto
O cliente não tem culpa que eles não sejam pagos pelo importador para ver as garantias.
Pronto já me descaí de novo....
A vontade é mandar a Benelli á fava e a minha idem.
Vai gozar com outros....
membro numero 16

Agosto 23, 2018, 10:57:07, 10:57
Responder #881

AGVRider

• **

• 56

Masculino
Isaac ,andas com bons " connects"
Cenas do tipo" a x não é para um qualquer que anda de mota a dois dias" entre outras coisas que me dizem que me deixa triste e a não recomendar a marca mais.
O nome mpaneves já se sabe no importador mas respostas não há a coisas básicas.
Eu já me deixei de muitas coisas pelo mau serviço de alguns representantes,no meio há um ou dois que mexe bem na marca e por gosto
O cliente não tem culpa que eles não sejam pagos pelo importador para ver as garantias.
Vai gozar com outros....
Tinha aí dois modelos da Benelli a tomar em linha de conta para uma futura aquisição. Cá em cima no Porto não sei se trabalham bem ou mal com a marca e fiquei um pouco preocupado agora com esse post mas também nada como ir para outra marca bem mais conceituada e de certeza com melhor qualidade!...

Agosto 23, 2018, 11:31:21, 11:31
Responder #882

Fijoma

• **

• 154

Masculino

Vai gozar com outros....

Marco, já escrevi nem sei onde neste fórum, acho que terá sido no teu DB, que os concessionários trabalham a troco de dinheiro (não no mau sentido, em principio todos o fazemos, são profissionais) ..não vestem a camisola clubista daquela ou da outra marca..quando uma marca começa a dar mais trabalho do que se recebe pelas horas de garantia há que questionar .. o que concordo contigo é que o cliente não tem culpa e nem deveria dar conta desse mal estar entre o concessionário e o importador.  :nempenses:

Sobre o teu nome andar pelo importador, é sempre tricky... porque para o bem e para o mal as empresas descobriram que os bloggers deveriam ser fáceis  de manipular em detrimento dos jornalistas, principalmente do meio automóvel (sei bem do que falo porque estou em ambas as trincheiras), assim, se o blogger falar bem e tiver seguidores em número considerável, as coisas com uns convites e croquetes ao fim da tarde, até saem bem e barato..se a opinião que se segue for negativa as coisas piam fininho. Já fomos chamados à administração da Mercedes porque publicámos na Turbo um ensaio em que o Classe A da altura se virava nas curvas..a Mercedes cancelou o contrato com a SIC/Expresso durante um largo período em retaliação  :toma: 

Tenho alguns episódios interessantes mesmo já nas motas.  Não tenho tido oportunidade de ver os teus videos, não consigo descortinar o que terás dito para os ofender, aqui tens sido um defensor acérrimo da marca..  :love0001: :love0001:   

mas penso que já estás em alta pela maneira que referes a marca, acho que os deves mesmo é vergar, parabéns!

« Última modificação: Agosto 23, 2018, 11:32:48, 11:32 por Fijoma »

Agosto 23, 2018, 11:40:03, 11:40
Responder #883

Fijoma

• **

• 154

Masculino
A revista Andar de Moto tem o teste à mota:

http://www.andardemoto.pt/docs/andardemoto/revista-mensal/2018/201803/flip/

este sim feito por jornalistas portugueses

"... I think... ??!!   :???: :???:  )

Setembro 14, 2018, 21:20:52, 21:20
Responder #884

Megamustaine

• 1023

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Companheiro Marco,

Se tudo correr bem, para a semana devo receber a minha TRK 502 X. Tenho todo o gosto em que a experimentar para fazeres uma avaliação.
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Setembro 14, 2018, 23:41:05, 23:41
Responder #885

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
De um comentário que ele fez noutro tópico, creio que ele já a experimentou. :)

Já agora...o que pesou na tua decisão para ires buscar a TRK502X?

Dalai Lama

Setembro 15, 2018, 11:19:18, 11:19
Responder #886

mneves

• 3092

Masculino
Companheiro Marco,

Se tudo correr bem, para a semana devo receber a minha TRK 502 X. Tenho todo o gosto em que a experimentar para fazeres uma avaliação.
Sim já testei ,só falta editar o vídeo.
Desde já ,refiro que para mim, repito, para mim,a trk 502x seria boa se morasse numa zona de serra e estradoes de terra batida e trilhos,para estrada a versão normal é melhor pelos pneus, centro de gravidade mais baixo, suspensão mais estradista,além de ter a relação de transmissão final mais longa.
No teste fiz ambos trajetos e na terra é um mimo , é sempre a destrocar a caixa ,a suspensão é muito eficaz tal como os travões mas uma vez em estrada tive um susto em que sabia que na minha o fazia e na x saí de estrada também fruto de ter o ABS desligado.
Está tudo gravado mas este susto fica para mais um vídeo dos meus apanhados
membro numero 16

Setembro 19, 2018, 12:44:49, 12:44
Responder #887

Megamustaine

• 1023

Masculino
De um comentário que ele fez noutro tópico, creio que ele já a experimentou. :)

Já agora...o que pesou na tua decisão para ires buscar a TRK502X?

Companheiro Sapiens21,

Essencialmente o que me fez optar pela 502 X ( mesmo sem a experimentar ) foi o facto de, muito embora a utilização que lhe vá dar seja maioritariamente de alcatrão ( Tires-Expo-Tires ), a diferença de preço face ao acréscimo de  equipamento, à sonoridade "apaixonante" do escape e também o fator estético das jantes, fez-me tomar a decisão. Como meço 1,84m ainda consigo pôr com alguma segurança os pés no chão. O off-road não é algo que tenha pesado na decisão mas como pretendo fazer algumas viagens futuras que poderão ( ou não ) ter alguns percursos mais degradados, acaba por ser uma mais valia.
 Ainda só rodei 40kms na mota e a sensação foi fantástica. A mota é muito alta, as relações nota-se que são ligeiramente mais curtas do que na 502 e muitas cabeças viram-se quando a mota passa.
 Aproveito para Vos deixar um texto referente a um ensaio da 502 X, efetuado por uma revista americana. vale ( MUITO ) a pena ler!

2018 Benelli TRK 502X | FULL TEST
Alan Cathcart | August 25, 2018
More Of the Same, But Better?
We test Benelli’s new adventure tourer

Just one year ago, Benelli launched the 500cc parallel-twin TRK 502 adventure tourer produced in China by its owner Qianjiang/QJ. It’s since been a global sell-out, with 7000 examples delivered in Europe in the past year, and 15,000 versions around the world—though not yet in the USA. (Be patient, though, it’s coming.) Well-equipped and evidently well-engineered, judging by the positive posts on social media from so many of its customers, the Chinese-built twin is lot of motorcycle for the money, costing just Euro 5990 in Italy, including 22% tax. That’s approximately $6800-plus U.S. dollars.

Benelli’s new twin-cylinder 500cc parallel-twin adventure tourer is developed in Italy but built in China by owner Qianjiang/QJ.
Now this strong-selling tarmac-focused version has been joined by the TRK 502X, a more ruggedly equipped true dual-purpose bike selling for the same low price as its sister model, and available in white, black and red. Jointly developed in Italy and China by Benelli and QJ technicians, its manufactured in China to reduce costs leads to that crucial edge on price. The chance to ride this latest variant of Benelli’s twin-cylinder success story over a grueling route in the Apennine mountains, including off-road along Italy’s famed strade bianche white dirt roads, allowed me to compare and contrast it with its predecessor.

We test Benelli’s new adventure tourer - Cycle News
Click here to read this in the Cycle News Digital Edition Magazine.
PHOTOGRAPHY BY BENELLI QJ/MATTIA TONUCCI & GIOVANNI GIARDINA

The TRK 502X uses the same liquid-cooled 499.77cc eight-valve parallel-twin BN502 engine measuring 69 x 66.8mm, and according to Benelli’s R&D Manager Stefano Michelotti, is mechanically identical to the normal model, save for a new raised 2-1 exhaust system with longer headers and a redesigned silencer for extra ground clearance compared to the low-slung exhaust on the TRK 502. The revised exhaust also delivers a wider spread of torque, via a remapped Bosch ECU. This results in an identical power output of 47.6 bhp at 8,500 rpm, but delivered in an even more linear, more fluid way, and peak torque is now slightly less at 33.20 lb-ft at 5000 rpm but with that broader spread for easier use off-road.

The BN502 engine has a 360º crank, with both pistons rising and falling together, like on a classic-era Norton or Triumph. “In determining the layout of our twin-cylinder family of engines,” says Michelotti, “we had to decide which crankshaft format to use—180º or 270º or 360º. We chose the 360º layout giving greater flexibility and better lowdown performance, and a more individual sound.”

The 502X’s tubular steel spaceframe, plus Chinese-made suspension and brakes deliver light, precise handling with good ride quality, now that the previous flawed rear suspension has been fixed.
The resultant short, compact wet sump engine’s cylinders are inclined forward by 20°, sitting on robust-looking crankcases. The double overhead camshafts are chain-driven up the left side of the engine, with the paired 25mm inlet valves and 22mm exhausts. Compression ratio is 11.5:1. With a cable throttle rather than ride by wire (RBW), there’s no choice of riding modes, nor any other electronic rider aids beyond the Bosch ABS required for Euro 4 compliance. Simple is best, is the QJ mantra, which at such a low price point is surely acceptable. Fitted with a single injector for each of the twin 37mm throttle bodies made in-house by QJ in China, the Benelli’s parallel-twin engine weighing 143.3 pounds without throttle bodies carries a single counterbalancer positioned in front of the crankshaft, and gear-driven off it.

This results in a jewel of an engine that’s uncannily smooth once you thumb the starter and it booms into life, settling to a high 1400 rpm idle speed with a very individual audio soundtrack for today, via the 2-1 exhaust’s single silencer exiting on the right behind you. This Benelli sounds like a modern Chinese-built Italian re-interpretation of a classic British 500cc parallel-twin of yesteryear with a 360º crank—something the current Triumph Bonneville and Norton Commando don’t provide, with their 270º pseudo-V-twin crank throws. And thanks to that balance shaft there’s zero adverse vibration at any revs on the  TRK 502X.
Substantial and spacious, the Benelli TRK 502X offers real world rideability and has genuine off-road potential along dirt roads and hillside tracks.
Initial pickup is even better from low down because of the remapped fuelling, and also because Benelli has geared the X-model down by adding two extra teeth on the rear sprocket for a 14/44 overall ratio, versus 14/42 before. That’s with the same curb weight of 518 pounds (469.6 pounds dry) with a full 5.3 gallon fuel tank (which Benelli claims delivers a 310-mile range) on both models. The weights are unchanged even with the heavier exhaust because Benelli no longer delivers the bike ready fitted with mounting frames for the optional GIVI luggage, as on the TRK 502.

The TRK 502X’s 49/51% rearward weight bias comes via the 19-inch front wheel now fitted, replacing the tarmac bike’s 17-incher. The 3.00-inch front aluminum rim carries a 110/80-19 Metzeler Tourance  tire, with a 150/70-18 on its 4.25-inch rear. These wire wheels replace the TRK 502’s cast aluminum ones, so they’re no longer tubeless. The larger front delivers a subtle change in the steering geometry, with the non-adjustable 50mm upside-down fork more kicked out at a 26º rake with 125mm of trail (versus 25º and 95mm before). These conservative numbers deliver stability on fast tarmac sweepers, without sacrificing agility in tighter turns or off-road, despite a still lengthy 59.3-inch wheelbase, .79 inches shorter than the street bike’s.
The Benelli has sharp styling and excellent build quality.
The sweet-shifting Japanese-quality six-speed gearbox’s quite closed-up ratios have 60 mph in top gear calling for 5500 rpm, and the comfortable cruising speed of 75 mph delivered at 6500 rpm (100 mph arrives with the engine revving at 9000 rpm). Okay, acceleration is a little leisurely thanks to the TRK 502X’s relatively porky weight, so overtaking requires you to kick it down a gear or two, and wind on the throttle. But its happy operating zone of 4000-6500 rpm means that with torque peaking at 5000 rpm, you’re best off using the gearbox to ride the torque curve, rather than chase the horsepower numbers. The engine struggles a little to build revs fast beyond the seven grand mark, and with peak power delivered at 8500 rpm it’s better to short-shift and make best use of what torque is provided. But the X-version of the BN502 engine is extremely flexible and forgiving, making it almost irrelevant which gear you throw at it. It pulls wide open in top gear from just 2500 rpm all the way to the 10,400rpm limiter, which you won’t ever hit in real world riding on this dual-purpose motorcycle. The oil-bath clutch’s action is light and very controllable, making this a bike you’ll enjoy riding off-road and also in cities, where your left hand won’t cramp up in traffic.

The TRK 502X is fitted with a 500cc parallel-twin engine with 69 x 66.8mm dimensions and 360º crankshaft and dispenses a broad spread of torque via a linear power delivery.
The TRK 502X employs an open-cradle trellis-style tubular steel space frame quite like a Ducati’s, with the engine employed as a semi-stressed component. There’s superior rider protection with a large fairing and substantial screen, which while non-adjustable comes with a four-inch taller option, and there are separate perspex lower deflectors either side. At 850mm high, the seat on the X-bike is 50mm taller than on its tarmac sister, resulting in a more spacious riding position without making you feel you’re perched on the Benelli—you still feel you’re sitting in it rather than on it. The standard screen was ideal for my 5’10” stature, with no helmet buffeting at speed.

According to Michelotti, Benelli QJ has retained the same self-made 50mm fork as on the original TRK 502, now with slightly softer springs and reduced compression damping in pursuit of more compliant off-road use. It felt well damped, with good feedback from the front Metzeler, and no chatter even over some of the broken road surfaces I encountered, and despite the 19-inch front wheel now fitted, the steering didn’t feel much slower, just light and predictable. At the rear, the twin-tube swingarm operates a rear monoshock via a variable link generating 6.8 inches of wheel travel on the X-bike (versus 5.9 inches on the TRK 502). It’s adjustable for spring preload via a C-spanner, and for rebound damping via a 40-click adjuster ring at the base of the shock. This was far more compliant on the X-bike I rode than the one in the TRK 502 I sampled a year ago, both on-road and off, but ride quality on road was much better, with no sign of it skipping and chattering over poor road surfaces like before. And off-road, the suspension was almost plush, with the Tourance rubber hooking up well on dirt roads. The rear suspension compliance in soaking up road rash and delivering traction off-road helps deliver the reassuring sense of togetherness I got from riding this bike.

Nothing fancy here but instrumentation is plentiful.
The TRK 502X’s twin 320mm floating QJ front discs are gripped via a four-way adjustable lever by conventional twin-piston calipers (versus four-pot radial ones on the TRK 502), and these work well within the context of the bike—they’re effective when they need to be, without an excessively hard pull on the lever. And the problems I incurred on the TRK 502 with a rear brake that hardly functioned have been resolved on this model—the twin-piston caliper and 260mm disc at the rear worked just fine. The Bosch China ABS wasn’t too obtrusive when it kicked in on the dusty roads, and can be switched off for use off-road.

The TRK 502X’s wide taper-section steel handlebar has pulled-back grips that deliver a fairly upright but still comfortable stance, with hand guards as standard. The light-action cable-operated clutch’s progressive pickup will make the Benelli easy to ride for less experienced bikers. Although you’re high enough to see ahead over car roofs to plot a course in traffic, you still feel seated within the Benelli as an integrated part of the whole package, with your knees tucked in nicely to the flanks of the capacious fuel tank. Such a stance is a key factor in promoting rider confidence, especially for novice riders—you feel at one with the Benelli, and despite the taller seat, I could touch both feet down at stoplights. The well-designed dash for this price level has an analogue tacho and digital speedo, plus water temp, fuel gauge, clock, mileage and twin trips, plus a gear selected indicator that’s very legible, like the whole dash. The front position lights, rear light and all direction signals are LED, and have evidently been inspired by a close look at the Rizoma catalogue! Besides the kick-out side stand there’s now a center stand fitted, which was absent on the TRK 502. This doesn’t look like a cost-cutting motorcyc
The engine is well engineered, refined and flexible, making the TRK 502X quite comfortable both on and off the road.
Indeed, the TRK 502X is, once again, a lot of motorcycle for the money, whose engine’s massive flexibility also makes it so easy to ride, and an excellent step up from a learner bike. It’s an affordable, accessible adventure tourer suitable for riders with all levels of experience, from returnees to newbies, who risk being daunted by the sheer size and complexity of so many such bikes today. With its restrained but perfectly adequate engine performance, it’s intelligently designed and fun to ride, whether on or off road. The build quality is now on a level with its Japanese competitors, and the favorable opinion of current owners of its tarmac-focused predecessor augurs well for reliability, and maintenance of residual value. This isn’t one of those Chinese-made bikes from not so long ago where you threw it away after a couple of years—if it lasted that long. This Benelli TRK 502X has both substance and presence, a true dual-purpose go-anywhere motorcycle, whose versatility is matched by its accessibility for all levels of riders, as well as being female friendly. It has no serious challenger in its segment while representing—yes, a downright bargain.

Bravo, Benelli!CN

2018 Benelli TRK 502X ABS

Setembro 19, 2018, 13:28:00, 13:28
Responder #888

Megamustaine

• 1023

Masculino
Megamustaine,

As motas são desenhas com um propósito especifico, regra geral. Uma mota boa para pista (R1) não será a mais adequado para fazer  mototurismo. Uma mota de terra (CRF450) não é a mais adequada para ir para uma serra fazer umas curvas. Uma 1200GS e por muito que os donos possam dizer que não, não é uma citadina logo para condução puramente urbana há motas muito melhores. Isso do "one size fits them all" não existe. Uma mota tem mais ou menor apetência para um determinado uso e tipo de piso.

Dito isto, dizes que:
muito embora a utilização que lhe vá dar seja maioritariamente de alcatrão ( Tires-Expo-Tires )

Logo não me faz muito sentido que tenhas optado pela X em vez da versão normal. Devemos comprar uma mota que seja o mais adequada para o uso que lhe vamos dar. A tua 502X como o Marco até disse na review dele tem capacidades estradistas inferiores à versão normal. Daí que para uso quase que maioritariamente em estrada, vais acabar por andar 95% do tempo com uma mota que é inferior a outra mais talhada para esse uso. Just my 2 cents  ;)

Dmanteigas,

Obrigado pelo teu comentário. De facto, a 502  é mais adequada para uma utilização de alcatrão, mas a 502 X também não se porta nada mal :cool:

Setembro 19, 2018, 13:45:28, 13:45
Responder #889

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Desejo-te muitas felicidades com a tua nova moto.

Gostaria que abrisses por cá um Diário de Bordo da mesma.
Se não estou em erro, seria o primeiro da versão "X" da TRK.  :)

Dalai Lama

Setembro 19, 2018, 15:30:09, 15:30
Responder #890

Megamustaine

• 1023

Masculino
Desejo-te muitas felicidades com a tua nova moto.

Gostaria que abrisses por cá um Diário de Bordo da mesma.
Se não estou em erro, seria o primeiro da versão "X" da TRK.  :)

Alguém me consegue ajudar com as fotografias? Ainda não percebi como as colocar :(

Setembro 22, 2018, 12:29:37, 12:29
Responder #891

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Estive a ver hoje a 502X...

Existem algumas coisas a dizer, mas logo se verá se tenho tempo (paciência) para isso, ou se faço somente um apanhado curto das coisas que realmente gostei nesta Benelli e também o que não apreciei muito.

Ahh...uma coisa! A moto é mesmo alta como li por cá de um proprietário do modelo. Estaturas mais baixas vão percebê-lo logo a partir do momento em que levantam a perna para se colocarem aos comandos.
A largura do banco tem alguma responsabilidade na "sensação".

Oportunamente direi algo mais...

Dalai Lama

Setembro 22, 2018, 16:15:35, 16:15
Responder #892

mneves

• 3092

Masculino
Bora lá , Isaac,estou curioso para saber a tua opinião.
membro numero 16

Setembro 22, 2018, 20:17:35, 20:17
Responder #893

Megamustaine

• 1023

Masculino
Companheiros,

Amanhã por volta das 08H00 conto estar na estrada do Guincho para tirar umas fotos à mota. Vou com um amigo ( que lamentavelmente ainda não está neste fórum ) que tem uma Hornet 600. Se alguém quiser aparecer. Vou estar por lá até às 08H30. As agendas dos meus filhos obrigam-me a voltar cedo. Quem é que faz festas de anos às 09H45 de um domingo??!! :(

Setembro 22, 2018, 21:37:15, 21:37
Responder #894

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Bora lá , Isaac,estou curioso para saber a tua opinião.

Ok.
Daqui a pouco quando os meus filhotes se forem deitar, vou escrever algo quanto a este modelo da Benelli...dentro do possível e restrito a um contacto de breves minutos, entenda-se.  :)

Ainda assim e porque não encontro tópico apropriado para a 502X, vou criá-lo de forma autónoma aqui no separador da Benelli já que este aqui é referente à versão normal (sem "X').  :)

Dalai Lama

Outubro 02, 2018, 12:41:43, 12:41
Responder #895

jmartins13

• 954
Oooopppssss!!

Benelli Trk502 foi a moto +125cc (com mudanças) mais vendida em Portugal entre Janeiro e Setembro de 2018.
Como diria o outro : "E esta, hein?"

:cool:
« Última modificação: Outubro 02, 2018, 13:39:40, 13:39 por jmartins13 »

Outubro 03, 2018, 08:15:19, 08:15
Responder #896

mneves

• 3092

Masculino
So se espera que o pós venda acompanhe a  evolução,que duvido mesmo....
membro numero 16

Outubro 03, 2018, 08:45:22, 08:45
Responder #897

halmeida

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
So se espera que o pós venda acompanhe a  evolução,que duvido mesmo....

Realmente, ao que vou acompanhando nas redes sociais e vou ouvindo de amigos meus, é mesmo uma chatice.

Aliás seria sempre interessante ouvir alguém do lado dos concessionários e perceber se mesmo eles estão satisfeitos com os serviços prestados pela marca, qualidade das peças, etc. Obviamente é um tema que de forma imparcial seria quase impossivel de acontecer.

Outubro 03, 2018, 09:19:41, 09:19
Responder #898

mneves

• 3092

Masculino
Isso nunca vais ouvir....
Podia referir quais se querem ver livre da marca pois não há um dia se ir alguém para garantia mas depois vem os defensores dizer que estou errado tal como foi nas redes sociais .
Já não comento mais , quem tiver problemas/ dúvidas que os resolva e tire as suas elacoes  .
membro numero 16

Outubro 03, 2018, 09:25:00, 09:25
Responder #899

Megamustaine

• 1023

Masculino
Para o volume de vendas que a marca obteve este ano com a TRK ( e também os outros modelos ), as concessões vão ter de "profissionalizar-se" na qualidade de serviço que dão a estes modelos.
 Eu trabalho no ramo automóvel à +20 anos e tenho acompanhado, tanto na minha área como na área do APV ( Após-venda ), uma cada vez maior especialização por parte de mecânicos e técnicos, que lidam diariamente com máquinas cada vez mais evoluídas.
 Quando temos concessões de motas que comercializam 3 a 4 marcas diferentes, terão os seus mecânicos especialização suficiente para lidarem com as "especificidades" de cada marca?
 Uma marca de motas é como uma Gilette, o que dá dinheiro é a substituição regular das lâminas e não a máquina em si. O serviço APV é o garante da fidelização e posterior venda de viaturas novas.
 Agora, pode haver outra questão por trás. I.M.P.O.R.T.A.D.O.R. Será que as concessões estão a ter o devido apoio ( pagamentos em garantia por exemplo )? Muitas vezes a queixa de determinado problema numa mota vêm a público porque após uma ida a um concessionário resolver um problema em garantia, se o serviço não for minimamente bem gerido, a seguir vai aparecer certamente nas redes sociais, alguém a queixar-se disso.
 A Benelli, com o volume elevado de motas a circular está preparada para esse fenómeno? Por muitos que ouço aqui, parece-me que não.....ainda. Oxalá o importador ( Multimoto? ) aproveite esta oportunidade excelente que teve com este modelo em particular e invista no apoio à rede de concessionários porque a TRK 502 / TRK 502 X bem o merece :nice: