Autor Tópico: Existem razões para NÃO usar capacete Jet ou o modular aberto?  (Lida 24294 vezes)

Julho 31, 2018, 23:40:24, 23:40
Lida 24294 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Existem razões para NÃO usar capacete Jet ou o modular aberto?

Com as temperaturas elevadas acredito que venha a vontade de andar com um capacete mais fresco...

Acontece que a opção pelo uso de capacete Jet ou o uso do Modular aberto pode, em certas circunstâncias, acarretar riscos para o seu utilizador.

Tomei conhecimento no passado de algumas quedas, mesmo a baixa velocidade, que correram mal...já que a protecção oferecida, na verdade pouco oferecia (desculpem a redundância) na parte onde embateram...zona inferior da face.

Alguns se recordarão e outros não, mas lembro-me do embate frontal que sofreu um companheiro a bordo de uma Burgman 650 e que lhe causou lesões, com alguma gravidade, na zona da mandíbula.
Com capacete modular fechado ou caapcete integral, não haveria mais do que danos materiais...

O tema - é fácil de perceber - será a existência ou não de vantagem ao nível da segurança, no uso de capacete Jet ou então o modular aberto, mesmo que somente em cidade e a velocidades mais baixas.

Bem sei que as temperaturas mais altas convidam a tal e que existe um certo agrado nessas circunstâncias em sentir alguma aragem (falo por mim, que o fiz no passado...).

Militares da GNR e agentes de PSP devo vê-los quase diariamente a conduzir um motociclo com o seu modular aberto... E tu por certo também os vês.  :)

São inúmeros os condutores a fazer igual, assim como a usar capacetes do tipo Jet, com uma viseira que desce até à altura do queixo.

Mas isto conduz-me ao colocar de uma questão que muitos por certo se fizeram no passado ou agora o farão ao olhar para a imagem que deixei acima:

Não estaremos a colocar-nos em risco?

Deixo o tópico à vossa disposição para opiniões sobre o tema...independentemente de qual seja. ;)  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 01:34:58, 01:34
Responder #1

dfelix

• 5004
Desde que se esteja consciente do risco e se adeque o estilo de condução e níveis de alerta... why not?

Agosto 01, 2018, 07:43:25, 07:43
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Desde que se esteja consciente do risco (....)

Efectivamente, ainda que infelizmente tenha para mim que muito pouca gente pensará nisto, ou seja, na maior limitação na proteção oferecida. E reforço...infelizmente!

(...) e se adeque o estilo de condução e níveis de alerta... why not?

Não sei se percebi...
Adequar o estilo de condução e estar mais atento conforme o tipo de capacete que se leva no momento ou se acaso se vai ou não com modular aberto?

Todos os dias vejo malta a passar de capacete Jet e em estilo "saiam-me da frente", além de saírem disparados dos semáforos como se não houvesse amanhã.

É certo que não estamos na mente das pessoas para saber o que pensam e que cuidados terão (nomeadamente atenção aos perigos da circulação rodoviária), mas do que vejo acho que a malta só pensa em chegar rápido ao destino.

E pior ainda acontece - como resultado de um acidente - com o uso de capacetes do tipo "tigela" (nunca tive nenhum), em que a protecção da cabeça é quase uma anedota.

« Última modificação: Agosto 01, 2018, 08:15:46, 08:15 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 11:30:30, 11:30
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Com 50º talvez seja melhor encostar a moto e nem sequer colocar o capacete. Mas percebi a ideia. :nice:  :nice:

Também faço o mesmo e sim...apanhar com insectos na cara (mesmo até a 50km/h) é lixado.

Por norma deixo apenas um pouco a viseira aberta (tem posições no mecanismo) e só mesmo em cidade a deixo mais levantada, mas mantendo o uso da viseira escura retráctil.

De resto...não vejo presentemente razões para arriscar! E digo isto apesar de já ter andado de capacete Jet no início, quando comecei a andar numa scooter 50cc.  :)

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 11:40:45, 11:40
Responder #4

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Sem qualquer duvida que o capacete integral é o que garante melhor segurança em todos os aspectos, desde que não seja oriundo da PRC sem qualquer controlo de qualidade.

Os capacetes modulares são mais práticos e conseguem adaptar-se melhor a cada situação MAS é um acto negligente do condutor manter sempre o capacete modular aberto…
Os modulares no verão são mais confortáveis por permitir maior arejamento mas em velocidades superiores o modular deveria estar fechado...
Os modulares acabam por ser menos confortáveis quanto ao peso pois na grande maioria têm uma enorme diferença de peso para o modelo idêntico convencional - integral.
Os modulares são mais práticos e confortáveis de se colocar na cabeça pois os integrais para estarem bem dimensionados à nossa tola por vezes tornam-se penosos de se os colocar… por estarem mais justos e a abertura do capacete estar mais ou menos preenchida...

Os Jet são penicos com vidros altos e na pratica só servem para cumprir a legislação mas segurança é mínima!

Portanto…
Capacetes só integrais ou modulares devidamente bem utilizados.

Agosto 01, 2018, 11:58:47, 11:58
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Certo. A velocidades mais elevadas creio mesmo que o incómodo com a turbulência do vento, deveria ser o bastante para se deixar de lado muito tipo de capacete.
Mas, curiosamente ou não, acaba por não se notar muito isso.

(....)
Os modulares são mais práticos e confortáveis de se colocar na cabeça pois os integrais para estarem bem dimensionados à nossa tola por vezes tornam-se penosos de se os colocar… por estarem mais justos e a abertura do capacete estar mais ou menos preenchida...
(....)

Acrescentaria somente a facilidade proporcionada ao uso de óculos, com modular.
Num integral, ou já têm canais específicos no forro do capacete, ou torna-se um pouco mais complicado.
« Última modificação: Agosto 01, 2018, 12:06:45, 12:06 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 15:26:40, 15:26
Responder #6

dfelix

• 5004
Adequar o estilo de condução e estar mais atento conforme o tipo de capacete que se leva no momento ou se acaso se vai ou não com modular aberto?

Tenho dois jets.
Um deles é um Davida que tem bastante qualidade e é bastante confortável. Mas que praticamente não o uso pois não me gosto de ver com ele. É demasiado volumoso e sendo eu um gajo pequeno... fico com ar de alien.
Outro é um Bandit. Que apesar de low cost com uma péssima qualidade de acabamentos, é bastante mais leve, compacto e veste melhor na minha cabeça.

Não é o tipo de capacete que uso com regularidade.
Conta-se pelos dedos as vezes que saem da prateleira ao longo do ano.
E quando são usados, não posso deixar de considerar que a experiência como bastante agradável.

Só que... nunca deixo de considerar o perigo a que estou exposto.
A realidade é que acabo por andar sempre mais alerta do que habitualmente com capacetes integrais.
Ou seja, mais dificilmente entre naquele modo "piloto automático" em que o cérebro se desliga totalmente da condução e tudo vai saindo fluindo naturalmente sem que se esteja a pensar nisso.

Agosto 01, 2018, 15:31:27, 15:31
Responder #7

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Eu tenho dois JET Momo Design AVIO um deles é o Carbon , nestas cores,

este é o Carbon,

gosto muito de andar com eles no verão principalmente para ir para a praia , mas tenho consciência que se tiver um acidente aquilo não protege rigorosamente nada .

:convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Agosto 01, 2018, 15:44:40, 15:44
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Tendo em conta o formato na zona inferior dos mesmos, será garantido que uma ida com a face ao chão vai ficar bem marcada.

A viseira pode ajudar a minimizar o "estrago" (se não partir no embate), mas pouco mais.

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 16:18:51, 16:18
Responder #9

dfelix

• 5004

Tendo em conta o formato na zona inferior dos mesmos, será garantido que uma ida com a face ao chão vai ficar bem marcada.

Tendo em conta a facilidade com que um veículo que só tem duas rodas pode tombar e cair ao chão... o melhor mesmo é toda a gente passar a andar de carro! :)

Sim. Um jet não oferece qualquer protecção na face.
E no seu todo é incomparávelmente menos seguro que um modular fechado ou integral.

Penso que no geral toda a gente sabe isso.
Se há consciência enquanto se conduz... é outra história.

Já condenar alguém que faça a sua escolha de forma consciente parece-me um bocadinho triste...

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

Agosto 01, 2018, 16:26:26, 16:26
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Também acho...

O fórum serve para discutir os temas e aconselhar-se, querendo os membros aceitar ou não as opiniões que são avançadas.

(....)
Já condenar alguém que faça a sua escolha de forma consciente parece-me um bocadinho triste...
(....)

Já o constataste alguma vez para o estares agora a referir?

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 17:45:14, 17:45
Responder #11

dfelix

• 5004
Um capacete aberto oferecer menor segurança não é uma opinião. É um facto!

Já a ideia que alguém pode optar pelo mesmo com perfeita consciência desse facto é uma opinião. E perfeitamente legítima.

Mostrar esses mesmos perigos ilustrando com imagens a quem está perfeitamente familiarizado e consciente ... já me parece mais do que uma simples opinião.

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

Agosto 01, 2018, 18:01:47, 18:01
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Espara lá aí... :)

Portanto estás a tomar por garantido apenas aquilo que tu sabes quanto à segurança oferecida, esquecendo que este é um fórum com leitores que muito provavelmente até vão para lá dos própios membros e que procuram informação.

Achar que a inclusão de imagens vai para lá da mera opinião e comentários circunscritos ao tema (vendo-as como uma condenação e não como alerta), é no mínimo estranho. Obviamente que cada um usa o que quer, o que não impede que se fale no assunto e se exponha a opinião.

Daqui a pouco, neste Mundo ter opinião é ser do contra...
Não vejo razão alguma para se misturar reprovação ou censura com um tópico onde se não leu senão opiniões.

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 19:31:45, 19:31
Responder #13

dfelix

• 5004
Então explica-me uma coisa:

Qual o problema de alguém usar um jet, estando totalmente consciente do risco? :)

Se a resposta for o facto de existir precisamente esse risco (do qual já perfeita consciência) então o problema parece-me ser a liberdade de escolha.

Agosto 01, 2018, 19:50:23, 19:50
Responder #14

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Usar capacetes modulares ou penicos é como andar sem casaco e etc's.

Não é algo sensato, mas quem o faz sabe ao que vai.

Eu de verão nunca uso protecção além do capacete e luvas, sei o que me espera se cair. Liberdade de escolha e conhecimento da consequência  :nice:

Agosto 01, 2018, 20:26:09, 20:26
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não se trata de ser um "problema".
Como mencionei neste tópico bem mais atrás, também tive uma fase em que era precisamente o que usava.

Mas assumo hoje e em qualquer altura que prefiro recomendar o uso de integral ou modular fechado em condução...e provavelmente o farão todos os que comentaram neste tópico.

Estranho é que se veja o tema e o alertar das consequências perante uma queda, como uma condenação aos utilizadores de capacete Jet.

E tão estranho quanto isto é pensar-se - erradamente - que todos estão familiarizados e conscientes do que pode ocorrer no que toca à sua integridade física (pela exposição da face)...e que por isso não vale a pena falar do assunto ou mostrar imagens.

Não só é estranho, como é errado!

Se, depois da tomada de conhecimento, qualquer pessoa ainda assim mantiver a decisão ( que é perfeitamente normal) de circular com capacete Jet ou modular aberto, fá-lo informada...

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 23:05:57, 23:05
Responder #16

catb

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Scooter ou moto o capacete modular aberto ou jet  é um risco demasiado elevado , que não alinho .Prefiro o Integral.
Assim como não usar  de calções , t- shirt , chinelos , quando conduzo .Prefiro jogar por estar mais seguro .
Uso sempre colete pela visibilidade no tráfego .
Mas como dizia o outro, cada um sabe  de si.
Além disso um curso de condução defensiva também não faz mal.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
« Última modificação: Agosto 01, 2018, 23:07:49, 23:07 por catb »

Agosto 02, 2018, 05:31:49, 05:31
Responder #17

dfelix

• 5004
E tão estranho quanto isto é pensar-se - erradamente - que todos estão familiarizados e conscientes do que pode ocorrer no que toca à sua integridade física (pela exposição da face)...e que por isso não vale a pena falar do assunto ou mostrar imagens.

É como os avisos e as imagens dos maços de tabaco.
Antes de serem obrigatórios toda a gente já sabia que aquilo faz mal.

:D

Agosto 02, 2018, 07:44:06, 07:44
Responder #18

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Persistir-se na ideia de que há assuntos que não vale a pena abordar, já que supostamente toda a gente deles tem conhecimento e deles está consciente (que é no fundo aquilo que parece ser dado a entender), é tornar irrelevante um espaço que se dedica à exposição e discussão de todos os temas no âmbito do motociclismo, sendo eles sensíveis ou não, sendo eles do conhecimento da maioria ou não, sendo eles reveladores de boas práticas a implementar ou simplesmente de tomada de consciência e alerta.

Há que tomar consciência e ser receptivo o bastante, para perceber que aquilo que se sabe não tem necessariamente cabimento para toda a gente...

Como a comparação do tabaco, se calhar o Governo deveria prescindir a todos os futuros condutores que tivessem sequer uma aula de código...
Para quê no fundo perder tempo com isso? Antes de se inscreverem já todos sabem o que é um STOP e as indicações dos sinais luminosos dos sinais de trânsito.
Não é preciso mais nada...e falar-se dos perigos da condução rodoviária é afinal uma perda de tempo.

Bem...
Sou da opinião, que mais vale haver pouca informação ou que a mesma chegue apenas a uns quantos que dela não tinham conhecimento, do que não haver informação de todo!!

Quem pensar diferente está no seu direito. Perder tempo a explicar tudo isto novamente é que sim me parece ser (fazendo uso da redundância) uma perda de tempo.

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 09:22:25, 09:22
Responder #19

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Tenho seguido a norma de não responder à constatação do "I'll back you up". Não vai ser diferente desta vez...
Não se trata de não responder por falta de respeito. Apenas prefiro usar o meu tempo de outra forma...

Adiante...  :)

A Schuberth há uns bons anos, sabedora por certo do gosto de muitos em optar por algo mais "prático" e leve como um capacete JET, mas não abdicando da componente da segurança que lhe poderia estar associada, propôs isto no mercado.

A solução encontrada era evidente, já que não foi deixada de parte a inclusão de um mínimo de protecção na zona inferior e que, numa queda, de outro modo exporia a face ao seu utilizador.

Digamos que o J1 era uma solução híbrida, já que por um lado permitia as vantagens do JET como a boa ventilação, a adequação ao uso de óculos e a leveza (constatei isso mesmo quando o tive na mão, ainda que aquela barra oferecesse algum peso), e por outro lado uma protecção adicional que pelo menos servia para dissipar a maior parte da energia num embate, ao mesmo tempo que evitava o contacto directo da face com uma superfície lisa como o asfalto.

Actualmente existem mais soluções do género noutros fabricantes, com queixeira amovível e com um design que consegue ser ainda mais estilizado.  :nice: :nice:

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 10:08:10, 10:08
Responder #20

dfelix

• 5004
Há que tomar consciência e ser receptivo o bastante, para perceber que aquilo que se sabe não tem necessariamente cabimento para toda a gente...

Como a comparação do tabaco, se calhar o Governo deveria prescindir a todos os futuros condutores que tivessem sequer uma aula de código...

É importante que o Estado desempenhe um papel pedagógico para com os seus cidadãos.
Nem que seja pelos simples facto de evitar ser responsabilidade por não fazer nada.

É perfeitamente legítimo que num Fórum se reforce essa informação.

Porém, não me parece que exista grande margem para discussão ou debate de ideias.
É mais do que consensual a opinião de que um capacete aberto não oferece o mesmo nível de protecção que um integral ou modular fechado.
Isto é um facto. Não uma opinião.

Logo, sobra apenas espaço para uma espécie de feira de vaidades onde todos podemos anunciar ao mundo o quão responsáveis somos ao optar exclusivamente por capacetes integrais.
E já agora... que sejam 5 estrelas SHARP e em fluorescente para garantir perfeita visibilidade!

Portanto, se alguém assumir que ocasionalmente usa um jet mesmo consciente das suas limitações , o que fazer?
Lembrar-lhes daquilo que já sabem.
E reforçar a ideia que essa opção não tem necessariamente cabimento para toda a gente.

Agora quem anda de Jet, calções, T-shirt e chinelos de praia está livre de o fazer. São aqueles que mais próximos estão de fazer parte das estatisticas.

Também já pensei dessa forma...
Mas quando penso na quantidade de amigos/conhecidos responsáveis e respeitadores que perderam a vida em acidentes de moto, ao passo que outros quantos selvagens (que estou sempre á espera do dia em que aconteça) continuam mais resistentes que bactérias... é dificil tirar conclusões.

Agosto 02, 2018, 11:07:25, 11:07
Responder #21

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Muito bem...

Por um lado e pelo que leio, é legítimo que num fórum se reforce a informação. Concordo plenamente! (No fundo foi aquilo que se fez com a criação deste tópico, mas que num ápice se voltou o teor do mesmo para a "condenação")...

Por outro lado afinal é um tema que não vale a pena ser debatido, já que não passa de uma "feira de vaidades", nem existe espaço para debate.
Ora aqui infelizmente creio que não se vê para lá dos que nele comentam, circunscrevendo o conhecimento àquilo que se toma como garantido e desprezando a eventual assimilação de conselhos, assim qualquer leitor os entenda enquanto tal.
Lamentavelmente nem foi dada muita hipótese de os debater, dada a receptividade ao tema ser evidente na leitura do que está para trás.

Desta forma, dou-me por vencido perante a constatação do que li.
E faço-o perante essa profunda contradição que noto nas palavras, entre ser importante a informação (o que concordo) e ser afinal um tema que não vale a pena debater.

É a multiplicidade da opinião reduzida a escrito!

-------------------------------------------

Dou-me por totalmente satisfeito se alguém, depois de se dedicar futuramente a ler este tópico e sentir indecisão sobre o que comprar, pelo menos tenha conseguido alguma informação suficientemente importante para o que vier a adquirir, que se espera em consciência e munido da informação que foi possível passar.

Mesmo que seja um Jet...obviamente!

« Última modificação: Agosto 02, 2018, 11:36:08, 11:36 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 12:22:38, 12:22
Responder #22

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
A Schuberth há uns bons anos, sabedora por certo do gosto de muitos em optar por algo mais "prático" e leve como um capacete JET, mas não abdicando da componente da segurança que lhe poderia estar associada, propôs isto no mercado.

A solução encontrada era evidente, já que não foi deixada de parte a inclusão de um mínimo de protecção na zona inferior e que, numa queda, de outro modo exporia a face ao seu utilizador.

Digamos que o J1 era uma solução híbrida, já que por um lado permitia as vantagens do JET como a boa ventilação, a adequação ao uso de óculos e a leveza (constatei isso mesmo quando o tive na mão, ainda que aquela barra oferecesse algum peso), e por outro lado uma protecção adicional que pelo menos servia para dissipar a maior parte da energia num embate, ao mesmo tempo que evitava o contacto directo da face com uma superfície lisa como o asfalto.

Actualmente existem mais soluções do género noutros fabricantes, com queixeira amovível e com um design que consegue ser ainda mais estilizado.  :nice: :nice:

nexx X30V

O capacete "híbrido" que eu usava quando tive um grave acidente de mota. O meu filho ainda usa um igual e tenho mais dois em casa. Infelizmente foi descontinuado.

No acidente a queixeira permanente do capacete ficou totalmente riscada. A viseira transparente partiu. Não sofri nada na cabeça ou na cara apenas na coluna mas isso não tem a ver com o capacete.

Se fosse de Jet ou de Modular aberto a estória teria sido diferente.

Não vale a pena contar aqui esta estória? Não é útil? Não ajuda ninguém? É pá... não leiam...de certeza que é melhor do que não dizer nada. Não subscrevam o tópico, não leiam mas não critiquem quem escreve é partilha conhecimento e, acima de tudo, experiência. Nem todos têm o mesmo nível de conhecimento e experiência, por isso pode vir a ser útil para alguém.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 02, 2018, 12:42:28, 12:42
Responder #23

2low

• 5457

nexx X30V

O capacete "híbrido" que eu usava quando tive um grave acidente de mota. O meu filho ainda usa um igual e tenho mais dois em casa. Infelizmente foi descontinuado.

No acidente a queixeira permanente do capacete ficou totalmente riscada. A viseira transparente partiu. Não sofri nada na cabeça ou na cara apenas na coluna mas isso não tem a ver com o capacete.

Se fosse de Jet ou de Modular aberto a estória teria sido diferente.

Não vale a pena contar aqui esta estória? Não é útil? Não ajuda ninguém? É pá... não leiam...de certeza que é melhor do que não dizer nada. Não subscrevam o tópico, não leiam mas não critiquem quem escreve é partilha conhecimento e, acima de tudo, experiência. Nem todos têm o mesmo nível de conhecimento e experiência, por isso pode vir a ser útil para alguém.

Recordo-me de ter visto por aqui um post do Sapiens com uma imagem de um capacete onde se podia ver as médias de percentagens de embate com cada parte de um capacete e sem duvida que aquele mais importante é o queixo… se não estou enganado…

Quanto ao teu acidente, Nuno, apesar de já estarmos em 2043, era isso não era... estás cá para bem de todos!
:lolol: :tornarseanjinho:

Agosto 02, 2018, 12:43:22, 12:43
Responder #24

fabianafao

• **

• 50

Feminino
  • Modelo Motociclo: PCX

:palmas: :palmas: :palmas:

Foi útil para mim, obrigada Sapiens21!
FF

Agosto 02, 2018, 12:47:50, 12:47
Responder #25

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD

Quanto ao teu acidente, Nuno, apesar de já estarmos em 2043, era isso não era... estás cá para bem de todos!
ol: :tornarseanjinho:
2027!
Nunca mais me esqueço dessa data!
Rai'sparta o Pedro! Enganou-me bem!
(Se o SLB for campeão nesse ano, dou-lhe uma prenda!)
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 02, 2018, 13:08:41, 13:08
Responder #26

fabianafao

• **

• 50

Feminino
Recordo-me de ter visto por aqui um post do Sapiens com uma imagem de um capacete onde se podia ver as médias de percentagens de embate com cada parte de um capacete e sem duvida que aquele mais importante é o queixo… se não estou enganado…

Está também aqui, colocado pelo n00b1e (que me deu fortemente na cabeça e eu agradeci!):

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3923.msg49637#msg49637

:nice:
FF

Agosto 02, 2018, 13:16:44, 13:16
Responder #27

dfelix

• 5004

Relatar a tua experiência poderá ser bastante útil.
Sobretudo no que diz respeito a constatar um facto que é mais do que óbvio.

Referir que é perfeitamente legitimo o usar um jet desde consciente das suas limitações e adequando naturalmente a condução e os níveis de alerta (tal como indiquei logo na minha primeira intervenção) é igualmente uma opinião, partilha de conhecimento e experiência.
No entanto, parece mexer com algumas convicções e interpretado como uma recomendação do seu uso.
É aí que está o problema.

Ou seja... descobriste aqui através do fórum que um capacete aberto não protege a face?

Agosto 02, 2018, 13:27:28, 13:27
Responder #28

Svitre

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Desde que se esteja consciente do risco (....)

Efectivamente, ainda que infelizmente tenha para mim que muito pouca gente pensará nisto, ou seja, na maior limitação na proteção oferecida. E reforço...infelizmente!

(...) e se adeque o estilo de condução e níveis de alerta... why not?

Não sei se percebi...

Todos os dias vejo malta a passar de capacete Jet e em estilo "saiam-me da frente", além de saírem disparados dos semáforos como se não houvesse amanhã.

É certo que não estamos na mente das pessoas para saber o que pensam e que cuidados terão (nomeadamente atenção aos perigos da circulação rodoviária), mas do que vejo acho que a malta só pensa em chegar rápido ao destino.

E pior ainda acontece - como resultado de um acidente - com o uso de capacetes do tipo "tigela" (nunca tive nenhum), em que a protecção da cabeça é quase uma anedota.

Agosto 02, 2018, 13:28:52, 13:28
Responder #29

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD

Relatar a tua experiência poderá ser bastante útil.
Sobretudo no que diz respeito a constatar um facto que é mais do que óbvio.
É óbvio para ti. Acredita que há pessoas que não fazem a mínima ideia. E muitas.

E acabaste de citar um desses casos...

Ainda há malta a circular de inverno com luvas de sky...
Ainda há malta a circular DE INVERNO com capacetes Jet. Vejo-os às dezenas em Lisboa.
Ainda há malta a circular com um casaco sem nenhuma protecção que não é apropriado para andar de mota.
É fazem-no porque NÃO SABEM das opções que existem. Nunca ouviram falar sequer de um Caparica Peles ou semelhante.

Por isso continuo a achar que nunca é demais frisar estes aspectos como o Sapiens fez neste caso e em tantos outros.

O facto de ele ter uma mensagem a dizer "obrigado, foi graças a ti que aprendi" (ou parecido) faz tudo valer a pena.

E já agora... a cena de "eu sei os riscos que corro ao andar sem equipamento adequado mas isso só a mim me diz respeito" tem muito que se lhe diga. Quanto mais não seja porque tal como não acho muita piada pagar indirectamente o resgate de bancos para que os 1% mantenham os seus niveis de vida, também não me apetece pagar estadias em Outão a teenagers imberbes, inconscientes e arrogantes (ou mesmo que não sejam teenagers...)
« Última modificação: Agosto 02, 2018, 13:30:02, 13:30 por Pianoman »
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 02, 2018, 13:32:32, 13:32
Responder #30

Svitre

• 541
Eu acredito mais que há pessoas a circular como capacetes jet, sem casacos xpto e luvas idem, pela simples razão de serem um investimento que muitas pessoas não têm possibilidade de o fazer.

Agosto 02, 2018, 13:32:54, 13:32
Responder #31

fabianafao

• **

• 50

Feminino

Ou seja... descobriste aqui através do fórum que um capacete aberto não protege a face?

Aprendi que a parte da face mais exposta em caso de acidente é precisamente aquela que o Jet não tapa (como até agora nunca fui ao chão não tinha essa noção)
Aprendi que não é a velocidade nem o estilo de condução que dita (sempre) o tipo de estragos no motociclista e, portanto, mesmo andando em cidade não convém descurar.
Aprendi que com o Jet ou modular aberto podem entrar abelhas, vespas, etc.! Vê lá bem que nunca sequer tinha pensado nisto e que, se acontecer, será um problema para mim (e muito possivelmente para ti se estiveres ao meu lado…  ::P:)

Se tinha consciência antes destes tópicos que estes capacetes eram menos eficazes na questão da segurança? Tinha.
Se é bom ter alguém que nos ilustre e chame a atenção para alguns detalhes que a inexperiência não nos permite ter? É ótimo!

É isto. Portanto, mantenho o meu agradecimento!  :)
FF

Agosto 02, 2018, 14:42:24, 14:42
Responder #32

dfelix

• 5004
E já agora... a cena de "eu sei os riscos que corro ao andar sem equipamento adequado mas isso só a mim me diz respeito" tem muito que se lhe diga. Quanto mais não seja porque tal como não acho muita piada pagar indirectamente o resgate de bancos para que os 1% mantenham os seus niveis de vida, também não me apetece pagar estadias em Outão a teenagers imberbes, inconscientes e arrogantes (ou mesmo que não sejam teenagers...)

A ideia de que o Outão alberga teenagers (ou não) imberbes, inconscientes e arrogantes que foram lá parar por recusar o equipamento adequado mais do que ingénua e preconceituosa, é imbecil.

Podes usar capacetes com 5 estrelas SHARP de cor fluorescente a condizer com o colete, ter optado por uma moto numa cor mais visível e trasformar a NC numa árvore de natal com projectores led do alibaba.
Se isso oferece uma maior sensação de segurança no dia-a-dia... é perfeitamente legítimo!

Mas isso não garante que perante o azar de estar no local errado à hora errada apareça alguém fora de mão na saída de curva ou leves com alguém que decide mudar de direcção sem sinalizar.
Basta irem com os olhos no telemóvel como muitos que apanho diariamente aos S's.

A razão porque estou a responder de uma forma mais agressiva que o habitual é que ao longo dos anos já perdi vários amigos (para não falar de conhecidos) bastante cumpridores quanto á condução e criteriosos na escolha do equipamento.
Alguns dos casos o equipamento apenas serviu para que o resultado fosse um cadáver bonito ao invés de desfigurado.

Facilmente estas minhas palavras podem (também) ser manipuladas no sentido de que estou a sugerir que não vale a pena usar equipamento.
Antes que alguém se lembre sugerir isso, deixo claro que:
Recomendo a utilização de equipamento de protecção.
Recomendo a utilização de um capacete integral face a um jet.

Quero porém acreditar que ainda existe liberdade de escolha. E que a mesma pode ser feita de forma consciente e cautelosa. No entanto isto é algo que parece fazer comichão.

Agosto 02, 2018, 14:45:46, 14:45
Responder #33

dfelix

• 5004
Aprendi que com o Jet ou modular aberto podem entrar abelhas, vespas, etc.! Vê lá bem que nunca sequer tinha pensado nisto e que, se acontecer, será um problema para mim (e muito possivelmente para ti se estiveres ao meu lado…  ::P:)

Já que não tinhas lá chegado por ti própria... dou mais uma dica:
Abelhas, vespas e pedras de gravilha voadoras podem também entrar num integral... se a viseira estiver aberta!

Agosto 02, 2018, 15:02:37, 15:02
Responder #34

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia

Já que não tinhas lá chegado por ti própria... dou mais uma dica:
Abelhas, vespas e pedras de gravilha voadoras podem também entrar num integral... se a viseira estiver aberta!

A única vez na vida em que fui picado por uma abelha, foi precisamente usando um capacete. Ia com a queixeira fechada (por ser um modular) mas com a viseira aberta e a estupida da abelha conseguiu acertar pelo espaço disponível... como não deve ter gostado do meu perfume, resolveu picar-me em sinal de protesto.

Agosto 02, 2018, 15:22:03, 15:22
Responder #35

Svitre

• 541
Eu acredito mais que há pessoas a circular como capacetes jet, sem casacos xpto e luvas idem, pela simples razão de serem um investimento que muitas pessoas não têm possibilidade de o fazer.

Se não têm orçamento para o equipamente de proteção nem deviam ter comprado a mota para começar.

Ok, e já pensaste na percentagem de pessoas que andam de mota porque não tem possibilidade de andar de carro?
Já pensaste que umas luvas custam no mínimo 20 euros, um casaco no mínimo 60 euros, um capacete integral 80 euros, e há pessoas que vivem com o ordenado mínimo e que levam os trocados contados até ao fim do mês, e que moram em zonas cujos transportes públicos não satisfazem as necessidades?
Eu sei que é mais fácil dizer que mais vale andar a pé. Ou então generalizar que quem anda sem o equipamento adequado é por desconhecerem a Caparica Peles ou outra marca/loja da especialidade qualquer só porque toda a gente tem o mesmo poder de compra. É que nem se acha estranho ver as outras pessoas andarem de mota carregados de equipamento mas que certamente será só para o show off.

Agosto 02, 2018, 15:30:15, 15:30
Responder #36

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD

A ideia de que o Outão alberga teenagers (ou não) imberbes, inconscientes e arrogantes que foram lá parar por recusar o equipamento adequado mais do que ingénua e preconceituosa, é imbecil.

E não é verdade? Não são os clientes esclusivos do Outão mas também lá estão!
Quando fiz fisioterapia depois do meu acidente todos os fisioterapeutas foram unânimes em dizer que os melhores "clientes" deles eram os motociclistas e os jogadores amadores de futebol.

Podes usar capacetes com 5 estrelas SHARP de cor fluorescente a condizer com o colete, ter optado por uma moto numa cor mais visível e trasformar a NC numa árvore de natal com projectores led do alibaba.
Se isso oferece uma maior sensação de segurança no dia-a-dia... é perfeitamente legítimo!
Poder? Podes!
Vale a pena? Cada um é que sabe!

Mas isso não garante que perante o azar de estar no local errado à hora errada apareça alguém fora de mão na saída de curva ou leves com alguém que decide mudar de direcção sem sinalizar.
Basta irem com os olhos no telemóvel como muitos que apanho diariamente aos S's.
Não me dizes nada de novo. Foi exactamente o que me aconteceu no acidente que tive. Dentro da cidade, a 1km de casa porque um tipo COM ESQUIZOFRENIA (quem nem devia conduzir) não parou num STOP.

A razão porque estou a responder de uma forma mais agressiva que o habitual é que ao longo dos anos já perdi vários amigos (para não falar de conhecidos) bastante cumpridores quanto á condução e criteriosos na escolha do equipamento.
Alguns dos casos o equipamento apenas serviu para que o resultado fosse um cadáver bonito ao invés de desfigurado.
Mais uma vez temos experiências semelhantes.
Talvez te lembres que, depois de um acidente mortal de um amigo, escrevi aqui um post onde questionava algumas coisas deste mundo das motas e principalmente se eu deveria continuar a fazer parte dele...
.
.
.
.
.
.
(alguém ainda se lembra o que está a ser discutido?)
« Última modificação: Agosto 02, 2018, 15:32:07, 15:32 por Pianoman »
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 02, 2018, 16:38:28, 16:38
Responder #37

dfelix

• 5004
E não é verdade? Não são os clientes esclusivos do Outão mas também lá estão!

Os moralistas não sao os clientes exclusivos do CPMoto mas também cá estão.

(alguém ainda se lembra o que está a ser discutido?)

Sim.
O tema é se "existem razões para NÃO usar capacete Jet ou o modular aberto?"...
E a resposta é OBVIAMENTE que SIM. Que a utilização do jet ou modular aberta não só é desaconselhado como fere susceptibilidades.
« Última modificação: Agosto 02, 2018, 20:13:02, 20:13 por dfelix »

Agosto 02, 2018, 20:24:15, 20:24
Responder #38

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Antes de mais nada dou as boas vindas ao companheiro svitre, que logo pouco depois de se inscrever decide de imediato não fazer um comentário sobre o tema, mas antes sim sublinhar e destacar palavras de que fiz uso lá atrás. Muito bem vindo ao fórum! :)

Devo ter lido umas 3 ou 4 vezes as frases sublinhadas para entender a razão, mas perante a satisfação do comentário que logo se lhe seguiu, percebi que ali se tinha percebido uma contradição e que, pasme-se, isso ter-me-ia afinal retirado razão relativamente a tudo quanto por aqui tinha escrito.

Acontece que por um lado não ando aqui no tópico para ter razão, mas sim para expor a opinião sobre um assunto de que vi total interesse em ser por cá postado...e debatido.

E por outro lado as duas frases indicadas nada têm de antagónicas. Nada!

Ainda assim e acreditando que o companheiro svitre domina por completo a interpretação substancialmente melhor do que eu (e não tenho razões sequer para o criar de dúvidas), com a sua permissão tentarei explicar da forma mais simples que a humildade da minha escrita permite, juntando sem artificialismos, mas promovendo um fácil entendimento, o sentido das duas frases:

##Eu acredito, pelo que constato da condução apressada de muitos condutores, que muita gente não pensa (ou nunca pensou) no que pode resultar de um embate com o uso do seu capacete Jet, apesar de não estar dentro da mente das pessoas para o confirmar.##

Ora ver nisto uma contradição só pode ter ocorrido por via de uma leitura um pouco apressada...
Espero que o companheiro entenda e aproveito para dizer que gostaria muito de continuar a contar igialmente com opiniões em diversos temas do fórum. :)

(....)Este fórum está cada vez mais um local (de pranto) em que basta uma vírgula ao lado e é um choro que não se aguenta...

Numa mensagem que em tempos recebi de um membro que deixou o fórum, lembro-me de ele ter escrito que a preocupação do mesmo não era pelos que comentavam no presente, mas sim a ausência de todos quantos deixaram de o fazer.

Sem grande esforço na interpretação do que me foi dito na altura, devo dizer que partilho da mesma opinião...e que temo venha a ser ainda pior de futuro.

Quanto ao resto...é mais do mesmo, por assim dizer.

Escreve-se pouco sobre motociclos, poucos são os que se dão à criação de conteúdo e parece também haver um sintoma recorrente de total off-topic.

Neste aspecto dou os parabéns ao Dfelix, já que ele entre mais alguns (poucos na verdade), prima por ter uma opinião própria e nada assente na cada vez mais habitual "opinião pela concordância" que grassa neste fórum.
Dou muito mais valor a um só tipo destes com opinião própria, do que 20 a ter comentários de "encher de chouriço".

(....)Facilmente estas minhas palavras podem (também) ser manipuladas no sentido de que estou a sugerir que não vale a pena usar equipamento.
Antes que alguém se lembre sugerir isso, deixo claro que:
Recomendo a utilização de um capacete integral face a um jet.

Quero porém acreditar que ainda existe liberdade de escolha. E que a mesma pode ser feita de forma consciente e cautelosa. No entanto isto é algo que parece fazer comichão.

Nem há necessidade alguma de manipular palavras de ninguém, quando o tema na verdade versava precisamente sobre o que acabas de escrever...
Chega a ser caricato!

Houve um muito curto momento inicial (que foi o possível em face do que se gerou) em que se expôs a possibilidade de ocorrência de riscos, em certas circunstâncias, quando se utiliza capacete Jet ou modular aberto.
Nunca houve uma condenação ao seu uso, mas sim uma recomendação dos ganhos na proteção com um capacete integral ou modular fechado.

Ter lido isto numa das tuas últimas intervenções e que não retiro do contexto já que alarguei o âmbito da citação mais acima...

(....)"Antes que alguém se lembre sugerir isso, deixo claro que:
Recomendo a utilização de um capacete integral face a um jet.(....)
"

...leva-me à convicção que nada do que foi dito, assim como da mencionada "comichão" atribuída, teria cabimento se com calma fosse lido o que foi escrito, não se entendendo como censura ao uso, mas como um alerta para os perigos (leia-se, menor protecção) no uso de capacete Jet.

« Última modificação: Agosto 02, 2018, 20:38:15, 20:38 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 20:57:35, 20:57
Responder #39

Svitre

• 541
Sem edições nem citações para não tornar a mensagem muito cansativa.

1. Como mandam as boas regras fiz o registo e de seguida a respectiva apresentação em local próprio e de acordo com o formulário sugerido.
2. Comentei uma das últimas threads do fórum com informação que me pareceu adequada ao título dessa mesma thread.
3. Vim aqui ter e na primeira intervenção sem ter dito nada parece que disse tudo. E que te permitiu traçar-me um perfil completo como se me conhecesses desde sempre.
4. Agradeço as boas vindas, mas para evitar off topic sugeria que as mesmas me fossem endereçadas no respectivo local:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4082.0

Agosto 03, 2018, 19:53:42, 19:53
Responder #40

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas
Discussão e divulgação é sempre boa.
Um forum é um meio ideal para que se discutemos os temas e as nossas ideias.
Ter opiniões opostas faz parte do processo.
Personalizar ou interiorizar como algo mais que isso é pura perda de tempo.

Existe todo o tipo de audiências num fórum genérico.
Um forum que se quer para todos:
Aqueles que não sabem e vêm aqui procurar informação
Aqueles que se conhecem e falam em código
Aqueles que não se conhecem mas pensam que sim
Aqueles que sabem muito e não dizem nada
Aqueles que pensam que sabem e dizem o que não sabem
Aqueles que sabem muito e estão dispostos a ajudar
Aqueles que sabem mas estão aborrecidos porquê é sempre os mesmo tópicos
Aqueles que são os melhores do mundo e só vêm fazer chat e picar
Aqueles que gostam do motociclismo e informação de qualidade

Nao pretendo adjectivar cada tipo nem julgar ninguém.

Apenas gostaria de ver alguma humildade e bom senso em algums destes tópicos para um bem comum.
Já o outro senhor dizia que só sei que nada sei e que todos aprendendo uns com os outros independente das opiniões e escolhas de cada um.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 04, 2018, 07:25:17, 07:25
Responder #41

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Faltam
Aqueles que rezam a missa Honda é Honda,
Aqueles que jagunçam as Alemãs...

Ainda falta muita coisa...mas nao vou fazer mais offtopic, do que aqueles que o criticam já o fizeram, que depois é uma choradeira séria... :'(
Este off topic tem um objectivo. Se não percebeste tambem não vou explicar nem tenho que o fazer.

Baseada a minha resposta na tua retórica alguma choradeira mais da tua parte?

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 04, 2018, 11:01:00, 11:01
Responder #42

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Visto ter sido abordado mais atrás neste tópico o resultado real de um acidente grave de moto (relatado na primeira pessoa) e do qual se percebeu claramente - pela explicação dada - haver a convicção de que a presença da queixeira do capacete evitou algo de muito mais grave para a sua condição física, parece-me assim muito portante deixar aqui umas imagens que demonstram a prevalência dos locais de embate num capacete e que, como é fácil de perceber, acontece substancialmente mais na zona frontal inferior, reunindo a maior percentagem no global das suas metades à esquerda e à direita.

Se a essa zona se acrescentar a percentagem de embates directamente onde está a viseira, temos um resultado acumulado em que para quase 45% dos acidentes em que existe contacto do capacete, será atingido algum ponto de toda essa zona frontal.

Naturalmente que cada acidente tem as suas especificidades (há que estar consciente que não há uma dinâmica de acidente igual a outra), mas a ilustração que se segue tem a sua relevância quando se aborda o nível de proteção oferecido.

Dalai Lama

Agosto 04, 2018, 18:10:27, 18:10
Responder #43

2low

• 5457
Visto ter sido abordado mais atrás neste tópico o resultado real de um acidente grave de moto (relatado na primeira pessoa) e do qual se percebeu claramente - pela explicação dada - haver a convicção de que a presença da queixeira do capacete evitou algo de muito mais grave para a sua condição física, parece-me assim muito portante deixar aqui umas imagens que demonstram a prevalência dos locais de embate num capacete e que, como é fácil de perceber, acontece substancialmente mais na zona frontal inferior, reunindo a maior percentagem no global das suas metades à esquerda e à direita.

Se a essa zona se acrescentar a percentagem de embates directamente onde está a viseira, temos um resultado acumulado em que para quase 45% dos acidentes em que existe contacto do capacete, será atingido algum ponto de toda essa zona frontal.

Naturalmente que cada acidente tem as suas especificidades (há que estar consciente que não há uma dinâmica de acidente igual a outra), mas a ilustração que se segue tem a sua relevância quando se aborda o nível de proteção oferecido.

só quero salientar e especular que a pouca diferença de percentagem entre um lado e outro do capacete pode ter a ver com o facto de haver mais pessoas dextras que canhotas pois pode influenciar a forma como se procede a queda… será?!

Agosto 04, 2018, 18:40:11, 18:40
Responder #44

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Terá mais que ver com a dinâmica de cada acidente, já que as imagens resultam de um trabalho inicialmente desenvolvido (há vários anos) pelo Professor Dietmar Otte, investigador de acidentes que fazia depois o diagrama do acidente, sendo preciso q.b. na divisão dos pontos de embate do capacete dos motociclistas.

A imagem acima foi baseada noutras  - mais antigas, reforço - que surgiram do seu trabalho de campo e de que poderás encontrar várias referências.  :nice:

Dalai Lama

Novembro 06, 2018, 17:52:08, 17:52
Responder #45

ricardmag

• **

• 270
Boas,

os capacetes tipo penico são permitidos por lei em Portugal?

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Novembro 06, 2018, 19:23:10, 19:23
Responder #46

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Os capacetes têm de cumprir em Portugal a certificação ECE 22.05.

O capacete em causa cumpre-a?
É algum que está presentemente em venda e te interessa?

Dalai Lama

Novembro 06, 2018, 19:47:37, 19:47
Responder #47

ricardmag

• **

• 270
A questão era mesmo essa, como não conheço a norma não sei se os capacetes tipo penico têm certificação.

Não estou com nenhum em vista mas estava a pensar comprar um para arejar melhor  :) em consciência claro !

Vou ver se encontro a norma. Obrigado
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Novembro 06, 2018, 20:13:37, 20:13
Responder #48

António Teles

• **

• 476

Masculino
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Disseram-me que determinados capacetes “tipo penico” com ou sem pala, só servem para motorizadas até 50cm3.
Usados em motas de cilindrada superior que dão multa, portanto em rigor não estarão homologados para essas cilindradas.
Vale o que vale esta informação.
A ver se paro quieto?! 🏍

Novembro 07, 2018, 12:07:11, 12:07
Responder #49

dfelix

• 5004
A questão era mesmo essa, como não conheço a norma não sei se os capacetes tipo penico têm certificação.

A norma ECE 22.05 que o sapiens referiu é uma certificação a nível europeu.
A única coisa que precisas de saber é que um capacete "legal" apresenta essa indicação numa etiqueta cosida no seu interior.

Disseram-me que determinados capacetes "tipo penico” com ou sem pala, só servem para motorizadas até 50cm3.
Usados em motas de cilindrada superior que dão multa, portanto em rigor não estarão homologados para essas cilindradas.

Não me parece que a escolha do equipamento tenha a ver com a cilindrada.
Mas nada como consultar o código da estrada.
Resumidamente...

Artigo 82.º — Utilização de dispositivos de segurança

(...)

3 - Os condutores e passageiros de ciclomotores, motociclos com ou sem carro lateral, triciclos e quadriciclos devem proteger a cabeça usando capacete de modelo oficialmente aprovado, devidamente ajustado e apertado.

(...)

Não encontrei nada que seja sugestivo dos ciclomotores estarem sujeito a algum tipo de excepção que os permita usar capacetes não homologados.
Tal como desconheço a existencia de "outra" homologação que seja exclusiva para ciclomotores.

Porém, é normal ver malta (sobretudo os saudosistas das motorizadas nacionais) com aqueles penicos que se usava antigamente.
Tem a sua piada porque é o que se usava na época.

Quanto ao serem legais ou não... não terá a ver com a cilindrada da moto em questão.
Dependerá de até que ponto a suposta obrigatoriedade de usar um capacete ECE 22.05 tem efeitos retroactivos.

É que muitos desses penicos são bastante velinhos. E até cumpriam uma "certificação" que na altura era responsabilidade da DGV.
Provavelmente recorrendo a algum método jurássico em que os atiravam contra uma parede.
Alguns de fabrico nacional chegavam a ter a indicação disso gravada no próprio plástico!

Independentemente de tudo isto, nunca assisti ou tive conhecimento de situações em que o condutor fosse multado por usar um capacete não homologado.
Recordo-me da história do amigo do amigo que tinha um amigo que foi multado por usar um daqueles penicos de andar a cavalo.
Mas também é uma história que vale o que vale.

Já fui mandado parar centenas de vezes, e passei já por situações em que tentaram me sacar multas "a ferros"... e curiosamente nunca se lembraram de implicar com equipamento.

E curiosamente até ando ocasionalmente com um capacete que nem sequer tem a certificação ECE.

« Última modificação: Novembro 07, 2018, 12:09:33, 12:09 por dfelix »