Autor Tópico: Capacetes mais seguros do mercado (Métodos de avaliação SHARP)  (Lida 21434 vezes)

Novembro 21, 2018, 19:58:23, 19:58
Responder #50

Lourenço

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Que arrepio… :???:
o meu abriu, aquele deformou; como terá ficado o tipo...

Novembro 22, 2018, 00:25:32, 00:25
Responder #51

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5004
... mas isto foi há 32 anos ...

Só isso diz tudo...  :D
Os processos de fabrico evoluiram muito. Tal como os materiais. As certificações são mais exigentes. Há muito mais concorrência. E o mercado é também está mais exigente.
Penso que hoje em dia já nem se faz capacetes em duas metades.

Até própria AGV passou a ser uma das marcas de topo, com alguns dos produtos mais evoluídos do mercado.
Sobretudo nos segmentos mais desportivos.

Por tudo isto para mim um capacete é 95% segurança e o restante insonorização, conforto, que tambem são segurança e finalmente dispensavel mas bem vindo o look.

Isso é sempre relativo.
Pois qualquer capacete para obter a certificação ECE 22.05 teve de superar uma bateria de testes bastante exigente. E como tal é suposto cumprir a sua função no que diz respeito a segurança.
O que estes testes SHARP mostram é até que ponto alguns produtos conseguem superar outros.
Mas... começa-se se a entrar num nível em que o "ser mais seguro" já nem é bem a capacidade de salvar uma vida mas sim deixar um cadáver mais bonito.

Além de que este tipo de testes classificam a segurança activa do capacete. Ou seja, o comportamento em caso de colisão.
Outras especificidades como um maior ângulo de visão por exemplo, contribuem para a segurança passiva. E esta não é avaliada.
Aliás, capacetes que ofereçam uma maior visão periférica acabam por ter piores resultados nos testes de impacto lateral. Por outro lado, ter maior campo de visão perfeitamente ajudar a evitar algum "impacto".

E mesmo a insonorização e conforto é por vezes algo subestimado...
Dá jeito não se ficar surdo pelo barulho ou com as cervicais lixadas devido ao peso e má aerodinâmica durante o restante tempo em que usamos o capacete sem ter acidentes. :)

Janeiro 10, 2019, 12:05:15, 12:05
Responder #52

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Boas,

acabei ontem de receber o Shoei neotec 2 Splicer TC6 (novo modelo de 2019)

muito bem embalado na caixa original dele e mais uma de papelão por fora, com livros tb em Português, óleo para lubrificação do mecanismo e mais uma chave para desmontar certas peças como retirar e afinar o pinlook

Este,

comprei aqui , https://www.boutiquemotor.es/cascos-de-moto/6922-casco-shoei-neotec-ii-splicer-tc6.html

na altura em Novembro apanhei uma excelente promoção de 568 euros (preço total) posto cá já em Portugal e fiquei até ontem á espera

neste momento tenho 3 capacetes, HJC90 Rabrigo, Schuberth C4, Shoei Neotec II, fora os três BMW System 7 que tive

já vi que não existe capacetes perfeitos, agora tenho que rodar com este Shoei, porque é totalmente diferente dos restantes

:convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Janeiro 10, 2019, 12:34:44, 12:34
Responder #53

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

Boas,

acabei ontem de receber o Shoei neotec 2 Splicer TC6 (novo modelo de 2019)

muito bem embalado na caixa original dele e mais uma de papelão por fora, com livros tb em Português, óleo para lubrificação do mecanismo e mais uma chave para desmontar certas peças como retirar e afinar o pinlook

Este,

comprei aqui , https://www.boutiquemotor.es/cascos-de-moto/6922-casco-shoei-neotec-ii-splicer-tc6.html

na altura em Novembro apanhei uma excelente promoção de 568 euros (preço total) posto cá já em Portugal e fiquei até ontem á espera

neste momento tenho 3 capacetes, HJC90 Rabrigo, Schuberth C4, Shoei Neotec II, fora os três BMW System 7 que tive

já vi que não existe capacetes perfeitos, agora tenho que rodar com este Shoei, porque é totalmente diferente dos restantes

Faz uma review ao capacete em tópico próprio e vai actualizando a review à medida que o vais utilizando.
 :ok: :convivio:

Janeiro 10, 2019, 12:37:47, 12:37
Responder #54

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A sério?
Trás um óleo para lubrificação?

É a primeira vez que leio tal coisa para um capacete, confesso...

Venha de lá o review.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 10, 2019, 17:57:55, 17:57
Responder #55

dfelix

• 5004

Nem dás tempo de aquecerem na cabeça...  :D
Já pensaste qual será o próximo?

Tá na altura de juntares um integral decente à colecção.
Só para teres a sensação do que é um capacete que não pesa mais de 1500g.  ;)

Trás um óleo para lubrificação?

Será um 10W32,38457634586348?  :D

É a primeira vez que leio tal coisa para um capacete, confesso...

É uma espécie de vaselina liquida para o mecanismo...

Se achas estranho um capacete trazer... imagina a minha surpresa quando comprei umas botas que também tinham!  :D

Janeiro 10, 2019, 18:21:29, 18:21
Responder #56

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu percebo que seja para o mecanismo... :)

O que acho estranho é a necessidade de levar um lubrificante.
O meu capacete vai com +5 anos e até as lavagens são escassas, quanto mais a lubrificação. ;)

Mas pronto...já trás e se calhar funciona mesmo ou percebe-se diferença com o seu uso.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Janeiro 10, 2019, 18:54:34, 18:54
Responder #57

dfelix

• 5004
O meu capacete vai com +5 anos e até as lavagens são escassas, quanto mais a lubrificação.

Nunca me recordo de ter alguma vez lubrificado algum capacete que tive...
Já as botas que falei atrás... se não lubrificar ocasionalmente o sistema TCS... ao caminhar começam a ranger!
 :D

Janeiro 10, 2019, 19:07:32, 19:07
Responder #58

2low

• 5457
Querem ver que é uma forma da Shoei se ver livre de alguma "reclamação" por um mecanismo ter deixado de funcionar?
Exemplo:
-Ah e tal, mas na embalagem vinha o lubrificante e o senhor não utilizou.
-Usei mas depois não encontrei à venda esse lubrificante.
-Problema seu, foi mau uso. Teria de ter entrado em contacto com a Shoei para indicação de locais de venda desse produto.
(isto é ficção mas quem sabe que poderá mesmo acontecer algo parecido…)

nota: o Neotec2 julgo ter homologação para circular tanto com ele aberto como com ele fechado, provavelmente a Shoei alterou o mecanismo do modelo precedente (Neotec 1) e este novo poderá ter mecanismos metálicos ou de plásticos endurecidos com pequenos rasgos para as fixações das várias posições da viseira e que possam necessitar de lubrificação para não desgastar a outra parte que "corre/desliza" ?!
« Última modificação: Janeiro 10, 2019, 19:10:31, 19:10 por 2low »

Janeiro 10, 2019, 19:13:11, 19:13
Responder #59

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal

Dalai Lama

Janeiro 10, 2019, 21:38:06, 21:38
Responder #60

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Parece que será um "Silicone Oil". :)

Sim é este  " óleo de silicone " o que está escrito no livro de instruções

e posso dizer que o já lubrifiquei hoje, nota-se bastante no modular, ficou como nunca tive nenhum assim tão deslizante

até fiquei com medo que ele caísse, mas não segura-se muito bem em cima

DFeliz, tão depressa não vou comprar outro e muito menos sem ser modular, para mim só modulares, conforto acima de tudo

vou ficar com dois, o HJC90 e este o SCUBERTH C4 está á venda

para já não posso dar nenhuma opinião deste SHOEI, porque é necessário dar-lhe bastante uso para se ver a qualidade e defeitos do capacete

não é como as revistas que metem-no na cabeça um capacete,  andam 50 kms ou nem isso e já têm uma opinião formada, pois essa mesma opinião é falsa, porque isto nunca é como começa mas mais sim como acaba, e quem diz capacetes diz motos que testam 100 ou 200 kms e já têm uma opinião pela qual todos e eu incluído se orientam, na verdade na maior partes das vezes a peça só vem a ter o devido teste quando passa ao comprador e aí vêm todos os defeitos ao de cima ou não .

« Última modificação: Janeiro 10, 2019, 21:39:17, 21:39 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Janeiro 10, 2019, 21:55:36, 21:55
Responder #61

2low

• 5457
Parece que será um "Silicone Oil". :)

Sim é este  " óleo de silicone " o que está escrito no livro de instruções

e posso dizer que o já lubrifiquei hoje, nota-se bastante no modular, ficou como nunca tive nenhum assim tão deslizante

até fiquei com medo que ele caísse, mas não segura-se muito bem em cima

DFeliz, tão depressa não vou comprar outro e muito menos sem ser modular, para mim só modulares, conforto acima de tudo

vou ficar com dois, o HJC90 e este o SCUBERTH C4 está á venda

para já não posso dar nenhuma opinião deste SHOEI, porque é necessário dar-lhe bastante uso para se ver a qualidade e defeitos do capacete

não é como as revistas que metem-no na cabeça um capacete,  andam 50 kms ou nem isso e já têm uma opinião formada, pois essa mesma opinião é falsa, porque isto nunca é como começa mas mais sim como acaba, e quem diz capacetes diz motos que testam 100 ou 200 kms e já têm uma opinião pela qual todos e eu incluído se orientam, na verdade na maior partes das vezes a peça só vem a ter o devido teste quando passa ao comprador e aí vêm todos os defeitos ao de cima ou não .

Clemente,

As revistas é como dizes… recebem os capacetes para teste durante meia dúzia de dias e têm de fazer uns textos sobre eles…
No nosso caso temos maior facilidade em abrir tópicos, e ir fazendo a review na medida de utilização.

Para já podias falar sobre o capacete no geral e enquanto tu seguras na mão:
-qualidade geral e/ou qualidade ou falta de qualidade em determinada peça, etc...
-funções extra que não estavas à espera e que ele até tem
-...

E estou a dizer-te isto porque tenho curiosidade nesse capacete.

Depois vais fazendo a review conforme a 1ª vez que o utilizas, a 1ª vez que usas à chuva, a 1ª vez com dia de muito frio, 1ª vez com dia primaverial, 1ª vez com dia de calor…

Acho que ajudas dessas forma a qualquer interessado nesse capacete em saber o que esperar e certamente bastante mais realista do que aquilo que também disseste, "que vem escrito nas revistas"

O capacete é bonito e aparenta ter qualidade, boa sorte e muitos e bons quilómetros com ele!

:ok: :convivio:

Janeiro 16, 2019, 11:19:19, 11:19
Responder #62

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas,

conforme eu já disse não existe capacetes perfeitos

vou atualizar os pesos dos 4 capacetes todos M (atenção não é o que lá está escrito, foram todos pesados por mim na mesma balança com pinlok montado )

Schuberth C4  ------------1.730 grs.
BMW System 7 -----------1.630 grs.
HJC 90 Rabrigo -----------1.600 grs.
Shoei Neotec II Splicer---1.690 grs.

uns têm melhores coisas que outros e vice versa

este Shoei Neotec II por exemplo magoa-me na zona das orelhas, poderá ser que ainda não estejam moldadas as esponjas, digo eu sei lá....o botão dos óculos não gosto dele na parte lateral, já a fivela é em metal idêntica ao HJC

entretanto fazendo uma comparação do HJC 90 com SHOEI e o BMW, o HJC assenta muito bem na cabeça, mas tem um grande defeito (grande mesmo)  o tecido ou esponjas interiores no verão conforme eu já tinha dito são muito quentes, já no inverno nem se pode andar com ele com o frio, o HJC 90 Rabrigo é um GELO autentico

agora compreendo quando os Alemães diziam mal dele, não só porque mesmo com a entrada de ar fechada, entra sempre um pouco ar ou frio, não cerra completamente

de todos os que tive o HJC é o que tem mais quantidade de ar a entrar, mesmo só com uma posição, mas no verão não serve de nada é quente na mesma

já o SHOEI Neotec II o botão da entrada de ar no casco  tem duas posições e cerra completamente quando fechado

o que o SHOEI tem de muito bom é o tecido ou esponjas não sei, que são bem quentinhas, é muito confortável quando se enfia o capacete na cabeça, no verão não experimentei ainda, não sei ainda como será,  ao contrário do HJC que é GELO e quente no verão o vidro é melhor do que o HJC porque tem o encaixe para o pinlook tanto em baixo como em cima, o HJC só tem em cima já O BMW e o Scuberth não tem qualquer encaixe.

Já os três BMW System 7 que tive,  não há dúvida que são muito confortáveis, mas a qualidade deixa muito  a desejar

hoje já posso dizer que tive um grande episódio com o System 7, estive na iminência de ficar sem capacete e sem dinheiro, porque o capacete foi adquirido lá fora

acontece que quando se abre o BMW para se enfiar na cabeça, a guarnição ou aro preto de plástico como lhe queiram chamar, parte, quebra-se foi o que aconteceu ao meu

mas quando fui á BMW eles não vendem o aro, aquela peça  tem que ser soldada no capacete,  (uma porcaria !)

acontece que quando aquela peça se parte e ao abrigo da garantia é substituído por um capacete novo porque a BMW não faz nem solda nada eles são feitos na China

eu já tinha reparado que no meu BMW System 7 preto essa peça já vinha diferente, tinha no botão os óculos de sol um travão, para os óculos em andamento não caírem para a testa como acontecia com o meu mais antigo, mas não quer dizer que a peça não parta na mesma

por isso coloquei logo o System 7 preto á venda e seguiu  (é BMW é muito bom)

entretanto na BMW deram-me o contato de quem repara os capacetes para a BMW como tb para outras marcas

dirigi-me lá e informaram-me logo que todos partem por ali como tb. tinham outros problemas e que aquela peça não se vendia e portanto não tinha reparação, era lixo com ele

depois de tanto batalhar, lá consegui que a BMW recebesse a reclamação e passadas algumas semanas me entregassem o system 7 novo igual, ao qual eu o coloquei logo á venda sem o tirar da caixa se quer... (é BMW é muito bom)

Os Schuberth farei um resumo e comparação lá mais para a frente

acabo como iniciei, não existe capacetes perfeitos

« Última modificação: Janeiro 16, 2019, 11:29:51, 11:29 por Clemente Vicente »

Janeiro 16, 2019, 13:32:43, 13:32
Responder #63

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Já os três BMW System 7 que tive,  não há dúvida que são muito confortáveis, mas a qualidade deixa muito  a desejar

hoje já posso dizer que tive um grande episódio com o System 7, estive na iminência de ficar sem capacete e sem dinheiro, porque o capacete foi adquirido lá fora

acontece que quando se abre o BMW para se enfiar na cabeça, a guarnição ou aro preto de plástico como lhe queiram chamar, parte, quebra-se foi o que aconteceu ao meu

mas quando fui á BMW eles não vendem o aro, aquela peça  tem que ser soldada no capacete,  (uma porcaria !)

acontece que quando aquela peça se parte e ao abrigo da garantia é substituído por um capacete novo porque a BMW não faz nem solda nada eles são feitos na China
(....)

Quantas vezes o usaste até acontecer isso, Clemente?
Poucas vezes?
Já agora, no interior desse aro de plástico preto imagino que esteja um em metal, certo? Tipo um arame ligeiramente mais grosso que o normal.
Pelo menos no caso do meu Schuberth C3 é assim...  :pensador:

Nota: É este tipo de posts informativos (aqui com este comparativo) que aprecio e sei que sabes contribuir desta forma. Excelente.  :nice:

Dalai Lama

Janeiro 16, 2019, 13:48:32, 13:48
Responder #64

JViegas

• 4723

Masculino
Que boa partilha. Obrigado.

Mesmo não existindo capacetes perfeitos e estando o Neotec em período de adaptação parece-me que o que te agrada(ou) mais foi o da BMW, não? Apesar do problema da peça.

Janeiro 16, 2019, 15:03:27, 15:03
Responder #65

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
(....)

(....)

Quantas vezes o usaste até acontecer isso, Clemente?
Poucas vezes?
Já agora, no interior desse aro de plástico preto imagino que esteja um em metal, certo? Tipo um arame ligeiramente mais grosso que o normal.
Pelo menos no caso do meu Schuberth C3 é assim...  :pensador:

Nota: É este tipo de posts informativos (aqui com este comparativo) que aprecio e sei que sabes contribuir desta forma. Excelente.  :nice:

esse BMW System 7 foi o que utilizei mais, diariamente, 40 kms no minimo por dia, mais ou menos 6 meses ou nem tanto

não existe aro algum, por debaixo desse friso, ele arrebita diretamente na calota do capacate e esse friso ou aro como lhe queiram chamar não é plástico maleável é rigido

ora bem, para meteres  o capacete na cabeça tens que abrir ligeiramente as duas abas por onde se pega, aí essa peça entra em colapso se fosse borracha nada disso acontecia

o defeito não é meu, ou pensam que a BMW dá alguma coisa a alguém

como disse a todos acontece isso e tb problemas no modular destacável, que essa parte a mim não me aconteceu , eu só o retirei uma vez para ver como era, mas não me admira porque o mecanismo é todo em plástico e as molas que fazem levantar o modular automaticamente, não devem de ter grande longevidade de vida, penso eu...

Depois vim a saber (informaram-me) que o System 5 e System 6 tb sofriam de graves problemas, por acaso não tive nenhum

Por exemplo o SHOEI tem o mecanismo do modular todo em metal, penso que seja inox ou aço, por acaso não gosto muito porque no caso de um acidente deve de ser problemático, aquele metal ali todo,  já não basta o fecho ser de metal tb

Que boa partilha. Obrigado.

Mesmo não existindo capacetes perfeitos e estando o Neotec em período de adaptação parece-me que o que te agrada(ou) mais foi o da BMW, não? Apesar do problema da peça.

O problema conforme disse foi nessa peça mas fui informado que vinham mais problemas a caminho, no modular, como tb o capacete em si é muito frágil

Claro que foi o que gostei mais, apesar do ruído que ele fazia quando estava vento, nesse aspeto penso que o SHOEI é até hoje o que se nota menos o barulho do vento

Para mim o HJC Rabrigo tinha tudo para ser o melhor capacete deles todos, pela leveza, pintura, pelo vidro com fecho, os interiores muito bem conseguidos, agora perde muito pelos tecidos/esponjas escolhidos e no nosso clima não faz grande diferença aquela pequena entrada de ar em cima mesmo quando está fechado, mas para um país que faça frio como a Alemanha é uma falha grave e eu notei agora cá com este frio .

« Última modificação: Janeiro 16, 2019, 15:05:14, 15:05 por Clemente Vicente »

Fevereiro 15, 2019, 11:34:47, 11:34
Responder #66

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Boas,

eu já nem falo dos diversos sites estrangeiros da quantidade de BMW System 7 á venda, uns usados outros novos , mas todos abaixo do preço de PVP

cá em portugal este é mais um, https://www.custojusto.pt/faro/pecas-motas/capacete-bmw-system-7-carbon-novo-28426778 , pelos vistos ´foi mais uma troca da marca e o dono despacha-o já enquanto é tempo ( é BMW é muito bom  :nempenses: )

eu acabei de vender á uma semana o meu ultimo capacete o Schuberth C4 legacy

de todos os que tenho tido até agora e como tenho dito, não existe capacetes perfeitos, mas vou dizer o que gosto em cada um

BMW System 7 - gostei do mecanismo de levantar o modular e do conforto interior

sente-se o barulho do vento  fora os diversos problemas

Schubert C4 - gosto do cordel que puxa o fecho do queixo e conforto geral

tem a pior viseira deles todos, é mesmo má ou péssima

HJC 90 - gosto da leveza, é o mais leve deles todos, o vidro porque tem em uma das partes o encaixe para o pinlook , da pintura e tb. da saída do ar atrás, isto é muito importante para se sentir a renovação do ar

tem um defeito grande, no verão é quentíssimo e no inverno nem se consegue enfiar aquele gelo na cabeça

Shei Neotec II Splacer - Excelente capacete, para mim este é o melhor deles todos, primeiro o preço não cai como acontece com os anteriores que mencionei, depois não aparecem á venda nem com preços mais baixos do que o tabelado nem em segunda mão

um conforto como mais nenhum tem, sente-se quentinho no inverno e no verão ???, o casco é o mais robusto deles todos, como tb o mais silencioso

a viseira é a melhor de todas o pinlook tem encaixe na viseira em ambos os lados ou seja em cima e em baixo, quando se circula com o modular aberto e quando não existe o encaixe do pinlook,  com o vento tem tendência em soltar e ganhar folga, neste Shoei isso não acontece

a viseira é a que se vê melhor deles todos, noto isso pelas letras das matriculas e outras coisas

tem duas regulações de entrada de ar no casco, como tb tem saída atrás, isto é muito importante para se sentir a renovação do ar

neste Shoei falta o cordel que tem o Schuberth para puxar a abertura do fecho

Não existe nada de mal a assinalar, as almofadas que me queixei de inicio parece-me que desapareceram

e é tudo que me recorde de momento

« Última modificação: Fevereiro 15, 2019, 11:38:17, 11:38 por Clemente Vicente »

Fevereiro 18, 2019, 11:05:02, 11:05
Responder #67

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Boas,

mais um BMW System 7 á venda, continuam a desfazerem-se deles rápidamente, enquanto é tempo

https://www.olx.pt/anuncio/capacete-bmw-system-7-carbon-IDCK2wB.html

Dezembro 24, 2019, 13:47:52, 13:47
Responder #68

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Definitivamente não é necessário gastar nenhuma fortuna para se ter um capacete testado e que oferece um bom grau de segurança.

Não digo que um mais barato não lhe falte se calhar melhor insonorização, ou leveza, ou conforto de utilização...mas em matéria de segurança consegue-se até por bem m€nos do que se pode julgar.

A título de exemplo, o site da Ghostbikes.co.uk, de onde mandei vir umas luvas, enviou-me um e-mail com os preços promocionais que têm nesta época e houve um produto que me chamou à atenção por estar com 70% de desconto!!!

Encontra-se agora por 26.99 Libras e tem 4**** no testes da Sharp. Estamos a falar de cerca de 30€ ou pouco acima disso + portes.

Link

Dalai Lama