Antes de mais, é importante ter em consideração que a mota é apenas a uma parte. Convém comprares equipamento também.Vejo demasiada gente a gastar 100% do plafond na mota, e depois andam de calça de ganga e casaco da Decathlon.Dou-te um exemplo de como podes andar muitíssimo bem equipado da cabeça aos pés sem gastar os olhos da cara:Capacete - Scorpion Exo 1400 Air: 200€, e é um capacete excelente com concorrência a perto de 500€;Casaco - Macna Epitude: 100€, casaco de 3 estações muito decente;Luvas - Course Journey: 20€, luvas impermeáveis com proteção decente;Calças - Course Rocker: 40€, calças de ganga com camada em Aramid e proteções de joelho;Botas - Oxford Hunter: 81€, impermeáveis e decentes para o dia-a-dia.Impermeáveis: Acerbis Pro Rain 3.0: 26€, impermeável para fazer face aos dias chuvosos.Deixo a nota de que não fiz qualquer pesquisa por melhores preços, e à exceção do capacete e casaco não posso atestar a qualidade do equipamento.Mas com isto andarias muito melhor equipado que 90% dos motociclista que vejo por aí, e tudo pela módica quantia de 487€.Com alguma pesquisa certamente que consegues poupar ainda uns 50€ ao bolo total, ou até encontrar melhor equipamento e mais barato.Relembro que há por aí muito quem só ande de capacete e nada mais, tendo esse capacete custado tanto ou mais do que estas 6 peças que te sugiro.O segundo ponto que quero deixar, é que não acho que faça sentido estar a gastar tanto dinheiro por uma 125 com anos e anos só para ser de marca japonesa. A Keeway RKF custa NOVA(!) 3190€. A Keeway Vieste custa NOVA(!) 2790€. Se têm a qualidade de uma MT125 ou de uma Forza? Se calhar não, mas não é possível teres 3000€ de plafond total e querer ir para uma japonesa ao mesmo tempo que ainda compras equipamento e tudo mais.Comecei a minha vida de motociclista numa Keeway Superlight, que custou nova 1950€ e fui duramente criticado por muita gente por não ir para uma Honda ou Yamaha que eram mais fiáveis.A única diferença é que essas japonesas custavam mais do dobro da Keeway, e esta serviu-me tão bem como serviria uma japonesa qualquer.Mas cabe-te a ti decidir.
Para scooters gostei muito desta:https://www.keeway.pt/pt/modelos/5-scooter-125/29-zahara-125Teria sempre que vir ao vivo, mas consideraria estes modelos pois já têm muitos anos no mercado nacional.Vai do teu gosto pessoal e daquilo que consegues comprar.
Falta-me saber em quanto andará os seguros para esse tipo de motas....Uma altura quis fazer uma simulação a ligar para uma seguradora, mas sem ter moto primeiro não me fizeram... tudo bem fiquei na mesma...
Citação de: JDG em Novembro 09, 2021, 14:47:19, 14:47Falta-me saber em quanto andará os seguros para esse tipo de motas....Uma altura quis fazer uma simulação a ligar para uma seguradora, mas sem ter moto primeiro não me fizeram... tudo bem fiquei na mesma...Faz simulação na OK Teleseguros ou na Logo. Não precisas meter a matrícula, seleciona a opção "não tenho matrícula". Top: na data da carta, mete a data da de carro -- dá para fazer mas é necessário ter lá ambos os seguros.No caso das 125 não sei, mas com carta de moto há menos de 1 ano e com carta de carro há mais de 10 a diferença nos valores é simplesmente abismal!Para travessias na ponte a Forza seria melhor opção que qualquer moto com menos proteção aerodinâmica. Oferece uma boa proteção e estabilidade sob ventos fortes.Mas o orçamento é limitador nesse caso.
Desde já agradeço os feedbacks, estão a ser muito úteis e a fazer pensar.Replicantz, sim já tinha tentado fazer uma simulação onde tenho o seguro do carro (Directo), mas pedia-me a matricula da moto, ou seja, qualquer matricula que desse viam logo ou que não era de moto, ou seria outra moto e de alguém com outro nome, penso que não desse para inventar muito!!!!Quanto à FORZA, sim, apesar de gostar bem mais de moto, acho a Forza a opção mais inteligente para o trajecto que faço (anda bem, tem a sua protecção que uma moto não dá, e +Importante, gasta poucoxinho), o problema mesmo é o preço...! Depois vem outro problema, recais sobre uma e aparecem-te outras do género também válidas, tipo a GTS da SYM, vejo-a mais como a Forza e não como a PCX, talvez gaste um pouco mais... mas penso já ter sido descontinuada... portanto, tanto uma como outra seriam com alguns aninhos e Kms... Será que valeria a pena?
Citação de: JDG em Novembro 12, 2021, 18:53:05, 18:53Da minha experiência na Forza, quando a comprei em 2015, achei a mota excelente, tinha a potencia máxima permitida para uma 125cc (15 Cv), o que lhe permitia ir em AE na casa dos 100/110 sem esforço, (apesar de dar mais velocidade), poupada em consumo, quase tanto como a PCX, (fazia quase 500km's com 1 depósito), era bem mais avançada tecnologicamente que a concorrência mais conhecida da altura (SYM's e Xmax's), já toda em led's, ABS e com o vidro que descia e subia manualmente sem precisar de mexer em parafusos, vinha com uns pneus ditos normais, nada de pneus de bicicleta como eram as Pcx's e afins! E o espaço debaixo do banco era sublime, nunca precisei de comprar Top case! Se puder avançar numa Forza, acredito que ñ se arrependerá!! Sim em scooters, a Forza tem tudo aquilo que quero (à excepção do preço ), vamos a ver se consigo uma porreira, será é em segunda mão com uns Km's, pelo que tenho visto na casa dos VINTE E TAL MIL Km...Senão, terá de ser uma mais em conta...Obrigado pelos feedbacks, têm sido muito úteis.Qualquer que seja a minha escolha, depois dou noticias
Da minha experiência na Forza, quando a comprei em 2015, achei a mota excelente, tinha a potencia máxima permitida para uma 125cc (15 Cv), o que lhe permitia ir em AE na casa dos 100/110 sem esforço, (apesar de dar mais velocidade), poupada em consumo, quase tanto como a PCX, (fazia quase 500km's com 1 depósito), era bem mais avançada tecnologicamente que a concorrência mais conhecida da altura (SYM's e Xmax's), já toda em led's, ABS e com o vidro que descia e subia manualmente sem precisar de mexer em parafusos, vinha com uns pneus ditos normais, nada de pneus de bicicleta como eram as Pcx's e afins! E o espaço debaixo do banco era sublime, nunca precisei de comprar Top case! Se puder avançar numa Forza, acredito que ñ se arrependerá!!