As lâmpadas de halogéneo e led emitem luz de maneira diferente e isso é um problema para o holofote do carro. Se o teu holofote está preparado para halogéneo não podes trocar apenas para led. Eu sei que já disseste atrás que quem anda contigo não se queixa mas eu queixo. Não de ti claro eheh.Vejo muita mota de noite que me cega com isso tanto em carros como em motas. Se calibrares para apontar para o chão menos mal para mim mas depois se calhar para ti também não consegues ver muito para a frente. Eu também queria trocar as minhas lâmpadas de halogéneo do carro por led mas ou troco o holofote ou chumbo na inspecção. Ou tenho de andar sempre a trocar as coisas. E acho que está não tem só relação com alteração às características.
Expliquei-me mal. Não me referia a veiculos a partir de 2015, mas sim uma lei referente ao ano. Como se, por exemplo, fosse agora em 2020 publicada uma portaria que obrigasse todos os veiculos que circulam na via publica a usar iluminação de LED.
Citação de: Nuno YB em Agosto 04, 2020, 19:01:26, 19:01Expliquei-me mal. Não me referia a veiculos a partir de 2015, mas sim uma lei referente ao ano. Como se, por exemplo, fosse agora em 2020 publicada uma portaria que obrigasse todos os veiculos que circulam na via publica a usar iluminação de LED.Não me ocorre nenhuma situação que tenha obrigado carros e motos a mudar alguma coisa com que tenha para diferente fora das características com que foram homologados.Poderá haver... mas não me ocorre nada.O mais parecido que me ocorre foi por exemplo o fim da gasolina com chumbo.Por tempos ainda chegou a ser fornecida a sem chumbo aditivada nos postos de abastecimento. Hoje nem por isso. Sobretudo porque desde que introduzidos os "simples" algumas estações de serviço mais pequenas ficaram tão limitadas que tiveram de optar pelas com maior procura. Algumas muito pequenas nem 98 têm!Mas ainda assim, o aditivo é comercializado para o efeito.Apesar de... conheço malta com carros e motos do tempo do chumbo que andam por aí a andar com 95 simples. Outra situação poderia ser por exemplo... não permitir circular em determinadas zonas.Como acontece nas zonas de emissões reduzidas da cidade de Lisboa.Mas essas regras estão a ligadas as temas que não me parece que o uso de uma lâmpada de halogenio ao invés de led tenha impacto. Há uma situação curiosa ainda relativamente a lâmpadas.Por exemplo, os carros (franceses) que em outros tempos traziam de origem lâmpadas de cor amarela... nunca foram obrigados a trocar. E embora raros, ainda se arranja facilmente lâmpadas para eles.Daí que a escassez de lâmpadas para veículos, ao contrário do que acontece com o uso doméstico onde tem peso directo no consumo da electricidade, parece ser uma não-questão.Não percebo muito de pesca ou caça.Mas tenho ideia que existem limites legais na apanha do quer que seja. E que esses limites vão variando ou mesmo interditando a captura de algumas espécies.Alguém se terá lembrado de proibir a caça ao lagostim. Certamente que quem elegeu o PAN e todos os que confundem amor aos bichos com ecologia terá comemorado isso!
....as pessoas é que foram levadas a acreditar que sim, e muitos fizeram-no.
O carro do meu pai é um VW Golf de 82 e não tem luz de nevoeiro.Anda todos os dias com ele. E tem sempre passado na IPO. E conheço mais uns quantos casos de malta com carros velhos.Uns têm. Outros não.Como isto me está a fazer alguma confusão, decidi googlar sobre o tema.Encontrei no site da ANTRAM uma espécie de compilação dos diplomas legais relativos categorizados pelos temas, incluindo as luzes.A única referência que encontrei a luzes nevoeiro é na Portaria n.º 851/94 que refere o seguinte:8.º Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos automóveis e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir luzes de nevoeiro à retaguarda, com as seguintes características: (...)Parece-me fazer mais sentido.A lei teve efeitos retroactivos mas só até determinada data. E olhando para a mesma, sugere ser alguma "normalização" com directivas comunitárias.
os veiculos que NÃO traziam cintos de segurança, nunca foram obrigados a instalar.
Ainda que apenas por 4 anos, teve efeitos retroactivos. O que demonstra a falta de lógica, maus uma vez.
A única referência que encontrei a luzes nevoeiro é na Portaria n.º 851/94 que refere o seguinte:8.º Com excepção dos motociclos, tractores e reboques agrícolas, os veículos automóveis e reboques matriculados após 27 de Maio de 1990 devem possuir luzes de nevoeiro à retaguarda, com as seguintes características: (...)
Citação de: Nuno YB em Agosto 04, 2020, 20:30:51, 20:30os veiculos que NÃO traziam cintos de segurança, nunca foram obrigados a instalar. Em tempos tive um Golf II de 1990, que não trazia cintos atrás de origem. A determinada altura o carro chumbou na IPO (atté acho que foi na 1ª) porque, por alguns dias, foi apanhado pela regra retroactiva que exigia cintos atrás. Para não me chatear (até porque esse podia ser um problema recorrente em qualquer IPO), e porque precisava do carro, acabei por comprar e instalar uns cintos.
Citação de: Nuno YB em Agosto 05, 2020, 11:59:23, 11:59Ainda que apenas por 4 anos, teve efeitos retroactivos. O que demonstra a falta de lógica, maus uma vez. Há muitas lógicas... Quando compras um veículo é suposto cumprir a lei em vigor.Se a lei muda, não é justo ser aplicada com retroactivos. Porque para todos os efeitos pagaste algo que estava a cumprir o que estava em vigor na altura. Há depois outro fenómeno que é o tempo entre uma lei ser publicada e ser colocada em prática.Por exemplo: A minha bmw tem matricula pequena de chapa. Porém, segundo a lei, ela já deveria ter a matricula (ainda que ligeiramente maior era mais pequena que as actuais) em acrílico.Quando foi comprada a lei já estava publicada há prai um ano. Mas as motos continuavam a sair novas com a chapa antiga emitida pela própria DGV.Já me fizeram várias abordagens por isso. No entanto, quando chamo a atenção para o carimbo da DGV não chateiam mais.Não vou estranhar que se for mandado parar agora em 2020 impliquem mais a sério. Ou com outras coisas que nunca implicaram nos últimos 16 anos.Olhando para a data desta portaria e considerando que corresponde à época em que se estavam a adoptar imensas directivas europeias, não me admiraria que o que tivesse ocorrido fosse uma "normalização" das regras de forma a aproximar-nos de outros estados membros.
Quando a luz de nevoeiro for única, deve estar situada do lado esquerdo do plano longitudinal médio do veículo;
Nenhuma tinha cintos de segurança, nem nunca foram obrigadas a ter.
Justo, não é... tal como não muito justo a malta comprar uma carrada de acessórios da marca, no representante da marca, homologados pela CE... e ser multado por alterações ás caracteristicas originais do veiculo...
Citação de: MotardFeio em Agosto 04, 2020, 15:41:54, 15:41Uma coisa são lâmpadas domésticas, outra são lâmpadas para automóveis/motos.Quando um modelo de carro é descontinuado, por lei, as marcas são obrigadas a garantir peças de serviço por 10 a 15 anos, dependendo dos países.Ora, ainda se fabricam motos com faróis "não"-LED, portanto, tá garantido mais uns anos valentes.Percebo isso tudo, mas não seria a primeira vez que as leis são revistas/extintas/criadas segundo os interesses dos fabricantes.Se, numa qualquer jogada estratégica das agencias ambientais em conjunto com os construtores, todos os veiculos a partir de ( imagine-se ) 2015 forem obrigados a terem iluminação de LED, isso seria mau para quem? Para os construtores? Para os governos? Claro que não, já se sabe quem iria arcar com as despesas da mudança...Mas nem meti isso em questão. O que eu tentei dizer foi o seguinte:Sabendo-se das vantagens dos LEDs, e sabendo tambem que já são legais em certos países devido a essas vantagens, porque é que um português não pode modificar a iluminação da sua moto para LED? É legal noutros países ( e, futuramente, legal em Portugal ), e ilegal em Portugal?Vejo diariamente, ou quase, uma moto identica á minha, toda de origem, com lampadas de halogeneo na optica dianteira, nos piscas e no farol traseiro. Se de noite ainda se consegue ver a iluminação, de dia é quase impossivel ver a luz traseira, a dianteira parece que está apagada ( só se nota que está acesa em certos angulos ) e os piscas são quase imperceptiveis de ver o seu funcionamento.porque raio não pode o homem mudar aquilo tudo, de modo a que fique mais visivel? Ok, percebo que mudar apenas a lampada da otica dianteira não seja o mais indicado. Mas, mudando o farol completo, porque não? É mais seguro para ele e para os outros estar quase invisivel?
Uma coisa são lâmpadas domésticas, outra são lâmpadas para automóveis/motos.Quando um modelo de carro é descontinuado, por lei, as marcas são obrigadas a garantir peças de serviço por 10 a 15 anos, dependendo dos países.Ora, ainda se fabricam motos com faróis "não"-LED, portanto, tá garantido mais uns anos valentes.
Pegando no tema da alteração de características :Hoje em conversa com um cliente da OficinaMoto que por acaso é agente da PSP veio à baila a estória das matriculas novas nos carros "velhos" e diz o Sôr guarda: Já temos indicações para andar uma fita métrica. Todas as viaturas com matrícula antiga no formato novo vai ser alvo de inspecção, se não tiver pontos ou as medidas regulamentares vão ver os documentos aprendidos e a obrigatoriedade de comparecer a uma inspecção B, e por falar em inspecção, todas as viaturas que forem à inspecção com essas matrículas vão ser reprovadas...Portanto, vem aí uma nova fonte de receita fácil para estes senhores porque cada vez se vêm mais azeiteiros com carros velhos e matriculas novas e algumas com os dados todos concentrados ao centro.Isto é só "diz que disse" mas... Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Isso é uma estupidez absoluta.Realmente a civilização moderna caminha a passos largos para ser a mais compreensiva para causas ridículas e inúteis ao mesmo tempo que tem percentagem avassaladoras de pessoas associais e que nutrem o maior desprezo e ódio pelo seu semelhante.Alguem na policia acha "azeiteiro" porque se tem de mudar uma matricula, e o dono no carro, uma vez que é dono e tem vontade SOBERANA para decidir que matricula mete, vai ser perseguido, aliviado de 250€ e mandado para uma inspecao B.Porque alguem na policia acha que é "azeiteiro"Ja agora... nas matriculas vem la um numero que acho ser o alvara de quem as fabricou... nao seria melhor ideia ver quem a fabricou e responsabilizar criminalmente quem as fez mal???A CMTV acho que tinha um senhor assim forte e de oculos que era o "policia da moda", sera que o dito senhor vai marcar presenca nas operacoes stop da policia??? entao, se eu for parado e ele nao gostar da minha mochila, oculos de sol ou achar que a cor da minha T Shirt nao combina com os meus sapatos, arrisco-me a que?? Perder pontos na carta???E se a musica que for a ouvir nao agradar??? vou a ouvir a M80 mas o "agente da moda" acha que deveria ir a ouvir a TSF??? Arrisco multa? uma inspecao auditiva???Os senhores agentes e quem manda neles, que tenha mas é vergonha e vao fazer a mer**a do trabalhinho deles... nao falta é aí criminosos, carros e motos roubadas para serem localizadas e crimes para serem investigados e resolvidos... calculo que para esses estejam com pouca vontade "porque o juiz poem os ca fora"... é mais facil e preferivel andar a gozar com quem anda a trabalhar
Este tipo de situações tem de ser visto apenas como um ou outro caso isolado.
(....) Hoje em conversa com um cliente da OficinaMoto que por acaso é agente da PSP veio à baila a estória das matriculas novas nos carros "velhos" e diz o Sôr guarda: Já temos indicações para andar uma fita métrica. Todas as viaturas com matrícula antiga no formato novo vai ser alvo de inspecção, se não tiver pontos ou as medidas regulamentares vão ver os documentos aprendidos e a obrigatoriedade de comparecer a uma inspecção B, e por falar em inspecção, todas as viaturas que forem à inspecção com essas matrículas vão ser reprovadas...(....)
Bem, Eu avisei que isto foi apenas conversa circunstancial...Mas que o Sôr agente disse o que disse não duvidem.Tal como aqui já foi referido, segundo a legislação desde que os itens estejam homologados não há lugar a coima mas...Como também já foi referido, é até temos por cá algumas vítimas das vontades dos senhores agentes, se eles resolverem embirrar só nos resta pagar e posteriormente contestar a multa...
(....) Fecharam o primeiro corredor com portageiro só para lá instalar o radar para caçar a malta que passa na via Verde e ali o limite é 40kmh (ninguém cumpre) (....)
Nos meus carros, não mexi na matricula. Não vejo lógica meter uma matricula nova, só porque é moda, num carro velho.
Citação de: Nuno YB em Agosto 06, 2020, 10:12:56, 10:12Nos meus carros, não mexi na matricula. Não vejo lógica meter uma matricula nova, só porque é moda, num carro velho.Para ti enquanto condutor que está satisfeito com o carro que tem pode não ter lógica.Para um vendedor de usados ou até mesmo particular que procura vender o um carro recente ao melhor preço já pode ter. Pois oculta ano e mês de matricula. E como "lavadinho é como novo" consegue atrair mais interessados.Haverá quem troque porque acha piada.Haverá quem o compre assim já assim. Porque quem vende trocou para captar mais interessados. (Digo isto porque vejo nos "stands de rua" grande parte dos carros à venda com matriculas trocadas)
Acho que já tinha deixado isto aqui mas continuam a dizer que as luzes de nevoeiro são ilegais nos motociclos...
Citação de: Pianoman em Agosto 06, 2020, 17:04:29, 17:04Acho que já tinha deixado isto aqui mas continuam a dizer que as luzes de nevoeiro são ilegais nos motociclos...Penso que discussão em torno das luzes de nevoeiro surgiu como exemplo de uma lei com efeitos retroactivos.Um exemplo dado pelo JoãoPVCarvalho de algo do género ter acontecido. E aplicada aos automóveis.O que já se levantou em questão por várias vezes em outros tópicos é a legalidade das luzes auxiliares.Ou seja, os projectores que a malta instala nas aventureiras e pseudoaventureiras.Não faço ideia se as luzes auxiliares se podem considerar luzes de nevoeiro.
Não faço ideia se as luzes auxiliares se podem considerar luzes de nevoeiro.
Durante uma operação Stop em que fui inspeccionado pela autoridade o sr. agente puxou do livro da lei e leu-me o artigo em que se referia que os faróis auxiliares só poderiam estar ligados caso as condições atmosféricas estivessem em conformidade com o dito uso e indicou-me que a multa prevista era de 60 euros caso eu teimasse em os ligar e fosse de novo avistado nesta situação .
Há de vários tipos: De nevoeiro, DRL e outras.Não sei o que isso muda em temos legais.
Durante uma operação Stop em que fui inspeccionado pela autoridade o sr. agente puxou do livro da lei e leu-me o artigo em que se referia que os faróis auxiliares só poderiam estar ligados caso as condições atmosféricas estivessem em conformidade com o dito uso e indicou-me que a multa prevista era de 60 euros caso eu teimasse em os ligar e fosse de novo avistado nesta situação
Citação de: Pianoman em Agosto 06, 2020, 21:25:32, 21:25Há de vários tipos: De nevoeiro, DRL e outras.Não sei o que isso muda em temos legais.Também não!O desafio é percebermos se as "luzes auxiliares" podem legalmente passar por "luzes de nevoeiro".Pois em termos práticos não são luzes de nevoeiro.São o que o nome indica: luzes auxiliares. Um reforço à iluminação muito útil para circular fora de estrada à noite.E que pode fazer toda a diferença entre passar o resto da noite a dormir numa vala até aparecer ajuda... ou continuar calmamente o resto da viagem. Claro que na maior parte dos casos a malta instala por razões cosméticas. Mas isso não invalida o fim para que foram concebidas.Citação de: Luis Salgueiro em Agosto 07, 2020, 00:07:02, 00:07Durante uma operação Stop em que fui inspeccionado pela autoridade o sr. agente puxou do livro da lei e leu-me o artigo em que se referia que os faróis auxiliares só poderiam estar ligados caso as condições atmosféricas estivessem em conformidade com o dito uso e indicou-me que a multa prevista era de 60 euros caso eu teimasse em os ligar e fosse de novo avistado nesta situação Portanto, segundo a interpretação da lei por esse agente, as luzes auxiliares passaram por luzes nevoeiro. (...)
(...)Bem-vindo de novo! Tens feito cá falta!
Se procurares por luzes auxiliares moto, provavelmente encontrarás referência a "luzes de nevoeiro auxiliares (BMW)" ou "faróis nevoeiro auxiliares (rizoma)", isto se de marcas de venda de acessórios e equipamentos para motociclos minimamente credíveis. Mas se fores ao chinês podes apenas encontrar referência a faróis ou lâmpadas auxiliares sem referência a nevoeiro.Resumindo... as marcas conceituadas sabem que têm de vender os produtos conforme toda a legislação em vigor...
E como tu até ali acabaste por responder... "Um reforço à iluminação muito útil para circular fora de estrada à noite."Ou seja, para fora de estrada é possível circularmos sem termos que cumprir o que diz no código de estrada, mas sem descurar no que diz a obrigatoriedade de manter seguro e não circular em vias ou locais proibidos e protegidos ou... em ultimo caso, não circular em locais proibidos por serem propriedade privada...Mas andar com os faróis auxiliares (de nevoeiro) ligados sem ser em condições como nevoeiro, queda de neve, tempestade ou nuvem de pó...
Tanto estás tu certo conforme demonstraste como eu que também consigo demonstrar...
Há casos de quem seja multado por ter top case? Custa-me muito a crer.
Há casos de quem seja multado por ter top case? Custa-me muito a crer.E o facto de alguma coisa pagar IVA não está minimamente relacionado com a sua legalidade, ou não, em estrada. Eu posso perfeitamente comprar um jogo de pneus slick, pagar 23% de IVA por eles e continuo sem os poder usar na mota em via pública.
(....) Portanto... da-me ideia que somado ao que aconteceu a alguns companheiros e foi relatado e documentado nas redes sociais, já se acrescentou alguma “conversa de café” e a argumentação já perdeu lucidez