Autor Tópico: Os 10 motociclos mais vendidos na Europa em 2015!  (Lida 14214 vezes)

Agosto 07, 2018, 15:32:29, 15:32
Responder #50

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4988
Está visto que o modelo de negócio deles vende. Basicamente, para darem o "salto" só lhes falta uma scooter capaz de rivalizar com a PCX e uma mota que roube clientes à NC.

E não sei até que ponto a "African Twin dos pobres" aka TRK502X não vai fazer também algum sucesso...

Não será precismente a TRK502 que está a "roubar" clientes à NC?
Tenho ideia que o modelo está a ser bastante bem sucedido. É a benelli que vejo com mais regularidade a circular no dia-a-dia.

Mas tenho algumas dúvidas que esse sucesso em Portugal seja nos rankings acima da Honda é da Yamaha. Mas se ficar abaixo já não é nada mau  :ok:

Não sei até que ponto o individuo que começou com a scooter 125, que entretanto tirou a carta e comprou uma Benelli... quando decidir trocar, voltará a comer outra vez arroz.

Agosto 07, 2018, 16:29:33, 16:29
Responder #51

dfelix

• 4988
Um canibal devora indivíduos da mesma espécie.
Costuma-se utilizar esta metáfora quando um produto desvia as vendas a outro do mesmo construtor.

Entrar num stand Honda para ver a NC750X e sair de lá com a CB500X é um excelente exemplo pois é recorrente.

Passar de uma PCX para um CB/NC... é apenas uma evolução natural dentro da mesma marca.
Passar de uma PCX para uma TRK502 ... é também apenas uma evolução natural.

Sim, soa estranho falar em evolução.
Mas... até um cancro evolui!

Agosto 07, 2018, 17:16:29, 17:16
Responder #52

Hemisaro

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Diria que os olhos também comem.

Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.

E acho, opinião pessoal, que o aspecto dela "trail", encorpada, posição direita, conforto, contribui para a sua procura.

Agosto 07, 2018, 21:19:44, 21:19
Responder #53

Kalhotas

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 17
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: TRK 502
  • Localidade: Pinhal Novo

Tenho visto muito pessoal com a TRK502 que já não são novos (mas não sei se têm a carta há pouco tempo) e ainda assim satisfeitos.

E acho, opinião pessoal, que o aspecto dela "trail", encorpada, posição direita, conforto, contribui para a sua procura.
Para quem quer dar umas voltinhas ao fim de semana sem gastar muito dinheiro é a maquina perfeita. Como dizes e bem os olhos também comem.

Enviado do meu SM-G928F através do Tapatalk

Agosto 07, 2018, 22:57:21, 22:57
Responder #54

mneves

• 3092

Masculino

Eu sou desses,tirei o  preconceito de marcas e pronto.
O resto está no meu dB
membro numero 16

Agosto 07, 2018, 23:10:41, 23:10
Responder #55

pedroareias

• Visitante
É um engano. A TRK502 é um engano. Dá a ilusão de ser uma Adventure de grande cilindrada e é uma pandeireta.

Já a vi ao perto e aquelas soldaduras são inadmissíveis.

Peço desculpa, mas de facto é a minha opinião.

Agora a questão é o dinheiro. Penso que muitos de nós não teríamos dificuldade em comprar uma CVO completamente artilhada a pronto, mas a vida tem imprevistos.

Não é sensato gastar balúrdios em brinquedos.

E nesse caso há alternativas à TRK502, chama-se mercado de usados.

« Última modificação: Agosto 07, 2018, 23:16:01, 23:16 por pedroareias »

Agosto 07, 2018, 23:35:47, 23:35
Responder #56

mneves

• 3092

Masculino
É um engano. A TRK502 é um engano. Dá a ilusão de ser uma Adventure de grande cilindrada e é uma pandeireta.

Agora a questão é o dinheiro. Penso que muitos de nós não teríamos dificuldade em comprar uma CVO completamente artilhada a pronto, mas a vida tem imprevistos.

Claro Pedro as opiniões são sempre de cada um.
O problema da TRK é ter o logotipo que tem pois se tivesse outro já não tinha defeitos, curiosamente a pouco tempo no cabo da roca veio um Sr ter comigo para ver essas tão faladas soldaduras e disse ser tudo normal tirando um ou outro poro nas orelhas, afinal era soldador profissional.Tal como ele refere e eu concordo há máquinas que custam mais do dobro e tem soldaduras iguais isso já eu vi e muitas ,mas o logotipo é outro....
No meu caso não gosto do que referes ,pois se alguém já não as quer  não vou ser eu a querer.
De resto penso que já sabem a ideia que tenho ,se der raia vai a vida pois mais importante é a vida e o gozo que se tira dela
membro numero 16

Agosto 07, 2018, 23:57:43, 23:57
Responder #57

pedroareias

• Visitante
Peço desculpa, mas vi pingos espalhados e algumas cascas. Também já vi em Hondas com os mesmos problemas nas soldaduras, embora menos pronunciados.
É falta de cuidado, não quer dizer que sejam inseguras, e aí os soldadores notam logo se está saudável ou não.

Realmente fui indelicado com quem as comprou. Já tive uma scooter Piaggio Xevo 400 e disseram-me directamente que não prestava.

Agora percebo em parte o que queriam dizer.

Nem sequer olho para símbolos ou marcas, como já deves ter reparado.

O que não aprecio são as lógicas "melhor que uma Harley mas mais barata", "maior que uma GS1200 mas mais barata", "não pagas a marca", etc...

Cada um compra o que quer, eu acho que muitas motos não valem o dinheiro que pedem por elas.

Mais um exemplo? Com o que sei não compraria agora uma Kawasaki Z1000SX

Claro Pedro as opiniões são sempre de cada um.
O problema da TRK é ter o logotipo que tem pois se tivesse outro já não tinha defeitos, curiosamente a pouco tempo no cabo da roca veio um Sr ter comigo para ver essas tão faladas soldaduras e disse ser tudo normal tirando um ou outro poro nas orelhas, afinal era soldador profissional.Tal como ele refere e eu concordo há máquinas que custam mais do dobro e tem soldaduras iguais isso já eu vi e muitas ,mas o logotipo é outro....
No meu caso não gosto do que referes ,pois se alguém já não as quer  não vou ser eu a querer.
De resto penso que já sabem a ideia que tenho ,se der raia vai a vida pois mais importante é a vida e o gozo que se tira dela

Agosto 08, 2018, 00:02:39, 00:02
Responder #58

dfelix

• 4988
Quem sai da PCX por norma procura algo menos encorpado e por norma japonês (...)

Caí no erro de chamar PCX a tudo o que é pandeireta 125...
(tenho de deixar de ler posts no desrespeito motard enquanto estou no wc)

Isso que indicas é verdade. Aliás, já em vários posts tenho sugerido que a Honda conseguiu a proeza de colocar o cliente que se iniciou pela PCX a evoluir ao longo do catálogo sem que alguma vez suje o pé na alavanca de mudanças.

Diria que quem vai para a TRK trilhou outro tipo de caminho...SYM, Benelli, keeway, kymco -> TRK

Faz sentido.
Não deixa de ser uma evolução. (não quero repetir a piada quem envolve cancro)

Tenho visto cada vez mais gente no dia-a-dia de TRK502 e sempre com pessoal que não sendo "velho" também não são propriamente jovens.

Se tiverem carta há pouco tempo será a de motociclos.
Pois certamente já conduziam moto, mas ao abrigo da lei das 125.
Até porque esta é a origem desta grande vaga de "novos" motociclistas.

Sempre que bates nesta tecla, pergunto a mim mesmo:
"Porque raio haveria eu de querer uma CVO?"
 :D

Aborrece-me um bocado quando em fórums de motociclismo a malta entra em comparações com carros, porque... nunca tive carro próprio e não tenho grandes bases para compreender o que vocês tentam explicar.
Mas hoje, puxo eu da comparação porque se torna inevitável:

Gosto bastante da Road Glide, que na sua versão CVO custa 42 mil.

A ideia que tenho é que no mundo automóvel isto é algo "médiozinho".
Numa pesquisa rápida, deu para ver que é o preço dum BMW 120d 190 com meia duzia de extras, duma Citroen C5 Tourer 2.0 BlueHDi 150 sem nada, ou do Qashqai com todos os extras.
E certamente outros mais que sendo "razoavelzinhos" também não aparentam ser nada de extraordinário.

Enquanto gajo que nunca teve carro próprio, que usa moto no dia-a-dia e não faz intenção de nos próximos anos mudar de estilo de vida... o que me custaria a mim torrar numa moto aquilo que outros acham "normal" esbanjar num carro?

A realidade é: Não acrescenta nada de valor!
Mesmo que custasse 1/3 do preço, a Road Glide seja CVO ou não continuaria a ser uma escolha inútil face ao que procuro numa moto.
(há vida para além da ostentação)

O problema da TRK é ter o logotipo que tem pois se tivesse outro já não tinha defeitos,...

Se tivesse o logo da BMW, ouvias a boca dos recalls, dos veios partidos, etc..
Se tivesse o logo da Yamaha, ouvias a boca de que gasta óleo...
Se tivesse o logo da Ducati, ouvias bocas de que se incendeiam e que até avariam paradas na garagem...
Se tivesse o logo da Triumph, ouvias a história do amigo do amigo que teve uma e que esperava meses por peças...
E por aí em diante...

Talvez se fosse Honda, não houvesse problema. Afinal, "Honda é Honda!"
« Última modificação: Agosto 08, 2018, 00:05:23, 00:05 por dfelix »

Agosto 08, 2018, 00:15:16, 00:15
Responder #59

pedroareias

• Visitante
Exacto! O preço da CVO nem é nada de especial e ao contrário de um carro, não desvaloriza praticamente!.
Faz muito mais sentido como despesa, mas não é um meio de transporte prático.

A questão é que a maioria dos companheiros tem 1 ou 2 carros, muitos terão 3 carros, alguns terão barcos, etc...
Ou seja, há dispersão de bugigangas, sítios para as guardar e tempo para as utilizar.

Voltando ao tema:
Eu preferia uma boa moto usada a uma TRK502. Faz sentido?

Critiquei a Benelli tal como fiz, naturalmente, à NC700 quando saiu.
Não parecem bons investimentos.

Cada um compra o que quer, mas num fórum como este dá-se a opinião franca. Tem sido essa a tradição.

Quem sai da PCX por norma procura algo menos encorpado e por norma japonês (...)

Caí no erro de chamar PCX a tudo o que é pandeireta 125...
(tenho de deixar de ler posts no desrespeito motard enquanto estou no wc)

Isso que indicas é verdade. Aliás, já em vários posts tenho sugerido que a Honda conseguiu a proeza de colocar o cliente que se iniciou pela PCX a evoluir ao longo do catálogo sem que alguma vez suje o pé na alavanca de mudanças.

Diria que quem vai para a TRK trilhou outro tipo de caminho...SYM, Benelli, keeway, kymco -> TRK

Faz sentido.
Não deixa de ser uma evolução. (não quero repetir a piada quem envolve cancro)

Tenho visto cada vez mais gente no dia-a-dia de TRK502 e sempre com pessoal que não sendo "velho" também não são propriamente jovens.

Se tiverem carta há pouco tempo será a de motociclos.
Pois certamente já conduziam moto, mas ao abrigo da lei das 125.
Até porque esta é a origem desta grande vaga de "novos" motociclistas.

Sempre que bates nesta tecla, pergunto a mim mesmo:
"Porque raio haveria eu de querer uma CVO?"

Aborrece-me um bocado quando em fórums de motociclismo a malta entra em comparações com carros, porque... nunca tive carro próprio e não tenho grandes bases para compreender o que vocês tentam explicar.
Mas hoje, puxo eu da comparação porque se torna inevitável:

Gosto bastante da Road Glide, que na sua versão CVO custa 42 mil.

A ideia que tenho é que no mundo automóvel isto é algo "médiozinho".
Numa pesquisa rápida, deu para ver que é o preço dum BMW 120d 190 com meia duzia de extras, duma Citroen C5 Tourer 2.0 BlueHDi 150 sem nada, ou do Qashqai com todos os extras.
E certamente outros mais que sendo "razoavelzinhos" também não aparentam ser nada de extraordinário.

Enquanto gajo que nunca teve carro próprio, que usa moto no dia-a-dia e não faz intenção de nos próximos anos mudar de estilo de vida... o que me custaria a mim torrar numa moto aquilo que outros acham "normal" esbanjar num carro?

A realidade é: Não acrescenta nada de valor!
Mesmo que custasse 1/3 do preço, a Road Glide seja CVO ou não continuaria a ser uma escolha inútil face ao que procuro numa moto.
(há vida para além da ostentação)

O problema da TRK é ter o logotipo que tem pois se tivesse outro já não tinha defeitos,...

Se tivesse o logo da BMW, ouvias a boca dos recalls, dos veios partidos, etc..
Se tivesse o logo da Yamaha, ouvias a boca de que gasta óleo...
Se tivesse o logo da Ducati, ouvias bocas de que se incendeiam e que até avariam paradas na garagem...
Se tivesse o logo da Triumph, ouvias a história do amigo do amigo que teve uma e que esperava meses por peças...
E por aí em diante...

Talvez se fosse Honda, não houvesse problema. Afinal, "Honda é Honda!"

Agosto 08, 2018, 00:54:48, 00:54
Responder #60

dfelix

• 4988
Critiquei a Benelli tal como fiz, naturalmente, à NC700 quando saiu.
Não parecem bons investimentos.

Não me parece que o objectivo da Honda ao criar uma utilitária económica de fácil utilização e baixa manutenção como é o caso das NC fosse criar uma oportunidade de investimento com objectivo de retorno financeiro!
Porém, parece-me bastante óbvio que a ideia foi que rapidamente se amortizem.
Sobretudo as 700 que quando saíram tinham um preço bem mais atractivo que as actuais.

Não consigo ver em moto alguma potencial para investimento.
Acredito que se no presente decidires ir a correr comprar uma CVO á espera que valorize... o mais provável é levares outro barrete como já levaste com a bitcoin!
Aquelas que realmente valorizaram foi por razões totalmente random. Ou porque, tal como algumas bebidas, já passou tempo o suficiente.

Agosto 08, 2018, 00:58:29, 00:58
Responder #61

mneves

• 3092

Masculino
Bom vou seguir o vosso conselho e livrar-me do cancro o quanto antes ,tal como fiz com os outros cancros que tive,pois por enquanto é fácil despacha-la .Vou a procura da perfeitapois já estou farto de ouvir falar mal desta m...de mota.
Fui....
membro numero 16

Agosto 08, 2018, 01:04:22, 01:04
Responder #62

Kalhotas

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 17
  • Marca Motociclo: Benelli
  • Modelo Motociclo: TRK 502
  • Localidade: Pinhal Novo
Bom vou seguir o vosso conselho e livrar-me do cancro o quanto antes ,tal como fiz com os outros cancros que tive,pois por enquanto é fácil despacha-la .Vou a procura da perfeitapois já estou farto de ouvir falar mal desta m...de mota.
Fui....
É melhor a Benelli fechar portas pelo menos em Portugal. Ninguém compra por ser assim tão mau...

Agosto 08, 2018, 01:07:30, 01:07
Responder #63

mneves

• 3092

Masculino
Fui....
É melhor a Benelli fechar portas pelo menos em Portugal. Ninguém compra por ser assim tão mau...
Pois por isso andam vendedores da mul...de jaguar...
E stands a não as quererem representar mais.
E ir a fábrica comprar sem ....algo  por meia dúzia de dólares...
Ups
membro numero 16

Agosto 08, 2018, 01:26:41, 01:26
Responder #64

dfelix

• 4988
Vou a procura da perfeitapois já estou farto de ouvir falar mal desta m...de mota.

Não foste tu que tiveste um stress qualquer com fichas trocadas e mais um chorrilho de problemas ultra-secretos que não se podia falar?
 :pensador:

Ninguém compra por ser assim tão mau...

Olha que também ninguém as compra pelas provas dadas de excelente qualidade.
Compram-nas porque esteticamente são bastante atractivas e têm um preço simpático.

Agosto 08, 2018, 01:30:32, 01:30
Responder #65

pedroareias

• Visitante
Não me meto nisso porque já comprei lixo a mais.

O planeta está a morrer com o lixo que existe e nós não temos ajudado nada.

Agosto 08, 2018, 08:18:07, 08:18
Responder #66

mneves

• 3092

Masculino
Vou a procura da perfeitapois já estou farto de ouvir falar mal desta m...de mota.

Não foste tu que tiveste um stress qualquer com fichas trocadas e mais um chorrilho de problemas ultra-secretos que não se podia falar?
 :pensador:

Ninguém compra por ser assim tão mau...

Olha que também ninguém as compra pelas provas dadas de excelente qualidade.
Compram-nas porque esteticamente são bastante atractivas e têm um preço simpático.
Fui sim Sr e é mau?
Também fui aquele que numa japonesa ficou apeado e teve em dois meses 8 garantias.
Também sou aquele que quando vai aos stands testar motas vê pelos próprios olhos que TODAS afinal vai lá parar com problemas e alguns são atamancados na rua,e não venho aqui denegrir imagens de ninguém.
Mas pronto ,como diz o Pedro ,vamos por o lixo no lugar que já chega de trampa,vou a lixeira deixar mais uma enquanto posso só para não vos ouvir mais.
membro numero 16

Agosto 08, 2018, 09:05:12, 09:05
Responder #67

dfelix

• 4988
Também sou aquele que quando vai aos stands testar motas vê pelos próprios olhos que TODAS afinal vai lá parar com problemas e alguns são atamancados na rua,e não venho aqui denegrir imagens de ninguém.

Denegrir?

Divulgar e debater este tipo de situações quase se pode considerar serviço público!

É graças a discussões deste tipo em todo o mundo que hoje em dia se tornou muito mais fácil perceber se determinado sintoma é um problema isolado ou recorrente de determinado modelo.
Através de uma pesquisa consegue-se rapidamente obter informação por parte de alguém que já passou pelo mesmo e como resolveu.
E agora até há malta que faz videos!

Acredito até que a razão que tornou os "recalls" em algo tão recorrente é precisamente á velocidade com a informação menos positiva chega ás pessoas.

Parece-me útil que o consumidor possa se informar sobre aquilo que pretende comprar.

Se aqueles que já são consumidores ficam ofendidos ou melindrados pela constatação de determinados problemas (na sua maioria casos documentados), aí o problema é outro.

Agosto 08, 2018, 09:13:03, 09:13
Responder #68

mneves

• 3092

Masculino
Tens jeito nas teclas
Não me alongo mais,pois tenho a noção do razoável e aceitável e já nos alongamos demais em offtopic .
Levar a mal ,não levo de resto a carapuça não entra na minha cabeça....
Eu fui dos que fiz vídeos sim,relato tudo ,bom ou mau ,talvez esse o meu problema ,falar demais,por isso agora ao invés de ajudar muitas a serem vendidas já não o faço ,aviso primeiro para uma postura de alguns stands e importadores menos positiva e aconselho o mais plausível,ou seja , japonês .
Aconselho aos admins . Uma limpeza ....
membro numero 16

Agosto 08, 2018, 09:59:57, 09:59
Responder #69

Hemisaro

• **

• 291
Vocês são muito dramáticos  8)

Quanto à questão de as soldaduras estarem com apuramento de detalhe ou não, que até passaram a colocar uma tampa na junção do quadro, vai da importância que cada um dá à coisa.
Primeiro que tudo há que ser seguro, esse é o ponto primordial e fundamental. Depois vem a outra parte. E cada um dá a importância a isso que achar bem.
Claro que quem faz as soldaduras podia ter mais cuidado e atenção no seu trabalho, têm mais nuns sítios que noutros, é o que há...

E como é costume ouvir "por aí", que isto das motas não é muito racional, o pessoal fica muito chocado quando algumas pessoas adquirem motas devido, não só mas com muito peso (eu próprio escolhi a minha actual também devido em parte a esse factor), ao factor estético.
Mesmo que depois tenha outros factores menos bons em relação à concorrência (e acreditem que a minha tem coisas menos boas em relação à concorrência...).

Em relação aos números de vendas, há algum sítio onde se possam consultar os números dos anos anteriores, para se comparar?
« Última modificação: Agosto 08, 2018, 10:09:14, 10:09 por Hemisaro »

Agosto 08, 2018, 10:16:27, 10:16
Responder #70

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 08, 2018, 10:35:57, 10:35
Responder #71

dfelix

• 4988
Eu fui dos que fiz vídeos sim,relato tudo ,bom ou mau ,talvez esse o meu problema ,falar demais,por isso agora ao invés de ajudar muitas a serem vendidas já não o faço ,aviso primeiro para uma postura de alguns stands e importadores menos positiva e aconselho o mais plausível,ou seja , japonês.

Então vejo razão para o drama.
Se sabes o que compraste, já constataste na primeira pessoa, e até divulgaste... nada justifica que te sintas ofendido.

A última moto que comprei (nova) que me deu bastantes problemas (curiosamente japonesa) foi graças a relatos em forums internacionais que descobri que muitos problemas que me estavam a ocorrer eram defeito de fabrico.

E isto já foi há 14 anos. Os forums de motociclismo estavam a crescer e até começavam a surgir uns quantos monomarca e monomodelo... (até surgirem as redes sociais que acabaram por dominar a internet)

Antes disso, com sorte lá iam remediando as situações enquanto estivesse na garantia.
Com menos sorte ou tendo acabado a garantia, facilmente os problemas eram assumidos como culpa do consumidor e cabia a este pagar por isso...

Em relação aos números de vendas, há algum sítio onde se possam consultar os números dos anos anteriores, para se comparar?

Para o nosso mercado, tens aquilo que é disponibilizado publicamente pela autoinforma.
http://www.autoinforma.pt/index.php?MIT=0&template_id=316&xpto=1&a[]=036458,,,0,
(o link não funciona lá muito bem aqui no forum devido ao [])

Uma curiosidade:
A Mondial aparece na lista com uma única unidade matriculada entre 2017 e 2018.
O que significa que a que vi na segunda-feira será exactamente a mesma unidade de serviço que o mneves testou.

« Última modificação: Agosto 08, 2018, 10:37:07, 10:37 por dfelix »

Agosto 08, 2018, 10:57:40, 10:57
Responder #72

pedroareias

• Visitante
DFelix: como tens inegáveis capacidades de escrita, poderias escrever duas linhas no tópico "A verdade sobre a qualidade Japonesa"

Já reparaste no aspecto dos descansos laterais das novas Street Triple e Speed Triple? Irrepreensível!

Os tubos mal soldados das Japonesas ficam muito pobres ao lado das soluções destas Triumph.

... que me deu bastantes problemas (curiosamente japonesa) foi graças ...

Agosto 08, 2018, 11:37:04, 11:37
Responder #73

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Pedro, é fácil chegar-se à conclusão que provavelmente não há marca que escape. :)
Americana ou Britânica, Italiana ou Alemã, Japonesa ou Tailandesa...por vezes atrás de um relato vêm mais uns quantos na 1ª pessoa e com sintomas iguais ou semelhantes. Se existe algo a concorrer para o aparecimento de certa deterioração? Sim...é possível. 

Existem discussões em fóruns britânicos sobre corrosão e oxidação em modelos bastante recentes da Triumph.

Como exemplo tens aqui uma Triumph Thruxton de 2016 e em que meses depois o dono estava a iniciar um tópico para mostrar aquilo que se tornava difícil de entender numa moto nova e daquele valor:

Como resposta recebeu algo como:

"Literally everyone... So don't worry... No, no warranty... I got the black "4-bar" ribbed one...And I never really noticed it again. Cheers(....)"

"There is a giant thread on here about that... I couldn't find it, but it's here... Some people did this, some people did that, some hit it with a baseball bat... The guys that 'polished' it out, you can see the "birth marks" are gone... But the Brushed aluminum turns a slightly different brighter shade. Just pick what way is your lesser of the two evils."

https://www.triumphrat.net/water-cooled-twins-talk/792681-thruxton-r-tps-cover-corrosion.html

Passados uns dias e depois de troca de posts com outros companheiros, foi ao concessionário onde lhe foi confirmado....era mesmo corrosão e numa moto nova!

"(....)
Second: The manager immediately agreed that it's corrosion, and should not look like that on such a young (or really any well cared for) bike. He mentioned he had heard about the problem before. Tomorrow a Triumph rep will be at the dealership and he promised to bring the issue up and get back to me. I'll report back on what he says."

Como tal...já acredito em tudo. :)

Lindas à saída do stand são todas (ou quase).  :-\

Passado uns tempos, tudo pode acontecer e não há marcas imunes.
Pode ser da humidade no ar, de alguma proximidade ao mar, de andar em estradas com algum gelo...enfim. Pode ser muita coisa.

Mas eu se tivesse uma moto com meses, teria de fazer o mesmo e não me conformar de maneira nenhuma: garantia com ela!  :zangadoregras:
« Última modificação: Agosto 08, 2018, 11:53:35, 11:53 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 08, 2018, 11:55:44, 11:55
Responder #74

pedroareias

• Visitante

Amigo Sapiens21: estava a referir-me às Street Triple e Speed Triple.

Ora as imagens que mostras são de uma Triumph Thruxton. São modelos diferentes.

Eu também já vi uma Street Twin cheia de ferrugem e referi esse facto aqui.

Realmente a falta de qualidade afecta todas as marcas e modelos, mas as Triple da Triumph mantêm um óptimo aspecto mesmo passados muitos anos.

Pedro, é fácil chegar-se à conclusão que provavelmente não há marca que escape. :)
Americana ou Britânica, Italiana ou Alemã, Japonesa ou Tailandesa...por vezes atrás de um relato vêm mais uns quantos na 1ª pessoa e com sintomas iguais ou semelhantes. Se existe algo a concorrer para o aparecimento de certa deterioriação? Sim...é possível. 

Existem discussões em fóruns britânicos sobre corrosão e oxidação em modelos bastante recentes da Triumph.

Como exemplo tens aqu uma Triumph Thruxton de 2016 e em que meses depois o dono estava a iniciar um tópico para mostrar aquilo que se tornava difícil de entender numa moto nova e daquele valor:

Como resposta recebeu algo como:

"Literally everyone... So don't worry... No, no warranty... I got the black "4-bar" ribbed one...And I never really noticed it again. Cheers(....)"

"There is a giant thread on here about that... I couldn't find it, but it's here... Some people did this, some people did that, some hit it with a baseball bat... The guys that 'polished' it out, you can see the "birth marks" are gone... But the Brushed aluminum turns a slightly different brighter shade. Just pick what way is your lesser of the two evils."

https://www.triumphrat.net/water-cooled-twins-talk/792681-thruxton-r-tps-cover-corrosion.html

Passados uns dias e depois de troca de posts com outros companheiros, foi ao concessionário onde lhe foi confirmado....era mesmo corrosão e numa moto nova!

"(....)
Second: The manager immediately agreed that it's corrosion, and should not look like that on such a young (or really any well cared for) bike. He mentioned he had heard about the problem before. Tomorrow a Triumph rep will be at the dealership and he promised to bring the issue up and get back to me. I'll report back on what he says."

Como tal...já acredito em tudo. :)

Lindas à saída do stand são todas (ou quase).  :-\

Passado uns tempos, tudo pode acontecer e não há marcas imunes.
Pode ser da humidade no ar, de alguma proximidade ao mar, de andar em estradas com algum gelo...enfim. Pode ser muita coisa.

Mas eu se tivesse uma moto com meses, teria de fazer o mesmo e não me conformar de maneira nenhuma: garantia com ela!  :zangadoregras:

Agosto 08, 2018, 12:02:02, 12:02
Responder #75

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu sei que te referias a essas...  :)  :nice:

Pretendia apenas indicar (neste caso com base na mesma marca que relatavas), que não há marcas imunes, como expliquei.

A questão está naquilo que poderá faltar às marcas fazerem antes de saírem da fábrica...

Passar a usar de forma muito pouco parcimoniosa o ACF-50 em cada unidade??  :-\

NOTA: se acaso a Mod. entender passar toda esta conversa para outro tópico, está à vontade.  ;)

Dalai Lama

Agosto 08, 2018, 12:10:42, 12:10
Responder #76

pedroareias

• Visitante
Então e as placas para eu fazer o ensaio CPMoto? Eu pago os revestimentos, são precisas 4 placas de aço crú:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferragens/Perfis-chapas-e-grelhas/Chapas/14525035.aspx

Borrifa-se água com sal todos os dias durante 1 ano e eu vou pondo as fotos aqui no fórum.

Será que o CPMoto tem algum fundo de maneio para isso?

Seria interessante para captar audiência e interesse pelo Fórum, penso. É pelo menos informação inédita com vários tipos de revestimentos, há quem tenha feito com protectores tipo ACF50.
« Última modificação: Agosto 08, 2018, 12:12:10, 12:12 por pedroareias »

Agosto 08, 2018, 15:21:06, 15:21
Responder #77

dfelix

• 4988
DFelix: como tens inegáveis capacidades de escrita, poderias escrever duas linhas no tópico "A verdade sobre a qualidade Japonesa"

Estive para responder a algumas coisas, mas na altura não tive tempo e entretanto também já perdi a pachorra.
Mais tarde ou mais cedo acredito que um ou outro membro (de uma casta superior) acabe por escrever o mesmo por outras palavras e acredito que certamente será levado em melhor conta.

De qualquer forma, os problemas na japonesa em questão foram fruto de juventude do modelo.
Coincidiu com um período em que o mercado estava meio louco em que os construtores além das preocupações com a introdução do euro 2, estavam ainda a aprender a lidar com a massificação da internet.  :D

Já reparaste no aspecto dos descansos laterais das novas Street Triple e Speed Triple? Irrepreensível!

Dum lado está o descanso da nova street triple de 2018. Do outro, o da speed triple T509 de 1998:

Evoluiu no que diz respeito a design. Agora mais elegante.
Mas o tipo de materiais e o método de fabrico já é habitual na marca há mais de duas décadas.

(Podia ser um bonito tubo de aço cromado como as CVO... mas não seria a mesma coisa!)  :)

Os tubos mal soldados das Japonesas ficam muito pobres ao lado das soluções destas Triumph.

Na street não há sequer tubos.
Como herda o tipo de construção da daytona, aquilo são duas metades em aluminio injectado num molde sob pressão como acontece na maioria das desportivas japonesas.
Só o subquadro é faz alguma diferença, pois recorre a peças de fundição ao invés da tradicional estrutura metálica.

O quadro das speed deduzo que seja uma versão melhorada (peso e geometria) do mesmo tipo de técnica que usam desde as T509.
Ou seja, várias peças são produzidas e moldadas através de extrusão.
Nas speed ainda mantém o subquadro em tubos de aço devido á posição dos escapes.

O resto do catálogo usa estruturas tubulares. E forma como combinam peças forjadas que servem de união aos tubos permitindo uma soldadura mais elegante... é top.
Já falei desse tema aqui.

Como exemplo tens aqui uma Triumph Thruxton de 2016 e em que meses depois o dono estava a iniciar um tópico para mostrar aquilo que se tornava difícil de entender numa moto nova e daquele valor:

De tantos componentes escolhes logo um que é produzido pelos japoneses da Keihin!  :D

Essa é a típica oxidação do aluminio. Faz lembrar o calcário que surge nos lava-loiças de inox.
Quando vivia na Ericeira, as minhas motos ganhavam imenso disso nas mesas de direcção e tudo o que fosse alumínio crú.
Não percebo o drama do proprietário!
Basta um bocado de wd40, passar com um pano e fica novo! Para quem for piquinhas não faltam produtos no mercado específicos para o efeito.

Este tipo de situação pode ser preocupante quando ocorre por baixo peças pintadas ou lacadas.
Isto significa que ou durante o fabrico ou o metal já estava comprometido, ou não foi devidamente tratado, ou ocorreu algum factor externo que permitiu a oxidação.

Neste caso, não há produto de limpeza que resolva.  Só mesmo a garantia.

Tive um problema do género na "aranha" e braço oscilante da minha Cagiva.
A tinta empolou porque oxidou por baixo. Mas estamos a falar duma moto que na altura já tinha alguns 15 anos, a maior destes abandonada num palheiro após um valente acidente!
(Além de que nos meandros dos anos 90, os italianos produziam motos bonitas, com bons detalhes nos acabamentos e bem equipadas, mas... com uma qualidade de materiais e pintura bastante discutível.)

Agosto 08, 2018, 15:45:54, 15:45
Responder #78

Hemisaro

• **

• 291
Se calhar é melhor não trazer essa discussão também para aqui.

(....)

Espero que ajude...qualquer coisa.  :)

https://www.acap.pt/pt/noticia/3435/mercado-de-ciclomotores-motociclos-triciclos-e-quadriciclos-ano-de-2017-fecha-com-crescimento-de-233/

e sobretudo, AQUI:

http://www.andardemoto.pt/moto-news/35739-um-bom-ano-para-o-motociclismo/

(...)

Para o nosso mercado, tens aquilo que é disponibilizado publicamente pela autoinforma.
http://www.autoinforma.pt/index.php?MIT=0&template_id=316&xpto=1&a[]=036458,,,0,
(o link não funciona lá muito bem aqui no forum devido ao [])

Uma curiosidade:
A Mondial aparece na lista com uma única unidade matriculada entre 2017 e 2018.
O que significa que a que vi na segunda-feira será exactamente a mesma unidade de serviço que o mneves testou.

Obrigado pelos links.

Em relação às vendas (>125) o que chama mesmo à atenção é o decréscimo da BMW.
Vamos ver a partir de agora.

A Suzuki também vendeu menos em Julho, em período homólogo de 2016.

De resto o que mostra é que o mercado ainda está em expansão.
« Última modificação: Agosto 08, 2018, 15:48:47, 15:48 por Hemisaro »

Agosto 08, 2018, 16:43:11, 16:43
Responder #79

dfelix

• 4988
Em relação às vendas (>125) o que chama mesmo à atenção é o decréscimo da BMW.

Basta não ter introduzido tantas novidades quanto o ano passado.

Quando um modelo com procura é reformulado, faz sentido que ocorram mais vendas.
Seja por parte dos que anseiam comprar o modelo novo...
Seja por parte dos que aproveitam oportunidades que surgem para acabar com o stock do modelo antecessor.

Agosto 08, 2018, 19:23:41, 19:23
Responder #80

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Como curiosidade para o tópico gostaria de partilhar o caso muito particular da China no ano 2017...  :-\

Top 10 motorcycle companies in China from January to November 2017, by sales volume (in 1,000 units)

Sales in thousand units

Da Changjiang   2,016.73

Loncin   1,089.94

Lifan   1,019.69

Zongshen   1,018.89

Yinxiang   906.74

Guangzhou Dayun Motorcycle   903.53

Wuyang - Honda   889.9

Luoyang Northern Enterprises Group   735.47

Sundiro Honda   679.45

Qianjiang   347.45

https://www.statista.com/statistics/873260/leading-motorcycle-manufacturers-in-china-by-sales-volume/

Dalai Lama

Agosto 08, 2018, 20:43:03, 20:43
Responder #81

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Na China, em muitas cidades, custa mais a matricula que algumas casas.

Agosto 08, 2018, 21:28:23, 21:28
Responder #82

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
É um tipo de mercado muito particular, onde as marcas lá produzidas (e são muitas) têm notoriamente muito peso na escolha.
Obviamente que uma grande parte destes números, por lá, ainda terá como base a opção por um veículo puramente económico e de trabalho, ou pelo menos complementar ao mesmo.

Dalai Lama

Agosto 08, 2018, 22:30:46, 22:30
Responder #83

dfelix

• 4988
É um tipo de mercado muito particular, onde as marcas lá produzidas (e são muitas) têm notoriamente muito peso na escolha.

Não só.
É um mercado blindado ao exterior!

Basta abrir a página da Honda ou da Yamaha para perceber que as "big bikes" são coisas como... CBR300R ou uma R15 (R125 kitada!)

E isto faz sentido, porque muitos destes modelos são também eles produzidos por algumas das marcas dessa lista como Zongshen, Loncin, Wuyang...

Os modelos que nós conhecemos até são apresentados nos sites... mas não estão incluído no catálogo.
Pois obté-los implica importação e isso é algo que está vedado ao "comum cidadão".

Isto é uma estratégia muito comum em países onde predomina este tipo de regimes proteccionistas.
Há uns anos atrás até o Brasil era assim, razão pela qual motos que cá eram banais como uma CBR600 custavam lá por razões fiscais tanto quanto uma MV Agusta F4 na Europa.
As coisas só começaram a mudar quando os construtores investiram na produção industrial nacional. (toquei nesse assunto aqui)