Autor Tópico: Viagem à Espanha - O que é necessário saber?  (Lida 6009 vezes)

Setembro 28, 2022, 13:38:11, 13:38
Lida 6009 vezes

Robson

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 223

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250 RT
  • Localidade: Póvoa de Lanhoso
Boa tarde pessoal,

Estou planejando uma viagem para Sevilha. Algo bem curto, 3 dias incluindo ida e volta, +- 1000 km no total e gostaria de umas dicas:

1. Sairei de Lisboa e pelo Google Maps há duas opções, ir até Faro pela A2 e depois pela A49 até o destino ou pela A6, entrando na Espanha por Badajoz e descendo pela A66 até Sevilha. O que sugerem?
2. Andei lendo sobre leis lá e penso que ir equipado (capacete, botas, casaco, luvas), luz diurna é o bastante. Estou correto?
3. Seguro / Documentação. Em PT, ando com carta de condução, cartão do cidadão, documento da moto e carta verde. Isto é o bastante para andar lá também?
4. Alguma restrição na fronteira? (Talvez nem haja fiscalização, mas como nunca fui.... )
5. Portagem. Tenho Via Verde, por acaso funcionaria na Espanha ou tenho que levar dinheiro? Sabe se aceitam notas ou tenho que ter o troco exato?
6. Pelo que li, parece que os limites de velocidade são iguais a Portugal (autoestrada=120, outras vias=100, localidade=50) salvo se especificado em contrário. Confirmam?
7. Parques e estacionamento. Em PT, temos muitas vagas destinadas para motos. Como é em Espanha (Sevilha no caso)?
8. Postos de combustível. Alguma sugestão ou atenção a tomar?
9. Roubos. Não costumo deixar a magrela "dando sopa". Há alguma observação quanto à roubo/furto na Espanha?

Todo comentário é válido e desde já agradeço a todos.

Abraços

Setembro 28, 2022, 14:42:35, 14:42
Responder #1

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Para ir para faro não vale a pena ir pela autoestrada.

Mas a opção de faro não é a melhor, porque vai gastar uma fortuna até a fronteira espanhola.

O melhor e ir pela nacional até Elvas e depois entrar tomar a direção de Sevilha

Entre Portugal e Espanha não há fronteira física

Em Espanha e tudo igual a Portugal com a exceção que em Sevilha falam Castelhano.  A única preocupação em Espanha talvez seja mesmo os roubos porque já me aconteceu e conheço um sem número de histórias semelhantes. A ficar em hotel ter sempre o cuidado de ter garagem e tentar ter a miúda o mais devaixo de olho qur for possivel
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 28, 2022, 17:43:35, 17:43
Responder #2

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Via verde funciona em Espanha.
Este ano estive na Galiza e Astúrias e usei sem problemas nas poucas auto estradas que usei.

Setembro 28, 2022, 18:00:27, 18:00
Responder #3

Cmiguelq

• **

• 168
Basicamente é ir, estou neste momento em Córdoba, tive em Sevilha, Setenil, Ronda, Marbella, Nerja, Granada, Serra Nevada e por fim Córdoba.... Amanhã regresso a casa....

Apanhei desde 0 graus até 30 em Nerja e Marbella, tudo tranquilo....

Setembro 28, 2022, 23:06:33, 23:06
Responder #4

EML

• **

• 350

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,64 l/100 km (27985 Km - 17/12/2025)

Setembro 29, 2022, 01:10:06, 01:10
Responder #5

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1580

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Não sei que moto tens, mas é sempre aborrecido fazer muitos quilómetros por AE  pelo que te recomendo ir por Serpa-Rosal de la Frontera  que é o itinerário mais curtod menos aborrecido.

Sugiro te um alojamento com garagem, pois os roubos em Espanha são bem superiores aos em Portugal.

O preço do combustível em Espanha, não é o que marca na bomba. O Governo espanhol, está a dar um desconto de 0,20 Eur/ litro. Se a bomba indicar 1,60 Eur/litro, quando fores pagas pagas a 1,40 Eur/litro.

Quere entres em Espanha por Badajoz, Rosal ou Ayamonte, vais ter a vias rápidas, sem postagem, pelo que não tens de preocupar.

Boa viagem

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Setembro 29, 2022, 08:29:21, 08:29
Responder #6

Robson

• **

• 223

Masculino
O melhor e ir pela nacional até Elvas e depois entrar tomar a direção de Sevilha
Obrigado pela dica. Você diz seguir a N251 e depois fazer o caminho normal que o Google sugere (A5-A66,etc) até Sevilha?

Este ano estive na Galiza e Astúrias e usei sem problemas nas poucas auto estradas que usei.
Bom saber isso. As portagens tem a indicação de Via Verde, como em Portugal? Muito obrigado
Não sei que moto tens, mas é sempre aborrecido fazer muitos quilómetros por AE  pelo que te recomendo ir por Serpa-Rosal de la Frontera  que é o itinerário mais curtod menos aborrecido.
Sugiro te um alojamento com garagem, pois os roubos em Espanha são bem superiores aos em Portugal.
O preço do combustível em Espanha, não é o que marca na bomba. O Governo espanhol, está a dar um desconto de 0,20 Eur/ litro. Se a bomba indicar 1,60 Eur/litro, quando fores pagas pagas a 1,40 Eur/litro.
Tenho uma V-Strom 1050, penso que ela vai na boa em qualquer caminho. Vou analisar este que você disse, não estava nos meus planos preliminares.
Uma coisa já é certa, hotel terá que ter garagem, pelas opiniões acima, não dá pra deixar a moto na rua. Boa dica esta do preço do combustível.
Obrigado

Setembro 29, 2022, 08:30:25, 08:30
Responder #7

Robson

• **

• 223

Masculino
Basicamente é ir, estou neste momento em Córdoba, tive em Sevilha, Setenil, Ronda, Marbella, Nerja, Granada, Serra Nevada e por fim Córdoba.... Amanhã regresso a casa....
Apanhei desde 0 graus até 30 em Nerja e Marbella, tudo tranquilo....
Lindas fotos e linda moto. Se divirta e boa viagem de retorno.  :sportbike:

Setembro 29, 2022, 12:33:42, 12:33
Responder #8

TuCa

• **

• 84
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
Obrigado pela dica. Você diz seguir a N251 e depois fazer o caminho normal que o Google sugere (A5-A66,etc) até Sevilha?

Bom saber isso. As portagens tem a indicação de Via Verde, como em Portugal? Muito obrigado
Tenho uma V-Strom 1050, penso que ela vai na boa em qualquer caminho. Vou analisar este que você disse, não estava nos meus planos preliminares.
Uma coisa já é certa, hotel terá que ter garagem, pelas opiniões acima, não dá pra deixar a moto na rua. Boa dica esta do preço do combustível.
Obrigado

e se for uma Repsol, BP ou Cepsa o desconto passa a ser 25 cêntimos
em Agosto andei a dar umas voltas por Espanha também e hotel com garagem foi um requisito para mim!

Setembro 29, 2022, 13:35:44, 13:35
Responder #9

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Boa tarde pessoal,

Estou planejando uma viagem para Sevilha. Algo bem curto, 3 dias incluindo ida e volta, +- 1000 km no total e gostaria de umas dicas:

1. Sairei de Lisboa e pelo Google Maps há duas opções, ir até Faro pela A2 e depois pela A49 até o destino ou pela A6, entrando na Espanha por Badajoz e descendo pela A66 até Sevilha. O que sugerem?
2. Andei lendo sobre leis lá e penso que ir equipado (capacete, botas, casaco, luvas), luz diurna é o bastante. Estou correto?
3. Seguro / Documentação. Em PT, ando com carta de condução, cartão do cidadão, documento da moto e carta verde. Isto é o bastante para andar lá também?
4. Alguma restrição na fronteira? (Talvez nem haja fiscalização, mas como nunca fui.... )
5. Portagem. Tenho Via Verde, por acaso funcionaria na Espanha ou tenho que levar dinheiro? Sabe se aceitam notas ou tenho que ter o troco exato?
6. Pelo que li, parece que os limites de velocidade são iguais a Portugal (autoestrada=120, outras vias=100, localidade=50) salvo se especificado em contrário. Confirmam?
7. Parques e estacionamento. Em PT, temos muitas vagas destinadas para motos. Como é em Espanha (Sevilha no caso)?
8. Postos de combustível. Alguma sugestão ou atenção a tomar?
9. Roubos. Não costumo deixar a magrela "dando sopa". Há alguma observação quanto à roubo/furto na Espanha?

Todo comentário é válido e desde já agradeço a todos.

Abraços

Boas!

Há ainda outro pormenor que convém não esquecer: a chapa de matrícula da mota.
Se esta for completamente branca (sem indicação do país), podes ter chatices. Aconselho-te a colocares uma das novas, com o "P".
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Setembro 30, 2022, 10:21:30, 10:21
Responder #10

JViegas

• 4723

Masculino
Há outra coisa:

Vê se a chapa de matrícula está bem presa. Alguém daqui andou muito preocupado à procura de uma matricula nos Alpes.  :smiley:

Setembro 30, 2022, 15:16:22, 15:16
Responder #11

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Há outra coisa:

Vê se a chapa de matrícula está bem presa. Alguém daqui andou muito preocupado à procura de uma matricula nos Alpes.  :smiley:

Foi por causa dessas coisas que alguém inventou as anilhas de mola.
Com porcas e anilhas de molas ou rebites, refiro-me a isto: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2812.msg34246#msg34246
« Última modificação: Outubro 03, 2022, 10:30:06, 10:30 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Setembro 30, 2022, 19:14:56, 19:14
Responder #12

Robson

• **

• 223

Masculino
Há outra coisa:

A minha felizmente já vem com o código do país. Mas muito obrigado pela informação, nem sabia que existia esta possibilidade.