Autor Tópico: Pedido de opiniões  (Lida 15281 vezes)

Outubro 22, 2017, 17:43:54, 17:43
Lida 15281 vezes

halmeida

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Preparem-se que vim ao confessionário...

Ando a analisar o mercado por causa de motos para comprar.  Já passei por diferentes fases, mas agora já nem sei bem o que fazer.
Neste momento tenho 2 carros, uma carrinha grande e um utilitário velhote vai para abate e portanto estou a ponderar a compra de um utilitário para ter por casa, já que temos uma criança de 3 anos e torna a mobilidade mais fácil, infantários (esposa), e  trabalho (faço 2 ou 3 deslocações a sítios diferentes por dia), todos dentro do distrito do porto. Acrescendo que num determinado dia da semana tenho de me deslocar para o Minho a 80kms de casa de manhã e voltar ao final do dia, logo, levando a carrinha, não há como levar a filha ao infantário sem chatear os avós, porque como disse, o outro carro não está capaz de grande viagens nem de transportar a criança.

Portanto a primeira fase deste problema seria comprar um novo utilitário barato e simpático, assim andava com ele durante a semana e nesse dia trocava com a esposa e mudava a cadeirinha para ele. Pacifico.
Acontece que na primeira viagem que fiz este mês para o Minho, sai de casa as 07h30 para uma reunião as 09h em Viana e por pouco chegava atrasado. Só para chegar a Exponor demorei 1hora.

DUVIDA 1
Daí ter começado a magicar... já que tirei a carta de moto cat A e andei tao a vontade, tenho já capacete e luvas compradas, porque não em vez de encarar a mota como um hobby começar a ponderar uma compra para fazer a minha vida diária.

Vantagem - O transito e o estacionamento, ia-me facilitar o dia a dia brutalmente.

Desvantagem - Com quase 40, não sou um motoclista que conduz desde os 10 anos e só é enfiado num carro quando obrigado... por isso sair de casa a chover a potes não será nos primeiros tempos pra mim. Por isso comprar moto e não ter um carro de backup é demasiado arriscado.

Valerá a pena comprar mota e ter 2 carros? Comprar só a mota e manter apenas o carro de família? Que raio, 3 meios de transporte pra 2,5 pessoas é parvo... 

DUVIDA 2
Assumindo que mais tarde ou mais cedo vou comprar uma moto, seria ideal comprar uma moto baratita pra fazer asneiras? 2000 euros, sim... mas não há nada de jeito, pelo menos que me puxe...

Então e se fosse a crédito, algo que fujo como o diabo da cruz, no caso da benelli 135 eurs mês era pacifico... então e alternativas? É que pelo que vi nos fóruns da marca, proprietários etc... a 150 na autoestrada ela já treme toda, assistência é preciso sorte, ... e eu não quero grandes velocidades, mas quero força suficiente para andar com a patroa e não somos propriamente pessoas pequenas, ela é bastante alta por exemplo, e para andar tem de ser extremamente confortável, por isso nada de desportivas e etc... trail é o caminho.

E também... A trk502 é linda... ao longe, ao perto ainda não sei, aqueles mais fanáticos de outras motos (cof cof cb500x) dizem que não, mas qualidade preço é interessante e os donos andam maravilhados, 90% deles... :) em todo o caso pra fazer a minha vida era canja, andar com a patroa e as malas carregadas é que já era chatito. Mas depois o valor de retoma no futuro pode ser bom ou nenhum, dependendo da fiabilidade da mota.  Por isso comecei a olhar pra NC, mas 8000 com os documentos mas sem extras parece-me exagerado depois de ver a benelli e o preço da NC, gastar por gastar mais valia uma tracer 700... ok, encontrei uma 7500€ com 1000kms, mas por esse valor compro nova na campanha zero euros de juros da marca em vez de pedir empréstimos de usados... ok há que ir mostrar a patroa num stand perto de casa... chegados lá, não ligou a tracer, andamos a ver o que vai sem stress, entramos na área de usados... de repente...  "olha, gosto muito desta parece bastante mais segura que aquela vermelha metida a nave espacial que estava na entrada (tracer).. nisto via-me a andar sim." o_0 GS1200 de 2007 ou 8, com 60000kms, full extras, nova de aspeto!, e pelo preço de uma NC... o_0

A questão depois de duas horas de texto é... será inteligente,  eu, sem grande (lol, 100kms) experiencia meter-me numa máquina daquelas? Eu diria que não, mas em todo o caso ela não me mete medo... teria era de ganhar prática (se andei na ern6 com sorriso de orelha a orelha no exame)... embora o conceito de comprar uma baratucha e poder andar a fazer asneiras sem medo de a deixar cair pode fazer-me evoluir mais depressa... mas sozinho... sem pendura :D, seria como ter um Porsche para primeiro carro, sem ainda ter andado num carro cujos danos não deixassem peso na consciência. Também não me vou espetar contra a primeira arvore que encontrar por ter uma 1200, primeiro porque não tirei a carta pelo correio, importei-me em aprender, inclusive acrescentei aulas na 650, andei em motos emprestadas (125's), e também porque tenho quase 40 e uma filha, não 25 anos e só querer roda no ar... :D

Por outro lado, depois de ver aquele possível negocio, fui apanhado de surpresa, gostei da ideia, embora os gastos possam não ser os mesmos de uma trk502 por exemplo ... mas por ter gostado, perdi bastante o interesse pelas restantes opções. 

Não sei qual o melhor caminho, mas talvez uma mota barata tipo, sei la, uma transalp, tenere, pegaso, tdm... mas para isso, não vai ser para responder ao problema inicial de fazer viagens longas e confortáveis. Em todo o caso, já estou cansado de pensar, acho que vou deixar rolar o inverno até fevereiro... O que é certo é que sou um tipo muito ocupado e portanto a ganhar prática é na estrada mesmo e caminho do trabalho... e nem sou fanboy de motorrads e afins, mas aquela especificamente apelou-me, era algo que podia ser uma realidade simpática.

Enfim... :)

Outubro 22, 2017, 18:06:06, 18:06
Responder #1

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Eu posso dar a minha opinião.
Estou mais ou menos como o companheiro,tenho um citadino com consumos de invejar os diesel ,que é o que mais circula no meu caso com a esposa ,depois tenho agora um mini monovolume a gasolina , claro,com mais espaço para a família que somos 3 e meio.
Como sempre tive a paixão e o bicho das duas rodas aproveitei a lei das 125 em 2010 ,que chegam e fazem tudo no nosso dia a dia e são o melhor meio de transporte para poupar , comprovado pelos espanhóis ,com os 15 CV melhor.
Tirei a carta e tenho uma 400 pois a ideia seria voltas maiores,que já fiz algumas mas para já saiu o tiro pela culatra pois não lhe dou o uso que pensava dar ,existiram mudanças na nossa vida .. .
Podia ter continuado nas 125 pois com a kxct estava muito bem mas pronto.
Sobre comprar algo barato só para umas voltas não aconselho pois isso raramente acontece ,o prazer fala mais alto.
125ou mais ,ou 300 que são equilibradas dao para tudo,a trk que referes para o preço é muito bom ,novo é sempre novo .Pensa bem e vai vendo mais opiniões.
membro numero 16

Outubro 22, 2017, 18:33:44, 18:33
Responder #2

halmeida

• **

• 246
Viva,
Muito obrigado pela sua opinião que faz bastante sentido. Apenas não sei se até 125 ou 300 seja suficiente para viagens de 160kms num dia.

Por outro lado, para a minha esposa uma maxiscooter era o ideal, segundo ela, mas para mim, quer dizer... todos os meus amigos possuem trails, mais novas ou mais velhas, mais ou menos potentes.

Mas pondo em prespectiva, a Trk realmente pode ser a solução de melhor compromisso entre todos os universos...

Outubro 22, 2017, 19:07:32, 19:07
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
uma opiniao...

Se vai para scooter ou NC, torna-se mais fácil a curva inicial pois nao precisa de usar a embraiagem.

Para ir para moto, a TRK é uma boa hipotese mas uma maquina algo limitada em termos de andamento pelo motor (travoes e suspensoes tambem nao funcionam tão bem como pode fazer crer por algumas leitura online... pelo preço que é vendida não é possível montar material top... mas creio que a maior partes dos donos se vão chatear com isso, a moto serve bastante bem o seu objectivo e creio que a maioria dos proprietários fiquem satisfeitos

A tracer 700 é um excelente ponto de equilíbrio... o motor não morde abaixo das 4 mil, acima disso é muito alegre. a moto é fácil de conduzir e controlar.

A GS1200... é a melhor maquina que vai poder comprar, já é de outra divisao...  mas o degrau inicial é tao o mais acentuado do que com a Tracer 700, uma vez que para lá de mais cavalos tambem haver mais kilos.  A cidade tambem nao é o seu terreno de eleição, apesar de andar lá sem problemas... é pau para toda a obra  :ok:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 22, 2017, 19:12:38, 19:12
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
Viva,
Muito obrigado pela sua opinião que faz bastante sentido. Apenas não sei se até 125 ou 300 seja suficiente para viagens de 160kms num dia.

Com 125 sao insuficientes e decididamente vais-te arrepender passado 2 ou 3 semanas.

300cc fazem sem problemas, mas são maquinas mais viradas para a cidade ou utilização interurbana pois tem pouca distancia entre eixos e conducoes de conducao mais acanhadas e a potencia anunciada (28/30) cavalos geralmente é insuficiente para rodar em estrada pois sofrem bastante com subidas e ultrapassagens rapidas.

para andar esses kms e ainda falando maxiscooter, o minimo recomendado sao 400cc e o ideal está nos 500/600cc  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 22, 2017, 19:42:25, 19:42
Responder #5

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Antes de mais nada, fico contente pela confiança dada aos companheiros aqui do CP-Moto em dar-te o conselho de que necessitas.

E eu vou ser bastante breve pois li naquilo que escreveste a resposta a algo que não precisas de evitar nem arranjar justificações para não comprar.

Gostaste da 1200GS...está dentro do plafond...querem ambos conforto...precisam de algo para algumas viagens mais longas...procuram ter uma moto com "argumentos mecânicos" para alguma situação de eventual ultrapassagem, mesmo que o objectivo não seja a velocidade...apreciam o facto de uma moto vir com extras.

O meu conselho??
Não penses mais nisso, companheiro...

Deixa a TRK, a NC e a "nave espacial" como lhe chamas, e aproveita para experimentar a GS e ficares logo com as chaves em teu poder quando terminar o test-ride. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 22, 2017, 19:51:37, 19:51
Responder #6

PBarros

• Visitante
Antes de mais nada, fico contente pela confiança dada aos companheiros aqui do CP-Moto em dar-te o conselho de que necessitas.

E eu vou ser bastante breve pois li naquilo que escreveste a resposta a algo que não precisas de evitar nem arranjar justificações para não comprar.

Gostaste da 1200GS...está dentro do plafond...querem ambos conforto...precisam de algo para algumas viagens mais longas...procuram ter uma moto com "argumentos mecânicos" para alguma situação de eventual ultrapassagem, mesmo que o objectivo não seja a velocidade...apreciam o facto de uma moto vir com extras.

O meu conselho??

Deixa a TRK, a NC e a "nave espacial" como lhe chamas, e aproveita para experimentar a GS e ficares logo com as chaves em teu poder quando terminar o test-ride. :)
Também concordo a 100%.
Força nisso
 :stuck_out_tongue_winking_eye:

Outubro 22, 2017, 20:01:21, 20:01
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino

O meu conselho??

Se o companheiro quer continuar confuso, aconselho-o a nao fazer ja o test drive à GS... aconselho-o mesmo a evitar faze-lo.

É que quando fizer... ja nao ha volta a dar... é passar o cheque e leva-la para casa  :scooter:

Outubro 22, 2017, 20:21:10, 20:21
Responder #8

halmeida

• **

• 246
Viva pessoal, muito obrigado pelas respostas!

Eu realmente tenho-me como um tipo ponderado, daí andar a vasculhar a net de cima abaixo para ver o que fazer a vida. E de facto existem coisas que não abdico, a mota tem de ter mudanças, isso é que é engraçado, como disse, adoro conduzir tudo o que aparece.

Quanto a GS, tenho receio dos creditos de usados, porque não sou de me meter nisso, logo tenho receio de pagar muito mais desnecessariamente e tambem os custos associados à propria mota, seguros manutenção... pelo que um amigo meu me explicou, as revisões sao entre 100 e 200 eur, e esta já fez a mais cara aos 50k, só daqui a 10k faz outra relativamente barata e aos 70k sobe um pouco de novo, de 20 em 20. Tambem é mota pra gastar 5/100, a 80... na autoestrada e a descer :)

Por outro lado, ela tem um ano de garantia, o dono é conhecido, etc, etc.

Por isso não sei até que ponto será impactante no orçamento familiar. :)

Outubro 22, 2017, 21:01:28, 21:01
Responder #9

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Boas, ao ler o teu texto, só me lembrei de uma moto que encaixava que nem uma luva, e 5000-6000 euros chegam para comprar uma com poucos kms. Tem malas, transmissão por veio, fiável, extremamente ergonómica até para estaturas grandes, protecção aerodimâmica, um motor com bom binário e consumos excelentes:

Honda Deauville 700  :confetti:

Outubro 22, 2017, 21:18:59, 21:18
Responder #10

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Concordo com o jmartins13 , á excepção do 'bom binário' , não é de borla que foi alcunhada de 'pãozinho sem sal' .
Também tem um problema de 'fosso' com muita vibração/trepidação 'à mistura'  em determinadas rotações, acelerando mais um pouco 'tá-se bem' novamente .

Quando tive a Burgman 400 e decidi fazer um 'upgrade' , foi o 1º modelo em que estive quase a fazer negócio . A minha esposa ainda me acompanhava regularmente nas 'escapadinhas' e era o modelo que eu via (dentro do orçamento disponível) mais confortável para a pendura .   Acabei por comprar uma Burgman 650 Executive , mas esteve poucos meses na minha garagem, a pilotagem de uma maxiscooter já estava a tornar-se demasiado aborrecida para a minha 'maneira de ser' .

Outubro 22, 2017, 21:21:19, 21:21
Responder #11

Moto2cool

• 4386
Bem vindo, mais uma vez  :9 isso parece muito bem estudado e as hipótese muito bem colocadas.
A primeira verdade que é incontestável é que as opiniões são dadas da melhor vontade, mas ninguém pode antecipar a relação com determinada mota. Cada pessoa é um caso único e ninguém te pode dizer qual o mota que te vai satisfazer.
Recomendo, isso sim, debater connosco e não só para escolher um lote limitado de opções e depois será o test ride( às vezes só sentar em cima dela) que aponta a solução certa.

Depois deste disclaimer, em primeiro lugar acho que foi uma opção certa para evitar o transito se facto o transito estava a complicar, caso contrário não será uma opção útil, embora possa dar muito prazer :).

Em segundo lugar é preciso pensar na utilização, percebi que alguma AE, isso dá muitas opções, e com chuva? é que há opções para lidar com o mau tempo  ou não. Nota que com mau tempo é quando a mota é mais necessária por causa do transito.  Para mau tempo em viagens longas talvez uma maxiscooter, para viagens longas normais uma mais touring, mas se fazes muito cidade e limítrofes, de certeza uma naked.  Só não recomendo uma adventure porque estão na moda e todos os outros a vão recomendar :)
Neste campo interessa saber que percentagem de cidade e filas de transito? nem todas as motas/scooters são amigas do filtering (touring, grandes scooters) e normalmente as mais amigas (naked) são as menos boas para AE.

Outra preocupação que enumeraste: usada ou nova? para quem está a começar recomenda-se uma usada porque se a coisa não correr bem perde-se menos dinheiro, mas se não conheces a mecânica podes levar uma chapelada, pelo menos compra num stand. Compras a particulares só quem sabe muito bem escolher.
Se comprares nova tem atenção que se não for de marca de referência perdes imenso dinheiro se quiseres trocar/abandonar.

Ah! e não recomendo uma DCT, se não tens experiência seria um caminho errado seguir a via mais fácil, atira-te para uma mota pura e dura ( de meter o pezinho)  e quando comprares uma mais definitiva pode ser que o DCT te agrade  :corado:

Concluindo, recomendo uma usada de marca de referência, de mudanças "normais", comprada em stand de qualidade, de preferência concessionário, depois de experimentares bem várias opções (tenta experimentar como se fosses comprar nova e depois de escolheres procuras o melhor do mercado desse modelo).
Para o que queres talvez algo acima dos 70cv para ter potencia para levar duas pessoas e fazer recuperações.

E calma, os melhores negócios são para quem sabe esperar por eles.

É facil dar conselhos, não é?  :lolol:

Nós vemos-nos nas ruas do Porto e limítrofes  :nice:

[Edit] já agora não resisto a colocar aqui um video com conselhos dos mais sensatos que tenho lido na internet e fala em algumas coisas que eu escrevi, desculpa se foge muito do tópico

« Última modificação: Outubro 22, 2017, 21:36:15, 21:36 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 22, 2017, 21:35:11, 21:35
Responder #12

Sal

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu tive umas dúvidas parecidas mas como só uso a moto para lazer optei por uma usada...CBF600SA.
Não sei gostas do modelo mas penso ser, para primeira moto, uma montada muito equilibrada tal como a Deauville 700 mas talvez com um bocadinho mais de alma do que esta última.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Outubro 22, 2017, 21:59:19, 21:59
Responder #13

jmartins13

• 954
Concordo com o jmartins13 , á excepção do 'bom binário' , não é de borla que foi alcunhada de 'pãozinho sem sal' .
Também tem um problema de 'fosso' com muita vibração/trepidação 'à mistura'  em determinadas rotações, acelerando mais um pouco 'tá-se bem' novamente .

Quando tive a Burgman 400 e decidi fazer um 'upgrade' , foi o 1º modelo em que estive quase a fazer negócio . A minha esposa ainda me acompanhava regularmente nas 'escapadinhas' e era o modelo que eu via (dentro do orçamento disponível) mais confortável para a pendura .   Acabei por comprar uma Burgman 650 Executive , mas esteve poucos meses na minha garagem, a pilotagem de uma maxiscooter já estava a tornar-se demasiado aborrecida para a minha 'maneira de ser' .

Sim, ok, mas dentro das opções da Nc e da Trk, também são motos que não primam pela sua vivacidade  :D

A Bmw r1200gs também sofre do mesmo tem rotações que os poisa pés tremem bem, e depois passa. Feitios... a Deauville quando saiu de comercialização há sensivelmente o quê? Ano, ano e meio acho eu, custava 12000 euros. É uma Honda com H grande...com muita qualidade....as NCs e Cb's são de outra filosofia de construção...um nível abaixo.

Outubro 22, 2017, 22:01:09, 22:01
Responder #14

Diogo Capitão

• **

• 319
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB-1100A
Com mudanças tens duas a bom orçamento
Cb500x e a trk 500 ( eu próprio ja a testei, e é top   :megafeliz: )
O problema tem sido o pós venda, em termos de assistência tem sido uma vergonha, espero que eles mudem a esse respeito se não é uma questão de tempo até a marca se afundar rapidamente por cá  8)
« Última modificação: Outubro 22, 2017, 22:05:47, 22:05 por Diogo »

Outubro 22, 2017, 22:30:10, 22:30
Responder #15

halmeida

• **

• 246
Viva pessoal, obrigado pela atenção antes de mais!
É bom saber que sou minimamente compreendido :D

A Deauville já passou pelos meu olhos, mas sinceramente não foi aquilo que eu visualizei quando me inscrevi para tirar a carta. No meu grupo de amigos de dia a dia, as motas foram aparecendo ao de leve... de repente o bicho foi alastrando. E todos 4 ou 5 artistas andam com motas muito polivalentes, desde transalps restauradas, NC's, GS1200, AT das novas ... portanto quando a miss ficar a em casa a ideia é ir dar umas voltas nessas companhias (ou outras que vá conhecendo, claro). Daí essa mota ser racional demais para mim.

Quanto ao video, obrigado, acho que já cumpri grande parte desse trajeto, so falta a mota e algum equipamento, também já vi milhões e deste gostei bastante, especialmente a parte do mentor, felizmente tenho amigos que me podem dar dicas, mas nestas coisas as vezes é bom um pouco de imparcialidade. :) Aqui podem ferir os meus sentimentos a vontade! hehehehe

Quanto ao tempo ideal para fazer um negócio, sim é verdade, mas esta gs parece um bom negócio, mas se definir como entrada neste mundo apenas março ou algo assim... talvez encontre algo ou o timing seja melhor. Já que comprar um carro e uma mota ao mesmo tempo, não é nada usual. Até porque eu não sou de grandes trocas, este era o primeiro carro da minha mulher, tem 20 anos coitado. Aliás já li em qq lado que com o novo interface digital da nova gs, vai ser só pessoal a fazer remotas e entregar antigas.

Quanto a Honda CBF 600 S, realmente é uma boa opçao, eu ja estive a olhar para uma, com vários extras, não tao nova como a bmw, de qualquer maneira nao sei até que ponto a minha pendura poderá ficar desconfortável, como disse, ela é alta e é importante que possa ter uma posição vertical quase e confortável, daí esta mota me parecer algo inclinada (pode parecer estupido, mas sou um leigo :D )...

A CB500x usada é rara, tb só gosto preta, que os decalques não são felizes, depois faltam os extras e vai ficar pelo preço de quem nós sabemos... ou a 500 euros de distancia..  a trk, podia comprar amanhã porque aquelas condições não fazem grande mossa no rendimento mensal. Poderei sempre voltar ao stand e fazer uma simulação de credito usado na gs... :) Realmente a trk podia ser mais confiável e este imbroglio não tinha muito que saber...
« Última modificação: Outubro 22, 2017, 22:31:40, 22:31 por halmeida »

Outubro 22, 2017, 22:30:34, 22:30
Responder #16

Cross

• Global Moderator

• 1172

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas

Sobre a tua 1° dúvida.
Não deves abdicar do carro e ficar com só com a moto, em especial sem saber o que andar de duas rodas todos os dias nas intempéries etc...
Motos ...umas mais que outras claro mas em geral:
-Mais custos em manutenção
-Mais custos em equipamento, estes sim não deves descurar umas boas bota alem do tipico, etc...
-Mais consumos
-Mais impostos
- Mais riscos considerando a tua experiência...

No upside claro está a melhor qualidade de vida, tempo com a família e menos stress.... isto claro compensa largamente as despesas com a moto.

Na outra dúvida, faz todo o sentido começares por uma moto usada. Todo o bla blá sobre trocares rapidamente e sem perder muito..... sim mas não é importante.

Começarias aos poucos a substituir o carro nas viagens do trabalho e algumas voltas ao fim de semana a dois, por exemplo, diferentes percursos, etc...
A decisão nesse caso virá naturalmente e não teras dúvidas na próxima montada :) ou o destino que dar ao carro.

Sobre o modelo da moto pois é o que menos interessa mas acho que nesse aspecto menos dúvidas tens. Trail será.

Uma NC de cx seria a opção mais acertada e polivalente para o teu caso que estás a começar e tens a preocupação familiar de aceitação... É um conceito brilhante mas não podes comparar esta moto com nenhuma outra por não existem e única, deves sim é ver a suas características e ver se é o que procuras. Decisão mais racional.

Uma GS tal como a NC permite alguns erros mas de outra liga claro. Decisão mais  emotiva.

Boas escolhas

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 22, 2017, 22:45:21, 22:45
Responder #17

jmartins13

• 954
Atenção que, aconselho-te sempre a experimentares se possível antes de comprares. Eu ia todo lançado para uma GS e depois do test-drive, vi que não era mesmo aquilo que queria.
Hoje em dia é fácil fazeres um test-drive, pelo menos à GS, à NC e à TRK. Agora aqui que ninguém nos ouve.....entre essas 3 em economia no geral, ganha a Honda, e é uma moto que se aguenta bem nos 130-140kms/h com bom conforto e consumos.....já a GS, é mais moto claro, mas já está mais rodada e quando deres por ti, tens daqui a pouco tempo uma moto a subir os valores de manutenção e facilmente perto dos 100.000kms, basta fazeres 20000 por ano(que não é muito dificil).

Quanto à TRK, é como diz o ditado:....não há bela sem senão....
« Última modificação: Outubro 22, 2017, 22:49:41, 22:49 por jmartins13 »

Outubro 22, 2017, 22:53:02, 22:53
Responder #18

jmartins13

• 954
Como diz aqui o Velasquez e bem.

V-strom experimentei e ADOREI A MOTO! PONTO!
Se fores aqui no forum à zona de test-drives pelos membros, tens lá o meu contacto com a máquina, espreita!
Só desmotivei um pouco pelos 9300 euros chave-na-mão, mas não é que não valha isso :)

Outubro 22, 2017, 22:54:30, 22:54
Responder #19

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Boas!

O melhor que tens a fazer é experimentar. Todas quanto puderes!

Quanto a cilindrada, esquece uma 500 se quiseres estar tranquilo com pendura e malas...pois nessa faixa não há milagres e vês-te à rasca para ultrapassar qualquer corsa ou clio corriqueiro...
A NC também não te aconselho...é uma 750 disfarçada de 500...sendo isso uma mais valia ou não...

Cbf600SA
Versys 650
V Strom 650
Tracer 700
ER-6F
...

Estas são aquelas que já encontras usadas e algumas ainda novas e que aconselho a experimentares, com pendura para perceberes a minha opinião daquilo que transmiti em cima :)

Força nisso e bem vindo :)

Tracer 700 com pendura ??  :o

Outubro 22, 2017, 23:48:21, 23:48
Responder #20

halmeida

• **

• 246
Viva por acaso, vi tb por estes dias uma  650 V-STROM de 2014 com 40.000 kms, mas lá está mil euros de diferença para GS, por outro lado mota com 3 anos, mas cheia de extras tb, faróis, protetores nos punhos, só não trazia punhos aquecidos, mas deduzo que não seja prioritário. Também com garantia de concessionário e tal.

É capaz de ser algo mais exequível, embora me parece um preço puxado, só por ter umas malas de alumínio xpto, mas já tinha bastantes marcas de uso, riscos nos punhos e nas proteções. ...

Outubro 22, 2017, 23:49:59, 23:49
Responder #21

jmartins13

• 954
Como diz aqui o Velasquez e bem.

V-strom experimentei e ADOREI A MOTO! PONTO!
Se fores aqui no forum à zona de test-drives pelos membros, tens lá o meu contacto com a máquina, espreita!
Só desmotivei um pouco pelos 9300 euros chave-na-mão, mas não é que não valha isso :)

Mas já encontras algumas usadas na faixa dos 4/5 mil€...

Com alguns kms é claro.
Para para capacidade de bagagem e pendura até me parece a opção mais credivel...e confortável também ;)

Verdade, a moto em si não mudou muito, esta nova versão tem mais um pózinho aqui e ali, mas a base é a mesma...o pior é a estética das anteriores a esta última...pessoalmente não me convencem, mas isso sou eu. Agora lá que é máquina, é! :tirarchapeu:

Outubro 23, 2017, 08:56:56, 08:56
Responder #22

mneves

• 3092

Masculino
Viva,

Por outro lado, para a minha esposa uma maxiscooter era o ideal, segundo ela, mas para mim, quer dizer... todos os meus amigos possuem trails, mais novas ou mais velhas, mais ou menos potentes.

Mas pondo em prespectiva, a Trk realmente pode ser a solução de melhor compromisso entre todos os universos...
Pois ,os amigos,os colegas....
Olha ,no meu trabalho há tudo menos scooters por exemplo, só eu tenho uma maxi,não me chateiam pois já sabem que levam com argumentos suficientes para os calar ,depois pela marca,no meu caso oiço sempre isso é de onde?ou seja falta de cultura motociclistica, quando depois vem na prática ficam a pensar,isto no meu caso,quanto aos amigos.....se forem amigos só podem dar apoio.
membro numero 16

Outubro 23, 2017, 09:12:51, 09:12
Responder #23

halmeida

• **

• 246
Viva, o que eu quis dizer é que são motos de que eu gosto! O meu problema não são as influências no sentido de eu ter receio das reações, já não tenho idade para isso...  :yeah:

São gostos mesmo, já fiz btt, gosto do ar livre, não planeio fazer trial, mas não quero estar preocupado por onde passo se for dar umas curvas... :D

Pá e scooters não é a minha cena, pelo menos para já! ;)

Outubro 23, 2017, 10:07:54, 10:07
Responder #24

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Viva, o que eu quis dizer é que são motos de que eu gosto! O meu problema não são as influências no sentido de eu ter receio das reações, já não tenho idade para isso...  :yeah:

São gostos mesmo, já fiz btt, gosto do ar livre, não planeio fazer trial, mas não quero estar preocupado por onde passo se for dar umas curvas... :D

Pá e scooters não é a minha cena, pelo menos para já! ;)

Olha que também já encontras no mercado scooters onde não tens de te preocupar minimamente por onde passas  :ok:

http://www.honda.pt/motorcycles/range/adventure/x-adv/overview.html

Outubro 23, 2017, 10:32:37, 10:32
Responder #25

halmeida

• **

• 246
Pá, tanto pelo preço como pelos requisitos que indiquei no inicio, não me parece uma boa opção.
Vejo essa como uma segunda moto, ou então para alguém que goste mesmo dela, para o que eu quero não me parece indicada, embora seja bonita.

Viva por acaso, vi tb por estes dias uma  650 V-STROM de 2014 com 40.000 kms, mas lá está mil euros de diferença para GS, por outro lado mota com 3 anos, mas cheia de extras tb, faróis, protetores nos punhos, só não trazia punhos aquecidos, mas deduzo que não seja prioritário. Também com garantia de concessionário e tal.

É capaz de ser algo mais exequível, embora me parece um preço puxado, só por ter umas malas de alumínio xpto, mas já tinha bastantes marcas de uso, riscos nos punhos e nas proteções. ...

Aqui, sim pode ser interessante, mas esta mota especifica já estava com um ar muito usado para a diferença de preço minima para a GS, que estava novinha.

Outubro 23, 2017, 11:55:27, 11:55
Responder #26

HBeiras

• Visitante
É um erro pensar que vais poupar com uma mota. Só se for no tempo entre deslocações.

Isto pq.....para já tens um investimento inicial médio-alto, no que toca a equipamento. Se vais ter deslocações de 160KM/dia, terás de ter equipamento com um minimo de qualidade.

Relativamente à mota em si, tens de ter em conta o teu budget. Na minha opinião é preferivel uma japonesa usada que uma chinesa (Benelli nova). Se és do Minho, as temperaturas mais baixas logo pela manhã pode ser um problema...procura que te ofereça proteccção aerodinamica e uns punhos aquecidos.

Outubro 23, 2017, 11:57:27, 11:57
Responder #27

halmeida

• **

• 246
Viva, eu sou do Porto e vou ter de ir ao Minho uma vez por semana... a questão é até que ponto isso é desculpa para eu comprar uma coisa mais composta! :D

Outubro 23, 2017, 11:59:50, 11:59
Responder #28

HBeiras

• Visitante
Uma coisa mais composta é sempre algo que te vai dar mais garantias e desvalorizar mais lentamente.

Outubro 23, 2017, 14:27:33, 14:27
Responder #29

JViegas

• 4723

Masculino
Olá
Também como tu tive essa questão há 3 anos atrás. Em vez de escolher um outro carro, escolhemos uma maxiscooter, para as minhas deslocações diárias, muitas das vezes com pendura e toda a "tralha" de dois.

Também tive as dúvidas de quem não conduzia há muitos anos (20) e recomeçar logo todos os dias, entre trânsito, com pendura fizesse sol/calor ou chuva/vento/frio.

Não tenho muita experiência "fora cidade", mas já fiz algumas viagens longas com a minha 300, mas nada se compara com as experiências dos companheiros que por aqui escrevem, mas quando viajo sinto naturalmente a falta de mais pulmão. Lógico, pois a máquina não está no seu "ambiente natural".

Dos concelhos que te dão o que gostaria de te destacar é: experimenta.

É urgente compra?
Eu estive um ano para me decidir e se um ano antes da compra me perguntasses se escolheria uma maxiscooter, chamava-te maluco pois: - Eu quero é moto!!!
Estava enganado. Para a minha utilização diária e natureza dos percursos a fazer, esta foi/é a máquina ideal. Ou seja tive que encontrar um "ponto de equilíbrio".

Não é a máquina que gostaria de ter, mas é a máquina que necessito diariamente.

Posto isto:

1 - Uma mota dá sempre despesas. Uma coisa é despesas "normais" outra é despesas com deslocações à oficina por tudo e por nada (má utilização do anterior dono, protelar as manutenções, motor "fraquito" para estiradas longas, etc. etc.)

2 - A escolhida tem que te dar confiança: a conduzir em estrada aberta ou por entre o trânsito (se estiveres disposto a isso) ou a circular na cidade. Uma coisa é a autoestrada e vias rápidas outra coisa é circular por entre os carros ou nas filas intermináveis. Tentar chegar a horas a um lugar dentro de uma cidade entupida de trânsito montado numa mota que não nos sentimos bem a conduzir não será a melhor combinação.

3 - Equipamento. Caro se for bom. Podes desenrascar é certo, mas será sempre caro se não quiseres apanhar molhas, frio e ter "praticabilidade" e resistência. Equipa-te para cair.

4 - Extras da moto. Se é para viagens em vias rápidas: boa proteção aerodinâmica (vê se "encaixas" bem na maquina, tu e a tua mulher, já que se prevê viagens a dois) e já agora punhos aquecidos.
O ruído no capacete vai-te por maluco se viajares uma hora a velocidades altas com uma proteção mínima e o frio nas mãos vai dar-te cabo das mãos, nas manhãs de inverno.

Lembra-te: encontrar o equilíbrio. Não só em cima da mota, mas nas escolhas que farás ou como te irás preparar para usar aquela que será a tua companheira do dia-a-dia

Boas escolhas.

Outubro 23, 2017, 14:48:38, 14:48
Responder #30

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Olá
Também como tu tive essa questão há 3 anos atrás. Em vez de escolher um outro carro, escolhemos uma maxiscooter, para as minhas deslocações diárias, muitas das vezes com pendura e toda a "tralha" de dois.

Também tive as dúvidas de quem não conduzia há muitos anos (20) e recomeçar logo todos os dias, entre trânsito, com pendura fizesse sol/calor ou chuva/vento/frio.

Não tenho muita experiência "fora cidade", mas já fiz algumas viagens longas com a minha 300, mas nada se compara com as experiências dos companheiros que por aqui escrevem, mas quando viajo sinto naturalmente a falta de mais pulmão. Lógico, pois a máquina não está no seu "ambiente natural".

Dos concelhos que te dão o que gostaria de te destacar é: experimenta.

É urgente compra?
Eu estive um ano para me decidir e se um ano antes da compra me perguntasses se escolheria uma maxiscooter, chamava-te maluco pois: - Eu quero é moto!!!
Estava enganado. Para a minha utilização diária e natureza dos percursos a fazer, esta foi/é a máquina ideal. Ou seja tive que encontrar um "ponto de equilíbrio".

Não é a máquina que gostaria de ter, mas é a máquina que necessito diariamente.

Posto isto:

1 - Uma mota dá sempre despesas. Uma coisa é despesas "normais" outra é despesas com deslocações à oficina por tudo e por nada (má utilização do anterior dono, protelar as manutenções, motor "fraquito" para estiradas longas, etc. etc.)

2 - A escolhida tem que te dar confiança: a conduzir em estrada aberta ou por entre o trânsito (se estiveres disposto a isso) ou a circular na cidade. Uma coisa é a autoestrada e vias rápidas outra coisa é circular por entre os carros ou nas filas intermináveis. Tentar chegar a horas a um lugar dentro de uma cidade entupida de trânsito montado numa mota que não nos sentimos bem a conduzir não será a melhor combinação.

3 - Equipamento. Caro se for bom. Podes desenrascar é certo, mas será sempre caro se não quiseres apanhar molhas, frio e ter "praticabilidade" e resistência. Equipa-te para cair.

4 - Extras da moto. Se é para viagens em vias rápidas: boa proteção aerodinâmica (vê se "encaixas" bem na maquina, tu e a tua mulher, já que se prevê viagens a dois) e já agora punhos aquecidos.
O ruído no capacete vai-te por maluco se viajares uma hora a velocidades altas com uma proteção mínima e o frio nas mãos vai dar-te cabo das mãos, nas manhãs de inverno.

Lembra-te: encontrar o equilíbrio. Não só em cima da mota, mas nas escolhas que farás ou como te irás preparar para usar aquela que será a tua companheira do dia-a-dia

Boas escolhas.

Nem mais, excelentes dicas. Tens de ver o que precisas.... Se precisas de espaço de carga ou não, No transito por exemplo eu antes tinha a Majesty 400 e era um pouco pesada para manobrar entre os carros, o que facilitava era ser uma scooter (basta acelerar) agora tenho uma CB500X e digo-te que é bem mais pratica e de longe de manobrar entre o transito. Mas nada melhor que definires algo que queiras e se puderes fazer um testdrive melhor ainda para perceberes o que mais se adequa à tua condução.

Boa escolha
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 23, 2017, 14:57:10, 14:57
Responder #31

TMXR

• 4156

Masculino
Viva, eu sou do Porto e vou ter de ir ao Minho uma vez por semana... a questão é até que ponto isso é desculpa para eu comprar uma coisa mais composta! :D

Esta só a perder tempo... o melhor é fechar negocio com a GS antes que... perca o negocio  ;) ;) :D :D :D

Outubro 23, 2017, 15:01:22, 15:01
Responder #32

HBeiras

• Visitante
Se calhar uma "tanqueta" GS será dar um passo maior que a perna , face às dimensões da mesma.

Isto em ambiente urbano puro.....retiro o anterior em tiradas mais longas.

Outubro 23, 2017, 15:36:57, 15:36
Responder #33

TMXR

• 4156

Masculino
Tambem era essa a minha opiniao, mas na realidade a verdade é que perdi muito pouco de mobilidade em Lisboa contra a TMax  :toma: onde a tmax ganhave por ser mais estreita perdia devido à posicao e altura dos espelhos... 

Outubro 23, 2017, 18:59:06, 18:59
Responder #34

jmartins13

• 954
É um erro pensar que vais poupar com uma mota. Só se for no tempo entre deslocações.

Isto pq.....para já tens um investimento inicial médio-alto, no que toca a equipamento. Se vais ter deslocações de 160KM/dia, terás de ter equipamento com um minimo de qualidade.

Relativamente à mota em si, tens de ter em conta o teu budget. Na minha opinião é preferivel uma japonesa usada que uma chinesa (Benelli nova). Se és do Minho, as temperaturas mais baixas logo pela manhã pode ser um problema...procura que te ofereça proteccção aerodinamica e uns punhos aquecidos.

O melhor é uma scooter com a "mantinha" nas pernas lolool.. já se começam a ver outra vez LOL

Outubro 23, 2017, 20:51:46, 20:51
Responder #35

mneves

• 3092

Masculino

O melhor é uma scooter com a "mantinha" nas pernas lolool.. já se começam a ver outra vez LOL
Para andar assim mais vale o latinhas.
membro numero 16

Outubro 24, 2017, 22:03:54, 22:03
Responder #36

halmeida

• **

• 246

Para andar assim mais vale o latinhas.

Sim realmente, acho que o pessoal perdeu um pouco o foco dos meus requisitos para orientar um pouco o seu conselho de acordo com a sua perspetiva das coisas.
Enfim, obrigado pelas dicas, conselhos e opiniões. Entretanto a GS já foi vendida, não gosto de scooters, não confio na trk, não me parece um bom investimento comprar uma nc ou tracer novas... portanto, estou frustrado... não quero pensar mais nisso durante uns tempos. Vamos indo e vendo...

Obrigado, um abraço! ;)
« Última modificação: Outubro 24, 2017, 22:21:26, 22:21 por halmeida »

Outubro 25, 2017, 09:24:06, 09:24
Responder #37

halmeida

• **

• 246
Obrigado, sim vou continuar atento. Depois de alguma ponderação, estou em tempo de reflexão, passei 2 diazitos adoentado e serviu para pensar na vida. :)

Para mim o maior desafio seria a gs, que estava nova, mas o negócio mais interessante seria o da trk, mas terei de esperar um pouco, a ver como elas se comportam.

A Gs iria causar um grande impacto no meu dia a dia e talvez até a nível financeiro, para meu bem preciso de subir saltando um ou outro degrau, mas sem subir a escadaria toda de uma vez. Para além disso como a miss tem uma grande estatura, penso que uma trk será a opção mais em conta e confortável para passear um pouco e experimentar um bocado, nós não temos cultura motociclistica na familia e ela é bem menina para me fazer comprar o equipamento completo e depois não gostar de andar! :) 

E depois qual seria a vantagem de ter uma mota se depois iria ter receio de usufruir dela em pleno, seria como andar a conduzir um camião com carta de carro.

O perder valor, que se lixe, a questão prende-se mesmo com a qualidade do material a longo prazo. Está para sair uma versão offroad da trk em Janeiro, ainda não percebi bem o que traz de novo, tirando pneu 19".

Mas para "terceiro" meio de transporte, tem de ser algo que não cause impacto no orçamento e traga algum divertimento, até podia ponderar um usado, mas se fosse seminova teria de entrar com dinheiro (o que não quero) ou pagar alguns juros que dependendo do crédito que com mais alguns extras que tivesse de comprar, até podem ser equivalentes ao valor da perda se quiser vender a trk mais tarde. 

Bem seguem-se os test drives e aí sim, vamos ver se a teoria vai ao encontro da pratica.

Depois de alguma ponderação penso ser este o caminho e como alguem disse, o inverno reserva sempre alguns negócios interessantes, vamos ver... mas ja tenho saudades de andar, por isso a paciencia é relativa... :)

Outubro 25, 2017, 11:06:56, 11:06
Responder #38

HBeiras

• Visitante
MAU!

Estavas num caminho tão bom...e dps vens me falar em TRK?

Esses 2 dias adoentado reverteram todo um bom trabalho feito aqui por alguns congéneres.

Se achas que ainda assim a GS não te é economicamente viável, tens diversas opções de outras marcas.

Epá, agora NC e TRK, foge disso, como o diabo da cruz.

Outubro 25, 2017, 11:12:28, 11:12
Responder #39

halmeida

• **

• 246
:D

Pá percebo, mas o que eu quero é uma mota pra andar e vou comprar um carro dentro de dias porque tem de ser... como deves perceber, não pretendo estourar com a minha taxa de esforço. :D

Tenho de ser prático, não é uma decisão final, mas vou esperando... :D

Outubro 25, 2017, 11:15:23, 11:15
Responder #40

HBeiras

• Visitante
A tua taxa de esforço pode ser redireccionada para algo que não seja a TRK.

Dentro dos mesmos valores consegues encontrar opções mais "capazes".

Outubro 25, 2017, 11:26:13, 11:26
Responder #41

JViegas

• 4723

Masculino
Vai e experimenta...vai e... experimenta...  :scooter:

Outubro 25, 2017, 18:00:13, 18:00
Responder #42

Moto2cool

• 4386
Os bons negócios vão aparecendo e, se forem mesmo bons, desaparecem depressa. Convem teres uma ideia do que queres e espera calmamente que há-de aparecer algo bom ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 25, 2017, 19:22:49, 19:22
Responder #43

TMXR

• 4156

Masculino
O melhor negocio de motos em terras lusas está em aberto...

E é um negocio imperdivel...

BMW R1200 GS... 40 mil Kms full extras... 2 donos, um deles este vosso caro amigo...  o preco é uma pechincha e apenas pode ser considerado simbolico face à qualidade da maquina e ao prazer que vao ter em andar com ela  :D :D :D

Opiniao mais sincera... nao existe!!!!

Outubro 25, 2017, 19:58:09, 19:58
Responder #44

halmeida

• **

• 246
Lol manda aí o link em privado... mas com um preço para amigo de forum de à muitos posts atras!!!!

PS: Espero que tenhas lido isto desde o inicio.... :D

Outubro 25, 2017, 21:14:34, 21:14
Responder #45

catb

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
 Proponho experimentar a Ducatti Scrambler , ou a Monster

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Outubro 25, 2017, 22:45:41, 22:45
Responder #46

halmeida

• **

• 246
Proponho experimentar a Ducatti Scrambler , ou a Monster

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Tenho um vizinho com uma Monster.... anda farto de me querer convencer a comprar uma... mas é melhor não...  :chopper:  :megafeliz:

Outubro 25, 2017, 23:09:10, 23:09
Responder #47

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1586

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
halmeida,

Qualquer moto que compres que não seja a GS, o que vai acontecer é que estaras sempre a dizer mal dela e sempre que passar uma GS ao teu lado....vais rodar a cabeça.
Tu já  o sabes e não vale a pena nega-lo.
Não podem haver tantas pessoas enganadas em Portugal e no Mundo.
Vai te a ela, antes que ela mude de proprietário.
Um abraço
JpC
« Última modificação: Outubro 26, 2017, 12:40:52, 12:40 por Joao_Cruz »

Outubro 25, 2017, 23:25:28, 23:25
Responder #48

halmeida

• **

• 246
Sim tens razão, é verdade isso que estás a dizer.

Mas estive a falar com o meu "mentor" e o acordado foi com calma arranjar algo mais simples para fazer asneiras e depois daqui a um ano para aí, aí sim, de pleno direito assumir o que aparecer pela frente.  (Ele tem uma, por tanto saberá o que diz :) ) Tb qualquer coisa fujo com ela! :D

É o mais logico, como usar uma vstrom usada, uma pegaso, uma F 650 GS antiga,  o que for, para tirar tudo o que for incertezas e noobices dos pés e dos punhos... não adianta ter um bicho senão sou seguro ou demorarei mais tempo para o ser... e elas de certeza que vão continuar a aparecer pra venda.

Sim, vai ser por aí. :)

Outubro 26, 2017, 14:34:54, 14:34
Responder #49

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8