Autor Tópico: 2ª moto - pesquisa de soluções viáveis  (Lida 23539 vezes)

Fevereiro 24, 2021, 00:27:29, 00:27
Lida 23539 vezes

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
2ª moto - pesquisa de soluções viáveis

NOTA INTRODUTÓRIA À 2LOW
Desde que tive oportunidade de experimentar a Royal Enfield himalayan que fiquei fã daquele modelo, ser tão modesto mas tão capaz.
Atendendo que já tenho em mente também fugir à minha zona de conforto (estrada) e entrar num campo que nunca pensei ou nunca tive interesse em entrar - o mundo do offroad de aventura - tenho andado numa crescente batalha interior com o que fazer daqui a uns tempos, quando nos for possível desconfinar mais à vontade e quando tiver convites para ir partir à aventura, sem complexos de chegar a casa com lama até ao cabelo nem sequer horários de entrada em casa...
Assim... tenho pensado quando poderei voltar a ter uma 2ª moto para fazer o que a outra não é capaz sem depois ter custos elevados de a reparar ou manter...
Estou para já maravilhado com a Royal Enfield mas tenho noção que às vezes a razão é bem melhor que o que diz o coração...
Os custos totais envolvidos também terão de ter em conta, como o preço da moto (2ª mão), a idade da moto (anterior a 1992 para cilindrada superior a 250cc nem sequer paga IUC) e se face a uma moto não tão recente pode haver facilmente peças de substituição, mesmo as de não desgaste... e o custo do próprio seguro!
É certo que esta coisa do confinamento também nos altera mentalmente... mau seria não aceitar mudanças... :D
E também não digo que não tenha pensado em vender a minha moto actual e trocar por uma que seja capaz de fazer tudo minimamente razoável e a eleita seria a MV Agusta Turismo Veloce... mas ir para o mato, deixá-la cair e ver riscada... xiça... não seria capaz de a deixar maltratada e iria reduzir a minha vontade de "abusar" e ficava ali muito certinho a 10 à hora...  :D

O QUE PRETENDO
Pretendo uma 2ª moto para ir à aventura, com conforto e sem necessidade de ser propriamente baixa, capaz de se meter pelo mato a dentro e facilmente explorar locais onde normalmente não iria com a outra moto... Poderei ter interesse de no máximo ter colocado uma topcase ou malas laterais que caibam capacete.
Se houver alternativa ainda mais económica em termos de custos totais (manutenção e/ou reparações) mais favorável que a Royal Enfield que tenho como referência...
Não tenho interesse em ter a melhor solução em termos de perfomance... para isso já tenho a outra moto...
Até 3000€ mas quanto menos melhor! E um modelo que passe mais despercebido sem ser daqueles da moda...

REFERÊNCIA
Para já a minha referência é a Royal Enfield Himalayan mas gostava de encontrar modelos alternativos, igualmente despidos de rococós e sem "paneleirices" - uma moto bruta e simples! - e sem medo de deixar cair ao chão, portanto com determinadas protecções...

JÁ OLHEI PARA...
Já tive a ver umas XT's velhinhas (Por julgar que haja mais peças), sem serem as 600/660 que isso é mais que o que pretendo, tanto que vi umas Suzuki DR BIG 800 mas não me apetece gastar 5000/5500€
Talvez 250/450cc seja o que procure...

:convivio:
« Última modificação: Março 01, 2021, 21:08:28, 21:08 por 2low »

Fevereiro 24, 2021, 00:32:49, 00:32
Responder #1

saraiva

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Boa sorte com isso.

A minha inexperiência não permite opinar ou ajudar, mas estou curioso para ver o desfecho..
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Fevereiro 24, 2021, 01:10:12, 01:10
Responder #2

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente

NOTA INTRODUTÓRIA À 2LOW
Desde que tive oportunidade de experimentar a Royal Enfield himalayan que fiquei fã daquele modelo, ser tão modesto mas tão capaz.
Atendendo que já tenho em mente também fugir à minha zona de conforto (estrada) e entrar num campo que nunca pensei ou nunca tive interesse em entrar - o mundo do offroad de aventura - tenho andado numa crescente batalha interior com o que fazer daqui a uns tempos, quando nos for possível desconfinar mais à vontade e quando tiver convites para ir partir à aventura, sem complexos de chegar a casa com lama até ao cabelo nem sequer horários de entrada em casa...
Assim... tenho pensado quando poderei voltar a ter uma 2ª moto para fazer o que a outra não é capaz sem depois ter custos elevados de a reparar ou manter...
Estou para já maravilhado com a Royal Enfield mas tenho noção que às vezes a razão é bem melhor que o que diz o coração...
Os custos totais envolvidos também terão de ter em conta, como o preço da moto (2ª mão), a idade da moto (anterior a 1992 para cilindrada superior a 250cc nem sequer paga IUC) e se face a uma moto não tão recente pode haver facilmente peças de substituição, mesmo as de não desgaste... e o custo do próprio seguro!
É certo que esta coisa do confinamento também nos altera mentalmente... mau seria não aceitar mudanças... :D
E também não digo que não tenha pensado em vender a minha moto actual e trocar por uma que seja capaz de fazer tudo minimamente razoável e a eleita seria a MV Agusta Turismo Veloce... mas ir para o mato, deixá-la cair e ver riscada... xiça... não seria capaz de a deixar maltratada e iria reduzir a minha vontade de "abusar" e ficava ali muito certinho a 10 à hora...  :D

O QUE PRETENDO
Pretendo uma 2ª moto para ir à aventura, com conforto e sem necessidade de ser propriamente baixa, capaz de se meter pelo mato a dentro e facilmente explorar locais onde normalmente não iria com a outra moto... Poderei ter interesse de no máximo ter colocado uma topcase ou malas laterais que caibam capacete.
Se houver alternativa ainda mais económica em termos de custos totais (manutenção e/ou reparações) mais favorável que a Royal Enfield que tenho como referência...
Não tenho interesse em ter a melhor solução em termos de perfomance... para isso já tenho a outra moto...
Até 3000€ mas quanto menos melhor! E um modelo que passe mais despercebido sem ser daqueles da moda...

REFERÊNCIA
Para já a minha referência é a Royal Enfield Himalayan mas gostava de encontrar modelos alternativos, igualmente despidos de rococós e sem "paneleirices" - uma moto bruta e simples! - e sem medo de deixar cair ao chão, portanto com determinadas protecções...

JÁ OLHEI PARA...
Já tive a ver umas XT's velhinhas (Por julgar que haja mais peças), sem serem as 600/660 que isso é mais que o que pretendo, tanto que vi umas Suzuki DR BIG 800 mas não me apetece gastar 5000/5500€

Perdes-te a minha atenção em "desde qye tive tempo de experimentar" 😂😂😂😂😂

Liga para mim que te dou a minha opinião. 😂😂😂😅
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Fevereiro 24, 2021, 01:16:03, 01:16
Responder #3

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro

NOTA INTRODUTÓRIA À 2LOW

O QUE PRETENDO

REFERÊNCIA

JÁ OLHEI PARA...

E uma scrambler? Não?

Leve, robusta, charmosa, e podes incluir uma cavalagem interessante. Baixa manutenção... Serve?
by JDilemas

Fevereiro 24, 2021, 01:23:28, 01:23
Responder #4

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
by JDilemas

Fevereiro 24, 2021, 07:52:52, 07:52
Responder #5

MotardFeio

• 916
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Compra uma XR 250, ou 400 em segunda mão, e metes uns alforges.
Deixa cair para o lado à vontade que ela não se magoa.

Ou qualquer outra moto de TT dessas gerações - excluíndo motos de motocross ou enduro puro e duro, pois são extremamente desconfortáveis.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 24, 2021, 08:36:59, 08:36
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
Também sou da opinião que uma "antiga" de 250cc ou 300cc é mais do que suficiente para andar por aí nas serras. A tua preocupação deverá ser igualmente o equipamento, pois uma coisa é andar na estrada outra em off road (lol pareço um expert). Joalheiras e calçado adequado será também uma preocupação.

Agora uma mota para estradões, serra em alcatrão velho ou gravilha: uma CB500X das antigas (existem mais modelos, mas esta seria a minha favorita).
Dá para ir de casa até à serra mais depressa e com melhor conforto, tirar a foto em cima da serra e regressar, sabendo que a mota aguenta quase tudo.

Eu manteria sempre uma mota, logo a "azulinha" ia embora...

Opiniões todos a têm e irá receber algumas... boas escolhas.  :cool:

Fevereiro 24, 2021, 15:01:57, 15:01
Responder #7

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1587

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Terra também não é a minha praia, mas se tivesse na tua posição,  optaria por uma old school XR 250, DR 350, XT 350 e afins. Daquelas motos que se tivesses de cair,  não te irias preocupar por fazer mais um risco. Já experimentaste andar em alguma? Saber se realmente é isso que queres e necessitas? Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Fevereiro 24, 2021, 15:36:33, 15:36
Responder #8

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Uma Himalayan com esse budget também quero... ;) As que aparecem em 2ª mão... mais vale comprar novas.

As minhas sugestões seriam:
- XR 250, XR400 (com maior pendor enduro); só andei na 400 e é uma moto de poucos compromissos...
- XT350 (talvez a mais polivalente) ou DR350; NX250 (motor é LC e as que aparecem à venda parecem banhadas a ouro)
- wild cards: NX400 (faz tudo e até é agradável na estrada) ; Yamaha Serow 225 (uma "bicicleta" de aventura super estreita e muito fixe para deixar cair).

Grande parte delas já são difíceis de encontrar sem estarem muito modificadas.

Fevereiro 24, 2021, 16:08:20, 16:08
Responder #9

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
by JDilemas

Fevereiro 24, 2021, 16:09:06, 16:09
Responder #10

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Uma Himalayan com esse budget também quero... ;) As que aparecem em 2ª mão... mais vale comprar novas.

As minhas sugestões seriam:
- XR 250, XR400 (com maior pendor enduro); só andei na 400 e é uma moto de poucos compromissos...
- XT350 (talvez a mais polivalente) ou DR350; NX250 (motor é LC e as que aparecem à venda parecem banhadas a ouro)
- wild cards: NX400 (faz tudo e até é agradável na estrada) ; Yamaha Serow 225 (uma "bicicleta" de aventura super estreita e muito fixe para deixar cair).

Grande parte delas já são difíceis de encontrar sem estarem muito modificadas.

Totalmente de acordo com tudo o que aqui foi escrito ! Até 2000 euros e para a brincadeira 'em maus caminhos'   concordo que são estas as melhores opções em 2 rodas ! Agora é só escolher !  ;)

Também sou um amante das sensações do off-road e  'por cima de toda a folha ' e durante anos, com a moto4 , meti-me em todo o tipo de terrenos , com lama , nas dunas, na neve , por cima de pedregulhos e até ... 

p.s. Uauuuu ! O JoaoPVCarvalho esteve bem no post anterior !  :festa:
« Última modificação: Fevereiro 24, 2021, 16:22:08, 16:22 por Luis Salgueiro »

Fevereiro 24, 2021, 16:20:38, 16:20
Responder #11

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
Sinto que não tenho mãozinhas para a sugetsão 9. :yeah:
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Fevereiro 24, 2021, 16:41:35, 16:41
Responder #12

2low

• 5470
Realmente das sugestões que já disseram, já tinha visto quase todas.

A NX400 parece que já começa a haver falta de peças (novas) e que a solução tem sido esperar por algumas lojas que vão desmontando as que vão ficando apeadas por falta de peças...
Além de ser um modelo que com grande normalidade acaba por fritar e "mamar" rectificadores de corrente, sendo o "truque" adquirir um rectificador alternativo colocado noutra posição (tal como na minha moto azul).

A Aprilia ETX 350 não é propriamente uma referência em termos de fiabilidade/qualidade embora a que esteja no OLX é um excelente exemplar não para a partir no mato mas sim recuperar como uma futura clássica, que...não é o meu propósito!

A XT350 e DR350 parecem-me boa alternativa, embora a XT seja aparentemente e ligeiramente superior a à concorrência da época, é também a talvez mais amiga do alheio... algo que também não quero... mas tem a vantagem de haver peças...
Talvez a DR350 que em termos de fiabilidade/qualidade não seja assim tão diferente da Aprilia ETX 350 possa ser uma solução... vou aprofundar, embora seja difícil de as encontrar (em bom estado)...
Das XT350 consigo encontrar umas quantas com aspecto suficiente para as comprar.

Também vi uma Kawasaki KLE500 (azulinha como gosto) que me parece estar em estado impecável mas é talvez algo acima do que procuro em termos de motorização/peso, embora o preço seja perfeitamente enquadrado. (e deste segmento também olhei para DR BIG 800 da Suzuki que estão ultra-inflaccionadas, as XT600/XT660)
Deixo o link para algum interessado: https://www.olx.pt/anuncio/kawasaki-kle-6bf-500-ano-2007-IDFHcVw.html#e31967f827
E também vi a review do mneves a este modelo!

Da Kawasaki também tinha visto essa KLR 250 e também vou colocar como modelo a "estudar"...

Das scramblers pode ser também um segmento que possa "estudar" uma vez que seria um modelo 2-em-1, todo o terreno e "cafe racer" mas tenho curiosidade por perceber se terá semelhantes aptidões no todo o terreno como estas outras... é que não acredito que uns meros pneus cardados possam ser suficiente para garantir boa condução fora de estrada...

Também cheguei a pensar na Varadero 125 que experimentei no passado e gostei mas desconheço das suas capacidades fora de estrada...

Tal como o RadRaven, olhei para as CRF250Rally mas...

Vou continuar a estudar o assunto.
Mas estou expectante que encontre algo que possa ser realmente concorrente da Himalayan, mesmo que seja um modelo mais antigo... e que esteja em estado porreiro mas sem ter rococós que me tirem vontade de retirar adrenalina da condução e sem me preocupar com risquinhos na pintura... para isso já chega a outra... custa tanto vê-la "com marcas de experiência..."

Às tantas poderá aparecer alguma himalayan com um preço de nem pensar duas vezes...  :D

Obrigado pelas sugestões.

« Última modificação: Fevereiro 24, 2021, 16:48:41, 16:48 por 2low »

Fevereiro 24, 2021, 17:01:45, 17:01
Responder #13

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
Cuidado com algumas venenosas..

Fevereiro 24, 2021, 17:07:09, 17:07
Responder #14

VCS

• 940
    • Offramp

A XT350 e DR350 parecem-me boa alternativa, embora a XT seja aparentemente e ligeiramente superior a à concorrência da época, é também a talvez mais amiga do alheio... algo que também não quero... mas tem a vantagem de haver peças...
Talvez a DR350 que em termos de fiabilidade/qualidade não seja assim tão diferente da Aprilia ETX 350 possa ser uma solução... vou aprofundar, embora seja difícil de as encontrar (em bom estado)...

As DR são consideradas bastante superiores às XT em enduro.
Pesquisa por "Mondo Enduro", são uns videos de uma aventura planetária nos anos 90, penso que só se encontram os filmes em DVD (que aconselho vivamente, é uma espécie de All way round sem vedetas, nem assistências e mordomias, mas com humor.)

Encontrei só esta reportagem de época.

Se quiseres algo verdadeiramente left field (aka, para os duros), tens a MZ ETZ 250 (a 2T).
Conheço uma acabada de restaurar, quase de certeza a melhor em Portugal, mas não está à venda e também ficaria seguramente fora do budget. ;)

Fevereiro 24, 2021, 18:15:51, 18:15
Responder #15

dfelix

• 5006
Já escolheste a Himalayan.
Este tópico só te vai servir para ficares confuso...
E no final acabares com outra que não é a que realmente queres.

« Última modificação: Fevereiro 24, 2021, 18:17:24, 18:17 por dfelix »

Fevereiro 24, 2021, 18:17:03, 18:17
Responder #16

ThatsMe

• 1421

Masculino
  • Marca Motociclo: KTM
  • Modelo Motociclo: 1290 Super Adventure S
  • Localidade: Porto
Já escolheste a Himalayan.
Este tópico só te vai servir para ficares confuso.

Concordo.

Já passei por isto, e a verdade é que pedir opiniões só serve para dores de cabeça.
A escolha está feita, avança!

Se quiseres aguçar o apetite, tens o canal Itchy Boots. Uma mulher que faz gato sapato de uma Himalayan pelo Mundo fora.

« Última modificação: Fevereiro 24, 2021, 18:18:47, 18:18 por ThatsMe »

Fevereiro 24, 2021, 22:08:58, 22:08
Responder #17

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Se já tens na ideia a himalayan, vais andar ás voltas até te convenceres disso mesmo...  :yeah:

Já que falaste nas XTs, deixo aqui mais 3 opções... Atenção que motos mais antigas requerem muito mais "bricolage".

Honda Dominator 650

Transalp (as 600 já estão isentas IUC)

Yamaha XTZ750

R1250RT [K52]

Fevereiro 24, 2021, 22:29:05, 22:29
Responder #18

2low

• 5470
As XT/DR têm um inconveniente - depósito mais curto...

Vi o anuncio de uma Vortex RX3 250cc que achei piada ao nome que menciona a topcase e malas laterais - "Acompanha 3 caixotes:D
https://www.olx.pt/anuncio/mota-vortex-rx3-250cc-valor-pouco-negocivel-no-aceito-troca-IDG9zBA.html#654e4b1c86
Especificações: https://www.gingabike.pt/produtos/trail-rx3-250-cm3
Já me parece ser uma boa alternativa!

A Aprilia Tuareg ETX350 não é de descartar.

As Aprilia Pegaso 650, já são um patamar acima do que procuro.
MAS desconhecia que era uma moto tão leve face à motorização e em ter um depósito de 21LT?!
E esta está bem bonitinha e até é azul! (apesar de ser mais cara que outras mais recentes)
https://www.standvirtual.com/anuncio/aprilia-pegaso-650-ID8OYUNZ.html?utm_source=olx.pt&utm_medium=referral&utm_campaign=search_results_link#gallery-open

...

As Royal Enfield têm estado "valorizadas" no mercado de usados e isso é bom para quem as tem mas para quem as quer comprar é mais aborrecido...  :D
Pode ser que apareça alguma em venda urgente... mas até lá aquela Vortex mesmo que tenha tido origem num "pizzaboi"...

« Última modificação: Fevereiro 24, 2021, 22:38:16, 22:38 por 2low »

Fevereiro 24, 2021, 22:38:51, 22:38
Responder #19

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

É uma dessas 'pouco venenosas' que me continua a prender a atenção. E não é pouco...

Como 2a moto (para uso quotidiano), existem dezenas de melhores opções. Isso é incontestável...

Mas é-me impossível esconder que se trata de um modelo que me capta muito a atenção desde que surgiu no mercado. Gosto muito do conceito, baixa cilindrada, mecânica mais que testada e muito durável e ser uma moto capaz de ir para qualquer lado sem problemas.
Aliás, as limitações do potencial estariam sempre do lado do condutor e não da moto.  :)

Mas sim...existem muitas outras propostas bem melhores como 2a moto. E mais baratas, claro. :cool:
« Última modificação: Fevereiro 24, 2021, 22:41:08, 22:41 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 24, 2021, 22:47:37, 22:47
Responder #20

2low

• 5470

É uma dessas 'pouco venenosas' que me continua a prender a atenção. E não é pouco...

Como 2a moto (para uso quotidiano), existem dezenas de melhores opções. Isso é incontestável...

Mas é-me impossível esconder que se trata de um modelo que me capta muito a atenção desde que surgiu no mercado. Gosto muito do conceito, baixa cilindrada, mecânica mais que testada e muito durável e ser uma moto capaz de ir para qualquer lado sem problemas.
Aliás, as limitações do potencial estariam sempre do lado do condutor e não da moto.  :)

Mas sim...existem muitas outras propostas bem melhores como 2a moto. E mais baratas, claro. :cool:

Pena que sejam tão recentes e o preço delas ainda esteja assim alto, pelo menos para o que eu procuro...
Mas também gosto desse modelo e também fiquei deliciado de ver as suas capacidades enquanto vi uma das aventuras do RadRaven, que aqui relatei...
Agradeço ao Megamustaine pelo convite feito na altura para ir ver essa apresentação... fiquei apaixonado por Montenegro, aquilo é lindo!

Voltando ali aos modelos que fui mencionando...
Será que a Aprilia Pegaso 650 ou a Kawasaki KLE500 possam ser excelentes para o que procuro?
A curiosidade é a KLR250 ter sido uma moto usada pelos militares Amaricanos...

Fevereiro 24, 2021, 22:49:40, 22:49
Responder #21

dfelix

• 5006
As Royal Enfield têm estado "valorizadas" no mercado de usados e isso é bom para quem as tem mas para quem as quer comprar é mais aborrecido... 

É uma moto abaixo dos 5K que tem "pinta".
E a RE apesar de indiana tem bastante carisma .
Não vejo razões para desvalorizar tanto quanto fosse uma chinesa.

Fui dar uma vista de olhos no standvirtual... e as que aparecem estão <1000 euros de nova.

Não sei se as novidades introduzidas no modelo de 2021 já estão incluídas no preço.
Mas por 1000/1500 nem sequer pensava 2x no que diz respeito a optar por nova.

O cheirinho nos primeiros quilómetros, junto ao facto de sermos nós a fazer a rodagem e os primeiros riscos na pintura.. é algo que vale mais do que essa diferença. :D
Para não falar que sempre são 2 anos de garantia que nenhum particular te dará.

Tá escolhida.
Quando é que a vais buscar?

Fevereiro 24, 2021, 22:53:12, 22:53
Responder #22

2low

• 5470
As Royal Enfield têm estado "valorizadas" no mercado de usados e isso é bom para quem as tem mas para quem as quer comprar é mais aborrecido... 

Fui dar uma vista de olhos no standvirtual... e as que aparecem estão <1000 euros de nova.

Não sei se as novidades introduzidas no modelo de 2021 já estão incluídas no preço.

O cheirinho nos primeiros quilómetros, junto ao facto de sermos nós a fazer a rodagem e os primeiros riscos na pintura.. é algo que vale mais do que essa diferença. :D

Tá escolhida.

As dores de cabeça serão só no desconfinamento... aí pode não haver volta a dar...

Tenho que começar a simular "pacote seguros para as duas motos" para ver se consigo justificar minimamente em casa que não é um acréscimo de custos mensal/anual...

A N-Seguros ainda ontem fiz simulação para a Royal Enfield e continua a dar um valor acima de 150€... que torna inviável...
Tenho de perguntar à Vitorinos quanto poderá ficar o "pacote das duas motos" ou negociar com a Logo e ver outras alternativas... até o ACP parece ser uma solução...
(de recordar que as tarifas baratas da logo não permitem ir a Marrocos...)

Já sobre algumas potenciais alternativas à RE... já percebi que a Vstrom650 (ou semelhantes) não é propriamente o melhor exemplo para o pretendido:

A KLE500 parece-me ter argumentos válidos... "maneirinha"
« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 00:42:04, 00:42 por 2low »

Fevereiro 25, 2021, 01:04:38, 01:04
Responder #23

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro

Tá escolhida.

As dores de cabeça serão só no desconfinamento... aí pode não haver volta a dar...

Tenho que começar a simular "pacote seguros para as duas motos" para ver se consigo justificar minimamente em casa que não é um acréscimo de custos mensal/anual...

A N-Seguros ainda ontem fiz simulação para a Royal Enfield e continua a dar um valor acima de 150€... que torna inviável...
Tenho de perguntar à Vitorinos quanto poderá ficar o "pacote das duas motos" ou negociar com a Logo e ver outras alternativas... até o ACP parece ser uma solução...

Já sobre algumas potenciais alternativas à RE... já percebi que a Vstrom650 (ou semelhantes) não é propriamente o melhor exemplo para o pretendido:

Eu não percebo porque razão continuam a insistir em fazer seguros nas low-cost...
Especialmente na Logo.
A minha na Fidelidade paga 80€ e na Tranquilidade pediram 86€.
Ambos apenas de protecção a terceiros claro.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

by JDilemas

Fevereiro 25, 2021, 01:28:38, 01:28
Responder #24

ThatsMe

• 1421

Masculino

Tá escolhida.

Eu não percebo porque razão continuam a insistir em fazer seguros nas low-cost...
Especialmente na Logo.

Tenho todos os meus seguros na LOGO (carros, mota e acidentes pessoais) e com isso poupo umas largas dezenas por ano.

Motas apenas de Responsabilidade civil, Clio com vidros e Focus danos próprios com franquia de creio que 2%. cotações pedidas por telefone.

Simulações para a Kawasaki:

Simulações para a TRK:

Simulações para o Clio:

Simulações para o Focus:

« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 01:33:16, 01:33 por ThatsMe »

Fevereiro 25, 2021, 02:13:39, 02:13
Responder #25

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Já tiveste necessidade de acionar algum?

Comigo falharam duas vezes, não lhes dei hipótese de falhar a terceira.
Partiram o para-brisas do Kaptur. Só pagavam a substituição na car glass. Fui lá o vidro não era igual, o vidro de origem do meu é anti reflexo e tem uma abertura no shadow rib para a câmara e para o sensor de luminosidade.
Eles só colocam o modelo base que é branco e tapa a caixa da câmara... Wtf??? Ficava inutilizada, reclamei e os senhores alertaram que essa situação estava prevista nas condições particulares e que eu tinha aceite (isto num seguro multiriscos) e tinham razão, esta lá preto no branco que só substituem vidros nos parceiros e só pagam marca branca. Perguntei se colocavam um original pagando eu a diferença, a carglass não tem nem compra. Conclusão fui até à Renault colocar o vidro que custou 400 e tal paus mais montagem e a logo só me pagou 120€ que é o preço da carglass. 1 a zero para a Logo.
Bateram no twingo, encontrei o carro no estacionamento com uma porta metida dentro e não foi ninguém... Ok não há problema, o seguro paga, o carro foi para a Renault e fui levantar a viatura de substituição na Sixt e tudo porreiro, o Twingo só ficou pronto 10 dias depois e entreguei o clio da renta car nesse dia. Tcharam!!! Recebo uma fatura em casa para pagar 7 dias de aluguer da viatura porque a seguradora só para 3. Reclamei e mais uma vez a seguradora tinha razão, estava lá nas letrinhas das condições particulares.

Na Fidelidade não tenho essas exclusões, mas também ainda não precisei deles porque na altura certamente também vou encontrar alguma cláusula de exclusão para me enfiar o dedo!!!

Na Fidelidade :
Caravana seguro próprio paga 120€ Ano

Kadjar multiriscos com carro de substituição e 500€ de franquia paga 565€ ano

Kaptur multiriscos com carro de substituição 500€ de franquia 418€ ano

Renault twingo multiriscos com carro de substituição 398€ ano 500€ de franquia

Moto Guzzi so responsabilidade civil e as tretas básicas como assistência em viagem e transporte para os passageiros 80€ Ano...

Yamaha Slider 50cc 54€ (este é o mais caro de todos)

É só por esta razão que não entendo onde é que vocês arranjam essas simulações.
« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 02:46:06, 02:46 por JoãoPVCarvalho »
by JDilemas

Fevereiro 25, 2021, 04:42:18, 04:42
Responder #26

dfelix

• 5006

Não penses muito...
É uma Himalayan de 5K.
Não é uma Multistrada de 20K.

Além disso a moto tem carisma!
Daqui a 10 anos vais olhar para ela e continua a ser bem fixe!
Duvido que aconteça o mesmo com esses destroços que já ninguém quer.
Ou com uma chinesa descartavel do mesmo preço.

... para ver se consigo justificar minimamente em casa que não é um acréscimo de custos mensal/anual...

Veste as calças, pá!
Aposto que ela gasta mais do que isso em unhas e cabeleireiro. E não te dá satisfações.
Faz-te um homem! Solta o "alfa" reprimido que há em ti!

Já sobre algumas potenciais alternativas à RE...

Esquece lá isso...

Vais andar a comprar motos cansadas a 3K porque te parece barato.
Quando deres por isso já deste ao teu amigo mecânico outros 2/3K a ganhar.

E vais andar sempre a pensar como a tua vida seria bem mais colorida com algo "cool" como a Himalayan!

Especialmente na Logo.

Também tenho tudo na Logo.  :-\

Pago 71.62 duma 800cc de 2015.
Pago 58.54 duma 1200cc de 2006.
Pago 61.17 duma 125cc de 1996.

Carta A desde 02/1997.
Primeiro seguro em 1995.
0 sinistros nos últimos 5 anos.

Na altura que me inscrevi neste Fórum estava a trabalhar para a Fidelidade.
Mesmo com "desconto de funcionário" não conseguia ter os preços da Logo.
Através da OK Teleseguros que é a "low cost" da Fidelidade, o preço ficava cerca de 10 euros abaixo. Mas continuava bem mais elevado.
(isto deveria ser "off the record" mas o produto no sistema é exactamente o mesmo)

Não consegui simular na Fidelidade porque me obriga a preencher dados para obter contacto de volta.
Mas consegui através da OK Teleseguros, para a Scrambler deu-me isto:

A "olhómetro" diria que a Fidelidade vai me dar o valor deste sem desconto.  ;)

Estive a consultar o histórico e os meus seguros estão agora mais caros...
No ano passado paguei 68.42 pelo da Scrambler que agora é 71.62. Tal como a bmw pagava 52.88 e agora 58.54.
Habitualmente deixo o prazo de pagamento terminar. E simulo de novo para obter o desconto promocional.
Mas o ano passado por alguma razão não tive paciência para isso.

No que diz respeito a accionar a assistência em viagem... não tenho nada a apontar.
Aliás, houve um ano que com a quantidade de furos e vezes que fiquei sem gasolina, acredito que dei mais prejuízo que lucro.  :D

Muito sinceramente, acho que os preços que pagas são excelentes.
Com os mesmo anos de carta e anos de seguro não consigo esses preços.
Portanto, malta com menos tempo muito menos conseguirá... porque são as principais condicionantes.

A nível de carros desconheço a realidade porque nem sequer tenho.
Costumo andar com o da minha mãe que está na Tranquilidade. E o parabrisas há uns dias apareceu rachado.
Como serei eu a tratar disso, vou perceber se também têm essa cláusula.

E já que falas em cláusulas, habitualmente essa é a estratégia dos mediadores para fazer preços concorrenciais.
Começam a descascar aquelas menos usadas, como assistências no estrangeiro, expatriação, etc...
(Depois havia aquela malta que andava pouco e nunca precisava... até que decidia um ano ir a Jerez.. e ficava entalada!)

A minha grande curiosidade com estes seguros de moto é mesmo veículo de substituição...
Em 2005 espatifei uma FZ6 que estava pela Generalli e foi um filme do caraças.
Porque insistiam que tinha de ser da mesma categoria. Mas não tinham motos.
Até que me emprestaram um clio comercial.  :D

Estive agora mesmo a ler o documento das condições particulares e indicam que...
Só há veículo de substituição por avaria se tiver até 6 anos.
Só há veículo de substituição por sinistro 2x e por um total de 15 dias acumulados por anuidade.
Espero que não seja necessário.. mas certamente que implicará o mesmo filme que tive com a Generalli.
Ou então não... porque agora há muita oferta de motos de aluguer.

(também li lá a ressalva dos vidros que só colocam originais caso os outros não existam em stock!)
« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 05:18:55, 05:18 por dfelix »

Fevereiro 25, 2021, 10:55:47, 10:55
Responder #27

ThatsMe

• 1421

Masculino
Já tiveste necessidade de acionar algum?

Comigo falharam duas vezes, não lhes dei hipótese de falhar a terceira.
Partiram o para-brisas do Kaptur. Só pagavam a substituição na car glass. Fui lá o vidro não era igual, o vidro de origem do meu é anti reflexo e tem uma abertura no shadow rib para a câmara e para o sensor de luminosidade.
Eles só colocam o modelo base que é branco e tapa a caixa da câmara... Wtf??? Ficava inutilizada, reclamei e os senhores alertaram que essa situação estava prevista nas condições particulares e que eu tinha aceite (isto num seguro multiriscos) e tinham razão, esta lá preto no branco que só substituem vidros nos parceiros e só pagam marca branca. Perguntei se colocavam um original pagando eu a diferença, a carglass não tem nem compra. Conclusão fui até à Renault colocar o vidro que custou 400 e tal paus mais montagem e a logo só me pagou 120€ que é o preço da carglass. 1 a zero para a Logo.
Bateram no twingo, encontrei o carro no estacionamento com uma porta metida dentro e não foi ninguém... Ok não há problema, o seguro paga, o carro foi para a Renault e fui levantar a viatura de substituição na Sixt e tudo porreiro, o Twingo só ficou pronto 10 dias depois e entreguei o clio da renta car nesse dia. Tcharam!!! Recebo uma fatura em casa para pagar 7 dias de aluguer da viatura porque a seguradora só para 3. Reclamei e mais uma vez a seguradora tinha razão, estava lá nas letrinhas das condições particulares.

Na Fidelidade não tenho essas exclusões, mas também ainda não precisei deles porque na altura certamente também vou encontrar alguma cláusula de exclusão para me enfiar o dedo!!!

Na Fidelidade :
Caravana seguro próprio paga 120€ Ano

Kadjar multiriscos com carro de substituição e 500€ de franquia paga 565€ ano

Kaptur multiriscos com carro de substituição 500€ de franquia 418€ ano

Renault twingo multiriscos com carro de substituição 398€ ano 500€ de franquia

Moto Guzzi so responsabilidade civil e as tretas básicas como assistência em viagem e transporte para os passageiros 80€ Ano...

Yamaha Slider 50cc 54€ (este é o mais caro de todos)

É só por esta razão que não entendo onde é que vocês arranjam essas simulações.

Acionei só a assistência em viagem da TRK quando raspei o carter no passeio, de resto nunca tive necessidade de acionar.

Fui aconselhado por algumas pessoas a pagar mais para ir para uma seguradora "premium", mas a grande verdade é que todas se vão tentar baldar à mínima hipótese. Portanto, pago o menos possível e depois logo se vê.

Mas lá está, as tuas queixas baseiam-se em algo que efetivamente assinaste.
Se reparares, no meu excel tem lá inclusive o numero de dias aos quais tens direito a carro de substituição, e sei que se partir o vidro frontal do Focus, os 750€ da LOGO não chegarão, mas os 1000 da Liberty e da Fidelidade também não seriam suficientes.

« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 10:58:34, 10:58 por ThatsMe »

Fevereiro 25, 2021, 11:50:42, 11:50
Responder #28

VCS

• 940
    • Offramp
Se o orçamento for 5k em vez de 3k, claro que a RE é a candidata ideal.
Entre a RE e a CRF250, acho que preferia comprar a RE. Gostei muito de andar nas duas, mas para mim o banco da CRF é demasiado estreito, porque a moto está um pouco mais focada na utilização em terra. Achei a RE i) um pouco mais polivalente (andas melhor em estrada sem perder à vontade em terra, porque é baixa) e ii) mais atraente por remeter para as motos básicas de aventura, sem copiar directamente nenhuma, o que lhe dá um charme especial. É o tipo de moto em que os anos não lhe vão pesar na estética.

Com a crise o sítio onde aluguei a RE (aqui em Lisboa) fechou, ainda tentei ver se apareciam nos classificados (tinham 5 Himas) mas não as apanhei. As motos tinham todas poucos kms.       

Fevereiro 25, 2021, 11:53:01, 11:53
Responder #29

mivla

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 55
  • Modelo Motociclo: Himalayan 450
  • Localidade: Vila do Conde
E porque não uma Suzuki DRZ 400?Arranjas dentro do preço que pretendes.

Fevereiro 26, 2021, 12:58:54, 12:58
Responder #30

Nuno YB

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 26, 2021, 14:58:36, 14:58
Responder #31

André

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 20

Masculino
  • Modelo Motociclo: Tracer 700 2018
Maquinas de guerra, perfeitamente capazes para o que procuras: https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-transalp-xl-600v-ID8OXxWu.html#5eed1dd3f1

Concordo plenamente, a minha comprei em excelente estado de motor, mas mal de estética, recuperei tudo para o estado original e adoro a mota.
a minha é de 1992 paga de iuc 34 euros, tem um condução fantástica, tem aptidões para estrada e offroad mas para este efeito convém fazer algumas modificações.
os preços é que têm vindo a subir, mas pesquisa no olx que às vezes aparecem boas opções.
Comprei a minha em 2019 a um excelente preço.

Fevereiro 26, 2021, 15:05:06, 15:05
Responder #32

2low

• 5470
Tenho também a certeza que as Transalp sejam boas motos para o efeito mas no meu caso é superior em termos de moto (cilindrada/peso, iuc/seguro, peças/manutenção) do que pretendo.

Há um artigo que encontrei que é referente a alternativas actuais para a Royal Enfield, e já nem me lembrava da Versys 300 e Vstrom 250 mas em usadas, há uma Versys 300 bem acima do meu patamar de €€€ e de Vstrom 250 não há nenhuma...
O artigo é este: https://www.bikewale.com/news/top-5-alternatives-to-royal-enfield-himalayan-from-eicma-2016/

Também vi outro artigo onde demonstra o que senti quando experimentei a Royal Enfield...
https://www.zigwheels.com/news-features/news/royal-enfield-himalayan-fi-a-sceptic-gets-converted/33423/#leadform

A himalayan é uma moto que passa despercebida, é extremamente divertida de conduzir e eficiente na sua condução em quase todo o tipo de terreno e tem a enorme vantagem que é despida de preconceitos e pode-se ter menos receio de "partir plasticos e os custos de os repor..."

Acho que é mesmo a himalayan que quero mas ainda não estou preparado para ter de subir a parad€
Vou estar à coca...
 :D
« Última modificação: Fevereiro 26, 2021, 15:06:26, 15:06 por 2low »

Fevereiro 26, 2021, 18:45:36, 18:45
Responder #33

VCS

• 940
    • Offramp
Tenho também a certeza que as Transalp sejam boas motos para o efeito mas no meu caso é superior em termos de moto (cilindrada/peso, iuc/seguro, peças/manutenção) do que pretendo.

Eu adoro a TA, é uma moto cheia de qualidades mas não é uma moto para andar no mato. É uma moto pesada, gorda e alta. Eu gosto de andar na TA em estrada e em estradões abertos, não mais do que isso.
Se o que se pretende é "estar à vontade para cair" (salvo seja) não parece grande opção, na minha opinião.

Fevereiro 26, 2021, 19:12:45, 19:12
Responder #34

2low

• 5470

Eu adoro a TA, é uma moto cheia de qualidades mas não é uma moto para andar no mato. É uma moto pesada, gorda e alta. Eu gosto de andar na TA em estrada e em estradões abertos, não mais do que isso.
Se o que se pretende é "estar à vontade para cair" (salvo seja) não parece grande opção, na minha opinião.

O objectivo é fazer o que fazíamos em miúdos... "ir para as estradas de mato esfolar joelhos..."  :lolol:
Obviamente que na altura em bicicleta mas o que quero dizer é que também não é para partir pernas ou braços, é ir, e se cair para o lado também é quase parado, mas depois é levantar e seguir caminho sem ter ficado com uma manete ou pedal partidos na mão... ou sem outros danos que impossibilitem seguir caminho...
Coisa que com a outra moto... uma queda é estragar um passeio de moto e tornar-se num passeio de reboque...  :toma:

Mas as antigas Transalp e antigas AfricaTwin são motos que também aprecio mas são distintas destas "pequenas polivalentes motos".
« Última modificação: Fevereiro 26, 2021, 19:13:54, 19:13 por 2low »

Fevereiro 27, 2021, 10:47:53, 10:47
Responder #35

Nuno YB

• 1209
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 27, 2021, 11:18:01, 11:18
Responder #36

2low

• 5470
Olha esta DR

https://www.facebook.com/commerce/listing/437409590651165/?media_id=0&ref=share_attachment

Também já tinha visto  ;)

Entretanto sobre a recente noticia Buell estar em vias de ser ressuscitada pelos tipos da LAP, e sendo a Hero uma "Co-Responsável" pela EBR ter ido à falência (sacanas dos indianos ahahahah), eis uma concorrente da Royal Enfield himalayan... a Hero Xpulse 200:

(até fazem comparação de distância de voo... ahahahah)
Não acredito que se encontre à venda por cá... mas ainda assim a diferença de preço não é substancial e a RE tem mais aptidão para despreocupação por não a deixar cair...

E eis um comparativo bem interessante feito por dois tipos nada conhecidos:

« Última modificação: Fevereiro 27, 2021, 11:43:38, 11:43 por 2low »

Fevereiro 27, 2021, 15:56:02, 15:56
Responder #37

Wonderboy91

• **

• 117
  • Modelo Motociclo: Tracer
  • Localidade: Caxias

Fevereiro 27, 2021, 18:07:44, 18:07
Responder #38

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Como 2a moto, talvez seja esta a hipótese nunca antes equacionada...

E sim...a bom preço e com (salvo erro) 5 anos de garantia.

;)

https://www.sym.pt/pt/models/nh-t.html
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Fevereiro 27, 2021, 21:02:10, 21:02
Responder #39

2low

• 5470

;)

Obrigado pela sugestão mas para 125cc a minha escolha seria a Varadero125 que também gostei bastante de a experimentar em.... 2010/2011

MAS há uma alternativa eléctrica que já nem me lembrava: ZERO DSR/BestFriend

Vou ver preços e analisar especificações...
Mas teria de fazer um test drive semelhante ao que fiz com a himalayan...

As especificações genéricas desta Zero:
~165kmh
~157Nm
autonomia combinada ~185km (muito pouco...é o que arrelia sem também saber se o preço pode arreliar...
(conforme modelo escolhido, em cidade a autonomia sobe para até 315km)
Jantes liga-leve...  :nempenses:
5 anos garantia
241kg, I'M OUT!
« Última modificação: Fevereiro 28, 2021, 00:01:24, 00:01 por 2low »

Fevereiro 27, 2021, 23:33:46, 23:33
Responder #40

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro

;)

Obrigado pela sugestão mas para 125cc a minha escolha seria a Varadero125 que também gostei bastante de a experimentar em.... 2010/2011

Vou ver preços e analisar especificações...
Mas teria de fazer um test drive semelhante ao que fiz com a himalayan...

As especificações genéricas desta Zero:
~165kmh
~157Nm
autonomia combinada ~185km (muito pouco...é o que arrelia sem também saber se o preço pode arreliar...
(conforme modelo escolhido, em cidade a autonomia sobe para até 315km)
Jantes liga-leve...  :nempenses:
5 anos garantia
241kg, I'M OUT!
Uma mota para andar no mato, com mais de 200kg já requer um arcaboiço físico considerável. Eu testei a minha fora de estrada e num registo mais agressivo, ontem pela primeira vez e quando a estrada se complica e tens de recorrer ao pé no chão para compensar um deslizamento maior na roda traseira, já senti sérias dificuldades. No terreno enlameado cim estes pneus só anda a direito e mal. Tão mal que teve de dormir na rua porque não consegui subir a ladeira de acesso à minha garagem na parte mais ingreme. Essa ladeira que podem ver nas fotos, nesse piso, parece que rola sobre gelo.
Portanto 200kg para mim já é a sofrer...

by JDilemas

Fevereiro 28, 2021, 01:31:52, 01:31
Responder #41

lferreira

• **

• 218
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S

João,

Esses pneus são os chamados "sapatinhos de ir ao Figo"  ::P:, andar com isso em pisos enlameados ou cheios de erva como esse aí, faz-me lembrar quando um gajo vê uma pessoa toda aperaltada com sapatos de "berloque" a querer ir por terrenos onde um gajo anda de galochas!!  :D
Isso é para andar no alcatrão, ponto... nada de inventar!

Fevereiro 28, 2021, 10:37:55, 10:37
Responder #42

Nuno YB

• 1209
Olha esta DR

https://www.facebook.com/commerce/listing/437409590651165/?media_id=0&ref=share_attachment

Também já tinha visto  ;)

Entretanto sobre a recente noticia Buell estar em vias de ser ressuscitada pelos tipos da LAP, e sendo a Hero uma "Co-Responsável" pela EBR ter ido à falência (sacanas dos indianos ahahahah), eis uma concorrente da Royal Enfield himalayan... a Hero Xpulse 200:

(até fazem comparação de distância de voo... ahahahah)
Não acredito que se encontre à venda por cá... mas ainda assim a diferença de preço não é substancial e a RE tem mais aptidão para despreocupação por não a deixar cair...

E eis um comparativo bem interessante feito por dois tipos nada conhecidos:

A Hero era a marca representada pelo malogrado piloto Paulo Gonçalves. Sendo assim, talvez até tenha representação em Portugal, já que o cunhado corre com uma da mesma marca.

Fevereiro 28, 2021, 10:38:54, 10:38
Responder #43

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro

João,

Esses pneus são os chamados "sapatinhos de ir ao Figo"  ::P:, andar com isso em pisos enlameados ou cheios de erva como esse aí, faz-me lembrar quando um gajo vê uma pessoa toda aperaltada com sapatos de "berloque" a querer ir por terrenos onde um gajo anda de galochas!!  :D
Isso é para andar no alcatrão, ponto... nada de inventar!
Yup...

Mas eu tenho casa aqui por isso, vou ter de calçar a rapariga com as botas da tropa.

by JDilemas

Fevereiro 28, 2021, 15:55:05, 15:55
Responder #44

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

É um modelo que gosto bastante e já vi uns quantos reviews no YT. Até existem várias na policia norte americana.

Mas o preço é altíssimo. Usadas não sei se existem em Portugal, mas imagino que o que aparece...não ficará muito tempo sem comprador.

Sobre o peso, é algo que até ao momento não dá para as marcas conseguirem fugir muito. Não sei se o conseguirão depois no futuro com outros materiais, mas é possível.

O peso das baterias, para autonomias minimamente satisfatórias, acaba por significar uma grande percentagem do peso total.  :-X

Dalai Lama

Fevereiro 28, 2021, 16:01:47, 16:01
Responder #45

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
(....)

É um modelo que gosto bastante e já vi uns quantos reviews no YT. Até existem várias na policia norte americana.

Mas o preço é altíssimo. Usadas não sei se existem em Portugal, mas imagino que o que aparece...não ficará muito tempo sem comprador.

Sobre o peso, é algo que até ao momento não dá para as marcas conseguirem fugir muito. Não sei se o conseguirão depois no futuro com outros materiais, mas é possível.

O peso das baterias, para autonomias minimamente satisfatórias, acaba por significar uma grande percentagem do peso total.  :-X

Como referi no post sobre as inspeções, a tecnologia já existe e já vai com testes práticos em estrada...

https://www.ifam.fraunhofer.de/en.html
by JDilemas

Março 01, 2021, 00:47:28, 00:47
Responder #46

dfelix

• 5006
Não percebo.

O 2low ficou com esta "tesão do mijo" desde que andou numa himalayan.
Então começou a procurar alternativas baratas usadas.
E as opções que surgem são motos velhas por 2/3 mil euros.
Motos que já ninguém quer. E que provavelmente vão implicar andar a gastar dinheiro ao ponto de em 2-3 anos custarem-lhe tanto ou mais do que teria gasto por uma himalayan nova.

Mas já se fala em eléctricas que novas custam prai o mesmo que 4 himalayan novas.
E usadas devem dar para comprar 2 himalayan novas.

Não confundam mais o 2low...  :D

Março 01, 2021, 01:05:50, 01:05
Responder #47

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Foi ele próprio que avançou com a hipótese de uma eléctrica...

E sim, mesmo usadas (se acaso se encontrarem DSR's), serão caríssimas.

Dalai Lama

Março 01, 2021, 01:41:34, 01:41
Responder #48

2low

• 5470
Não percebo.

O 2low ficou com esta "tesão do mijo" desde que andou numa himalayan.
Então começou a procurar alternativas baratas usadas.
E as opções que surgem são motos velhas por 2/3 mil euros.
Motos que já ninguém quer. E que provavelmente vão implicar andar a gastar dinheiro ao ponto de em 2-3 anos custarem-lhe tanto ou mais do que teria gasto por uma himalayan nova.

Mas já se fala em eléctricas que novas custam prai o mesmo que 4 himalayan novas.
E usadas devem dar para comprar 2 himalayan novas.

Não confundam mais o 2low...  :D

Foi ele próprio que avançou com a hipótese de uma eléctrica...

E sim, mesmo usadas (se acaso se encontrarem DSR's), serão caríssimas.

Nos dias que correm há que de forma inteligente e pragmática tomar boas decisões que envolvem sempre despender determinado valor, não descurando dos custos totais envolvidos (neste caso também manutenção e custos de consumo/quilometro percorrido como o T3lmo da BMW já disse muitas vezes!)

Da situação actual onde parece estar tudo iludido com o que representa esta coisa "dos veículos eléctricos", da "sustentabilidade", "do meio ambiente com redução de gases para a atmosfera" etc, por vezes somos encaminhados para as novidades sem nos apercebermos do todo.
Agora abrangendo outras áreas sem ser o motociclismo, investirmos em painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo da EDP ou outro fornecedor, com um custo de material/instalação a rondar os 2500€ para ter uma poupança ANUAL de entre 75€ a 100€, pode significar que face à normal exigência de manutenção e da garantia não ser na sua maioria alargado a pelo menos 25anos, pode ser ilusão que se está a poupar 5/9€ por mês na factura MENSAL de electricidade mas com esse custo significativo de inicio.
Os painéis solares realmente até baixaram o preço nos últimos 2 anos MAS parece-me um investimento enorme para uma poupança tão reduzida.

E é assim também com este pragmatismo que parti na procura de um modelo alternativo À Royal Enfield para comparar custos totais!
Não disse à partida que estaria realmente interessado nesse modelo da Zero mas sendo alternativa posso equacionar.
Se os custos totais forem vantajosos a relativo curto espaço de tempo, quem sabe...
(partindo do principio que a condução seja igualmente cativante, mas reservo as minhas duvidas para a eventualidade de a vir a experimentar)

Março 01, 2021, 07:01:57, 07:01
Responder #49

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, a aquisição de um motociclo eléctrico tem de facto esse lado inequívoco (e benéfico) de custos a médio prazo e onde acrescentaria ao que referiste a questão da isenção de IUC. Até quando não sei..
Tudo acrescentado e o que inicialmente parecia elevado, depois vai-se efectivamente diluindo com o passar dos meses e anos mais próximos.

De qualquer forma e como em tantas outras coisas, é uma decisão que deve considerar todas as vantagens e desvantagens...que as existem e são conhecidas.
Ainda que parte delas vá tendo solução, como a gradual (infelizmente lenta) rede de novos postos.  :)

Dalai Lama