Uma moto muito potente é p.ex. uma GSX-R1000 ou S1000RR ou KTM Super Duke GT ...
A mota só anda aquilo que cada um de nós permite.
Mais ou menos.Podemos comparar o acelerador ao volume do rádio e perder tempo por aqui a discutir que só ouve música alto quem quer.Só que... há músicas a que não resistimos a subir o volume!Nas motos é a mesma coisa. Muitas são capazes de transformar quem se senta nelas num selvagem arruaceiro.Não necessariamente pela potencia.Mas habitualmente motos potentes convidam a excessos.
Citação de: HBeiras em Dezembro 21, 2017, 10:06:46, 10:06A mota só anda aquilo que cada um de nós permite. Mais ou menos.Podemos comparar o acelerador ao volume do rádio e perder tempo por aqui a discutir que só ouve música alto quem quer.Só que... há músicas a que não resistimos a subir o volume!Nas motos é a mesma coisa. Muitas são capazes de transformar quem se senta nelas num selvagem arruaceiro.Não necessariamente pela potencia.Mas habitualmente motos potentes convidam a excessos.
Citação de: dfelix em Dezembro 21, 2017, 10:44:47, 10:44(....)Há uns tempos fui convidado para experimentar uma serie de maquinas da Honda. Ao depara-me com a VFR800X, uma mota de que gosto muito, senti que com a minha "enorme" experiência em cima de uma 300cc conseguiria conduzir aquilo. Sentei-me nela, em bicos de pés e tentei sair a conduzir com ela. Não consegui. Frustrado saí de cima dela, mas imediatamente dois ou três companheiros que estavam por ali vieram ter comigo e disseram-me que fiz a opção certa. Ou seja, se não conseguia controlar a máquina mesmo parada o que seria a conduzir.(....)Lembro-me perfeitamente da situação...perfeitamente.Era eu quem dizia..."Vai ser fácil. Não te preocupes que depois sigo logo atrás de ti".Felizmente outros companheiros que estavam no local - nomeadamente o Lone Wolf "NB" - apercebeu-se no momento em que virei costas para me equipar, que não te sentia à vontade e tirou-te essa possibilidade da ideia.Estavas nervoso e nessas circunstâncias não seria o correcto.Citação de: JViegas em Dezembro 21, 2017, 10:48:18, 10:48(....)Reconheço que a máquina, tornou-se a minha "Némesis", mas no bom sentido(....)Qualquer dia tentarei proporcionar-te uma experiência do género, ainda que com outra moto.Quando vieres a Évora vou fazer os possíveis para limpar essa situação da ideia, meu amigo.
(....)Há uns tempos fui convidado para experimentar uma serie de maquinas da Honda. Ao depara-me com a VFR800X, uma mota de que gosto muito, senti que com a minha "enorme" experiência em cima de uma 300cc conseguiria conduzir aquilo. Sentei-me nela, em bicos de pés e tentei sair a conduzir com ela. Não consegui. Frustrado saí de cima dela, mas imediatamente dois ou três companheiros que estavam por ali vieram ter comigo e disseram-me que fiz a opção certa. Ou seja, se não conseguia controlar a máquina mesmo parada o que seria a conduzir.(....)
(....)Reconheço que a máquina, tornou-se a minha "Némesis", mas no bom sentido(....)
Citação de: VCS em Dezembro 21, 2017, 11:02:37, 11:02Em relação a esta questão, já disse o essencial no tópico que deu origem a este, e não me vou repetir.Citação de: dfelix em Dezembro 21, 2017, 10:44:47, 10:44Citação de: HBeiras em Dezembro 21, 2017, 10:06:46, 10:06A mota só anda aquilo que cada um de nós permite. Mais ou menos.Podemos comparar o acelerador ao volume do rádio e perder tempo por aqui a discutir que só ouve música alto quem quer.Só que... há músicas a que não resistimos a subir o volume!Nas motos é a mesma coisa. Muitas são capazes de transformar quem se senta nelas num selvagem arruaceiro.Não necessariamente pela potencia.Mas habitualmente motos potentes convidam a excessos.Boa analogia. Mas confiança e auto-controlo é coisa que aqui no fórum não parece faltar.Devia ter um auto controlo impressionante para sobreviver às feras dos 90's.Se calhar o companheiro era aquele a que lhe iam a tirar a tinta... tanto recalcamento... Já diz o meu cunhado: 'quando não se aprender em novo, já não é em velho'
Em relação a esta questão, já disse o essencial no tópico que deu origem a este, e não me vou repetir.Citação de: dfelix em Dezembro 21, 2017, 10:44:47, 10:44Citação de: HBeiras em Dezembro 21, 2017, 10:06:46, 10:06A mota só anda aquilo que cada um de nós permite. Mais ou menos.Podemos comparar o acelerador ao volume do rádio e perder tempo por aqui a discutir que só ouve música alto quem quer.Só que... há músicas a que não resistimos a subir o volume!Nas motos é a mesma coisa. Muitas são capazes de transformar quem se senta nelas num selvagem arruaceiro.Não necessariamente pela potencia.Mas habitualmente motos potentes convidam a excessos.Boa analogia. Mas confiança e auto-controlo é coisa que aqui no fórum não parece faltar.
(....)O critério arruaceiro que um mota pode despertar em nós, só advem de nós próprios, logo a mota é o ponto menos "importante".(....)
Sou do tempo em que se tirava carta A. Ponto.
Mas confiança e auto-controlo é coisa que aqui no fórum não parece faltar.
O critério arruaceiro que um mota pode despertar em nós, só advem de nós próprios, logo a mota é o ponto menos "importante".
Citação de: carlos-kb em Dezembro 21, 2017, 10:51:04, 10:51Sou do tempo em que se tirava carta A. Ponto.Tiraste quando?
Não temos uma diferença de idades assim tão significativa...E em finais de 96 quando comecei a tirar já a havia os escalões A e A2.
Também concordo carlos... é o problema das generalizacoes: a mentalidade de um jovem de 50 anos é bem diferente da de um de 20...
Acabei de fazer 42 anos há dez dias atrás.
Não digo que a idade não traga também maturidade e até um instinto de algum auto-proteccionismo.
[e à espera do terceiro(a) que chegará dentro de meses]
Parabéns, pá!Sobretudo se foi por opção!
Como já foi dito, em relação à questão original, se alguém é ajuizado, a potencia não é significativa, usa a mota como quiser e dentro dos seus limites ( lembram-se daquele idoso com a hayabusa?), porque se tem juízo primeiro vai conhecer bem a mota que tem . Se alguém não é ajuizado pode-se matar numa 125.
Pensei que o tópico fosse sobre "uma moto muito potente" e não sobre a VFR800X, que é dócil e mole.Pensem em S1000RR, ZZR1400, Ninja H2, ZX-10R e até a GSX-R1000 de 2017. Essas sim, trarão dificuldade a alguém que venha de uma 50 ou de uma 125.
Citação de: pedroareias em Dezembro 21, 2017, 21:35:33, 21:35Pensei que o tópico fosse sobre "uma moto muito potente" e não sobre a VFR800X, que é dócil e mole.Pensem em S1000RR, ZZR1400, Ninja H2, ZX-10R e até a GSX-R1000 de 2017. Essas sim, trarão dificuldade a alguém que venha de uma 50 ou de uma 125.Pedroareias, não sei como mas esqueceste-te nessa lista da SV650 que é mais rápida que todas as outras. A prova disto é que saio de casa para o emprego e a minha BtC é sempre a primeira a chegar as outras nem se vêem
(....)PS: também sou do Porto (Cedofeita), estou aqui em baixo para destruir Marrocos por dentro.(....)
Olha que não duvido que as performances da Suzuki SV650 sejam superiores às das VFR800X.É que não duvido nada(....)
Olha que não duvido que as performances da Suzuki SV650 sejam superiores às das VFR800X.É que não duvido nada, a Suzuki sempre teve grandes bombas. A GSX-S1000F por exemplo é mais rápida do que uma VFR1200.PS: também sou do Porto (Cedofeita), estou aqui em baixo para destruir Marrocos por dentro.Citação de: Moto2cool em Dezembro 21, 2017, 21:43:18, 21:43Citação de: pedroareias em Dezembro 21, 2017, 21:35:33, 21:35Pensei que o tópico fosse sobre "uma moto muito potente" e não sobre a VFR800X, que é dócil e mole.Pensem em S1000RR, ZZR1400, Ninja H2, ZX-10R e até a GSX-R1000 de 2017. Essas sim, trarão dificuldade a alguém que venha de uma 50 ou de uma 125.Pedroareias, não sei como mas esqueceste-te nessa lista da SV650 que é mais rápida que todas as outras. A prova disto é que saio de casa para o emprego e a minha BtC é sempre a primeira a chegar as outras nem se vêem
O da VFR vs SV...Por acaso estava curioso...
Citação de: jmartins13 em Dezembro 21, 2017, 00:48:06, 00:48Como também já manifestei a minha opinião nesse tópico, não, claro que não.Que se passe de uma pcx para uma dócil e civilizada 750cc como a Nc, à semelhança de tantos, ok, tudo bem.Um salto maior que esse apresenta muitos riscos, e esses, no motociclismo, já se sabe como são pagos, e por mais estranho que pareça, as actuais ajudas à condução electrónicas de hoje em dia, só vão piorar o cenário.Há que ir gradualmente ganhando experiência.Passar por um susto numa 750cc com 55cv é bem diferente do que numa750cc com 110cv, ou numa 1300cc com 180cv. Mas a desculpa é que elas agora têem controlo de tracção aqui e ali e abs em cuva, em recta, em descida em subida e quáquáquá...isso é bom para ajudat num eventual erro de condução, mas não nos safa de tudo. Primeiro há que aprender os limites do andar de moto, depois, pode ser bom ter essas ajudas em caso de erro. Já há uns tempos num vídeo de um test drive a uma ktm, um condutor bastante experiente de uma revista, caíu diz ele porque a moto lhe oferecia tamanha ajuda e confiança, que se esqueceu que não resolve tudo. Há que conhecer os limites, e isso só com o tempo e gradual experiência.Ps: seriaa bonito depois de sair de uma pcx para uma tracer 900cc começar a puxar...e claro que o punho ia rodar, a estrada permitia e siga de 200kmh para cima....e de repente, começava aquele problema do wobble....como acabaria esse episódio? Não seria preciso alguma experiência prévia para lidar com isto e com tantas outras situações que acontecem no nosso dia-a-dia?Chamaste?Foi muito bonito, acredita E tu a embicares com o problema do wobble. Tem solução, chama-se afinar suspensões
Como também já manifestei a minha opinião nesse tópico, não, claro que não.Que se passe de uma pcx para uma dócil e civilizada 750cc como a Nc, à semelhança de tantos, ok, tudo bem.Um salto maior que esse apresenta muitos riscos, e esses, no motociclismo, já se sabe como são pagos, e por mais estranho que pareça, as actuais ajudas à condução electrónicas de hoje em dia, só vão piorar o cenário.Há que ir gradualmente ganhando experiência.Passar por um susto numa 750cc com 55cv é bem diferente do que numa750cc com 110cv, ou numa 1300cc com 180cv. Mas a desculpa é que elas agora têem controlo de tracção aqui e ali e abs em cuva, em recta, em descida em subida e quáquáquá...isso é bom para ajudat num eventual erro de condução, mas não nos safa de tudo. Primeiro há que aprender os limites do andar de moto, depois, pode ser bom ter essas ajudas em caso de erro. Já há uns tempos num vídeo de um test drive a uma ktm, um condutor bastante experiente de uma revista, caíu diz ele porque a moto lhe oferecia tamanha ajuda e confiança, que se esqueceu que não resolve tudo. Há que conhecer os limites, e isso só com o tempo e gradual experiência.Ps: seriaa bonito depois de sair de uma pcx para uma tracer 900cc começar a puxar...e claro que o punho ia rodar, a estrada permitia e siga de 200kmh para cima....e de repente, começava aquele problema do wobble....como acabaria esse episódio? Não seria preciso alguma experiência prévia para lidar com isto e com tantas outras situações que acontecem no nosso dia-a-dia?
Mas parece que finalmente vai ficar resolvido de vez....acrescentaram-lhe mais uma roda para dar a estabilidade em falta! AHAHAH!!@