Autor Tópico: Quando a tecnologia nos "trama" as voltas…  (Lida 5609 vezes)

Abril 15, 2018, 14:55:06, 14:55
Lida 5609 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando a tecnologia nos "trama" as voltas…

Aquilo que vos venho relatar, passou-se comigo há uns dias e…ainda pensei em não divulgar já que foi uma situação mesmo daquelas em que p.ex. os jovens fazem logo habitual uso da expressão "Dahh".

Mas vamos ao relato do que se passou…

Estava eu há dias no concessionário Motodiana desde há um bocado, nessa altura já com ideia de sair daí a alguns momentos…quando chega um membro aqui do fórum, o Paulo Fradinho.

Conversa para aqui e para ali e decidimos - mesmo com a chuva a cair forte lá fora - ir testar 2 modelos que estavam no parque de motos.

Eu segui na CB500X, modelo que foi renovado possivelmente há cerca de 1 ano e o Paulo Fradinho seguiu na X-ADV e que sofreu ligeiros updates a nível tecnológico este ano.

Segui eu à frente, pois antes de partir tinha-lhe dito que conhecia uma zona - onde já tinha andado com a Africa Twin Adventure Sports - muito boa para testar a capacidade de aderência da X-ADV e que tinha recebido importantes melhorias nesse sentido.

Até aqui, tudo normal portanto….

Chegados ao local e depois de algum percurso em estrada, passei eu para os comandos da X-ADV 2018 e disse ao Paulo Fradinho que talvez fosse melhor ele aguardar ali por mim, pois os pneus da CB500X poderiam ressentir-se negativamente no troço de fora de estrada que ia fazer, onde existia muita lama, levando-a a perder rapidamente o grip.

Lá fui eu então fazer aquele troço de caminho rural a bordo da X-ADV, numa zona cheia de lençóis de água, muitos buracos criados pelo tempo, muita lama e condições propícias a testar a capacidade do botão "G", que melhora o controlo e a tracção da moto, ao reduzir a patinagem durante a passagem de mudanças. Além disso, o sistema HSTC tinha-o  na posição 2, pensando que talvez me desse a confiança necessária para controlar a tração da moto.

Quando cheguei a uma zona onde podia parar a moto, local amplo e que me oferecia condições para não correr o risco de afundar o descanso lateral com o peso da moto (foi o mesmo local que utilizei para umas fotos no teste da Africa Twin), decidi então desligar a moto e fazer algumas fotos da máquina.

O problema veio depois…

Captadas umas 3 ou 4 fotos, volto para os comandos da X-ADV e….nada!

A moto não ligava, pois o manípulo que a desbloqueia estava trancado.
E eu digo-vos já que devo ter demorado apenas cerca de 2-3seg. a perceber o que se tinha passado… O Paulo Fradinho tinha ficado com a Smart Key no seu bolso do casaco!!!
Este sistema, recordo, elimina a necessidade usar uma chave para accionar a ignição…

Saiu-me logo nesse instante um palavrão…
Estava no meio do campo, a uns 2kms de onde ele se encontrava, rodeado de caminhos de atasqueiros e sem maneira de o informar, já que não tinha o contacto dele no telemóvel que estava a usar.

O que fiz eu…?

Como felizmente não tinha trancado a direcção, comecei a empurrar a X-ADV, com os seus +230kg., no sentido de voltar para trás…

Fiz ainda algumas boas centenas de metros e a força nos braços começava aos poucos a fraquejar, já que lutava com as próprias condições do terreno…tendo inclusivamente as minhas botas cheias de água no interior.

A dada altura e já mais próximo, desisti…
Deixei a moto o mais junto à berma, numa zona de ervas altas e fiz o resto do caminho a pé.

Quando o avistei, fiz-lhe sinal e ele veio ter comigo de moto.
Fomos então ao local até onde as minhas forças a tinham conseguido trazer e lá a coloquei a trabalhar, desejando não votar a repetir nunca mais uma cena daquelas.

Portanto…já sabem
A tecnologia é muito útil, sim senhor. E se utilizada como deve ser tem tudo a nosso favor.
Mas se querem saber, a mim fez-me suar e não foi pouco…. :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 15, 2018, 15:44:34, 15:44
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
A experiência mais caricata que tive do género (ser tramado pela tecnologia) foi ter feito o troço quase desde Coimbra até Lisboa a levar com aquele tipo de chuva 'molha parvos' (literalmente)  por o tecto de abrir eléctrico ter avariado a meio da viagem . 

Abril 15, 2018, 16:11:09, 16:11
Responder #2

Paulo Fradinho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 856

Masculino
 :lolol: :lolol: :lolol: se bem me lembro disso. Nem tu nem eu nos lembramos da Smart key qd foste com a X-Adv. Falta de habito visto as nossas precisar de utilizar a chave na ignição.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Abril 15, 2018, 18:09:39, 18:09
Responder #3

Moto2cool

• 4386
Vendo por um lado positivo, antes isso que uma queda para obrigar a regressar à base ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 16, 2018, 13:46:54, 13:46
Responder #4

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Vendo por um lado positivo, antes isso que uma queda para obrigar a regressar à base ;)

Por esse prisma, sim....

Mas não foi nada agradável empurrar aquele modelo, naquelas condições...e por causa de um "esquecimento".

Talvez até tivesse aparecido algum aviso no painel de instrumentos quando me afastei dali (é possível), mas não me apercebi de nada...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Abril 16, 2018, 14:02:59, 14:02
Responder #5

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Essa tecnologia é muito interessante contra a ladronagem.

Abril 16, 2018, 15:05:13, 15:05
Responder #6

carlos-kb

• Visitante
O sistema keyless, que já está bastante difundido nos automóveis, agora começa a ser implementado nas motos. A Ducati ou BMW também já recorrem ao mesmo.

A tecnologia é muito engraçada quando funciona... mas quando dá raia (por erro da própria ou por lapso humano, é uma treta).
Por exemplo, na minha ex-BMW F800ST, à conta do sistema RDC, bastava passar em zonas de forte intensidade electromagnética (por exemplo, numa zona de retransmissores de rádio), que aquilo interferia na transmissão dos dados entre os sensores das rodas e a centralina (que se faz de modo wireless)... e lá estava ela tipo árvore de natal a piscar a luz de avaria. Tinha de parar mais à frente, desligá-la e voltar a ligá-la. Aconteceu-me uns bons pares de vezes.

E sei de quem (por acaso até se inscreveu neste forúm há pouco tempo), no cume da Serra de Montejunto, tenha de ter trazido a mota desligada, pela ladeira abaixo, até estar a salvo das interferências das antenas do retransmissor com o mesmo nome, para conseguir calar o alarme da mota (que não desligava) e poder metê-la a trabalhar.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Mas Sapiens... olha que já fiquei "apeado" de mota, à conta de algo parecido com isso que te aconteceu, ainda que por uma razão de muito menos "tecnológica" que o sistema keyless... e também numa BMW. :D

Tinha acabado de deixar a minha mota na revisão na Motomil (BMW em Almada) e venho para o trabalho (em Loures), na moto de cortesia que me foi cedida (uma GS). Chego à empresa, estaciono a mota e por segurança (ainda mais não sendo a minha moto), meto-lhe o meu cadeado de disco (que tinha trazido e que permite fechar sem chave) e vou trabalhar.

Ao final da manhã ligam-me a dizer que a minha mota está prontinha, e que já a podia ir levantar. Pensei então arrancar à hora de almoço, parar numa área de serviço na 2ª circular, comer algo e seguir para a Motomil.

Quando vou para sair, encaminho-me então até à moto de cortesia, olho para o avisador do cadeado, tenho o gesto imediato de ir ao bolso para sacar das chaves da moto e retirar o cadeado.... e..... e..... erhhh.... :pensador: pois... isso mesmo! A chave do cadeado estava no porta-chaves da minha mota, que estava aonde? Exacto... na oficina!!!  :napodeser:

Lá liguei à minha mulher para ir ao local, em casa, aonde guardo os duplicados das chaves, para me vir trazer quando pudesse, a 2ª. chave do cadeado. Uma espera de uns 45 minutos, e lá apareceu ela, com a chave "salvadora", que me permitiu tirar o cadeado e então arrancar, para ir buscar a minha moto.  :lolol:

Abril 16, 2018, 19:18:55, 19:18
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

O sistema keyless precisa de atencao para quem o comeca a usar...

É muito facil desabituarmos-nos de usar a chave e perdermos os automatismos que nos levam a deixa-la esquecida... nas top cases por exemplo  ;)

E depois existem outros problemas decorrentes da moto nos avisar ou nao do momento em que perde o contacto com o chave:

- se nao o faz, corremos o risco de deixar a chave em "Lisboa"... ir ate ao "Porto" sem desligar a moto e quando a desligamos dar-mos pela falta da chave... e depois nao a temos, e nao temos como colocar a moto a funcionar.

- Se tem, é uma funcao particularmente conveniente (tanto a BMW como a Ducati tem a mensagem de "key error") pois no caso te terem esquecido da chave na top case ou fechadura do banco, e ela ter caido podem parar e ir à procura dela na estrada (conheco umas historias assim  :D)

Outro problema decorrente dos sistemas keyless é o tampao da gasolina deixar de ter chave e apenas abrir atraves de um sinal electronico, emitido pela moto 30 a 60 segundos depois de a desligar... o sistema deixa de funcionar e o reabastecimento deixa de se poder ser feito  :toma: ja li em foruns algumas situacoes destas  :toma:

Quase todos os sistemas keyless tem modo "safe" para colocar a moto em funcionamento... atraves de pin ou de um transponder passivo (necessario fazer contacto fisico entre antena e transponder) na chave ou numa das chaves para colocar a moto a funcionar... é conhecer bem o sistema da moto e saber como em caso de avaria ou mau funcionamento como colocar a moto a funcionar para evitar ficar apeado  :nice:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 16, 2018, 19:52:24, 19:52
Responder #8

Moto2cool

• 4386
Li por aí umas coisas ( nos carros) que era uma tecnologia que rapidamente podia ser capturada por larápios e facilitar o roubo das viaturas  :pensador:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 16, 2018, 21:24:50, 21:24
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Sim... usando um sistema de relay entre chave e carro podes abri-lo e meter a trabalhar

Obviamente, está complexidade não está ao alcance de qualquer “Manuel Mãozinhas” e o sistema de chave támbem não é 100% seguro
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 16, 2018, 22:06:25, 22:06
Responder #10

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino

Por esse prisma, sim....

Mas não foi nada agradável empurrar aquele modelo, naquelas condições...e por causa de um "esquecimento".

Talvez até tivesse aparecido algum aviso no painel de instrumentos quando me afastei dali (é possível), mas não me apercebi de nada...

Não sei no modelo de 2018, mas no meu (2017) a luz da chave keyless pisca assim que nos afastamos com a moto a trabalhar. Tive a oportunidade de verificar isto com o Alvaro Ferreira um dia que trocamos de montadas num percurso que fizemos os dois...
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Abril 16, 2018, 22:28:16, 22:28
Responder #11

2low

• 5462
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

Por esse prisma, sim....

Foi um test drive completo...
Pelo menos ficaste a perceber que em caso de avaria ainda é pesadote para andar a manobrar...  :lolol: :tornarseanjinho:

Abril 16, 2018, 22:31:49, 22:31
Responder #12

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Já fiquei "enrascado" por causa do sistema keyless da minha primeira scooter (última Daelim S3 de 2011).
Estacionei no Parque das tortas de Azeitão que é mesmo ao lado da estação da EDP.

Quando voltei à moto, o botão da ignição não rodava para a posição de ligado.

Rapidamente percebi o que se passava: era uma interferência da estação vizinha e pensei (bem) que bastaria desviar a moto uns metros para escapar à interferência.

O problema é que ANTES de deslocar a moto pensei: "será que a direcção tranca nesta situação"?

E não é que tranca mesmo? Aqui o parvalhão trancou a direcção e teve que pedir ajuda a vários companheiros que ali estavam (do CPM) para LEVATAREM A FRENTE da moto de maneira a que ela se deslocasse uns metros!

Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Abril 16, 2018, 22:55:17, 22:55
Responder #13

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Antes de mais nada, obrigado a todos por aqui deixarem os vossos diversos relatos em situações semelhantes. A tecnologia se bem utilizada é fantástica (já tinha o mesmo na Forza X), mas pode tramar-nos se nos esquecemos...

Não sei no modelo de 2018, mas no meu (2017) a luz da chave keyless pisca assim que nos afastamos com a moto a trabalhar. Tive a oportunidade de verificar isto com o Alvaro Ferreira um dia que trocamos de montadas num percurso que fizemos os dois...
:nice:

Talvez tenha aparecido algo no painel de bordo, acredito.
Mas estava a fazer um troço algo longo no fora de estrada, em que a minha preocupação era onde lhe metia a roda da frente...

Nem sei se nessa altura olhei ou não para a instrumentação. :nice:

Dalai Lama

Março 04, 2019, 19:53:02, 19:53
Responder #14

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Lembro-me do nosso companheiro aqui do fórum @Pianoman, ter mencionado no Diário de Bordo da sua NC750X um custo de 42€ por uma nova chave (já com a codificação feita pela Ondamil).

A aquisição de uma chave destas tem de ter em conta o imobilizador da marca - HISS (Honda Ignition Security System) e por isso a codificação é determinante. Sem ela, a verdade é que a moto não responde.

Ora com a existência de cada vez mais marcas a propor os seus modelos com as já conhecidas "smartkey", mesmo até em scooters substancialmente abaixo dos 10.000€, dei comigo a pensar se acaso - na eventualidade de perda de uma dessas smartkeys - não ficaria desmedidamente mais cara do que com a aquisição do uma chave tradicional codificada e existente na maioria das motos.

Foi assim que me deparei com isto no site de um concessionário da marca em Portugal... :)

Não sendo um custo absurdo (porque de facto não o é, até comparando com o que nos cobram por uma smartkey em muitas marcas de automóveis), ainda assim é daquelas coisas que não convém mesmo perder.  :-\

Dalai Lama

Março 04, 2019, 20:37:34, 20:37
Responder #15

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Lembro-me do nosso companheiro aqui do fórum @Pianoman, ter mencionado no Diário de Bordo da sua NC750X um custo de 42€ por uma nova chave (já com a codificação feita pela Ondamil).

A aquisição de uma chave destas tem de ter em conta o imobilizador da marca - HISS (Honda Ignition Security System) e por isso a codificação é determinante. Sem ela, a verdade é que a moto não responde.

Ora com a existência de cada vez mais marcas a propor os seus modelos com as já conhecidas "smartkey", mesmo até em scooters substancialmente abaixo dos 10.000€, dei comigo a pensar se acaso - na eventualidade de perda de uma dessas smartkeys - não ficaria desmedidamente mais cara do que com a aquisição do uma chave tradicional codificada e existente na maioria das motos.

Foi assim que me deparei com isto no site de um concessionário da marca em Portugal... :)

Não sendo um custo absurdo (porque de facto não o é, até comparando com o que nos cobram por uma smartkey em muitas marcas de automóveis), ainda assim é daquelas coisas que não convém mesmo perder.  :-\

Não convém perder a SmartKey nem trocar de mota e não levar a SmartKey e desligar a moto para tirar foto.... ela dps não liga não é Isaac?   :lolol: :lolol: :lolol:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Março 04, 2019, 21:46:16, 21:46
Responder #16

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Pois é...

Isso é mesmo coisa a evitar! Sem dúvida.
Para onde vai a moto, a smartkey também, sob pena de acontecerem "cenas inesquecíveis".  8)

Dalai Lama

Março 04, 2019, 22:19:29, 22:19
Responder #17

Mouratti

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 93
  • Marca Motociclo: Sym GTS
  • Modelo Motociclo: GTS
Granda azar ehhehhe
Vivendo e aprendendo

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Fevereiro 07, 2020, 15:24:15, 15:24
Responder #18

Conde

• Visitante
Boas companheiro. Esse acontecimento, é uma prova que a segurança da moto funciona, se conseguisses por a trabalhar, é que eu ficava de pé atrás. Acontece o mesmo com uma chave normal. se não tiveres chave, a mota não liga.
Abraço.  :scooter: :nice: :bandeiraportugal: